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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
2023/2º |
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Observações: |
EMENTA
O centro-sul no contexto da formação territorial do Brasil. O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e as articulações com o espaço agrário. Especificidades dos espaços intra-regionais. Apropriação e conflitos sócio-ambientais no Brasil Centro-Sul. Estratégias de ensino da Centro-Sul na Educação Básica. Elaboração de proposições de aplicabilidade do ensino do conteúdo a partir dos documentos norteadores.
JUSTIFICATIVA
O Brasil é um país de profundas desigualdades regionais produzidas pelas sucessivas e cumulativas divisões territoriais do trabalho. O Centro-Sul é reconhecido exatamente por abrigar as condições mais objetivas e efetivas de fluidez e de concentração do capital na cidade e no campo. Esta discussão é fundamental para quem quer entender a formação social e territorial brasileira, razão da reconfiguração do estado das coisas e das relações de poder que continuam a garantir ao Centro-Sul o papel de centralidade em relação ao território brasileiro como um todo. Cabe igualmente ao Centro-Sul brasileiro o papel de entroncamento das relações econômicas na América do Sul, em particular, e na América Latina, em geral. Portanto, esta disciplina apresenta, como se pode notar em seu conteúdo programático, um conjunto de questões que permitem empiricizar a história territorial do Brasil, ou seja, a sua formação socioespacial, ao tempo que atualiza a compreensão da região Centro-Sul no contexto das relações políticas e econômicas no mundo da fuidez do capital globalizado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os processos socioeconômicos responsáveis pela estruturação/reestruturação da região Centro-Sul do Brasil, voltados para o desenvolvimento de atividades no ensino fundamental e médio. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
1. A formação territorial do Brasil
1.1. Herança portuguesa na montagem territorial
1.2. Regionalizações e ordenamento territorial
1.3. Complexos Geoeconômicos contemporâneos
2. As especificidades da formação territorial do Centro-Sul
2.1. A formação socioespacial da mineração
2.2. A formação socioespacial da charqueada
2.3. A formação socioespacial da erva-mate
2.4. A formação socioespacial do café
3. Os espaços intra-regionais do Brasil Centro-Sul
3.1. Industrialização, urbanização e metropolização
3.2. Modernização da agricultura, pobreza rural e luta pela terra
3.3. Heterogeneidades estruturais intra-regionais
3.4. Especialização produtiva intra-regional
3.5. Espaços de tempos lentos na região modernizada
4. Implicações socioambientais e alterações paisagísticas
4.1. Da diversidade à homogeneização paisagística
4.2.1. Araucárias e sistema de faxinais
4.2.2. Pampa e arenização
4.2.3. Pantanal e pecuária
4.2.4. Cerrado e agricultura tropical
5. O Centro-Sul e sua aplicabilidade ao ensino.
5.1. Uso de diversas linguagens e análise regional da Região Centro-Sul: análise de instrumentais para o desenvolvimento de reflexões e práticas na educação básica.
5.2. Região e Região Centro-Sul nos documentos orientadores da Educação Básica: análise da inserção do estudo regional da Região do Centro-Sul nos documentos orientadores da Educação Básica.
5.3. A Elaboração de proposições acerca do conteúdo para a Educação Básica.
TRABALHO DE CAMPO: ( x ) SIM* ( ) NÃO |
METODOLOGIA
1) Didática dos encontros
Aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, leituras e análise de textos e artigos, seminários e debates.
2) Recursos Didáticos-pedagógicos
Quadro e giz ou lousa, pincel, recursos audiovisuais (data-show, computadores, tv, vídeo, Internet, etc.), documentários e vídeos.
AVALIAÇÃO
Critérios avaliativos:
Iniciativa, interesse e criatividade nas atividades propostas;
Conhecimento e domínio dos conteúdos estudados;
Discussão e críticas das leituras realizadas;
Participação nas atividades em sala;
Avaliações individuais visando à compreensão e articulação entre teoria e prática durante todo o semestre tais como: produção de texto, avaliações, resenhas, estudos dirigidos, etc.
Atividades coletivas para avaliar a participação, criatividade, iniciativa, capacidade de argumentação, sínteses e análises críticas dos conteúdos estudados tais como: seminários, debates, relatórios, produção de materiais didáticos-pedagógicos, etc;
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Avaliação escrita |
05/03/24 |
20,00 |
Seminário |
Março e Abril |
30,00 |
Resenhas, resumos, estudos dirigidos, etc. |
ao longo do semestre |
30,00 |
Material didático-pedagógico |
Abril |
20,00 |
Total |
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100 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
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Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Avaliação escrita |
23/04/2024 |
100,00 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ABREU, Maurício de Almeida. A apropriação do território no Brasil colonial. In: CASTRO, I. E., GOMES, P. C. C., CORRÊA, R. L. (Org.) Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
BECKER, B. K; EGLER, C. A. G. Brasil: uma nova potência regional na economia mundo. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.
CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. Brasil: questões atuais da reorganização do território. São Paulo: Editora Brasil, 1996.
CORRÊA, R, L. A organização regional do Espaço Brasileiro. In: CASTRO, Iná E., GOMES, P. C. C., CORRÊA, R. L. (Org.). Trajetórias Geográficas. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p. 197-210.
GEIGER, P. P. Organização regional do Brasil. Revista Geográfica, v. 61, n. 51, 1964. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40991791?seq=1#metadata_info_tab_contents.
HÉRY, H.; MELLO-THERY, N. A. Disparidades e dinâmicas territoriais no Brasil. Revista do Departamento de Geografia-USP, São Paulo, Volume Especial 30, 2012, p. 68-91.
LIMONAD, E.; HAESBAERT, R.; MOREIRA, R. (Org). Brasil século XXI por uma nova globalização? Agentes, Processos e Escalas. São Paulo: Max Limonad, 2004.
MORAES, A. C. R. Território e história do Brasil. São Paulo: Anablume, 2005.
MOREIRA, R. Formação espacial Brasileira: uma contribuição crítica à geografia do Brasil. Rio de Janeiro. Consequência, 2012
SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. Rio de Janeiro: Record, 2005.
Complementar
CANO, W. Raízes da concentração industrial em São Paulo. Rio de Janeiro: Difel, 1977.
FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1980.
MOREIRA, R. Formação espacial brasileira: uma contribuição crítica à geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Consequencia, 2012.
PORTUGUEZ, A. P.; MOURA, G. G.; COSTA, R. A. Geografia do Brasil Central: enfoques teóricos e particularidades regionais. Uberlândia: Assis, 2011.
RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia de Bolso, 2003
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015365 |