|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia do Ensino Médio. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Médio. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia.
JUSTIFICATIVA
Conhecer o cotidiano escolar e os espaços educativos do Ensino Médio.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia no Ensino Médio, bem como o cotidiano escolar nestas séries, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo. |
Objetivos Específicos: |
|
PROGRAMA
1) A questão teórico-metodológica no ensino da geografia escolar no ensino médio;
2) O cotidiano escolar nos espaços educativos do ensino médio.
3) Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de geografia.
METODOLOGIA
- Leituras de textos/documentos e discussões nas aulas remotas;
- fichamentos de textos/apresentações de textos;
- prova consultiva;
- conhecer a realidade escolar a partir das experiências dos docentes;
- preparação de atividades com docente da escola e aplicação de atividades em formato remoto.
Faremos uma atualização da ficha, trazendo textos, vídeos, documentos e outros materiais necessários complementares, conforme o avanço das discussões e conforme possibilidade de disponibilizarmos acesso aos estudantes, considerando o contexto emergencial e a modalidade das AAERE.
As atividades síncronas serão realizadas no formato de apresentação e discussão de textos referentes às temáticas da disciplina bem como orientação no preparo das atividades a serem aplicadas de forma remota nas escolas. Os textos em formato PDF serão enviados para os e-mails dos/as estudantes matriculados/as e também estarão disponíveis em arquivo Google Drive (https://drive.google.com/drive/folders/1_BcVij1bDqy_JBisF6cVnAmdQjZqIZNu) com antecedência de 15 dias antes das discussões. Faremos atividades síncronas (plataforma Google Meets) e assíncronas conforme descrito a seguir:
- Encontros síncronos para debate dos textos e documentos, orientações e preparação de atividades acotecerão semanalmente às quintas-feiras– os estudantes receberão no dia das atividades síncronas o link (https://meet.google.com/edv-hkwk-iym) via e-mail para acessarem a atividade na plataforma Google Meet. Cada encontro contará com 2 a 4 horários de atividades de discussão e debate dos textos, atendimentos, orientações e preparação de atividades a serem realizadas nas escolas totalizando 45h de atividades síncronas. As atividades síncronas acontecerão nas datas listadas, nos horários de 19h às 22:30h. Todos os dias e horários destinados ao Estágio Supervisionados serão utilizados para atividades síncronas ou assíncronas.
- atividades assíncronas: leitura dos textos; produção de fichamentos; realização de prova consultiva, preparação de atividades a serem aplicadas nas escolas. A prova será uma atividade
enviada pelo e-mail, com prazo de 15 dias para ser entregue, os/as estudantes farão em casa de forma consultiva aos materiais trabalhados e enviarão respondidas pelo e-mail.
A prova consultiva será enviada via e-mail na data de 20/05 e deverá ser entregue até 04/06; a docente devolverá até dia 16/06 corrigida e, no encontro do dia 17/06 as dúvidas poderão ser tiradas de modo síncrono com a docente sobre a correção.
Os relatórios finais de estágio deverão ser feito em etapas durante o período letivo e a entrega da versão final será dia 04 de junho. Os estudantes receberão a correção até o dia 16/06. O relatório será adaptado às condições de trabalho remoto com as escolas e seu formato será definido na primeira semana de aula, apresentado aos estudantes juntamente com o Manual do Estágio, a ser referendado pelo Colegiado do Curso.
Os/as estudantes receberão orientações para o estudo dirigido dos textos durante os encontros programados, bem como orientações para a realização das atividades a serem aplicadas nas escolas em formato remoto – totalizando 75h
- atendimentos aos estudantes: serão destinadas 10h para atendimento aos estudantes da disciplina durante o período de oferta, utilizando o mesmo link de acesso e acontecerá das 8h às 9:40h quinzenalmente, às quartas-feiras intercaladas às aulas.
- preparação das atividades e correção das atividades a serem trabalhadas nas escolas e orientações – 45h
- redação do relatório final de estágio – 20h
- total de 120 horas de atividades programadas de forma síncrona e assíncrona.
*A docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.
As atividades serão corrigidas, devolvidas aos/às estudantes, ficarão arquivadas com a docente e, ao final do período de oferta da disciplina, no calendário emergencial de atividades remotas, a docente encaminhará pasta ao colegiado com atividades realizadas e entregues pelos discentes e lista com aproveitamento ou não bem como as notas atribuídas. A frequência será atribuída considerando a presença nas atividades síncronas e realização das atividades assíncronas.
AVALIAÇÃO
Participação nas atividades síncronas – 10 pt
Fichamentos/apresentações de textos – 15pt
Prova consultiva – 15pt
Relatório final – 40pt
Preparação e aplicação das atividades remotas nas escolas – 20pt
BIBLIOGRAFIA
Básica
BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.
CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006. DEMO, Pedro. Pesquisa participante: saber pensar e intervir juntos. Brasília: Liber Livros, 2004. PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007. REGO, Nelson et al. (org.) Geografia: práticas pedagógicas para o Ensino Médio. Porto Alegre: ARTMED, 2007. VEIGA, Ilma P. A. et all. Técnicas de ensino, por quê não? Campinas: Papirus, 2006.
Complementar
BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.
CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006. CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.
FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006. GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Educação de jovens e adultos: teoria, práticas e proposta. São Paulo: Cortez, 2007. NAPOLITANO, Marco. Como usar a televisão na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008. ______. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2008.
OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006. SPOSITO, Maria E. B. Livros didáticos de historia e geografia: avaliação e pesquisa. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2006.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Claudia Lucia da Costa, Professor(a) do Magistério Superior, em 06/02/2021, às 16:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2550461 e o código CRC 913104B4. |
Referência: Processo nº 23117.004716/2021-15 | SEI nº 2550461 |