UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

INFIS39518

COMPONENTE CURRICULAR:

METODOLOGIA DO ENSINO DE FÍSICA

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

INSTITUTO DE FÍSICA

SIGLA:

INFIS

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

30 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Aplicar técnicas de ensino e teorias de ensino-aprendizagem no ensino de Física.

 

Ementa

Aprendizagem significativa; Organização curricular e planejamento de ensino; metodologias de ensino de Física para ambientes digitais e não digitais; mapas conceituais.

 

PROGRAMA

1 Aprendizagem significativa

1.1 A Teoria de Ausubel

1.2 Estratégias facilitadoras da aprendizagem significativa

 

2 Organização curricular e planejamento de Ensino

2.1 Abordagem histórica da Física que orientam os currículos e as tendências atuais emergentes do Ensino da Física

2.2 Os parâmetros curriculares nacionais para o ensino de Física

2.3 Os pontos críticos curriculares apontados em avaliações e outros indicadores nacionais

2.4 A Física, suas aplicações e os temas transversais.

 

3 Metodologias de ensino de Física para ambientes digitais e não digitais

3.1 Desenvolvimento de novos desenhos pedagógicos e metodologias de ensino para ambientes digitais.

 

4 Mapas Conceituais

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

CADERNO BRASILEIRO DE ENSINO DE FÍSICA. Florianópolis: UFSC, 1984-. ISSN:  2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica.  Acesso em: 22 fev. 2022. 

GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 1: mecânica. 7. ed. São Paulo: EDUSP, 2002.

GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 2: física térmica, óptica. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2000.

GRUPO DE REELABORAÇÃO DO ENSINO DE FÍSICA. Física 3: Eletromagnetismo. 5. ed. São Paulo: EDUSP, 2001.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ANDRÉ , M. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas: Papirus, 2008.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares nacionais: ensino médio. Brasília, DF: MEC: SEMTEC, 2002.

CAMPOS, M. C. da C. Didática de ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. São Paulo: FTD,1999

PIETROCOLA. M. Ensino de física: conteúdo, metodologia e epistemologia numa concepção integradora. Florianópolis: UFSC, 2005.

REVISTA BRASILEIRA DE ENSINO DE FÍSICA. São Paulo: SBF, 1979-. ISSN 1806-9126. Disponível em: http://www.sbfisica.org.br/rbef/. Acesso em: 22 fev. 2022.

 

aprovação

 

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Guerra

Coordenador do Curso de Graduação em Física Médica

Prof. Dr. José Maria Villas-Bôas

Diretor do Instituto de Física

 


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Documento assinado eletronicamente por João Carlos de Oliveira Guerra, Coordenador(a), em 17/04/2023, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Maria Villas Boas, Diretor(a), em 18/04/2023, às 16:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.067419/2021-72 SEI nº 4046828