UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História III

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH127

Período/Série:

 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( X )

Professor(A):

Mônica Brincalepe Campo

Ano/Semestre:

2021/2

Observações:

 

 

EMENTA

A disciplina compreende o estudo de diferentes abordagens temáticas e teórico metodológicas de pesquisas em História.

JUSTIFICATIVA

Pretende se discutir as relações entre a História e os campos das Linguagens, entendidas enquanto (re)elaborações simbólicas das experiências, organização e classificação de mundo, em suas diversas manifestações e suportes – visualidades, sonoridades e corporeidades –, e cujo enfoque teórico-metodológico evidencia as problemáticas da produção, reprodução e circulação de sentidos, assim como a das (re)configurações das formas de percepção. O curso dará ênfase no estudo de obras historiográficas visando debater métodos, práticas de pesquisa e trabalho com fontes por parte dos autores selecionados e articulados com as pesquisas desenvolvidas na linha.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Estudos de complementação e aprofundamento em temas e questões considerados relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História.

 

Objetivos Específicos:

- Debater a diversidade teórico-metodológica de pesquisas desenvolvidas voltadas às questões de linguagens, subjetividades e identidades.

- Analisar trabalhos historiográficos atentando-se para seus diferentes procedimentos de pesquisa, recorte temático e utilização do instrumental teórico

- Privilegiar, ao longo do semestre, o estudo de obras que utilizem diferentes tipos de fontes históricas.

PROGRAMA

Unidade I – Discussão teórica: História, Linguagem e formação das subjetividades

            Apresentação teórica e metodológica da Linha de pesquisa, com discussão sobre conceitos de referência, temáticas e abordagens historiográficas.

Unidade II Linguagens: escritas de história em rearticulação e agenciamentos

            Abordagem de principais fontes e documentos para discussão historiográfica conceitual

2.1 História e Memória: rearticulação e agenciamento das escritas da história

2.2 História e Literatura

2.3 História e Visualidades: a construção do olhar

2.4. História e Mídias

Unidade III – Oficina de escrita de artigo

            Atividade prática de preparação de artigo

Programação:

1. 11/08 - Apresentação da disciplina e discussão sobre o programa proposto; apresentação do sistema de avaliação e da forma de participação dos discentes nas aulas ministradas no ambiente virtual.

2. 18/08 – Unidade I – Discussão teórica: História, Linguagem e formação das subjetividades

Aulas expositivas dialoadas

3, 4 e 5. 25/08; 01/09; 08/09 –

PEREIRA, Mateus et al. RECONFIGURAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO:: Presentismo, atualismo e solidão na modernidade digital. Revista UFMG, Belo Horizonte, ano 1/2, v. 23, p. 270/297, Jan/Dez 2016. DOI https://doi.org/10.35699/2316-770X.2016.2770. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/23/13_Pereira,Mateus_Araujo,Valdei_ReconfiguracoesTempo_pags270a297.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Niterói, ano 2, v. 24, p. 187 - 205, Maio - Ago 2018. DOI 10.1590/TEM-1980-542X2018v240201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/BkYCb6mfzF4kTGPzSzN9vYg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2021.

PALTI, Elías. É possível pensar a história em uma era pós-subjetiva?. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 4 - 14, Jan/Jun 2010. Disponível em: http://revistatopoi.org/site/topoi20/. Acesso em: 23 jul. 2021.

6. 15/09 - SEMANA DE HISTÓRIA

7 e 8. 22-9/09 - Unidade II Linguagens: escritas de história em rearticulação e agenciamentos

2.1 História e Memória: rearticulação e agenciamento das escritas da história

GODOI, R. T. Memória e testemunho: entre narração e interpretação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 410 - 434, 2018. DOI: 10.5965/2175180310252018410. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018410. Acesso em: 23 jul. 2021.

Loriga, S. (2017). Memória, história e literatura. Artcultura, 19(35). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-02

9. 06 - 13/10 - 2.2 História e Literatura

DUTRA, Eliana. Performances no mundo do livro: entre a história, a memória e a ficção. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n. 45, p. 705 - 731, Set./Dez 2020. Disponível em: www.revistatopoi.org. Acesso em: 23 jul. 2021.

10 e 11.20/10; 27/10 - 2.3 História e Visualidades: a construção do olhar

Mirzoeff, N. (2016). O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, 18(4), 745-768. https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472, Acesso em: 23 jul. 2021.

LIEBEL, Vinícius. O historiador e o trato com as fontes pictóricas: a alternativa do método documentário. Topoi: Revista de História, Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, p. 372 - 398, Jul./Dez. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X017033003. Disponível em: www.revistatopoi.org. Acesso em: 23 jul. 2021.

12 e 13. 03 - 10/11– 2.4. História e Mídias

LEME, A. Virada digital? Pesquisa histórica no ciberespaço. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 136 - 169, 2018. DOI: 10.5965/2175180310242018136. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018136. Acesso em: 23 jul. 2021.

CONGRESSO BRASILEIRO DE SOCIOLOGIA, 18.., 2017, Centro de Convenções Ulysses Guimarães - Brasília - DF. Espaço, tempo e subjetividade na era digital: dilemas da política contemporânea [...]. Brasília: UnB, 2017. 21 p. v. 188-1. Tema: Mídias; Tempo; Subjetividade. Disponível em: http://www.adaltech.com.br/anais/sociologia2017/lista_area_GT39.htm. Acesso em: 23 jul. 2021.

14 e 15. 17 - 24/11 – Unidade III – Oficina de escrita de artigo

16.    01/11 - Entrega de Artigo

17.    08/12 – Encerramento do Curso

 

METODOLOGIA

As atividades do curso estão divididas em aulas síncronas e estudos assíncronos.

Atividades Síncronas: Leitura crítica dos artigos propostos, discussão teórico, conceitual e historiográfica das fontes, das temáticas e das abordagens referentes às pesquisas em desenvolvimento. Compreende também o escopo desta disciplina uma oficina de escrita acadêmica, atividades de pesquisa e práticas de atuação no campo de ofício.

Atividades Assíncronas: Leitura da bibliografia indicada; pesquisa e escrita de trabalho final em formato de artigo ou de parte de capítulo da dissertação.

AVALIAÇÃO

Leitor privilegiado – 40 pontos

Artigo/cap da dissertação – 50 pontos

Participação crítica ao longo do curso (presença conferida nas aulas por meio de chamada; participação e questionamentos em curso e na oficina prática) – 10 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

ADORNO, Theodor W. & HORKHEIMER, Max Dialética do Esclarecimento. Fragmentos Filosóficos, 1947.

ALLOA, Emmanuel (org.) Pensar a Imagem. BH: Ed Autêntica, 2015.

BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, vol.3. SP: Brasiliense, 1989.

BARBERO, Jesus M. Dos Meios às Mediações; comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 2003.

BURKE, Peter. A escrita da História: novas perspectivas. São Paulo: Editora da UNESP, 1992.

CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.

CHARTIER, Roger. A História Cultural: entre práticas e representações. SP, 1988

CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editoraa 34, 2010. 2ªedição.

DUTRA, Eliana. Performances no mundo do livro: entre a história, a memória e a ficção. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 21, n. 45, p. 705 - 731, Set./Dez 2020. Disponível em: www.revistatopoi.org. Acesso em: 23 jul. 2021.

EAGLETON, Terry. A Ideia de Cultura. São Paulo: Unesp, 2005

FERRO, Marc. Cinema e História. RJ: Paz e Terra, 1995
.

GODOI, R. T. Memória e testemunho: entre narração e interpretação. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 25, p. 410 - 434, 2018. DOI: 10.5965/2175180310252018410. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310252018410. Acesso em: 23 jul. 2021.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. RJ: Contraponto, 2014.

KORNIS, Mônica Almeida. “História e Cinema: um debate metodológico” in Revista Estudos Históricos, v.5 n.10 1992.

KRACAUER. Siegfried. O ornamento da massa. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

LEME, A. Virada digital? Pesquisa histórica no ciberespaço. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 10, n. 24, p. 136 - 169, 2018. DOI: 10.5965/2175180310242018136. Disponível em: https://revistas.udesc.br/index.php/tempo/article/view/2175180310242018136. Acesso em: 23 jul. 2021.

LIEBEL, Vinícius. O historiador e o trato com as fontes pictóricas: a alternativa do método documentário. Topoi: Revista de História, Rio de Janeiro, v. 17, n. 33, p. 372 - 398, Jul./Dez. 2016. DOI http://dx.doi.org/10.1590/2237-101X017033003. Disponível em: www.revistatopoi.org. Acesso em: 23 jul. 2021.

LORIGA, S. (2017). Memória, história e literatura. Artcultura, 19(35). https://doi.org/10.14393/ArtC-V19n35-2017-2-02.

MIRZOEFF, N. (2016). O direito a olhar. ETD - Educação Temática Digital, 18(4), 745-768. https://doi.org/10.20396/etd.v18i4.8646472, Acesso em: 23 jul. 2021.

MORETTIN, Eduardo Victorio. O Cinema como fonte histórica na obra de Marc Ferro in História: Questões & Debates. Curitiba, Editora UFPR, n.38.

PALTI, Elías. É possível pensar a história em uma era pós-subjetiva?. Revista Topoi, Rio de Janeiro, v. 11, n. 20, p. 4 - 14, Jan/Jun 2010. Disponível em: http://revistatopoi.org/site/topoi20/. Acesso em: 23 jul. 2021.

PEREIRA, Mateus et al. RECONFIGURAÇÕES DO TEMPO HISTÓRICO:: Presentismo, atualismo e solidão na modernidade digital. Revista UFMG, Belo Horizonte, ano 1/2, v. 23, p. 270/297, Jan/Dez 2016. DOI https://doi.org/10.35699/2316-770X.2016.2770. Disponível em: https://www.ufmg.br/revistaufmg/downloads/23/13_Pereira,Mateus_Araujo,Valdei_ReconfiguracoesTempo_pags270a297.pdf. Acesso em: 23 jul. 2021.

TURIN, Rodrigo. Entre o passado disciplinar e os passados práticos: figurações do historiador na crise das humanidades. Tempo, Niterói, ano 2, v. 24, p. 187 - 205, Maio - Ago 2018. DOI 10.1590/TEM-1980-542X2018v240201. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tem/a/BkYCb6mfzF4kTGPzSzN9vYg/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 23 jul. 2021.

PINSK, Carla Bossanezi e LUCA, Tania Regina de. O Historiador e suas fontes. São Paulo: Contexto, 2017.

SCOT, Joan. Gênero como categoria de análise histórica. In: Revista Educação e Realidade, v.20, n. 2, 1995.

SOIHET, Raquel e PEDRO, Joana Maria. A emergência da pesquisa da História das mulheres e das relações de gênero in Revista Brasileira de História. São Paulo, v.27. no.54. p.281-300, 2007.

WILLIAMS, Raymond Política do Modernismo. São Paulo: Unesp, 2011.

 

Complementar

AUMONT, J. O olho interminável (cinema e pintura). São Paulo: Cosac & Naify, 2004.

BENJAMIN, Walter. Benjamin e a obra de arte: técnica, imagem, percepção/ Walter Benjamin (et. al.). Rio de Janeiro:

Contraponto, 2012.

BRASIL, A., MORETTIN, E., LISSOVSKY, M. (org) Visualidades hoje. Salvador: Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2013.

BERTOLINI, Michele. The “Pictorial Turn” as Crisis and the Necessity of a Critique of Visual Culture. Philosophy Study, [S. l.], ano 2015, v. 5, n. 03, p. 121 - 130, 27 mar. 2015. DOI doi: 10.17265/2159-5313/2015.03.001. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/8d56/ecb45fe0c6a3cdfd5686523735beddf3071e.pdf, Acesso em: 22 jul. 2020.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Ed. 34, 2010 (2a. ed).

________________. Quando as imagens tomam posição. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2017.

________________. Diante do tempo: a história da arte e o anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2015.

________________. Remontagens do tempo sofrido. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2018.

DIKOVITSKAYA, Margaret. Visual Culture: The Estudy of the Visual after the Cultural Turn. Cambridge/Massachusetts: MIT Press, 2005.  

DUSSEL, Inés, y Entrevista com Nicholas Mirzoeff. La cultura visual contemporânea: política y pedagogia para tempo. Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales Propuesta Educativa, no. 31, 2009, pp. 69-79. Refalyc, E-ISSN: 1985-7785 Disponível em:

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=403041703007, Acesso em: 22 jul. 2020.

FONTANILLE, J. Significação e Visualidade: exercícios práticos. RS: Ed. Sulinas, 2015.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernismos, artes visuais, políticas da memória. RJ: Contraponto, 2014.

JAMESON, F. Espaço e Imagem. Teorias do pós-moderno e outros ensaios de Frederic Jameson. RJ: Ed UFRJ, 1994.

KELLNER, Douglas. A Cultura da Mídia. Estudos Culturais: identidade e política entre o modernos e pós-moderno. Bauru: SP, Edusc, 2001.

LIPOVETSKY, Gilles e SERROY, Jean. A Tela Global; mídias culturais e cinema na era hipermoderna. Porto Alegre: Sulina, 2009.

Knauss, P. (1). O desafio de fazer História com imagens: arte e cultura visual. Artcultura, 8(12). Recuperado de http://www.seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1406. Acesso em: 22 jul. 2020.

MARTÍN-BARBERO, Jesús. Os Exercícios do Ver; hegemonia audiovisual e ficção televisiva. São Paulo: Editora da UFRJ, 2003.

MENESES, U. T. B. de. Fontes visuais, cultura visual, história visual: balanço provisório, propostas cautelares. Rev. Bras. Hist. [online]. 2003, vol.23, n.45, pp.11-36. ISSN 1806-9347.  https://doi.org/10.1590/S0102-01882003000100002. Acesso em: 22 jul. 2020.

NOVAES, A. O Olhar. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

SANTAELLA, L., NÖTH, W. Imagem: cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 2013.

STAM, R., SHOAT, E. (org). Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac&Naify, 2006.

SCHORSKE, C. Pensando com a História: indagações na passagem para o modernismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

WILLIAMS, Linda. Viewing positions: ways of seeing film. New Brunswick/ New Jersey: Rutgers University Press, 1997.

XAVIER, I. O Olhar e a Cena. São Paulo: Cosac & Naif, 2003.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

{Especificar em cada um dos quadros quais serão as atividades síncronas e assíncronas)

 

Atividades Síncronas (mínimo de 50%)

Atividades Assíncronas (máximo de 50%)

 

Atividades Síncronas

Plataforma Google Meet

Horário: 19h às 21h – C/H 2h – Total: 34h

11/08 – Apresentação da disciplina

18/08 a 08/09 – Unidade I - Aulas expositivas dialogadas

16/09 – Semana de História

22/09 à 10/11 – Unidade II - Linguagens: escritas de história em rearticulação e agenciamentos – leitor privilegiado para cada etapa da unidade, dividida em quatro temáticas/fontes

17/11 à 24/11 – Unidade III - Oficina de escrita

01 – 08/12 – Atendimento agendado para dúvidas e discussões

DATAS

ATIVIDADES – Google Meet

11/08

Aula videoconferência; Google Meet (2h)

18/08

Aula videoconferência; Google Meet

25/08

Aula videoconferência; Google Meet

01/09

Aula videoconferência; Google Meet

15/09

Atividade de Participação Semana de História

22/09

Aula videoconferência; Google Meet

29/09

Aula videoconferência; Google Meet

06/10

Aula videoconferência; Google Meet

13/10

Aula videoconferência; Google Meet

20/10

Aula videoconferência; Google Meet

27/10

Aula videoconferência; Google Meet

03/11

Aula videoconferência; Google Meet

10/11

Aula videoconferência; Google Meet

17/11

Aula videoconferência; Google Meet

24/11

Aula videoconferência; Google Meet

01/12

Aula videoconferência; Google Meet

08/12

Aula videoconferência; Google Meet

 

Atividades Assíncronas

Plataforma Google Sala de Aula

C/H total: 30h

Leitura da bibliografia indicada e pesquisa bibliográfica

Preparação da apresentação da leitura dirigida

Escrita de artigo 

DATAS

ATIVIDADES – Explicitar plataforma de TI e softwares a serem utilizados.

11/08

Google Sala de Aula

18/08

Google Sala de Aula

18/08

Google Sala de Aula

25/08

Google Sala de Aula

01/09

Google Sala de Aula

08/09

Google Sala de Aula

15/09

Google Sala de Aula

22/09

Google Sala de Aula

29/09

Google Sala de Aula

06/10

Google Sala de Aula

13/10

Google Sala de Aula

20/10

Google Sala de Aula

27/10

Google Sala de Aula

03/11

Google Sala de Aula

10/11

Google Sala de Aula

17/11

Google Sala de Aula

24/11

Google Sala de Aula

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Mônica Brincalepe Campo , Professor(a) do Magistério Superior, em 01/12/2021, às 09:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.034131/2021-11 SEI nº 2799284