UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Álgebra Linear

Unidade Ofertante:

Faculdade de Matemática

Código:

FAMAT31022

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

0

Total:

45

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Marcio Colombo Fenille

Ano/Semestre:

2020/2 (ano civil 2021)

Observações:

 

 

EMENTA

Matrizes, determinantes, sistemas lineares, espaços vetoriais, transformações lineares, autovalores e autovetores, produto interno, norma e ortogonalidade.

JUSTIFICATIVA

A Álgebra Linear, ao lado do Cálculo Diferencial e Integral, constitui a base da matemática aplicada e suas múltiplas implicações no desenvolvimento científico e tecnológico.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Apresentar ao(à) estudante a álgebra matricial e os fundamento da Álgebra Linear, de modo que ele(a) se torne capaz de aplicar estes conceitos na resolução de problemas de natureza abstrata e prática.

Objetivos Específicos:

Não consta da ficha da disciplina.

PROGRAMA

SISTEMAS LINEARES: Definição e classificação de sistemas lineares quanto às suas soluções; Operações elementares sobre as equações de um sistema e equivalência entre sistemas; Escalonamento de sistemas; Espaço Solução de um sistema linear.

MATRIZES E DETERMINANTES: Definição de matriz e operações matriciais; Operações elementares sobre as linhas de uma matriz; Determinante e suas propriedades; Inversão de matrizes; Método de Cramer para resolução de sistemas lineares; Autovalores e autovetores de uma matriz.

ESPAÇOS VETORIAIS: Definição e propriedades do espaço vetorial; Subespaços vetoriais; conjunto de geradores de um subespaço; Dependência e independência linear; Base e dimensão de um espaço vetorial.

TRANSFORMAÇÕES LINEARES: Definição e propriedades de transformações lineares; Núcleo e imagem de uma transformação linear; A matriz de uma transformação linear; Autovalores e autovetores de um operador linear.

PRODUTO INTERNO: Definição e propriedades de produto interno; Norma; Ortogonalidade.

METODOLOGIA

Atividades Síncronas: 38 horas-aula = 40 horas

Horário das atividades síncronas: quintas-feiras das 13h10 às 15h40.

Plataforma de TI/softwares que serão utilizados: Google-Meet.

As atividades síncronas serão aulas teóricas e de exercícios ministradas remotamente, de forma online, nos dias e horários acima especificados, além das atividades de avaliação.

Atividades Assíncronas: 6 horas-aula = 5 horas

Plataforma de TI/softwares que serão utilizados: Google site, plataforma de e-mail institucional.

As atividades assíncronas serão resoluções de exercícios indicados no site do professor. Os(as) estudantes deverão entregar um conjunto de exercícios selecionados pelo professor, organizados sob a forma de um “trabalho”, para efeito de avaliação e aferição de frequência nas atividades assíncronas.

Haverá atendimentos online, via Google-Meet ou Skype (conforme conveniência), para tirar dúvidas sobre conteúdo teórico e exercícios. A participação nos atendimentos é facultativa.

Material de apoio a ser utilizado: serão disponibilizadas notas de aula e listas de exercícios no site do professor Material de apoio: serão disponibilizadas notas de aula e listas de exercícios no site do professor (https://sites.google.com/site/mcfenille/), além de eventuais indicações de vídeos com exposições teóricas e resolução de exercícios. Isso deve mitigar a necessidade de acesso às referências bibliográficas da ficha da disciplina.

AVALIAÇÃO

Serão aplicadas três provas escritas individuais, que serão realizadas de modo síncrono, com os(as) estudantes presentes à sala virtual e, preferencialmente, com câmera ligada. As provas valerão, respectivamente, 25, 30 e 35 pontos, assim totalizando 90 pontos.

O trabalho a ser entregue para aferição de frequência e avaliação nas atividades assíncronas (conforme descrito item 6) valerá 10 pontos.

Estudantes que ao final das avaliações regulares não estejam aprovados(as) por nota, não estejam reprovados(as) por frequência e tenham chance de, por meio da substituição da nota de uma única prova, galgar aprovação, terão a oportunidade de se submeter a uma prova substitutiva no dia 03/11/2021. A prova substitutiva versará sobre o conteúdo da prova em que o(a) estudante tenha a menor nota (proporcionalmente aos pesos das provas) e a nota obtida substituirá a nota da prova correspondente.

Avaliações síncronas: As provas regulares serão aplicadas em horário normal de aulas, nas seguintes datas: 05/08/2021, 16/09/2021 e 28/10/2021. A prova substitutiva será aplicada no dia 04/11/2021.

Avaliações assíncronas: O trabalho será subdivido em partes, conforme o conteúdo de cada prova, e a entrega de cada parte deverá ocorrer até a data da prova correspondente.

Critérios para realização e correção das avaliações: As avaliações regulares serão realizadas conforme descrito acima. Apenas poderão se submeter à prova substitutiva estudantes que ainda não estejam aprovados(as) por nota, que não estejam reprovados(as) por frequência e que tenham chance de galgar aprovação através da substituição de uma única nota. 

Validação da assiduidade dos discentes: Nas atividades síncronas, serão aferidos o ingresso e a permanência do(a) estudante na atividade. Para as atividades assíncronas, a frequência será aferida pela entrega do trabalho antes mencionado.

Especificação das formas de envio das avaliações pelos discentes, por meio eletrônico: todas as atividades avaliativas deverão ser encaminhadas eletronicamente, via e-mail (para mcfenille@ufu.br), em formato PDF ou imagem (escaneado ou fotografado). Todas as páginas dos arquivos enviados deverão estar identificadas com o nome e o número de matrícula do(a) estudante.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BOLDRINI, J. L et al. Álgebra Linear. São Paulo: Harbra, 1986.

CALLIOLI, C. A.; DOMINGUES, H. H.; COSTA, R. C. F. Álgebra Linear e aplicações. São Paulo: Atual, 1990.

ANTON, H. A.; RORRES, C. Álgebra linear com aplicações. 8. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Complementar

COELHO, F. U.; LOURENÇO, M. L. Um curso de álgebra linear. São Paulo: EDUSP, 2005.

FAINGUELERNT, E. K.; BORDINHÃO, N. C. Álgebra Linear e Geometria Analítica. São Paulo: Moderna, 1982.

LIMA, E. L. Geometria analítica e álgebra linear. Rio de Janeiro: SBM, 2001.

LIPSCHUTZ, S. Álgebra linear. 3. ed. Porto Alegre: Bookmam, 2003.

STEINBRUCH A.; WINTERLE, A. Álgebra Linear. 2. ed. São Paulo: Pearson Education, 1987

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marcio Colombo Fenille, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/06/2021, às 19:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2860831