UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34-3239-4169 - Bloco 1H01
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 4

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE023

Período/Série:

4º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

50

Total:

50

Obrigatória:

( X )

Optativa:

  )

Professor(A):

GEISA DAISE GUMIERO CLEPS

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

EMENTA

Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.

 

JUSTIFICATIVA

Este componente curricular, justifica-se, inicialmente, pelo cumprimento de etapa obrigatória na formação do aluno do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, egresso do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, a partir da possibilidade de integralização geográfica dos conteúdos dos componentes curriculares que compõem o quarto período do referido curso, de acordo com o Projeto Pedagógico 2006-1 do IGUFU.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia. O PIPE tem por finalidade propiciar:

a) A integração entre os conhecimentos sobre Geografia, Educação e Ensino-aprendizagem;

b) A transposição didática dos conhecimentos apreendidos durante os cursos de Geografia e que serão objeto de sua intervenção no contexto escolar, considerando-se sua relevância e inserção nas diferentes etapas da Educação Básica;

c) A reflexão sobre condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem de Geografia por diferentes instrumentos;

d) A motivação para o desenvolvimento de pesquisas no processo de ensino- aprendizagem da Geografia na Educação Básica.

 

PROGRAMA

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, para cada semestre letivo é apresentado um programa específico à atividade planejada.

O PIPE 4 (Projeto Integrado de Práticas Pedagógicas 4), enquanto componente curricular do Curso de Geografia do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em sua versão 2006-1, foi estabelecido como “eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia”. Com a proposta de integralização dos componentes ministrados no quarto período do curso, o PIPE 4 deve abranger os conteúdos abordados nos componentes curriculares de Geografia dos Transportes, Geografia da População, Geografia Política, Biogeografia, Georreferenciamento (Curso de Bacharelado) e Psicologia da Educação (Curso de Licenciatura). Tendo como objetivo associar as competências, habilidades e conhecimentos dos conteúdos ministrados no referido semestre, torna-se um componente de fundamental importância para a formação do discente, licenciado ou bacharel, na formação geográfica.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

Enquanto disciplina prática, a partir da definição do tema a ser trabalhado (Conhecendo a cidade de Uberlândia-MG), o PIPE 4 será composto por orientações em encontros presenciais e ou remotos, de acordo com a necessidade dos discentes; elaboração do roteiro de pesquisa; redação de um texto interdisciplinar que envolva os componentes do referido semestre e, por fim, a formulação de um Plano de Ensino direcionado ao Ensino Fundamental, adaptado à realidade de aprendizagem e desenvolvimento cognitivo dos alunos da série escolhida para a sua elaboração. As etapas de avaliação deverão ser encaminhadas para o e-mail institucional da docente responsável por este componente curricular.

 

 

 

AVALIAÇÃO

Para este componente curricular, a avaliação será realizada em três etapas, conforme quadro seguinte:

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Etapa 1 – Elaboração do roteiro de pesquisa do PIPE 4, com a definição conceitual, teórica e quantitativa dos dados obtidos para o desenvolvimento da pesquisa.

Primeira quinzena de março

30

Etapa 2 – Entrega do texto escrito sobre o tema, contemplando a integralização dos componentes curriculares do referido período do curso.

Primeira quinzena de abril

40

Etapa 3 – Formulação e entrega do plano de atividade didática (plano de ensino) sobre o tema selecionado.

Segunda quinzena abril

30

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

 

Prova

 

25/04/2024

Até 100 pontos, aproveitando o suficiente para a aprovação na disciplina

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

 

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. 11. Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

CASTRO, I.E.; GOMES, P.C.C.; CORRÊA, R.L. (Org). Geografia: Conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995.

DAMIANI, Amélia. Geografia da população. São Paulo: Contexto, 1997.

SANTOS, Milton e SILVEIRA, Maria L. O Brasil: território e sociedade no início do século XXI. 17. Ed. Rio de Janeiro: Record, 2013.

VASCONCELLOS, Eduardo A. A cidade, o transporte e o trânsito. São Paulo: Prolivros, 2005.

 

Complementar

BRASIL. Polít. Nac. de Mobilidade Urbana: lei nº 12.587, de 03/01/2012. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.

BRASIL. Estatuto da cidade: lei nº 10.257, de 10/07/2001. 4ª ed. Brasília: Câmara dos Deputados, 2012.

COUTINHO, LEOPOLDO M. O. Biomas brasileiros. São Paulo: Oficina de textos, 2019. 128 p.

SANTOS, Milton. Espaço e sociedade. Rio de Janeiro: Vozes, 1979.

SINGER, P. Dinâmica populacional e desenvolvimento. São Paulo: Hucitec, 1997.

 

Sites:

IBGE. INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Acesso: <http://www.ibge.gov.br/home/>

IBGE. SIDRA: banco de tabelas estatísticas. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.sidra.ibge.gov.br/>

IPEA. INSTITUTO DE PESQUISA ECONÔMICA APLICADA. Acesso: <http://www.ipea.gov.br/portal/>

 

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geisa Daise Gumiero Cleps, Professor(a) do Magistério Superior, em 26/01/2024, às 18:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 21/02/2024, às 13:39, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015476 e o código CRC 6A6FECF2.




Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015476