UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em Engenharia de Controle e Automação II: Introdução à Filtragem Ótima

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT39020C

Período/Série:

Optativa 

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

4

Prática:

0

Total:

4

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Éder Alves de Moura

Ano/Semestre:

2020/3 - AARE Etapa 2

Observações:

- Proposta de oferta para ensino remoto.

- Necessário ter cursado as disciplinas: álgebra linear, estatística e sistemas de controle realimentado.

- Ofertar 15 vagas.

 

EMENTA

Caracterização de variáveis e processos aleatórios. Formulação de estimadores de estados de sistemas dinâmicos lineares e não lineares. Apresentação do filtro de Kalman e algumas variações. Desenvolvimento de simulações e aplicações de filtros para a estimação de estados de sistemas dinâmicos.

JUSTIFICATIVA

A teoria de estimação considera a extração de informação de sinais corrompidos por ruído a partir de dados obtidos de sensores de diversos tipos. A abordagem Bayesiana é utilizada na formulação de filtros de estados, para a eliminação de ruídos de natureza aleatória. Esta abordagem permite agregar dados de diversas fontes em uma formulação recursiva para a estimação de estados de sistemas dinâmicos e é utilizada em diversas áreas da engenharia, tais como: fusão sensorial, robótica, sistemas de controle, indústrias, setor automotivo, aeroespacial e muitas outras.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O objetivo deste curso é apresentar uma introdução à estimação linear e não linear de estados, abrangendo algoritmos baseados na formulação bayesiana e fornecer uma compreensão clara dos princípios básicos usados para aplicá-los. Fornecer ao estudante a capacidade de modelar e aplicar técnicas para a estimação de estados e parâmetros para sistemas de tempo contínuo e discreto, utilizando estimadores recursivos baseados no método de mínimos quadrados e no filtro de Kalman.

Objetivos Específicos:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

1. Entender o modelo de sinais com componentes aleatórias;

2. Formular e aplicar estimadores de parâmetros utilizando a técnica de mínimos quadrados;

2. Formular e aplicar estimadores de estados utilizando a formulações do filtro de Kalman, do filtro de Kalman Estendido e do filtro de Kalman Unscented.

PROGRAMA

  1. Introdução
    1. Histórico
    2. Fundamentos da formulação dos problemas de estimação
    3. Aplicações da teoria de filtragem ótima
  2. Sistemas lineares dinâmicos
    1. Modelagem de sistemas dinâmicos
    2. Formulação no espaço de estados
    3. Simulação de sistemas dinâmicos
    4. Critérios de controlabilidade e observabilidade
    5. Observadores de estados
    6. Linearização de sistemas dinâmicos
  3. Probabilidade e variáveis aleatórias
    1. Introdução à teoria de probabilidade
    2. Representação de sinais aleatórios
    3. Probabilidade condicional e esperança estatística
    4. Função densidade probabilidade e distribuição gaussiana
    5. Variáveis aleatórias, random walk, processo de Wiener e processo de Markov
    6. Caracterização de ruído branco e ruído colorido
    7. Teorema de Bayes e aplicações
  4. Conceitos básicos de estimação
    1. Processos estocásticos
    2. Estimação de parâmetros
    3. Estimador de máxima verossimilhança e máxima a posteriori
    4. Estimador de mínimos quadrados e de mínimo erro quadrático médio
    5. Formulação recursiva
    6. Estimação de vetores aleatórios de distribuição gaussiana
    7. Consistência dos estimadores
    8. Simulação utilizando Monte Carlo
  5. Filtro de Kalman
    1. Definição do problema
    2. Dedução das equações estimação
    3. Aplicações
  6. Filtro de Kalman estendido
    1. Definição do problema
    2. Modelagem de sistemas não-lineares
    3. Linearização das equações de estado
    4. Dedução das equações de estimação
    5. Aplicações
  7. Filtro de Kalman Unscented
    1. Definição do problema
    2. Apresentação das equações de estimação
    3. Desenvolvimento de aplicações
  8. Estimação conjunto de estados e parâmetros
    1. Definição do problema
    2. Estimação conjunta de estados e parâmetros de um sistema dinâmico

Aplicações de estimação de parâmetros

METODOLOGIA

A disciplina é composta de competências teóricas e práticas. As atividades teóricas serão baseadas na bibliografia sugerida e em material disponibilizado pelo professor. As atividades práticas serão desenvolvidas utilizando a simulação, por meio do ambiente Matlab/Simulink e da linguagem Python.

 

Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (AARE), serão adotadas atividades em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos conectados simultaneamente em uma sala de aula virtual, sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line).

 

- Atividade síncrona: Aulas expositivas e de interação entre o professor e os alunos para sanar dúvidas por meio das plataformas Google Meet ou Microsoft Teams.

 

- Atividade assíncrona: A disciplina será organizada em sala especial do Microsoft Teams, onde serão disponibilizados os materiais, tais como os slides das aulas, listas de exercícios, apostilas, vídeos e códigos de programas, ou links para acessá-los. As atividades assíncronas serão divididas em duas partes: atividades semanais e um projeto final. As atividades semanais terão o prazo de uma semana para serem entregues, indo do dia da aula até o dia anterior da aula da próxima semana, com exceção da primeira e última semanas. O projeto final deverá ser desenvolvido pelo aluno/grupo, com a apresentação de um relatório final em formato de artigo.

 

Cronograma

 

As atividades síncronas acontecerão nas quintas-feiras das 14h50 às 16h50, no link disponibilizado na sala virtual da disciplina (Microsoft Teams), ficando o professor disponível on-line para apresentação expositiva e o saneamento de dúvidas.

 

Tabela 1 – Atividades síncronas com 18 ha (2 ha/semana)

Semana

Data

Conteúdo

01

22/10

Conceitos de probabilidade e ferramentas computacionais

02

29/10

Variáveis e processos aleatórios

03

05/11

Sistemas lineares dinâmicos

04

12/11

Conceitos básicos de estimação

05

19/11

Estimação de vetores aleatórios e consistência dos estimadores

06

26/11

Filtro de Kalman

07

03/12

Filtro de Kalman estendido

08

10/12

Filtro de Kalman Unscented

09

16/12

Estimação de estados e parâmetros

 

A Tabela 2 apresenta o cronograma das atividades assíncronas programas.

 

Tabela 2 – Atividades assíncronas com 54 ha (6 ha/semana)

Semana

Data

Data

Conteúdo

01

22/10

28/10

Conceitos de probabilidade e ferramentas computacionais

02

29/10

04/11

Variáveis e processos aleatórios

03

05/11

11/11

Sistemas lineares dinâmicos

04

12/11

18/11

Conceitos básicos de estimação

05

19/11

25/11

Estimação de vetores aleatórios e consistência dos estimadores

06

26/11

02/12

Filtro de Kalman

07

03/12

09/12

Filtro de Kalman estendido

08

10/12

15/12

Filtro de Kalman Unscented

09

16/12

19/12

Estimação de estados e parâmetros

 

Em resumo, a carga horária será dividida em:

 

 

Para o desenvolvimento das atividades propostas será necessária a instalação na própria máquina do ambiente Matlab/Simulink e do interpretador Python.

AVALIAÇÃO

A avaliação consistirá em três grupos de atividades:

 

- Atividade semanal – Lista de perguntas: Após cada aula, o aluno terá o prazo de uma semana para responder um questionário online com questões relativas aos temas abordados em sala e estudo dos recursos didáticos indicados. Esta atividade valerá 4,0 pontos cada.

 

- Atividade semanal – Implementação:  Após cada aula, o aluno deverá executar a programação de um conjunto de atividades práticas, com questões relativas aos temas abordados em sala e estudo dos recursos didáticos indicados. Esta atividade valerá 4,0 pontos cada.

 

- Projeto final: Consistirá do desenvolvimento de uma atividade em grupo ao longo do semestre e da produção de um relatório. A entrega do trabalho consistirá em vídeo demonstrativo, produzido pelos alunos e relatório descritivo. Esta atividade valerá 28,0 pontos.

 

Tabela 3 – Distribuição de pontos.

Avaliação

Pontuação Individual

Número

Pontuação

Atividade semanal

4,0

9

36,0

Avaliações

4,0

9

36,0

Projeto final

28,0

1

28,0

Total

 

 

100,0

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

  1. BAR-SHALOM, Y. LI, X. R. KIRUBARAJAN, T. Estimation with Applications to Tracking and Navigation. Wiley-Interscience; 1ª ed. 2001.
  2. BROWN, R. G. HWANG, P. Y. C. Introduction to Random Signals and Applied Kalman Filtering with Matlab Exercises. Wiley; 4ª ed.
  3. CRASSIDIS, J. L. JUNKINS, J. L. Optimal Estimation of Dynamic Systems. Chapman and Hall/CRC; 2ª ed. 2011.
  4. GELB, A. Applied Optimal Estimation. Mit Press, 1974. 
  5. GREWAL, M. ANDREWS, A. Kalman Filtering - Theory and Practice Using Matlab. Wiley–Blackwell 3 ed. 2008.

Complementar

  1. AGUIRRE, L. A. Introdução à Identificação de Sistemas: Técnicas Lineares e Não Lineares Aplicadas a Sistemas Reais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007.
  2. ANDERSON, Brian D. O. MOORE John B. Optimal Filtering. Dover Publications, 1979.
  3. BENDAT, Julius S. PIERSOL, Allan G. Random Data: Analysis and Measurement Procedures. John Wiley & Sons; 4ª ed. 2010.
  4. DORF, Richard C.; BISHOP, Robert H. Sistemas de Controle Modernos, Rio de Janeiro: LTC, 2009. 8ª edição.
  5. KAMEN, Edward W.; SU, Jonathan K. Introduction to Optimal Estimation. [S. l.]: Springer, 1999. 380 p. ISBN 978-1852331337.
  6. PAPOULIS, A. Probability Random Variables and Stochastic Processes. McGraw-Hill Education; 4ª ed. 2001.  
  7. ROSS, Sheldon M. Introduction to Probability Models. 10. ed. [S. l.]: Academic Press, 2009. 800 p. ISBN 978-0123756862.
  8. VERHAEGEN, M. VERDULT, V. Filtering and System Identification - A Least Squares Approach. Cambridge University Press. 2007.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eder Alves de Moura, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/09/2020, às 17:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2293893