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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 20 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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EMENTA
Introdução ao estudo da Antropologia; Método e teoria em Antropologia; Relações de poder e formas de dominação na perspectiva antropológica; Antropologia e Administração.
JUSTIFICATIVA
O componente curricular visa garantir aos estudantes acesso a formas de compreensão da diversidade cultural. Ademais, esta compreensão é estendida ao campo da administração, concebendo o espaço das empresas como uma arena em que se encontram diferentes códigos simbólicos.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender e interpretar as organizações e suas relações internas e externas em uma perspectiva antropológica dos aspectos econômicos e simbólicos dos processos da vida material. |
Objetivos Específicos: |
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PROGRAMA
Unidade I - O campo de estudos da Antropologia
- Cultura na perspectiva antropológica
- Etnocentrismo
- A Etnografia
- Noções de estado e poder na perspectiva antropológica
- Antropologia em tempos de globalização
Unidade II - Globalização, identidade e diferença
- Culturas, estado e identidades no mundo globalizado
- Comunidades tradicionais e povos originários
- Migrantes, refugiados e expatriados: os deslocamentos humanos no mundo contemporâneo
Unidade III- Empresas, diversidade cultural e relações de poder
-- Reciprocidade, dádiva e relações de poder.
- Empresa em rede e culturas locais
- Empresas transnacionais e relações com povos tradicionais e povos originários
- Migrantes, refugiados e expatriados: culturas no mundo trabalho
METODOLOGIA
As aulas serão, na sua maioria, dialogadas e baseadas em artigos e livros da bibliografia básica e complementar que deverão ser lidos previamente pelos(as) estudantes matriculados(as) na disciplina. A ordem dos textos e demais acréscimos bibliográficos serão definidos após a apresentação do plano de ensino aos estudantes. Os discentes apresentarão seminários. Recursos didáticos (quadro, lousa e recursos audiovisuais)
AVALIAÇÃO
A avaliação em geral se processará de forma continuada e gradual. Nela se levará em consideração diferentes aspectos, tais como envolvimento e participação, capacidade de síntese e argumentação, clareza de exposição oral e escrita, habilidade para trabalho em equipe e auto avaliação do processo de ensino-aprendizagem Contará com:
Prova dissertativa da unidade I - 50 pontos - previsão 1ªsemana de setembro
Seminário discente em grupos de cinco componentes ( quinteto) sobre conteudos da unidades 2 e 3 , artigos pré-determinados - 50 pontos - previsão inicio 2ª quizena de setembro até 1ª quinzena de novembro.
Avaliação de recuperação: será garantida a realização de 1 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. Conforme Resolução CONGRAD 46/2022.
BIBLIOGRAFIA
Básica
CASTELLS, M. A empresa em rede: a cultura, as instituições e as organizações da economia informacional. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.
DA MATTA,R. Você tem cultura? Jornal da Embratel,Rio de Janeiro,1981.]Disponivel em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/877886/mod_resource/content/1/2_MATTA_Voc%C3%AA%20tem%20cultura.pdf >
BRUMANA, F. G. Antropologia dos sentidos : introdução às idéias de Marcel Mauss, São Paulo: Ed Brasiliense, 1983
MONTERO, P. Globalização, identidade e diferença. Novos estudos CEBRAP, v. 49, p. 47-53, 1997
ROCHA, E. P.G Pensando em Partir. In O que é etnocentrismo. 6.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.
Complementar
BAPTISTA, D, MAGALHÃES, L. (orgs). Migrações em expansão no mundo em crise. São Paulo: EDUC, 2020.
BARTH, F. “ Grupos étnicos e suas fronteiras” IN POUTIGNAT, P. STREIFF_FERNART, J. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Ed. UNESP, 1998
BERSANI, A. E. Chache lavi Deyò: uma reflexão sobre a categoria refúgio a partir da diáspora haitiana no Brasil. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [S. l.], v. 25, n. 25, p. 383-399, 2017.
CLEMENTE, C.C. Entre visibilidade e invisibilidade: as redes de profissionais transnacionais. REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana vol.17 n.32, 2009.
OLIVEIRA, R.C. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever", em O trabalho do antropólogo. São Paulo/Brasília: Unesp/Paralelo 15, 1998. VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Claudelir Correa Clemente, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/08/2023, às 09:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 4702405 e o código CRC FFB6FA51. |
Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 | SEI nº 4702405 |