UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Matemática

Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3239-4158/4156/4126 - www.famat.ufu.br - famat@ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Bioestatística

Unidade Ofertante:

Faculdade de Matemática - FAMAT

Código:

GBT001

Período/Série:

2

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

00

Total:

60

Obrigatória:

    (X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Ednaldo Carvalho Guimarães

Ano/Semestre:

2022-1

Observações:

 

 

EMENTA

Distribuição de Frequências e Análise Gráfica; Medidas de Posição; Medidas de Dispersão; Técnicas de Amostragem; Introdução à Probabilidade; Distribuições de Probabilidade Discretas; Distribuições de Probabilidade Contínuas; Distribuições Amostrais; Intervalos de Confiança; Testes de Hipóteses; Testes Não Paramétricos; Regressão e Correlação Linear Simples.

JUSTIFICATIVA

A análise estatística é fundamental para descrever, interpretar e concluir sobre variáveis e tem grande aplicabilidade na Biotecnologia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Utilizar os fundamentos da estatística no domínio da aplicação e da análise em problemas da área de biotecnologia. Interpretar resultados de análise estatística de dados experimentais. Discutir resultados experimentais com base em estatística.

Objetivos Específicos:

Utilizar os fundamentos da estatística no domínio da aplicação e da análise em problemas da área de biotecnologia. Interpretar resultados de análise estatística de dados experimentais. Discutir resultados experimentais com base em estatística.

PROGRAMA

DISTRIBUIÇÃO DE FREQUÊNCIAS E ANÁLISE GRÁFICA: Histórico da Estatística; Conceitos fundamentais da Estatística; Tipos de variáveis; Distribuição de frequências para variáveis qualitativas e quantitativas; Principais tipos de representações gráficas.

MEDIDAS DE POSIÇÃO: Média aritmética para dados não agrupados e agrupados; propriedades da média; Mediana para dados não agrupados e agrupados; Moda para dados não agrupados e agrupados.

MEDIDAS DE DISPERSÃO: Amplitude total; Variância e desvio padrão para dados não agrupados e agrupados; propriedades do desvio padrão; Coeficiente de variação; Erro padrão da média.

TÉCNICAS DE AMOSTRAGEM: Amostragem não probabilística; Amostragem probabilística; Amostragem aleatória simples; Amostragem estratificada; Amostragem sistemática; Amostragem por conglomerado.

INTRODUÇÃO A PROBABILIDADE: Conceitos; Operações com eventos - união, interseção, complementação; Propriedades da probabilidade; Probabilidade condicionada; Independência de eventos.

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES DISCRETAS: Distribuição Binomial; Distribuição de Poisson.

DISTRIBUIÇÕES DE PROBABILIDADES CONTÍNUAS: Distribuição Normal; Distribuição Normal Reduzida (Padronizada).

DISTRIBUIÇÕES AMOSTRAIS: Distribuição amostral da média - Teorema do Limite Central; Distribuição t - Student; Distribuição de Qui-quadrado; Distribuição F.

INTERVALOS DE CONFIANÇA: Conceitos de estimação de parâmetros; Intervalo de Confiança para média; Intervalo de Confiança para proporção; dimensionamento de amostra para estimar média e proporção.

TESTES DE HIPÓTESES: Conceitos; Teste de Hipóteses para média de uma população; Teste de Hipóteses para médias de duas populações; Teste de Hipóteses para proporção de uma população; Teste de Hipóteses para proporções de duas populações; Teste de Hipóteses para variâncias de duas populações.

TESTES NÃO PARAMÉTRICOS Teste de qui-quadrado para aderência - (ajuste de dados observados a dados esperados); Teste de contingência - Teste de qui-quadrado para independência.

REGRESSÃO E CORRELAÇÃO LINEAR SIMPLES: Diagrama de dispersão e tendência de dados; Determinação (Método dos Mínimos Quadrados) e interpretação dos coeficientes a e b da reta de regressão; Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de determinação.

 

METODOLOGIA

As aulas serão do tipo expositivas usando quadro, giz e projetor multimídia, com exposição teórica e com exercícios referentes ao assunto para serem resolvidos e discutidos em sala de aula. 
O professor disponibilizará, na internet (http://ecg.webnode.com), o resumo do assunto abordado e outros materiais da disciplina.

Os discentes serão avaliados por meio de 3 provas e 3 trabalhos avaliativos.
A disciplina será conduzida em conformidade com as normas de biossegurança vigente na UFU.

O cronograma previsto para a disciplina será:

27/09 – Atividade de recepção/integração programada pela Coordenação do Curso

04/10- Apresentação do plano de ensino. Conceitos básicos de bioestatística. Distribuições de frequências e Representações gráficas

11/10 – Distribuições de frequências e representações gráficas. Medidas de posição.

18/10 –  Medidas de posição e medidas de dispersão

25/10 – Técnicas de amostragem. Noções de Probabilidades

01/11 – Prova 1

08/11 – Noções de Probabilidades. Distribuições de probabilidades discretas: binomial e poisson

22/11 – Distribuição de probabilidade contínua: Distribuição normal

29/11 – Distribuições amostrais: t, qui-quadrado e F

06/12 – Estimação por ponto e estimação por intervalo

13/12 – Prova 2

20/12 – Testes de hipóteses para médias, variâncias e proporções

10/01 – Testes de hipóteses para médias, variâncias e proporções

17/01 – Testes de qui-quadrado para aderência e para independêcia

24/01 – Regressão e correlação linear simples

31/01 – Prova 2

04/02 – Prova de recuperação

AVALIAÇÃO

Serão realizadas avaliações do tipo prova em três momentos da disciplinas(01/11/22; 13/12/22; 31/01/23). Os discentes poderão consultar uma folha sulfite com anotações da matéria nas avaliações. Essas avaliações serão feitas de forma individual no horário da aula (terça-feira de 8:00 as 11:30). O discente resolverá a avaliação com exercícios discursivos e/ou objetivos. Para as questões objetivas o discente que acertar a alternativa correta terá 100% da nota da questão e aquele que errar a alternativa receberá nota zero na questão. Nas questões discursivas o acerto corresponderá a 100% da nota da questão; para questão com erros de cálculos mas com desenvolvimento correto será atribuído 50% da nota da questão; ausência de interpretação ou interpretação incorreta (quando for solicitado interpretação) será descontado 30% da nota da questão; erro de valores tabelados (quando for o caso) será descontado 50% da questão. As avaliações do tipo prova terão valores de: 25 pontos para a primeira avaliação, 20 pontos para a segunda avaliação e 25 pontos para a terceira avaliação, totalizando 70 pontos. Os discentes deverão entregar também, em três momentos a ser estipulado pelo docente, relatórios (exercícios avaliativos) com exercícios resolvidos que forem propostos pelo docente para a finalidade avaliativa. Os relatórios deverão conter o nome do discente, a resolução do exercício e a interpretação dos resultados (os exercícios poderão ser resolvidos por meio de programas computacionais ou por meio das fórmulas fornecidas no material teórico). O estudante que não entregar o relatório na data estipulada terá nota zero na atividade. Os exercícios serão disponibilizados pelo docente no MSForms e os relatórios com a resolução feita pelo discente deverá ser encaminhado na mesma plataforma até a data estipulada de entrega. Erros de cálculos ou de interpretação dos resultados serão penalizados em 20% da nota do exercício. Os relatórios terão valores de 10 pontos cada, totalizando 30 pontos.

Ao aluno que não obtiver nota 60 pontos no semestre será dada uma oportunidade de recuperação, por meio de uma prova (04/02/23), com a matéria e nota da prova que o mesmo apresentou o pior desempenho.

Os resultados das avaliações serão publicados em: ecg.webnode.com.
A assiduidade das aulas será verificada por meio de chamada nominal nas aulas ou por meio de lista de presença.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARANGO, H. G. Bioestatística: Teórica e Computacional. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2001.
MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Probabilidade. Vol. 1. São Paulo: Makron Books, 1999.
MORETTIN, L. G. Estatística Básica - Inferência. V. 2. São Paulo: Makron Books, 1999
VIEIRA, S. Introdução à Bioestatística. Rio de Janeiro: Campus. 1997.

Complementar

BUSSAB, W. O.; MORETTIN, P. Estatística Básica. São Paulo: Saraiva, 2009.
COSTA NETO, P. L. de O. Estatística. São Paulo: Edgard Blücher, 2002.
FREUND, J. E.; SIMON, G. A. Estatística Aplicada. Bookman, 2000, 403 p.
LEVINE, D. M.; BERENSON, M. L.; STEPHAN, D. Estatística: teoria e aplicações (usando o
Microsoft Excelem português). LTC editora, 2000, 812 p.
SOARES, J. E. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1991.
SPIEGEL,M. R. Estatística. 3 ed. São Paulo: Markon Books , 1993. 642 p.
TRIOLA, M. F. Introdução à Estatística. Rio de Janeiro : LTC, 1999.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Ednaldo Carvalho Guimarães, Professor(a) do Magistério Superior, em 22/09/2022, às 17:28, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3943273 e o código CRC B1CFB2AE.




Referência: Processo nº 23117.060614/2022-52 SEI nº 3943273