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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Organização genômica de procariontes e eucariontes: replicação, transcrição e tradução da informação gênica. Regulação dos processos, fisiológicos celulares. Construção de genotecas em sistemas procariontes e eucariontes. Sistemas celulares com análise morfológica.
JUSTIFICATIVA
O conteúdo programático de Biologia Celular e Molecular permite uma análise aprofundada sobre a morfofisiologia da célula, considerada a unidade estrutural e funcional fundamental das diferentes formas de vida. As propriedades estruturais e funcionais de um determinado tecido, órgão e do organismo como um todo, dependem diretamente das características e interações de suas células. Os conteúdos teórico-práticos permitem uma abordagem mais detalhada e clara das relações existentes entre células e células-matriz extracelular na organização tecidual, bem como, um melhor esclarecimento do processo de desenvolvimento embrionário e diferenciação celular na formação de um organismo e processos patológicos, sendo estes decorrentes do envelhecimento normal do organismo ou de fatores externos. Dessa forma, o presente conteúdo programático permite o entendimento da ultraestrutura, da fisiologia e origem embriológica celular, fornecendo assim, subsídios para a compreensão de outras áreas do conhecimento como histologia, anatomia, bioquímica, fisiologia e genética, por exemplo.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Estudar as células eucariontes do ponto de vista ultraestrutural e molecular, entendendo sua organização e funcionamento de forma isolada, bem como no seu contexto tecidual |
Objetivos Específicos: |
- conhecer os componentes químicos das células - conhecer a ultraestrutura, a organização e funções dos diversos componentes celulares - entender as inter-relações entre os diversos compartimentos celulares - conhecer os principais métodos de estudos das células e suas aplicações |
PROGRAMA
1 – Características gerais das células procariotas e eucariotas, células animais e vegetais
2 – Métodos de estudo em Biologia Celular e Microscopias
3 – Bases Macromoleculares da Célula I e II e Biossíntese
4 – Biomembranas I: aspectos ultra-estruturais
5 – Biomembranas II: Transportes de Membrana
6 – Citoesqueleto
7 – Especializações de Membrana
8 – Núcleo interfásico e Nucléolo
9 – Ciclo Celular
10 – Meiose
11 - Ribossomos e síntese protéica
12 – Retículo Endoplasmático Rugoso
13 – Retículo Endoplasmático Liso
14 – Complexo de Golgi e transporte vesicular.
15 – Lisossomos e Digestão intracelular.
16 – Mitocôndria e respiração celular
17 – Sinalização Intercelular
18 – Morte Celular
METODOLOGIA
Serão 77h de aulas teóricas e 13h de aulas práticas.
Horários e locais das atividades: Serão ministradas um total de 6h/semanais, sendo 4h às segundas-feiras (08:00h às 11:30h) e 2h às terças-feiras (08:00h às 09:40h). As aulas presenciais ocorrerão no Campus Umuarama, bloco 2B, salas 2B236.
As aulas teóricas serão expositivas com utilização do quadro e de recursos audovisuais (datashow), enquanto que, para as aulas práticas, serão utilizados microscópios de luz com laminários histológicos e álbum de eletromicrografias. Ao final de cada aula prática os alunos deverão entregar relatórios individuais (atividades de aprendizagem)
Além disso, será utilizado a plataforma moodle, onde será disponibilizado o plano de ensino, cronograma, materiais didáticos, bem como, aplicação de fóruns, banco de questões e exercícios aos alunos.
As aulas atenderão ao Protocolo de Biossegurança da Universidade Federal de Uberlândia e aos Protocolos Internos de Biossegurança das Unidades Acadêmicas - PIBs, sob a responsabilidade do Comitê de Monitoramento à Covid-19 da Universidade Federal de Uberlândia. Será necessário a utilização de máscara, jaleco e álcool gel.
CRONOGRAMA DE EXECUSSÃO 1º SEMESTRE 2022 |
PRESENCIAIS |
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DATA |
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ASSUNTO |
TEÓRICA |
PRÁTICA |
1ª SEMANA | 26/SET SEG |
RECEPÇÃO CALOUROS |
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27/SET TER | |||||
2ª SEMANA | 03/OUT SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Apresentação da Disciplina Aula 1 - Conceitos ultraestruturais celulares | 4 | |
04/OUT TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 2 - Estrutura geral de Células: Procariota e Eucariota, Animal e Vegetal | 2 | ||
3ª SEMANA | 10/OUT SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 3 : Métodos de Estudo e Microscopia | 4 | |
11/OUT TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 4 - Caracterização microscópio óptico. Entrega de atividade de aprendizagem 1 | 2 | ||
4ª SEMANA | 17/OUT SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 5 - Bases Macromoleculares da Célula I e Biossíntese | 4 | |
18/OUT TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 6 - Bases Macromoleculares da Célula II e Biossíntese | 2 | ||
5ª SEMANA | 24/OUT SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 7 - Biomembranas I: Aspectos Ultraestruturais | 4 | |
25/OUT TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 8 - Biomembranas II: Transportes de Membrana | 2 | ||
6ª SEMANA | 31/OUT SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 9 - Citoesqueleto | 4 | |
01/NOV TER | Prática (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 10 - Análise de eletromicrografias (biomembranas) Entrega de atividade de aprendizagem 2 | 2 | ||
7ª SEMANA | 07/NOV SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 11 - Especializações de Membrana | 4 | |
08/NOV TER | Prática (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 12 - Análise de eletromicrografia (citoesqueleto e espec. membrana) Entrega de atividade de aprendizagem 3 | 2 | ||
8ª SEMANA | 14/NOV SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 13 - Núcleo interfásico e Nucléolo | 4 | |
15/NOV TER | FERIADO | ||||
9ª SEMANA | 21/NOV SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 14 - Ciclo Celular | 4 | |
22/NOV TER | Teo/prat(2h) 08:00h às 09:40h | Aula 15 - 1ª PROVA - 20 pts- Conteudo: Métodos de Estudo, Bases Macromolec. I e II, Biomembranas, Citoesqueleto e Especializações de Membrana | 1 | 1 | |
10ª SEMANA | 28/NOV SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 16 - Meiose | 4 | |
29/NOV TER | Prática (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 17 - Análise de eletromicrografias (núcleo e ciclo celular) Entrega da atividade de aprendizagem 4 | 2 | ||
11ª SEMANA | 05/DEZ SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 18 - Ribossomo e Síntese Proteica | 4 | |
06/DEZ TER | Teo/prat(2h) 08:00h às 09:40h | Aula 19 - 2ª PROVA - 15 pts- Conteúdo: núcleo, nucléolo, ciclo celular e meiose | 1 | 1 | |
12ª SEMANA | 12/DEZ SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 20 - Retículo Endoplasmático Rugoso | 4 | |
13/DEZ TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 21 - Retículo Endoplasmático Liso | 2 | ||
13ª SEMANA | 19/DEZ SEG | REPOSIÇÃO DE AULA DE SEXTA-FEIRA EM TODOS OS CAMPI | |||
20/DEZ TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 22 - Complexo de Golgi | 2 | ||
14ª SEMANA | 09/JAN SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 23 - Lisossomos | 4 | |
10/JAN TER | Prática (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 24 - Análise de eletromicrografias (Ribossomo, RE, Golgi, Lisossomo) Entrega da atividade de aprendizagem 5 | 2 | ||
09 a 13 jan | Entrega de Atividade de recuperação 1 | ||||
15ª SEMANA | 16/JAN SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 25 - Mitocondria | 4 | |
17/JAN TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 26 - 3ª PROVA - 20 pts- Conteúdo: ribossomo, RER, REL, Golgi e Lisossomo | 1 | 1 | |
16ª SEMANA | 23/JAN SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 27 - Sinalização Intercelular | 4 | |
24/JAN TER | Teórica (2h) 08:00h às 09:40h | Aula 28 - Morte celular | 2 | ||
17ª SEMANA | 30/JAN SEG | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | Aula 29 - 4ª PROVA - 15 pts- Conteudo: mitocondria, sinalização intercelular e morte celular | 4 | |
30/jan a 02/fev | Entrega de Atividade de recuperação 2 | ||||
18ª SEMANA | 06/fev | Teórica (4h) 08:00h às 10:40h | fechamento de notas | 2 | |
DEPENDENDO DA NECESSIDADE, O CRONOGRAMA ACIMA PODERÁ SOFRER ALTERAÇÕES AO LONGO DO SEMESTRE | 77 | 13 | |||
90 |
AVALIAÇÃO
- Serão aplicadas 4 avaliações teórico-práticas, num total de 70 pontos, sendo: Prova 1 (20 pts), Prova 2 (15 pts), Prova 3 (20 pts), Prova 4 (15 pts). As avaliações serão individuais e sem consulta, contento questões dissertativas, objetivas e de múltipla escolha.
- Os alunos deverão entregar, ao final de cada aula prática, uma atividade de aprendizagem (total de 5 atividades previstas, com utilização de: estudos dirigidos, questionários, resenha do conteudo, etc), sendo que, cada atividade valerá 6 pontos, com valor total de 30 pontos.
PROVAS TOTAL 70 PONTOS |
ATIVIDADES DE APRENDIZAGEM TOTAL 30 PONTOS |
100 PONTOS |
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PROVA 01 22/NOV |
PROVA 02 06/DEZ |
PROVA 03 17/JAN |
PROVA 04 30/JAN |
Nº 1 11/OUT |
Nº 2 01/NOV |
Nº 3 08/NOV |
Nº 4 29/NOV |
Nº 5 10/JAN |
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20,0 |
15,0 |
20,0 |
15,0 |
6,0 |
6,0 |
6,0 |
6,0 |
6,0 |
100,0 |
- A nota final do aluno na disciplina será a somatória das 4 avaliações (70pontos) + somatória das atividades de aprendizagem (30 pontos). As notas serão disponibilizadas no moodle e também apresentadas em sala de aula, onde haverá discussão das questões das provas e vista dos alunos.
ATIVIDADE DE RECUPERAÇÃO:
- "Art. 141. Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. § 1º Os planos de ensino devem prever atividade(s) avaliativa(s) de recuperação de aprendizagem (RESOLUÇÃO CONGRAD Nº 46, DE 28 DE MARÇO DE 2022)
A avaliação da aprendizagem é um processo contínuo, gradativo e sistemático de acompanhamento da aprendizagem realizado durante o período letivo, por meio de atividades acadêmicas previstas no cronograma acima, Quanto às atividades de recuperação, a qual oportuniza ao estudante uma nova possibilidade de demonstrar a aprendizagem desenvolvida durante o semestre letivo, serão realizadas em duas etapas:
Atividade de Recuperação 01: ocorrerá entre os dias 09 a 13 janeiro (período que corresponde ao término das provas 1 e 2 - total de 35 pontos distribuídos). O estudante que obtiver um rendimento menor que 60%, ou seja, nota menor que 21pontos (somando-se as notas das provas 1 e 2), poderá realizar a atividade de recuperação. Esta atividade abordará os assuntos trabalhados até a realização da prova 2, onde o estudante deverá entregar estudos dirigidos, questionários, participar de fóruns e outras atividades e recursos no moodle, além disso, haverá plantões de monitoria. A atividade de recuperação 01 terá um total de 10pontos, os quais serão somados à média final.
Atividade de Recuperação 02: ocorrerá entre os dias 30/jan a 02/fev (período que corresponde ao término das provas 3 e 4 - total de 35 pontos distribuídos). O estudante que obtiver um rendimento menor que 60%, ou seja, nota menor que 21pontos (somando-se as notas das provas 3 e 4), poderá realizar a atividade de recuperação. Esta atividade abordará os assuntos trabalhados até a realização da prova 4, onde o estudante deverá entregar estudos dirigidos, questionários, participar de fóruns e outras atividades e recursos no moodle, além disso, haverá plantões de monitoria. A atividade de recuperação 02 teráá um total de 10pontos, os quais serão somados à média final.
A assiduidade dos discentes será feita por meio de chamada no diário de classe em todas as aulas presenciais
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. ALBERTS, B.; LEWIS, D.B.J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D.. Fundamentos de biologia celular. Porto Alegre: Artmed, 2011 E 2006
2. ALBERTS, B.; LEWIS, D.B.J.; RAFF, M.; ROBERTS, K.; WATSON, J.D.. Biologia molecular da célula. Porto Alegre: Artmed, 2010.
3. CARVALHO, E.H.F.; PIMENTEL, S.M.R. A célula. 2 ed., São Paulo: Manole, 2007
4. JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J. Biologia celular e molecular. 9 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2012.
5. LORETO, E. L. S., SEPEL, L.M.N.; Atividades Experimentais e Didáticas de Biologia Molecular e Celular. São Paulo: Editora da Sociedade Brasileira de Genética, 2003.
6. Atlas digital e interativo: http://www.histologyguide.com/slidebox/01-introduction.html
7. http://www.ncbionetwork.org/iet/microscope/
Complementar
1. DE ROBERTIS, E. D. P; DE ROBERTIS, E. M. F.; HIB, J. Bases da biologia celular e molecular. 4 ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2006.
2. HARVEY, L. Biologia Celular e Molecular. 5 ed., Porto Alegre: Artmed, 2005.
3. COOPER, G.M. A célula: uma abordagem molecular. 3 ed., Porto Alegre: Armed, 2007.
4. KARP, G. Biologia celular e molecular: conceitos e experimentos. 1. ed., Barueri, SP : Manole, 2005
5. DI FIORI, M.S H.. Histologia: Texto e Atlas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003
6. https://www.ufrgs.br/biologiacelularatlas
7. https://mol.icb.usp.br
8. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK9839/?term=the%20cell%20cooper
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Renato Simoes Cordeiro, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/09/2022, às 09:14, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.061974/2022-71 | SEI nº 3879469 |