UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 10ª reunião/2019 DA(O) Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 09 de Dezembro de 2019, às 9 e 30 horas, na Sala de Reuniões do ICIAG,  situada no(a) BR 050, Km 78, Bloco 1CCG, Sala 206  - Bairro Glória, Uberlândia/MG, teve início a 10 reunião do  COLPPGMQ do ano em curso, sob a Presidência da coordenadora Adriane de Andrade Silva, estando presentes os Conselheiros Samara Carbone, Fabio Amaral, Lucas Basílio e a Coordenadora Adriane Silva citados no final desta Ata. Justificadas as ausências de Maiko e Sheila Canobre.
A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação das Ata da 2ª e 3ª reunião extraordinária de 2019 (Processos SEI N°: 23117.073283/2019-15 e 23117.099366/2019-34). Ambas as atas foram aprovadas com  4 (quatro) votos favoráveis, zero contrários e nenhuma abstenção. 2. Comunicações: 2.1 - O resultado final do processo seletivo do PPGMQ foi divulgado, e apesar do menor número de inscritos, o processo correu satisfatoriamente de acordo com o edital. 2.2 O professor Fabio amaral em nome da comissão de processo seletivo, informou que após a conclusão do processo a comissão se reuniu para sanar pontos que consideraram limitantes ao melhor andamento do processo seletivo, reforçando a necessidade de questões mais gerais, entre outras considerações. 2.3 Todos os membros do colegiado reforçaram a ideia que deve-se dar atenção aos dados da Plataforma Sucupira e buscar o maior envolvimento dos docentes do PPGMQ. 3. Ordem do dia: 3.1 - Solicitação de coorientação de MARCELO DE CARVALHO LIMA TORRES, pela Prof.ª Dr.ª Aracy Alves de Araújo; Orientador: Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva. A formação do discente Marcelo em Economia, e a longa parceria entre os docentes justifica o pedido de co-orientação. Todos os membros do Colegiado foram favoráveis, sendo aprovada a solicitação. 3.2 Solicitação de coorientação de WANESSA SANTOS MOURA, pela Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre; Orientador: Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral. e o item 3.3. Solicitação de coorientação de JOSIANE DE SOUZA CALISTO, pelo Prof. Dr. Fábio Augusto do Amaral; Orientadora: Prof.ª Dr.ª Sheila Cristina Canobre. Ambos os itens 3.2 e 3.3 foram discutidos em conjunto. Também consta no PPGMQ uma parceria sólida entre os docentes Fabio Amaral e Sheila Canobre o que justifica a aprovação de ambos os pedidos de co-orientação. Também deve-se registrar que a solicitação será retroativa ao início do projeto das mestrandas, em função desta orientação já estar em curso e o pedido também havia sido solicitado em agosto de 2019, mas por erro, não foi julgado na reunião em que havia sido pautado, ficando a pendência para essa reunião. As solicitações 3.2 e 3.3 foram aprovadas por unanimidade.3.4. Solicitação de coorientação de LUCILENE UMBELINO GAMA, pelo Prof. Dr. Claudionor Ribeiro da Silva; Orientador: Prof. Dr. André Rosalvo Terra Nascimento. A solicitação está pautada no uso de digitalização de imagens e uso de solo, áreas as quais o professor Claudionor encontra-se capacitado para auxiliar. O Colegiado entendeu a importância e reconhece a grande integração dos docentes em projetos em parceria, e também aprovou a co-orientação. 3.5. Definição das datas das reuniões do Colegiado para o ano de 2020, não pode ser definida, em função dos membros ainda não estarem com suas datas de aulas determinadas, ficando a decisão para a proxima reunião.3.6. Definição de orientadores para os ingressantes 2020-1. Apesar da definição dos nomes dos orientadores poder ser alterada em função da efetivação de matrículas, realizou-se uma primeira definição dos nomes, inclusive como forma de subsidiar a necessidade ou não de realização de processo seletivo no meio do ano para os docentes que não receberiam candidatos nessa etapa. Assim, através da abertura dos formulários de inscrição e ordem de classificação realizou-se a destinação dos orientadores de acordo com a ordem apresentada no formulário de inscrição. Sendo determinada para  a  Jordana a prof.a  Mayara; para o Sthéferson a profa. Sueli; para o Marcos Vinícius o prof. Marcio ; Para o Arthur a professora Samara; Para a  Talita o prof. André; Para a  Franciely a profa. Samara; Para a Larissa a profa.Bruna; para a Yasmin prof. Lucas; para a  Mariana prof.  Claudionor; para o Enio o prof.Hudson; para o Luciano o prof. Guilherme; para o Gustavo a Profa. Aracy; para o Nicollas o prof. Santil; Para a Leidielen a prof. Sheila; para a Ana Carolina o prof. Ednaldo; e para o Eduardo o prof. Fabio; Não receberão  alunos para orientação o Prof. Adão, a Profa. Adriane; Profa, Ana carolina; prof. Beno, prof. Edgar e Prof. Gilberto que está afastado para pós doutorado no exterior. Ou seja nesse processo 6 docentes não serão contemplados, mas destes Somente o Prof. Adão não estará com orientação em andamento, o que para a avaliação da Capes, não é muito bom. Mas poderá ser resolvido no proximo processo seletivo, desde que as matriculas dos aprovados sejam efetivadas.3.7. Solicitação de dilação de prazo para defesa da discente LORRANY MARINS MOTA​.  Entende-se a complexidade da temática da discente que está com trabalho desenvolvido na estação climática da Bolívia, sendo o tema inédito, uma vez que será a primeira vez que os dados estão recebendo tratamento. O Colegiado, relatou que se não tiver outra opção a dilação será dada a estudante, mas deixou a decisão para ser tomada na proxima reunião, em função da necessidade de se estimular os discentes em cumprir os prazos para defesa frente aos ainda três meses que haviam para a finalização do trabalho. 3.8. Outros. 3.8.1 - solicitação de Yara Cristina para retomada de curso. De acordo com documentos médicos a discente e servidora da UFU, Yara Cristina ingressou no mestrado em março de 2018, esteve de licença maternidade com início em agosto de 2018. O término do mestrado seria fevereiro de 2020, mais os 4 meses de licença maternidade, Julho de 2020. Assim a solicitação é para dilação do exame de qualificação para Julho de 2020 e defesa para até janeiro de 2021. Perfazendo assim os 6 meses possiveis de dilação previstos no Regulamento do PPGMQ. A servidora está amparada por laudos médicos da DIRQS UFU. Não cabe ao colegiado avaliações sobre os laudos médicos expedidos, mas entende-se que cada vez mais acontecem casos de atrasos no tempo de titulação em função de problemas de saúde deve-se ter compreensão sobre a temática acima dos prazos regulamentares, pois cabe acima de tudo a questão do bem estar do estudante.  O colegiado considerou-se que a dilação não impacta somente na discente, mas também no orientador, que pode não concordar com o desempenho da aluna, e o andamento do projeto de pesquisa. A coordenadora esclareceu que conversou com o orientador da aluna Hudson de Paula, e ele está de acordo  com o novo prazo solicitado e o projeto submetido, justamente por compactuar com a ideia que nesse momento, a discente precisa ser incentivada que é capaz e não ser constantemente indagada se ela conseguirá. Nesse sentido de compreensão do momento e incentivo a pesquisa que está sendo desenvolvida pela discente Yara Cristina, o colegiado foi favorável a dilação de prazo. 3.8.2 - indicação de novos nomes ao coniciag Jessyca e ao colegiado PPGMQ ingrid. Em função da defesa dos atuais representantes do PPGMQ, fez-se por email chamada a todos os discentes do PPGMQ, somente responderam por email a aluna Jessyca e a aluna Ingrid. Como há duas vagas, uma para o CONICIAG e uma para o COLEGIADO, a coordenadora indicou a discente Ingrid Pacheco para ocupar o cargo no colegiado do programa e a aluna Jessyca  Gonçalves para o Conselho do instituto de Ciencias agrárias, em função da discente residir em Monte Carmelo, onde também encontra-se instalado o seu experimento, e esse orgão possui transporte para os membros do conselho de Monte carmelo até Uberlândia, diferente das reuniões do Colegiado. Após esse esclarecimento, o colegiado foi favorável a indicação das discentes com 4 votos favoráveis, nenhuma abstenção ou votos contrários. Assim a coordenadora informou que agradece muito o empenho de todos no ano de 2019, e espera contar com a mesma colaboração em 2020. Desejando um Feliz final de Ano para todos e encerrou a reunião. Às 12 horas e 15 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Adriane de Andrade Silva, na qualidade de Secretário(a) e Presidente, e pelos conselheiros. Uberlândia, 09 de dezembro de 2019.

Adriane de Andrade Silva

Fabio Augusto do Amaral

Samara Carbone

Lucas Carvalho Basílio de azevedo

 


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Membro de Colegiado, em 03/02/2020, às 12:09, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Presidente, em 17/02/2020, às 08:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucas Carvalho Basílio de Azevedo, Membro de Colegiado, em 19/02/2020, às 16:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Samara Carbone, Membro de Colegiado, em 20/02/2020, às 14:21, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.103179/2019-62 SEI nº 1833939