|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INFIS39518 |
COMPONENTE CURRICULAR: METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE FÍSICA |
SIGLA: INFIS |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 30 horas |
CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Aplicar técnicas de ensino e teorias de ensino-aprendizagem no ensino de Física.
Ementa
Aprendizagem significativa; Organização curricular e planejamento de ensino; metodologias de ensino de Física para ambientes digitais e não digitais; mapas conceituais.
PROGRAMA
1 Aprendizagem significativa
1.1 A Teoria de Ausubel
1.2 Estratégias facilitadoras da aprendizagem significativa
2 Organização curricular e planejamento de Ensino
2.1 Abordagem histórica da Física que orientam os currículos e as tendências atuais emergentes do Ensino da Física
2.2 Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Física
2.3 Os pontos críticos curriculares apontados em avaliações e outros indicadores nacionais
2.4 A Física, suas aplicações e os temas transversais.
3 Metodologias de ensino de Física para ambientes digitais e não digitais
3.1 Desenvolvimento de novos desenhos pedagógicos e metodologias de ensino para ambientes digitais.
4 Mapas Conceituais
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 1984-. ISSN: 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica. Acesso em: 22 fev. 2022.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: mecânica. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2002.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: física térmica, óptica. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.
GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ANDRÉ , M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas: Papirus, 2008.
AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MEC: SEMTEC, 2002.
CAMPOS, M. C. da C. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD,1999
PIETROCOLA. M. Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2005.
REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: SBF, 1979-. ISSN 1806-9126. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/. Acesso em: 22 fev. 2022.
aprovação
Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica |
Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas Diretor do Instituto de Física |
Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4046828 e o código CRC E4381070. |
Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 | SEI nº 4046828 |