UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

GEOGRAFIA DO BRASIL CENTRO-SUL

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU39008

Período/Série:

6º per. - Licenciatura

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

(   )

Optativa:

( X )

Professor(A):

ANGELA FAGNA GOMES DE SOUZA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Terça-feira das 08 h às 11:30 h

Turma G: Terça-feira das 19 h às 22:30 h

 

EMENTA

O centro-sul no contexto da formação territorial do Brasil. O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade. A dinâmica urbano-industrial e as articulações com o espaço agrário. Especificidades dos espaços intra-regionais. Apropriação e conflitos sócio-ambientais no Brasil Centro-Sul. Estratégias de ensino da Centro-Sul na Educação Básica. Elaboração de proposições de aplicabilidade do ensino do conteúdo a partir dos documentos norteadores.

 

JUSTIFICATIVA

O Brasil é um país de profundas desigualdades regionais produzidas pelas sucessivas e cumulativas divisões territoriais do trabalho. O Centro-Sul é reconhecido exatamente por abrigar as condições mais objetivas e efetivas de fluidez e de concentração do capital na cidade e no campo. Esta discussão é fundamental para quem quer entender a formação social e territorial brasileira, razão da reconfiguração do estado das coisas e das relações de poder que continuam a garantir ao Centro-Sul o papel de centralidade em relação ao território brasileiro como um todo. Cabe igualmente ao Centro-Sul brasileiro o papel de entroncamento das relações econômicas na América do Sul, em particular, e na América Latina, em geral. Portanto, esta disciplina apresenta, como se pode notar em seu conteúdo programático, um conjunto de questões que permitem empiricizar a história territorial do Brasil, ou seja, a sua formação socioespacial, ao tempo que atualiza a compreensão da região Centro-Sul no contexto das relações políticas e econômicas no mundo da fuidez do capital globalizado.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos socioeconômicos responsáveis pela estruturação/reestruturação da região Centro-Sul do Brasil, voltados para o desenvolvimento de atividades no ensino fundamental e médio.

Objetivos Específicos:

  1. Analisar o processo de formação territorial do Brasil Centro-Sul;

  2. Analisar a dinâmica urbano-industrial e seus reflexos na organização do espaço agrário e os aspectos demográficos associados;

  3. Analisar as dinâmicas e inter-relações da região Centro-Sul com as demais regiões do país;

  4. Analisar os impactos socioambientais e suas relações com a dinâmica das atividades econômicas.

  5. Analisar as linguagens e representações da região Centro-Sul e sua inserção na Educação Básica.

PROGRAMA

1. A formação territorial do Brasil

1.1. Herança portuguesa na montagem territorial

1.2. Regionalizações e ordenamento territorial

1.3. Complexos Geoeconômicos contemporâneos

2.  As especificidades da formação territorial do Centro-Sul

2.1. A formação socioespacial da mineração

2.2. A formação socioespacial da charqueada

2.3. A formação socioespacial da erva-mate

2.4. A formação socioespacial do café

3. Os espaços intra-regionais do Brasil Centro-Sul

3.1. Industrialização, urbanização e metropolização

3.2. Modernização da agricultura, pobreza rural e luta pela terra

3.3. Heterogeneidades estruturais intra-regionais

3.4. Especialização produtiva intra-regional

3.5. Espaços de tempos lentos na região modernizada

4.  Implicações socioambientais e alterações paisagísticas

4.1. Da diversidade à homogeneização paisagística

4.2.1. Araucárias e sistema de faxinais

4.2.2. Pampa e arenização

4.2.3. Pantanal e pecuária

4.2.4. Cerrado e agricultura tropical

5. O Centro-Sul e sua aplicabilidade ao ensino.

5.1. Uso de diversas linguagens e análise regional da Região Centro-Sul: análise de instrumentais para o desenvolvimento de reflexões e práticas na educação básica.

5.2. Região e Região Centro-Sul nos documentos orientadores da Educação Básica: análise da inserção do estudo regional da Região do Centro-Sul nos documentos orientadores da Educação Básica.

5.3. A Elaboração de proposições acerca do conteúdo para a Educação Básica.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( x ) SIM* ( ) NÃO

 

METODOLOGIA

1) Didática dos encontros

Aulas expositivas e dialogadas, estudos dirigidos, leituras e análise de textos e artigos, seminários e debates.

2) Recursos Didáticos-pedagógicos

Quadro e giz ou lousa, pincel, recursos audiovisuais (data-show, computadores, tv, vídeo, Internet, etc.), documentários e vídeos.

 

AVALIAÇÃO

Critérios avaliativos:

Iniciativa, interesse e criatividade nas atividades propostas;

Conhecimento e domínio dos conteúdos estudados;

Discussão e críticas das leituras realizadas;

Participação nas atividades em sala;

Avaliações individuais visando à compreensão e articulação entre teoria e prática durante todo o semestre tais como: produção de texto, avaliações, resenhas, estudos dirigidos, etc.

Atividades coletivas para avaliar a participação, criatividade, iniciativa, capacidade de argumentação, sínteses e análises críticas dos conteúdos estudados tais como: seminários, debates, relatórios, produção de materiais didáticos-pedagógicos, etc;

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Avaliação escrita

05/03/24

20,00

Seminário

Março e Abril

30,00

Resenhas, resumos, estudos dirigidos, etc.

ao longo do semestre

30,00

Material didático-pedagógico

Abril

20,00

Total

 

100

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Avaliação escrita

23/04/2024

100,00

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

ABREU, Maurício de Almeida. A apropriação do território no Brasil colonial. In: CASTRO, I. E., GOMES, P. C. C., CORRÊA, R. L. (Org.) Explorações geográficas: percursos no fim do século. 2 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.

BECKER, B. K; EGLER, C. A. G. Brasil: uma nova potência regional na economia mundo. 4. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

CASTRO, I. E.; GOMES, P. C. C.; CORREA, R. L. Brasil: questões atuais da reorganização do território. São Paulo: Editora Brasil, 1996.

CORRÊA, R, L. A organização regional do Espaço Brasileiro. In: CASTRO, Iná E., GOMES, P. C. C., CORRÊA, R. L. (Org.). Trajetórias Geográficas. 6 ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2011. p. 197-210.

GEIGER, P. P. Organização regional do Brasil. Revista Geográfica, v. 61, n. 51, 1964. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/40991791?seq=1#metadata_info_tab_contents.

HÉRY, H.; MELLO-THERY, N. A. Disparidades e dinâmicas territoriais no Brasil. Revista do Departamento de Geografia-USP, São Paulo, Volume Especial 30, 2012, p. 68-91.

LIMONAD, E.; HAESBAERT, R.; MOREIRA, R. (Org). Brasil século XXI por uma nova globalização? Agentes, Processos e Escalas. São Paulo: Max Limonad, 2004.

MORAES, A. C. R. Território e história do Brasil. São Paulo: Anablume, 2005.

MOREIRA, R. Formação espacial Brasileira: uma contribuição crítica à geografia do Brasil. Rio de Janeiro. Consequência, 2012

SANTOS, M.; SILVEIRA, M. L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI.  Rio de Janeiro: Record, 2005.

 

Complementar

 

CANO, W. Raízes da concentração industrial em São Paulo. Rio de Janeiro: Difel, 1977.

FURTADO, C. Formação econômica do Brasil. São Paulo: Editora Nacional, 1980.

MOREIRA, R. Formação espacial brasileira: uma contribuição crítica à geografia do Brasil. Rio de Janeiro: Consequencia, 2012.

PORTUGUEZ, A. P.; MOURA, G. G.; COSTA, R. A. Geografia do Brasil Central: enfoques teóricos e particularidades regionais. Uberlândia: Assis, 2011.   

RIBEIRO, D. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. São Paulo: Companhia de Bolso, 2003

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015365