UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Clínica Cirúrgica III

Unidade Ofertante:

FACULDADE DE ODONTOLOGIA - FOUFU

Código:

FOUFU31701

Período/Série:

Turma:

93

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Professor Coordenador: Cláudia Jordão Silva

Professores:

Darceny Zanetta Barbosa

Jonas Dantas Batista

Lívia Bonjardim Lima

Marcelo Caetano Parreira da Silva

Ano/Semestre:

2024-1 ANO LETIVO 2024

Observações:

 

 

EMENTA

Procedimentos cirúrgicos de baixa complexidade em nível ambulatorial. Técnicas anestésicas. Cirurgias com finalidade protética. Comunicações buco-sinusais.

JUSTIFICATIVA

O programa envolve o desenvolvimento de habilidades para execução de procedimentos cirúrgicos envolvendo: técnicas anestésicas, exodontias simples e múltiplas de até quatro elementos, alveoloplastias e gengivoplastias, exodontias por todas as técnicas, cirurgias com finalidade protética, tratamento cirúrgico das comunicações buco-sinusais e dos cistos de pequeno porte, permitindo ao aluno o aprimoramento das técnicas cirúrgicas de baixa complexidade.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

- Desenvolver a capacidade cognitiva e motora para a realização das manobras fundamentais da cirurgia bucal.

Objetivos Específicos:

- Realizar planos de tratamento cirúrgicos;

- Executar procedimentos de exodontias e cirurgias bucais de baixa complexidade.

PROGRAMA

1. Exodontia simples e múltiplas.

2. Alveoloplastias e gengivoplastias.

3. Exodontias mais complexas por todas as técnicas cirúrgicas.

4. Cirurgias com finalidade protética.

5. Tratamento cirúrgico das comunicações buco-sinusais.

METODOLOGIA

As clínicas são eminentemente práticas. O desenvolvimento das atividades será realizado pelos alunos sob supervisão e/ou auxílio dos docentes. Serão realizados atendimentos de pacientes, avaliação de exames complementares como laboratoriais e de imagem e discussão de casos para condução da situação cirúrgica específica apresentada por cada paciente. A prática de preenchimento de prontuários, prescrição medicamentosa e solicitação de exames também é realizada nessa atividade.

Dia

Mês

D/S

Tipo de Aula

 

Horário

Conteúdo Programático

Docente

23

05

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Apresentação da rotina de clínica - Atendimento de pacientes

Equipe de professores

06

06

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

13

06

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

20

06

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

27

06

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

04

07

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

11

07

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

18

07

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

25

07

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

01

08

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

08

08

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

22

08

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

29

08

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

05

09

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

12

09

Quinta-feira

Prática

14:00 a 17:40h

Clínica Cirúrgica

Equipe de professores

19

09

Fim das atividades clínicas

 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação das atividades clínicas discentes executadas no âmbito do Hospital Odontológico é regida pela RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 2, DE 08 DE SETEMBRO DE 2022, que considera dois eixos principais de avaliação: qualitativo (Domínio de conteúdo, ergonomia, biossegurança e atitude e quantitativa (Cumprimento de agenda dos pacientes, Cumprimento de indicadores de Atenção Básica e Quantitativo de procedimentos realizados conforme códigos SUS.)

Eixo Qualitativo: O docente avaliará os seguintes parâmetros: organização de instrumental (mesa clínica completa ofertando condições de realização adequada dos procedimentos), cumprimento da cadeia de biossegurança de cada atendimento ao paciente (uso de EPI´s e Material de proteção, assepsia e antissepsia dos discentes, paciente e equipamentos), habilidade (autonomia/proatividade em desenvolver o procedimento clínico com qualidade sob a supervisão do tutor/orientador), cuidado com equipamentos e espaço físico, uso racional do material, relacionamento com o paciente, técnicos administrativos e docentes.

Essa forma de avaliação será realizada a cada clínica. Na tentativa de oportunizar, aos discentes uma avaliação mais equânime a avaliação qualitativa será categorizada nos seguintes critérios: Ações planejadas e realizadas totalmente pelo discente sob orientação do docente - qualidade ótima: plenamente satisfatório (100%); Ações planejadas e realizadas totalmente pelo discente sob orientação do docente - qualidade boa: satisfatório (80%); Ações planejadas e realizadas parcialmente pelo discente sob orientação e intervenção parcial do docente - qualidade média: minimamente satisfatório (60%); Ações planejadas e realizadas sob orientação e intervenção total do tutor/preceptor: insuficiente (0%). O aluno não tem orientação para iniciar o procedimento.

Eixo quantitativo: Essa forma de avaliação será realizada mensalmente, ou seja, ao final de cada mês o sistema do Hospital Odontológico irá gerar um relatório sobre a produtividade de cada aluno. É importante mencionar que o lançamento de notas no sistema SEI ocorrerá apenas ao final do semestre.

 

Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica)

Ao longo de todo o semestre cada procedimento é avaliado e pontuado, com a máxima pontuação sendo 100.

 

*AVALIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO DE APRENDIZAGEM - de acordo com RESOLUÇÃO COLCOCOD Nº 1, DE 25 DE AGOSTO DE 2022

- Atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem será aplicada ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e que tenha frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular: Prova teórica e prática sobre o conteúdo descrito no programa. Ainda segundo a resolução supracitada: Art. 3º: O aluno considerado aprovado na avaliação de recuperação de aprendizagem terá como resultado final para registro a nota máxima 60,0 (sessenta pontos), e o aluno considerado reprovado terá como registro o resultado anterior à avaliação de recuperação. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CAMPOS, A. C.; GREGORI, C. Cirurgia Buco Dento Alveolar. 1.ed. Sarvier, 2005.

FREITAS, R. Tratado de cirurgia bucomaxilofacial. 1.ed. São Paulo: Santos, 2006.

HUPP, J.; ELLIS III, E.; TUCKER, M. R. Cirurgia oral e maxilofacial contemporânea. Rio de Janeiro: Elsevier,2015.

MILORO, M; GHALI, G. E.; LARSEN, P.; WAITE, P. D. Princípios de cirurgia bucomaxilofacial de Peterson.São Paulo: Santos, 2016.

NEVILLE, B. W. Patologia oral e maxilofacial. Rio de Janeiro: Elsevier, 2009.

PRADO, R.; SALIM, M. Cirurgia bucomaxilofacial: diagnóstico e tratamento. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2004.

SILVERSTEIN, L. H. Princípios de sutura em odontologia. São Paulo: Ed. Santos, 2003.

Complementar

ANDRADE, E. D; RANALI, J. Emergências médicas em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2011.

ANDRADE, E. D. Terapêutica medicamentosa em odontologia. São Paulo: Artes Médicas, 2013.

ARAUJO, A. Aspectos Atuais da Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial. 1.ed. São Paulo:Santos, 2007.

ELLIS III, E.; ZIDE, M. F. Acessos cirúrgicos ao esqueleto facial. 2.ed. São Paulo: Santos, 2006.

FEHRENBACH, M. J.; HERRING, S.W. Anatomia ilustrada da cabeça e do pescoço. São Paulo: Manole,2005.

GIL, J. N.; CLAUS, J. D. P. Estética facial: a cirurgia ortognática: passo a passo para ortodontistas ecirurgiões. São Paulo: Santos, 2009.

MADEIRA, M. C. Anatomia da face. São Paulo: Sarvier, 2010.

MALAMED, S. F. Emergências médicas em odontologia. Rio de Janeiro: Elsevier, 2016.

MALAMED, S. F. Manual de anestesia local. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

WANNAMACHER, L.; FERREIRA, M. B. C. Farmacologia clínica para dentistas. Rio de Janeiro: GuanabaraKoogan, 2012.

Complementar

Para enriquecimento dos estudos. No mínimo 5 títulos.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Claudia Jordão Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 02/05/2024, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 SEI nº 5383060