UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História da Química

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

GQI112

Período/Série:

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

0

Total:

30

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Fernanda Monteiro Rigue

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

Ofertada em formato presencial. Componente curricular utilizará da Plataforma Microsoft Teams®, equipe HISTÓRIA DA QUÍMICA (2023-2), com vistas a ampliar o contato entre professora e estudantes, tendo em vista a complementação de aprendizagens inerentes ao desenvolvimento das ações (arquivos de aulas, listas, notas, entre outros). Plano de Ensino elaborado conforme premissas dos Artigos presentes na Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023.

 

EMENTA

1. Pré-História.
2. As artes químicas dos povos antigos.
3. As primeiras teorias gregas sobre a natureza da matéria.
4. Alquimia.
5. A Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII.
6. Química nos Séculos XVI e XVII.
7. Química no Século XVIII.
8. Lavoisier.
9. Química no Século XVIII e XX.
10. Química no Brasil.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de História da Química justifica-se pela necessidade de conhecer, refletir e tensionar como a Química se situou ao longo da história da humanidade. Ao mesmo tempo, como o conhecimento químico transformou-se com o passar dos tempos e acontecimentos. O estudo desse processo histórico é de suma importância para a trajetória de constituição dos/as futuros/as professores/as e pesquisadores/as em processo de formação inicial docente, já que o acesso a esses saberes viabiliza pensar a História da Química também como importante aliada para ação pedagógica na sala de aula, conhecendo e reconhecendo as concepções da Química em diferentes épocas, ao mesmo tempo em que se produz uma importante ferramenta para a humanização do ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Fornecer aos estudantes uma visão de como a química se situa na história da humanidade e de como, ao longo dessa história, seus conceitos se transformaram.

Objetivos Específicos:

Discutir com os alunos as grandes etapas na evolução do conhecimento científico, mostrar como essas etapas se situam no momento sócio-econômico e educacional, levando-os a refletir sobre a construção do conhecimento científico ao longo da história e suas implicações na prática educacional.

PROGRAMA

1. Pré-História: Visão geral, Oriente próximo (8000 aC - 4000 aC), Povoamento da América e do Brasil, Pigmentos em pinturas rupestre brasileiras.
2. As artes químicas dos povos antigos: Visão histórica geral, Perfumaria na Babilônia, Sabões, Corantes, Vidro.
3. Metalurgia: Ouro, cobre, bronze, ferro e os mitos da metalurgia.
4. As primeiras teorias gregas sobre a natureza da matéria: Leucipo, Demócrito, Epicuro, Platão e Aristóteles, os elementos e a substância em Aristóteles.
5. Alquimia: na Índia, na China, entre os Árabes, na Europa Medieval e o desenvolvimento da Iatroquímica.
6. A Revolução Científica dos Séculos XVI e XVII.
7. Química nos Séculos XVI e XVII.
8. Lavoisier.
9. Química no Século XVIII a XX.
10. Química no Brasil.

METODOLOGIA

Aulas expositivas e dialogadas, calcadas na dialogicidade. Nesses momentos de aula haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura, reflexão e debate acerca de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a exibição de vídeos sobre as discussões do componente curricular e suas implicações no processo de formação inicial dos/as estudantes, bem como a socialização das atividades avaliativas elaboradas pelos/as mesmos/as. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; caixa de som; livros didáticos e paradidáticos; entre outros.
Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina) - que também servirá como subsídio para realização de Atividades Acadêmicas Extras, conforme redação da Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023. Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma. 

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade.

Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:
1) Elaboração e apresentação de seminários: 40 pontos.
2) Elaboração de ensaio acadêmico: 30 pontos.
3) Entrega do Portfólio discente envolvendo reflexões acerca das ações/aprendizagens vivenciadas na disciplina: 30 pontos.
A média final (MF) será determinada pela soma das notas obtidas nas avaliações previstas.
Todos os critérios a serem empregados nos diferentes instrumentos avaliativos serão explanados e explicitados aos alunos e alunas durante a disciplina, ficando a docente à disposição para maiores esclarecimentos.
Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, sem justificativa e vinculação com o que está previsto nas normas da universidade, implicará em nota 0 (zero).
Será considerado aprovado o/a aluno/a que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos e, alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre toda a matéria do semestre, e neste caso, o/a aluno/a será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60% neste exame. A Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem será realizada no período previsto pela Resolução CONGRAD Nº 106, de 07 de junho de 2023. Persistindo a nota final menor do que 60 pontos, o/a discente será reprovado/a.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ABDALLA, M. C. B. Bohr: o arquiteto do átomo. 2ª ed. São Paulo, Editora Odysseus, 2006.
FARIAS, R. F. História da Alquimia. Campinas, Editora Átomo, 2007.
FARIAS, R. F. Para Gostar de Ler a História da Química. 2ª ed. Campinas, Editora Átomo, 2005. Volumes 1,2 e 3.
STRATHERN, P. O sonho de Mendeleiev: a verdadeira história da química. Tradução Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editora, 2002.

Complementar

ALFONSO-GOLDFARB, A. M. Da Alquimia à Química, 2ª ed. São Paulo, Editora Landy, 2001.
BELTRAN, M. H. R.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência e Ensino: abordagens interdisciplinares. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.
BELTRAN, M. H. R.; SAITO, F.; TRINDADE, L. dos S. P. (Org.). História da Ciência para Formação de Professores. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2014.
BENSAUDE-VINCENT, B. História da Química. Tradução Raquel Gouveia. Lisboa, Instituto Piaget, 1992.

CHASSOT, A. I. A Ciência Através dos Tempos. 4ª ed. São Paulo. Editora Moderna, 1994.
ESPIR, I. F.; EPOGLOU, A.; MARQUES, D. M. O Uso da História da Química no Ensino de Química: A Visão de Licenciandos em Química. História da Ciência e Ensino: construindo interfaces, vol. 20, p. 657–671,2019.
FILGUEIRAS, C. A. L. Lavoisier: o estabelecimento da Química Moderna. 2ª ed. Odysseus Editora, São Paulo, 2002.
FILGUEIRAS, C. A. L. Origens da química no Brasil. Campinas: Editora Unicamp, 2015.
FREIRE, P. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez, 1999.
LABORATÓRIO do Mundo. Idéias e Saberes do Século XVIII. São Paulo: Pinacoteca do Estado - Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2004.
MAAR, J. H. História da Química. 2ª ed. Florianópolis, Conceito Editorial, 2008.

MARQUES, D. M. Dificuldades e possibilidades da utilização da História da Ciência no Ensino de Química: um estudo de caso com professores em formação inicial. 2010. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) –Universidade Estadual Paulista, Bauru.
MARQUES, D. M.; OLIVEIRA, G. S. História da ciência e ensino: análise do seu uso e incentivo à utilização. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 20, p. 420-434, 2019.
MARQUES, G. T. S. História da Química. 2ª Ed. Fortaleza: Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE), 2019. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/472966
NEVES, L. S.; FARIAS, R. F. História da Química um livro texto para a graduação. 2ª Ed. São Paulo: Editora Átomo, 2011.
PORTOCARRERO, V. (Org.). Filosofia, história e sociologia das ciências I: abordagens contemporâneas. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1994.
RHEINBOLDT, H. História da Balança e a vida de J.J. Berzelius, São Paulo: Nova Stella - EDUSP, 1988.

RIGUE, F. M. Uma Genealogia do Ensino de Química no Brasil. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação)– Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria.
ROSMORDUC, J. Uma História da Física e da Química: de Tales a Einstein. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988.
PINTO, G. T.; MARQUES, D. M. Uma Proposta Didática na Utilização da História da Ciência para a Primeira Série do Ensino Médio: A Radioatividade e o cotidiano. História da Ciência e Ensino: Construindo Interfaces, v. 1, p. 27-57, 2010.
SANTOS FLHO, A. de P. A. dos; BARROSO, M. C. da S.; DE GOES SAMPAIO, C. História da Química: uma análise sobre a presença do conteúdo nos PNLDs de 2015 e 2018. Revista Binacional Brasil-Argentina: Diálogo entre as ciências, [S. l.], v. 10, n. 02, p. 347-364, 2021.
TERESI, D. Descobertas perdidas: as raízes antigas da ciência moderna, dos babilônios aos maias. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.
VANIN, J. A. Alquimistas e Químicos - O Passado, o Presente e o Futuro. 2ª ed. São Paulo, Editora Moderna, 2005.
Textos selecionados dos periódicos: Journal of Chemical Education; Enseñanza de las Ciencias; Journal of Research in Science Teaching; Química Nova; Química Nova na Escola; Education in Chemistry; International Journal of Science Education; Science Education, entre outros periódicos da área da Educação e do Ensino, bem como estudos presentes no Banco de Dissertações e Teses da Capes.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5102372