UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais

Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco H, Sala 37 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: (34) 3230-9435 - www.ppgcs.incis.ufu.br - ppgcs@incis.ufu.br
  

Timbre

Edital PPGCS nº 1/2021

09 de novembro de 2021

Processo nº 23117.074897/2021-39

Seleção de Programa de Pós-Graduação

Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

 

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico.

 

O Extrato do edital foi publicado no dia      de          de 2021 na seção     , página        do Diário Oficial da União.

Processo SEI nº23117.074897/2021-39.

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), do Instituto de Ciências Sociais (INCIS) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no uso das atribuições e considerando a delegação de competência que lhe foi outorgada por meio da Portaria REITO/SEI nº 1517/2019 e também pelo Estatuto e Regimento Geral da UFU e demais legislações pertinentes, torna pública as condições gerais para a abertura das inscrições e o processo de seleção para alunos regulares e aluno especial, para o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico, para ingresso no primeiro semestre de 2022.

1.DISPOSIÇÕES INICIAIS

1.1. O presente processo seletivo será regido por este Edital, observando o que determina a Resolução 01/2020 do PPGCS e pelas Resoluções 12/2008 e 06/2017 do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP), pela Seção II, “Da Seleção e Admissão”, do Regulamento do PPGCS-UFU, pela Portaria Reitor n° 134, pelo Estatuto e Regimento Geral da Universidade Federal de Uberlândia.

1.2. As Comissões Examinadoras para o concurso de seleção do Curso de Mestrado Acadêmico será nomeada pelo Colegiado do PPGCS.

1.3. Pelas circunstâncias atuais (COVID-19), o processo será realizado totalmente através de ferramentas de acesso e comunicação via internet. 

1.4. As informações relativas à composição da Banca Examinadora e aos locais de realização das provas – assim como o edital completo - serão divulgadas após o encerramento do período de inscrições, no endereço eletrônico do PPGCS, www.ppgcs.incis.ufu.br/.

1.5. Ao se escrever no certame, o (a) candidato (a):

  1. declara que leu e entendeu todos os termos e condições do presente Edital e que aceita todo o regulamento pertinente ao certame;
  1. compromete-se a tomar conhecimento de eventuais retificações, complementações, termos aditivos ou avisos que vierem a ser publicados no endereço eletrônico do PPGCS, www.ppgcs.incis.ufu.br/, dos quais não poderá alegar desconhecimento.
  2. autoriza a UFU a, independentemente de prévio aviso, digitalizar e/ou eliminar documentos físicos que porventura venham a ser produzidos em razão de sua participação no certame, observadas as normas e procedimentos previstos na legislação pertinente.

1.6. O edital do processo seletivo estará disponível em versão digital no endereço eletrônico do PPGCS (www.ppgcs.ufu.br).

1.6.1. As informações e instruções pertinentes ao processo seletivo serão disponibilizadas exclusivamente no endereço eletrônico do PPGCS. Não serão prestadas informações por outro meio, inclusive e-mail e telefone.

2. NÚMERO DE VAGAS

2.1. O número de vagas oferecidas para o Mestrado, para ingresso no primeiro semestre de 2021, é:

 

Curso

Ampla Concorrência

Pretos, pardos, indígenas

Pessoas com deficiência

Total

Alunos Regulares

Mestrado

14

4

2

20

Alunos Especiais

Mestrado

6

2

2

10

 

2.2. A distribuição das vagas por linhas de pesquisa está descrita no anexo 1.

2.3. No caso de processos seletivos nos quais o candidato concorre a vagas em áreas de concentração ou linhas de pesquisa serão adotados, dentro de cada uma destas, os mesmos proporcionais gerais definidos no art. 5º da resolução 06/2017 do CONPEP, buscando equilíbrio entre áreas ou linhas.

2.4. O PPGCS instituirá comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas (Art. 9º da resolução 06/2017 CONPEP).

2.5. Os candidatos que se inscreverem nas modalidades de cotas deverão ter suas inscrições homologadas pela comissão permanente para o acompanhamento e fiscalização das ações afirmativas (Art. 10 e 11 da resolução 06/2017 CONPEP).

2.6. Nas eventuais impugnações solicitadas por terceiros às inscrições e recursos às decisões de admissão ou inadmissão da cota serão observados os seguintes critérios:

I - entrevista com os componentes do Colegiado do Programa de Pós-graduação;

II - histórico das autodeclarações do candidato interessado em outros certames; e

III - estudo da árvore genealógica. (Art. 12 da resolução 06/2017 CONPEP).

2.7. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência concorrerão concomitantemente às vagas reservadas e às vagas destinadas à ampla concorrência, de acordo com a sua classificação no processo seletivo. Os candidatos pretos, pardos, indígenas e os com deficiência classificados dentro do número de vagas oferecido para ampla concorrência não serão computados para efeito do preenchimento das vagas reservadas.

2.8. Em caso de desistência de candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência aprovado em vaga reservada, a vaga será preenchida pelo candidato preto, pardo, indígena e o com deficiência posteriormente classificado.

2.9. Na hipótese de não haver candidatos pretos, pardos, indígenas e com deficiência aprovados em número suficiente para ocupar as vagas reservadas, as vagas remanescentes serão revertidas para a ampla concorrência, sendo preenchidas pelos demais candidatos aprovados observada a ordem de classificação.

2.10. A pessoa com deficiência não é obrigada a inscrever-se como tal nos termos do art. 4º § 2º da Lei no 13.146/2015.

3. PRÉ-REQUISITOS

3.1. As vagas disponíveis são destinadas a egressos (as) de cursos de graduação plena reconhecidos pelo MEC. Tais vagas são oferecidas para as linhas de pesquisa do Programa, conforme descrição informada no Anexo VII.

3.2. Não serão admitidas inscrições de egressos (as) de curso de curta duração, sequencial e assemelhados e somente serão admitidos tecnólogos (as) graduados (as) em nível superior.

3.3. O certificado em língua estrangeira não será cobrado como pré-requisito no ato da inscrição. Contudo, os (as) candidatos(as) aprovados(as) no Processo Seletivo/2021 para o Curso de Mestrado em Ciências Sociais deverão, obrigatoriamente, apresentar, até o agendamento de seu exame de qualificação, que deverá ser feito até o final do 18o(décimo oitavo) mês do ingresso no curso, a comprovação de proficiência em língua inglesa, francesa ou espanhola, conforme determina o Regimento Interno do PPGCS.

3.4. Serão aceitos os certificados de proficiência emitidos pelo PROFLIN/ILEEL/UFU (HTTP://www.ileel.ufu.br/proflin), os comprovantes de realização de exames oficiais, tais como: Cambridge – FCE,CAE ou CPE; Michigan – ECCE, ECPE ou MTELP; Toefl, com o mínimo de 500 pontos na prova impressa ou 230 na prova eletrônica.

3.4.1. O (A) candidato(a) que optar pelo certificado de proficiência emitido pelo PROFLIN/ILEEL/UFU deverá agendar sua prova de proficiência em dia e horário definido pelo PROFLIN/ILEEL/UFU.

3.4.2. Serão aceitos os certificados de proficiências, com validade a partir do ano de 2019.

3.5. Os(As) candidatos(as) estrangeiros(as) ou naturalizados(as), não lusófonos, além de apresentar comprovante de proficiência, conforme item 3.3, deverão, também, submeter-se até o início das aulas, a exames de proficiência em Língua Portuguesa, em data e local a serem definidos pelo Colegiado do PPGCS.

3.5.1. A aprovação do exame de proficiência em língua portuguesa tem validade de 36 meses, destinando-se, exclusivamente, para os fins do PPGCS.

4. INSCRIÇÕES

4.1. A inscrição do (a) candidato (a) ao PPGCS compõe-se de duas etapas:

4.1.1. A primeira consiste na entrega da documentação exigida, conforme item 4.6;

4.1.2. A segunda consiste na análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos;

4.2. O candidato (a) deverá inscrever-se pelo endereço de correio eletrônico: (ppgcs@incis.ufu.br);

4.2.1. Para facilitar a identificação, a mensagem de correio eletrônico deverá vir intitulada da seguinte forma: “INSCRIÇÃO EDITAL SELEÇÃO 01/2021: NOME DO (A) CANDIDATO (A).

4.3. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa;

4.4. O (a) candidato (a) deverá preencher no ato da inscrição os formulários disponíveis no endereço eletrônico do PPGCS (www.ppgcs.incis.ufu.br), na aba “Comunicados”, de modo que nele constem informações exatas e verídicas, sob pena de cancelamento da inscrição;

4.5. O cronograma das inscrições é:

Atividade

Data

Horário

Local

Período de Inscrição

13 a 16/12/2021

Conforme item 4.2

Conforme item 4.2

Resultado da análise da documentação

17/12/2021

Resultado será divulgado até às 17:00 horas.

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

4.6. Documentação exigida:

4.6.1. Formulário de Inscrição disponibilizado no site do PPGCS devidamente preenchido com todas as informações requeridas, de forma que dele constem informações exatas e verídicas, sob pena de indeferimento da inscrição;

4.6.2. Uma cópia digital simples e legível de:

4.6.2.1. Diploma de graduação, atestado ou certidão de conclusão do curso de graduação emitida pelo órgão competente;

4.6.2.2. Em caso de não conclusão do curso, declaração emitida pela Instituição de Ensino de origem de que até o dia anterior à matrícula no programa terá concluído o curso e colado grau oficialmente; 

4.6.2.3. Registro civil (certidão de nascimento ou casamento);

4.6.2.4. Documento de identidade;

4.6.2.5. Comprovante de quitação eleitoral;

4.6.2.6. CPF;

4.6.2.7. Certificado de reservista, se do sexo masculino;

4.6.3. Curriculum vitae (PDF) – plataforma Lattes, atualizado. O Curriculum vitae deverá ser gerado na Plataforma Lattes – http://lattes.cnpq.br/ Serão consideradas as atividades comprovadas nos anos de 2017 a 2021. (Exceto os certificados de Cursos de Pós-graduação lato sensu stricto sensu, aos quais não se aplica tal limitação de data).

4.6.4. Os documentos comprobatórios do Curriculum vitae – plataforma Lattes, sendo que deverão estar numerados na mesma sequência dos itens constantes da ficha de pontuação de currículo (Anexo VI).

4.6.5. Projeto de pesquisa em formato eletrônico (PDF), sem identificação do(a) candidato(a).

4.6.5.1. Em hipótese alguma o (a) candidato (a) pode se identificar no projeto de pesquisa. Considera-se quebra de anonimato (identificação) qualquer referência explícita de autoria, marcas de revisão presentes no texto (citação de nome do autor do projeto, menções ao nome de ex-orientador de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e monografia, grupos de pesquisa, referência a artigos em autoria ou em co-autoria, vinculação profissional atual e anteriores).

4.6.5.2. Caso o Projeto de Pesquisa apresente alguma forma de identificação ou quebra de anonimato, automaticamente, ele será desclassificado.

4.6.6. Poderão se inscrever, também, candidatos que não possuam, na data da inscrição, o respectivo diploma de graduação, desde que a conclusão do curso e colação de grau tenham ocorrido ou ocorra até o dia anterior à matrícula no Programa, comprovado por declaração institucional emitida por órgão competente. 

4.6.7. Os arquivos das cópias em PDF deverão estar legíveis e ter no máximo 2 megabytes cada.

4.6.8. ATENÇÃO: No ato da matrícula, qualquer documento solicitado pelo Edital de Matrícula que não for apresentado pelo candidato irá indeferir a matrícula, mesmo que o candidato tenha sido aprovado em todas as etapas do processo seletivo.

4.7. Todos os documentos requeridos no item 4.6 deverão ser enviados para o endereço eletrônico do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br) via link de acesso a arquivo do Google Drive, conforme cronograma do item 4.5;

4.8. No ato da inscrição o (a) candidato (a) deverá preencher o formulário optando por uma única linha de pesquisa. Não será admitida alteração da opção de Linha de Pesquisa assinalada no requerimento de inscrição.

4.9. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

5. PROCESSO DE AVALIAÇÃO: ETAPAS, CLASSIFICAÇÃO E APROVAÇÃO

5.1. Os(as) candidatos(as) inscritos serão submetidos(as) à seleção em quatro fases da seguinte forma:

5.2. Primeira Fase: Avaliação, em caráter classificatório e eliminatório, de um Ensaio Escrito de habilitação teórica, versando sobre um dos tópicos apresentados no Anexo II.

5.2.1. O ensaio teórico deverá conter um mínimo de 3 páginas e um máximo de 8 páginas, conforme as seguintes orientações de formatação textual: Espaço Superior 2,5cm, Espaço Inferior 2,5cm, Espaço Esquerdo 3,0cm e Espaço Direito 3,0cm, Fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento de 1,5 cm. O arquivo deve estar em formato pdf;

5.2.2. O ensaio teórico deverá ser enviado para o endereço eletrônico da Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (ppgcs@incis.ufu.br), impreterivelmente, até as 24:00 horas da data mencionada no Cronograma das etapas de avaliação;

5.2.3. A mensagem eletrônica deverá vir identificada com o nome do (a) candidato (a), sendo que o arquivo em pdf e o ensaio não poderão conter qualquer forma de identificação de autoria;

5.2.3.1. Em caso de identificação da autoral do ensaio, o (a) candidato (a) será automaticamente eliminado do Processo de Seleção.

5.2.4. Ensaios enviados fora do período mencionado no cronograma das etapas de avaliação não serão avaliados pela Comissão de Avaliação da primeira fase;

5.2.5. O ensaio teórico terá peso três na nota final.

5.2.6. O ensaio teórico terá um valor máximo de 100 pontos e será corrigido por três docentes do programa, levando-se em conta os critérios de correção do ensaio teórico, Anexo III;

5.2.7. A nota final do ensaio teórico obtida pelo(a) candidato(a) será a média aritmética das notas atribuídas pelos(as) integrantes da comissão examinadora.

5.2.8. Será considerado(a) aprovado(a) no ensaio teórico o(a) candidato(a) que obtiver nota final igual ou superior a 70 pontos, em uma escala de zero a 100 pontos.

5.3. Segunda Faseavaliação, em caráter eliminatório e classificatório, do Projeto de Pesquisa (Anexo IV). Será aprovado(a), nesta fase, o(a) candidato(a) que obtiver nota igual ou superior a 70 pontos, em uma escala de zero a 100 pontos.

5.3.1. O Projeto de Pesquisa terá peso três na nota final.

5.3.2. Não poderá haver qualquer identificação do(a) candidato(a) no Projeto de Pesquisa entregue à banca avaliadora.

5.3.3. A avaliação do projeto de pesquisa será feita pelos(as) docentes (Anexo VIII) de cada uma das linhas de pesquisa (Anexo VII), conforme parâmetros do Anexo V. O Projeto de Pesquisa será avaliado por três docentes. A nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos(as) três avaliadores(as).

5.4. Terceira Fase: análise, em caráter classificatório, do Curriculum Vitae – plataforma Lattes - do período de 2016 a 2020, com peso dois na nota final.

5.4.1. A avaliação do Curriculum Vitae – plataforma Lattes - do ano de 2016 a 2020 será pontuada conforme os parâmetros do Anexo VI.

5.4.2. Todos os itens arrolados no Curriculum Vitae obrigatoriamente terão de ser comprovados.

5.5. Quarta Fase: arguição oral dos (as) candidatos (as) sobre questões formuladas pela banca de avaliação tendo como referência as informações constantes no Currículo Vitae, no Projeto de Pesquisa, apresentados no ato de inscrição, assim como no ensaio teórico avaliado na Primeira Fase, com peso dois na nota final, de caráter classificatório e eliminatório. Os critérios de avaliação, igualmente valorizados, desta etapa serão: a) conhecimento teórico-metodológico sobre a área e o tema de pesquisa apresentados no Projeto de Pesquisa do (a) candidato (a); b) capacidade argumentativa face às questões colocadas pela banca examinadora a partir do tópico abordado pelo (a) candidato(a) no seu ensaio teórico; c) habilidade do (a) candidato (a) para expor e debater aspectos relevantes da sua trajetória acadêmica e Currículo Vitae.

5.5.1. As arguições orais serão realizadas na modalidade remota, por meio do software de Vídeo-Conferência “Conferência Web”, nas datas previstas no cronograma geral do item 6.8, conforme ordem previamente divulgada no site do Programa (www.ppgcs.incis.ufu.br);

5.6. A nota final em cada uma das fases do processo seletivo será a média aritmética das notas obtidas pelo(a) candidato(a) junto aos(às) integrantes da comissão examinadora, considerando-se que a pontuação em cada etapa será de zero a 100 pontos.

5.6.1. São critérios de desempate, em ordem decrescente, as notas da arguição oral, do  ensaio teórico, do projeto de pesquisa e  do Curriculum Vitae – plataforma Lattes.

5.6.2. Persistindo o empate, será considerado (a) o(a) candidato(a) de maior idade.

5.7. Serão disponibilizados no sitio do PPGCS (www.ppgcs.incis.ufu.br) os resultados das quatro fases do processo seletivo: as médias da correção do ensaio teórico, do projeto, da pontuação do Curriculum Vitae - Plataforma Lattes e da arguição oral, dos (as) candidatos (as), que serão identificados (as) pelos respectivos números de inscrição.

5.8. Cronograma das etapas de avaliação:

Atividade

Data

Horário

Local

Inscrição no Edital

13 a 16/12/2021

Até às 24:00 horas do dia 16/12/2021

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Divulgação do Resultado das Inscrições

17/12/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Período para Recursos

20 a 21/12/2021

Até às 24:00 horas do dia 21/12/2021

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Divulgação da composição das Bancas Examinadoras

22/12/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Resultado dos Recursos

22/12/2021

 

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

PRIMEIRA FASE – Classificatória / Eliminatória

Envio do ensaio teórico para o e-mail da Secretaria do PPGCS

12/01/2022

Até às 24 horas do dia 12/01/2022

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Publicação do Resultado da 1ª fase

17/01/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Período para Recursos

18 a 19/01/2021

Até às 24 horas do dia 19/01/2021

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Resultado da análise dos Recursos

20/01/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

SEGUNDA FASE – Classificatória /Eliminatória

Avaliação e Classificação dos Projetos

21/01/2021 a 25/01/2021

Até às 24 horas do dia 25/01/2021

N/A

Publicação do Resultado da 2ª fase

26/01/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Período para Recursos

27 a 28/01/2021

Até às 24 horas do dia 28/01/2021

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Resultado da análise dos Recursos

31/01/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

TERCEIRA FASE - Classificatória

Divulgação da Pontuação do Currículo Lattes

03/02/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Período para ingresso com Recurso

04 a 07/02/2021

Até às 24:00 horas do dia 07/02/2021

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Resultado da análise dos Recursos

08/02/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

QUARTA FASE – Classificatória / Eliminatória

Realização das Entrevistas de Arguição Oral

09 a 11/02/2021

Conforme ordem em cronograma previamente divulgado no site do PPGCS

As arguições serão realizadas por meio do software “Conferência web”

Publicação do Resultado da 4ª fase

14/02/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Período para Ingresso com Recurso

15 a 16/02/2021

17:00 horas

Endereço de Correspondência Eletrônica do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br)

Resultado da análise dos Recursos

17/02/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

DIVULGAÇÃO DO RESULTADO FINAL

Divulgação do Resultado Final do Edital, com a classificação final dos (as) candidatos (as)

18/02/2021

17:00 horas

Site do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

 

6. ALUNO ESPECIAL

6.1. Os alunos especiais submetem-se às mesmas obrigações dos alunos regulares, no que se refere ao calendário acadêmico e às disciplinas em que venham a se matricular, e não têm direito à orientação de dissertação ou tese.

6.2. O aluno especial será admitido por 12 meses (dois semestres) consecutivos e terá direito à renovação de sua matrícula somente se a soma dos créditos já obtidos com aqueles que ele pretende se matricular não ultrapassar em 50% os créditos necessários à integralização do currículo de mestrado.

6.3. O aluno especial poderá matricular-se somente em uma disciplina por semestre;

6.4. O número de alunos especiais não excederá o percentual de 50% do número total de alunos regulares matriculados no geral e em cada disciplina;

6.5. As vagas oferecidas para alunos especiais serão distribuídas da seguinte forma:

6.5.1. Aos candidatos aprovados para o curso de Mestrado e classificados além do número de vagas para alunos regulares são destinadas 02 vagas.

6.6. Aos candidatos matriculados como alunos regulares em outros PPGs reconhecidos pela CAPES. São destinadas 03 vagas para o primeiro semestre de 2021 e 03 vagas para o segundo semestre de 2021.

6.7. A inscrição do candidato a aluno especial do PPGCS matriculado em outro PPG reconhecido pela CAPES compõe-se de duas etapas.

6.7.1. A primeira consiste na entrega da documentação exigida;

6.7.2. A segunda consiste da análise dessa documentação pela Comissão Examinadora, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

6.7.3. O candidato deverá apresentar a documentação exigida neste edital, digitalizada e salva em formato PDF enviado para o endereço eletrônico ppgcs@incis.ufu.br com a seguinte indicação no corpo da mensagem:

ASSUNTO: Inscrição no Processo de Seleção de Alunos Especiais – 2020/1

À Coordenação do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS)

Nome do candidato:                                                  Telefone:                           E-mail:

6.7.4. O PPGCS não se responsabiliza por inscrição não recebida devido a fatores de ordem técnica- operacional, greves, sinistro, extravio ou qualquer outro fator que impeça a entrega da mensagem;

6.7.5. A responsabilidade pela entrega da mensagem no PPGCS é inteiramente do (a) candidato (a);

6.7.6. Não haverá, sob qualquer pretexto, inscrição provisória, condicional ou extemporânea. Não será recebida, sob qualquer hipótese, documentação avulsa.

6.7.7. Documentação complementar exigida:

6.7.7.1. Atestado de matrícula no curso de pós-graduação de origem do candidato, no semestre que ele pretende vincular-se ao PPGCS;

6.7.7.2. Histórico Escolar do curso de pós-graduação de origem do candidato, atualizado até o semestre imediatamente anterior ao que ele pretende vincular-se ao PPGCS;

6.7.7.3. Carta de recomendação do Professor orientador do candidato;

6.7.7.4. Endereço do currículo lattes que deverá ser atualizada até a data da inscrição.

6.8. O processo de seleção de alunos especiais será procedida via parecer do professor responsável pela disciplina e de aceite do Colegiado do PPGCS;

6.8.1. O Professor responsável pela disciplina junto ao PPGCS avaliará o currículo Lattes conforme o anexo VI, emitirá parecer FAVORÁVEL ou CONTRÁRIO à admissão da matrícula do candidato e classificará os aprovados conforme o anexo VI e, considerando a adequação da justificativa do pedido à linha de pesquisa da disciplina;

6.9. As atividades, datas e horários do Processo de Seleção dos candidatos a alunos especiais matriculados em outros PPGs reconhecidos pela CAPES são os seguintes:

 

ATIVIDADE

PERÍODO

Inscrição

A ser divulgado posteriormente no endereço eletrônico do PPGCS: www.ppgcs.incis.ufu.br

Avaliação do currículo lattes

Resultado

7.10. Os critérios classificatórios de seleção, caso haja um número superior de candidatos em relação ao número de vagas disponíveis, serão:

6.10.1. Classificação das notas atribuídas pelo docente da disciplina solicitada;

6.10.2. Menor tempo para a conclusão do curso de Mestrado ou Doutorado no Programa de origem do candidato.

6.10.3. Notas do Histórico Escolar apresentado;

7. DOS RECURSOS

7.1. Serão admitidos recursos quanto:

7.1.1. Deferimento de Inscrição

7.1.2. Aos resultados das quatro fases sucessivas do processo seletivo.

7.2. O prazo para interposição de recurso será de 2 (dois) dias úteis após a realização de cada evento que lhes disser respeito, conforme as datas estabelecidas no cronograma (deferimento da inscrição, avaliação dos ensaios teóricos, avaliação dos projetos, e resultados das avaliações), tendo como termo inicial o primeiro dia útil subsequente à data do evento objeto de recurso.

7.3. Admitir-se-á um recurso por candidato(a) para cada evento ocorrido, devidamente fundamentado. O(A) candidato(a) poderá recorrer a três instâncias sucessivas, a saber, o Colegiado do PPGCS, o Conselho do Instituto de Ciências Sociais (COINCIS) e o Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP). Para interposição de recursos em segunda e terceira instâncias deverão ser considerados os prazos máximos de 10 (dez) dias corridos, após a divulgação da apreciação do recurso anterior.

7.4. Os recursos concernentes ao Colegiado do PPGCS, ao Conselho do Instituto de Ciências Sociais (COINCIS) deverão ser enviados para o e-mail da Secretaria do PPGCS (ppgcs@incis.ufu.br), dentro dos prazos estabelecidos no cronograma.

7.4.1. Os recursos concernentes ao Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação (CONPEP) deverão ser enviados para o endereço de correio eletrônico dirpg@propp.ufu.br.

8. DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A inscrição do(a) candidato(a) implicará no conhecimento e a tácita aceitação das normas e condições para o processo seletivo contidas neste Edital e nas demais normas pertinentes à matéria.

8.2. Os resultados serão divulgados no endereço www.ppgcs.incis.ufu.br, na aba de “Comunicados”, conforme cronograma deste edital.

8.3. Não serão fornecidas por telefone informações quanto aos locais, datas e horários de prova, classificação e aprovação dos(as) candidatos(as).

8.4. A comissão examinadora reserva-se o direito de não preencher todas as vagas.

8.5. Os(as) candidatos(as) classificados(as) além do número oficial de vagas poderão ser chamados(as), mediante autorização do Colegiado do PPGCS, para ocupar eventuais vagas adicionais na condição de alunos(as) especiais, conforme item 2.2.

8.6. A comissão examinadora, quando solicitada, apresentará relatório circunstanciado sobre a realização do processo seletivo com os critérios adotados para a correção de provas e atribuição de notas individuais aos(às) candidatos(as).

8.7. Os resultados finais do concurso serão homologados pela coordenação do PPGCS.

8.8. As matrículas dos(as) candidatos(as) aprovados(as) serão efetuadas pela Secretaria do PPGCS, segundo o calendário acadêmico da pós-graduação da UFU, o regulamento do PPGCS, as normas gerais de funcionamento da pós-graduação da UFU e o Regulamento Geral da UFU.

8.9. A qualquer tempo, poder-se-á anular a inscrição, as provas e a matrícula do(a) candidato(a), desde que verificada qualquer falsidade nas declarações e/ou quaisquer irregularidades nas provas e/ou na documentação apresentada.

8.10. Em hipótese alguma, será admitido no Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, o(a) candidato(a) que não apresentar o diploma de graduação ou a certificado de conclusão do curso de graduação até a data da matrícula.

8.11. O candidato, portador ou não de deficiência, que necessitar de condição especial para a realização das provas deverá enviar, até 05 dias antes de sua realização, à secretaria do PPGCS solicitação de condições especiais.

8.12. A solicitação de condições especiais será atendida segundo os critérios de viabilidade e de razoabilidade.

8.13. Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora conjuntamente com o Colegiado do PPGCS.

Uberlândia, 26 de outubro de 2021.

Diego Soares da Silveira

Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Diego Soares da Silveira, Coordenador(a), em 09/11/2021, às 11:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3158952 e o código CRC 7EAD2B64.



ANEXOS AO Edital

ANEXO I

    Seleção de Programa de Pós-Graduação

    Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico.

Distribuição de Vagas por Linhas de Pesquisa

Cultura, Identidades, Educação e Sociabilidade: 10 vagas

Política, Cultura, Trabalho e Movimentos Sociais: 10 vagas

 

ANEXO II

    Seleção de Programa de Pós-graduação

    Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico.

Ementa de tópicos para o ensaio de habilitação teórica

  1. As perspectivas teórico-metodológicas nas teorias sociais de Weber, Durkheim e Marx.
  2. Mudanças Sociais na Sociedade Contemporânea.
  3. Cultura e Sistemas Simbólicos.
  4. As perspectivas teórico-metodológicas clássicas da Antropologia e algumas de suas vertentes contemporâneas.

 

ANEXO III

     Seleção de Programa de Pós-Graduação

       Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico.

Critérios de correção do ensaio de habilitação teórica

Critérios

Pontos

 

1. Domínio teórico e conceitual do tema

 

60

 

2. Clareza na construção dos argumentos

 

30

 

3. Domínio gramatical e ortográfico do texto

 

10

 

TOTAL

 

100

Sugestões bibliográficas:

BAUMAN, Z. Modernidade líquida (Capítulo 1 – “Emancipação”). Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BENEDICT, Ruth. Padrões de Cultura. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

BOAS, Franz. Antropologia cultural. Organização de Celso Castro. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2004.

DURKHEIM, Émile. As regras do método sociológico. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas (Capítulos 1, 4, 5, 6 e 8). Rio de Janeiro, Zahar, 1989.

LAVAL, Christian e DARDOT, Pierre. A nova razão do mundo (Capítulo 8 – “A Fábrica do Sujeito Neoliberal”). Boitempo Editoral, 2016.

GIDDENS, Anthony (1997). A vida em uma sociedade Pós-Tradicional. In: BECK, U.; GIDDENS, A. ; LASH, S. (orgs). Modernização Reflexiva: política, tradição e estética na ordem social moderna. São Paulo: Editora Unesp, 1997.

ORTNER, Sherry. Teoria na Antropologia desde os anos 1960. Revista Mana, n. 17, Vol. 02, p. 419-466, 2011.

HARVEY, D. Condição Pós-Moderna. 15. ed. São Paulo: Loyola, 2006.

LATOUR, Bruno. Jamais fomos modernos: ensaios de antropologia simétrica. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1994

LÉVI-STRAUSS, Claude. Antropologia estrutural – Volume 1 (Capítulos 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9 e XV). Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.

MALINOWSKI, B. Objeto, Método e alcance desta pesquisa. IN: ZALUAR, Alba. Desvendando Máscaras Sociais. Editora Francisco Alves, 1980.   

MARX, Karl e ENGELS, Friedrich. A ideologia alemã (Primeira Parte). São Paulo: Hucitec, 1991. MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia (Partes 2, 5 e 6). São Paulo: EDUSP/EPU, 1974.

MEAD, Margaret. Sexo e Temperamento. São Paulo: Editora Perspectiva, 2003.

RADCLIFFE- BROWN, A. R. Estrutura e Função na Sociedade Primitiva. Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2013.

SAHLINS, Marshal. Cultura na prática (Capítulos 5, 10, 11, 13, 14 e 16). Rio de Janeiro: EdUFPR, 2004.

VIVEIROS DE CASTRO, E. Metafísicas Canibais: elementos para uma antropologia pós-estrutural. SP: Cosac Naify, 2015.

WEBER, Max. A “objetividade” do conhecimento em Ciências Sociais. In: Weber. Coleção Grandes Cientistas Sociais, número 13. São Paulo: Ática, 2006.

 ______. Economia e Sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva (Conceitos sociológicos fundamentais). Vol. 1, Capítulo 1. Brasília: EdUnB. São Paulo: Imprensa Oficial, 1999.

 

ANEXO IV

 Seleção de Programa de Pós-Graduação

EDITAL PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico

Modelo de Projeto de Pesquisa (Projeto de Mestrado) não identificado em formato eletrônico (PDF) – Máximo de 20 páginas e mínimo de 15 páginas

Capa:

(A folha da capa não será computada no número máximo de páginas do projeto).

Introdução: Apresentação do tema, exposição e delimitação do problema de pesquisa.

Justificativa: Demonstrar a relevância acadêmica e social do problema e a delimitação do objeto.

Objetivos: Geral e específicos.

Referencial teórico-metodológico:

Cronograma de execução: Descrição das atividades a serem realizadas e seus respectivos prazos de execução (máximo de 24 meses).

Referências: Conforme normas da ABNT.

O projeto deverá obedecer ao padrão do editor Word, fonte Times New Roman 12, espaçamento entre linhas 1,5 e citações de textos e gráficos apresentados de acordo com as Normas vigentes da ABNT.

 

ANEXO V

    Seleção de Programa de Pós-Graduação

    Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico

Avaliação do Projeto de Pesquisa

 

Item                                                              Pontuação

 

  1. Apresentação do tema, exposição e delimitação do problema de pesquisa.        30 pontos
  2. Justificativa e objetivos.                                                                                       20 pontos
  1. Referencial teórico-metodológico: discussão teórica sobre o problema e o objeto da pesquisa, com base em fundamentos epistemológicos de teorias sociais pertinentes; discussão de hipótese(s); proposição metodológica da pesquisa, seguida da identificação das fontes e das técnicas de abordagem. 40 pontos
  1. Referências bibliográficas: pertinência e atualização.                                         10 pontos

PONTUAÇÃO TOTAL                                                    100 pontos

 

 

ANEXO VI

    Seleção de Programa de Pós-Graduação

                                   Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

 

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico

Avaliação do Curriculum lattes – plataforma Lattes (2017-2021)

 

ITENS

PONTUAÇÃO

VALOR MÁXIMO

  1. EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL – DOCÊNCIA

1.1. Docência no ensino fundamental, médio ou pré-vestibular. (Os estágios supervisionados realizados como componente curricular na graduação não serão validados.)

 

 

 

5 pontos por semestre completo

 

 

 

20 pontos

1.2. Docência no Ensino Superior

5 pontos por semestre completo

20 pontos

Observação: valor máximo do item 1 = 20 pontos

  1. PRODUÇÃO CIENTÍFICA

2.1. Livro publicado na área de Ciências Humanas, com ISBN. Tese/dissertação em áreas afins

 

20 pontos por publicação

20 pontos

2.2. Organização de coletânea com ISBN

10 pontos por publicação

10 pontos

2.3. Capítulos de livros com ISBN

10 pontos por publicação

20 pontos

2.4. Artigos em Periódicos Científicos Qualis-Capes

10 pontos por publicação

20 pontos

2.5. Artigos completos em anais de congressos científicos

5 pontos por artigo

10 pontos

2.6. Resumos publicados em anais/cadernos de congressos científicos

0,5 ponto por resumo

1,0 pontos

2.7. Resenhas em periódicos com ISSN

5 pontos por resenha

10 pontos

2.8. Produção técnica: catálogos, manuais didáticos, traduções, dossiês, entrevistas.

5 pontos por produção

10 pontos

Observação: valor máximo do item 2 = 40 pontos

  1. EXPERIÊNCIA TÉCNICA, DE PESQUISA E EM DEMAIS ATIVIDADES ACADÊMICAS

3.1. Estágio nas áreas de Ciências Sociais e/ou afins, com duração igual ou superior a 160 horas (Os estágios supervisionados realizados como componente curricular na graduação não serão considerados.)

 

 

2,5 pontos por estágio

 

10 pontos

3.2. Bolsa de aperfeiçoamento ou apoio técnico de órgão de fomento

5 por semestre

20 pontos

3.3. Participação em atividades de Iniciação Científica, com ou sem bolsa, devidamente registrado na Propp, ou Iniciação Científica vinculada a projeto de pesquisa de orientador, com apoio de agência de fomento externa.

 

5 por semestre

20 pontos

3.4. Participação em Programas Tutoriais – PET, e de Iniciação à Docência – PIBID, com ou sem bolsa, devidamente registrado na Prograd.

 

 

5 por semestre

 

20 pontos

3.5. Participação em atividades de Extensão, com ou sem bolsa, devidamente registrado na Proex.

 

5 por semestre

 

20 pontos

3.6. Apresentação de trabalhos em eventos

 

2,5 pontos por trabalho

 

10 pontos

3.7. Participação como ouvinte em eventos científicos

0,5 por evento

2 pontos

3.8. Curso de pós-graduação lato sensu em Ciências Sociais ou áreas afins (reconhecidos pelo MEC)

 

10 pontos

 

10 pontos

3.9. Atividade técnica em museus, arquivos, fundações culturais e monitoria de eventos.

1 ponto por atividade

5 pontos

3.10. Coordenação ou organização de eventos acadêmicos e científicos

 

2 pontos por atividade

 

10 pontos

3.11. Monitoria em disciplina regular das Ciências Sociais e áreas afins

 

2,5 pontos por semestre

 

10 pontos

3.12. Participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão sem bolsa, registrados nas pró-reitorias

 

2,5 pontos por semestre

 

10 pontos

3.13. Ministrante de minicurso, palestra e outros

 

2,5 pontos por atividade

 

10 pontos

3.14. Representação estudantil, profissional, órgão de classe.

 

1,0 ponto por atividade/ano

 

5 pontos

Observação: valor máximo do item 3 = 40 pontos

 

VALOR TOTAL DA PONTUAÇÃO DO Curriculum lattes – plataforma Lattes   =   100 PONTOS

 

ANEXO VII

     Seleção de Programa de Pós-Graduação

     Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico

Linhas de pesquisa

 

  1. Linha de Pesquisa CulturaIdentidades, Educação e Sociabilidade

Esta linha de pesquisa abrange um leque amplo de objetos e de campos de investigação e estrutura-se a partir de uma perspectiva interdisciplinar que tem fundamentado as Ciências Sociais na contemporaneidade. Nessa perspectiva destacam-se os estudos de cultura, em que os aspectos simbólicos e o imaginário, em suas diversas manifestações e práticas, são considerados categorias fundamentais à compreensão da vida em sociedade e da própria história. Fazem parte desta linha de pesquisa estudos sobre variadas construções simbólicas, tais como: das relações de gênero, das identidades étnicas, do conflito e da violência, da cultura popular, da literatura e da arte, das identidades regionais e nacionais, entre outras. No campo das identidades busca-se compreender as novas formas de construção dos sujeitos políticos no mundo contemporâneo. Considera-se, para tanto, os processos de ruptura com as formas tradicionais que até então estabilizavam as identidades: classe, nação, raça. Assume-se, nesse sentido, que a construção da identidade resulta de um processo situacional, híbrido, conflitivo, dinâmico e instável. O campo de estudos de gênero agrega pesquisas orientadas por perspectivas teóricas de compreensão da construção social das diferenças sexuais e de seus reflexos para o posicionamento de homens e mulheres nas diversas esferas de relações sociais. Desse modo, gênero é considerado como marcador social para as análises das ciências sociais. A temática  Educação tem como proposta refletir sobre a contribuição teórica das Ciências Sociais, focalizando a produção do conhecimento sociológico clássico e contemporâneo para o estudo e compreensão da cultura e do processo de construção da cidadania. A historicidade do ensino de Sociologia, os materiais didáticos, a formação docente, a valorização da escola e da educação como objeto de pesquisa sociológica são questões de interesse específico dessa área. No campo da sociabilidade busca-se entender as peculiaridades da sociabilidade contemporânea, verificar a existência de novas formas de expressão e, para isso, torna-se importante recuperar os diagnósticos sobre a sociabilidade característica da modernidade, recuperar cenários, perceber continuidades e descontinuidades.

 

  1. Linha de Pesquisa PolíticaCultura, Trabalho e Movimentos Sociais

A linha de pesquisa congrega investigações em torno da dinâmica social contemporânea do Brasil e de  outros cenários nacionais. São abordados temas e autores, nacionais e internacionais que, no interior das e nas fronteiras entre cada uma dessas subáreas de pesquisa, iluminam questões sociais candentes que estimulam o debate acadêmico na antropologia e na sociologia em torno das interfaces entre política, cultura, trabalho e movimentos sociais. O debate em torno dos conceitos de cultura e política pretende enfatizar aqui as formas e dinâmicas culturais em sua relação com o campo da política. A cultura é pensada no plural, garantindo a especificidade e a diversidade dos sujeitos estudados, assim como o reconhecimento de sua capacidade de reinvenção. Nesse sentido, buscaremos compreender os processos através dos quais os atores  e agencias redefinem suas relações, valores e conferem sentido ao mundo social a partir da experiência da ação política, quer individualmente, a partir da análise de trajetórias, quer a partir do associativismo, das organizações e entidades diversas. A mediação cultural e política permite-nos apreender assim novas configurações sociais a partir do panorama dos fluxos, cada vez mais intensos, de pessoas, objetos e coisas onde o conceito de cultura torna possível não somente o entendimento acerca da democracia, como de novos parâmetros para as relações sociais e para as diferentes formas de percepção e conhecimento do mundo. A discussão envolvendo o alcance da política se propõe abarcar um amplo arco de questões, sem confiná-la a apenas uma de suas dimensões. De um lado, essa opção envolverá uma releitura dos marcos clássicos em que a política foi posta historicamente, guardando estreita relação com o poder estatal. De outro, impõe-se que o debate se mostre permeável à assimilação de outras contribuições que distenderam seu raio de abrangência, especialmente em décadas mais recentes, quando se assistiu a um como que "estilhaçamento" do conceito de política, que passou a permear múltiplas manifestações que a deslocaram daquilo que, durante muito tempo, constituiu, por assim dizer, seu ponto fixo. Dessa forma, pretende-se dar conta tanto da política institucional, fincada no âmbito da macropolítica, quanto de suas expressões moleculares ou micropolíticas. Como decorrência disso, descortina-se um amplo campo de estudos e de investigações que estabelecem diferentes tipos de associação entre a política em geral e as relações de poder, onde quer que estas se apresentem, a fim de tentar apreender a "politização do social". O tema do trabalho tratará das pesquisas que versam sobre como - nas formas de ser do capitalismo contemporâneo, com ênfase para a realidade brasileira? Constituem as classes trabalhadoras em suas experiências de atuação na produção, organização, mobilização, reivindicação e intervenção no cenário político. O horizonte temático diz respeito ao amplo e complexo conjunto de aspectos (relações de trabalho, processo produtivo, movimento operário, sindicalismo, configurações atuais dos assalariados, trabalho produtivo/improdutivo, modalidades de precarização do trabalho, espaços de identidade) que reiteradamente instigam estudiosos na sociologia do trabalho. Quanto aos movimentos sociais, as investigações abordam os principais paradigmas e propostas teóricas (clássicos e atuais) a respeito da emergência desses fenômenos sociais que têm se mostrado fundamentais para a compreensão da dinâmica política contemporânea. Nesse exato sentido, busca-se, por um lado, refletir a respeito de sua originalidade e de suas condições de possibilidade. Ao mesmo tempo, há um esforço de análise de contextos históricos (nacionais e internacionais) específicos nos quais os movimentos sociais têm se revelado mais expressivos e significativos.

 

ANEXO VIII

Seleção de Programa de Pós-Graduação

         Edital PPGCS/INCIS/UFU Nº 001/2021

Edital de abertura das inscrições e do processo de seleção 2021/01 para ingresso ao Programa de Pós- Graduação em Ciências Sociais, Curso de Mestrado Acadêmico

Relação de docentes do PPGCS por linha de pesquisa

 

LINHA

DOCENTES

CulturaIdentidades, Educação e Sociabilidade

Cultura, Trabalho e Movimentos Sociais

 

Claudia Swatowiski

Daniel Alves

Diego Soares da Silveira

Fabiane Santana Previtali

Marcel Mano

Maria Lúcia Vannuchi

Mariana M. Pinto Cortês

 Marili Peres Junqueira

Robson Rodrigues

 

Aldo Duran Gil

Alessandro Enoque

Claudelir Corrêa Clemente

Leonardo Barbosa e Silva

Moacir de Freitas Júnior

Patrícia Vieira Trópia

Rafaela Cyrino Peralva Dias

 

 


Referência: Processo nº 23117.074897/2021-39 SEI nº 3158952