UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Sociais

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Dimensão Antropológica das Organizações

Unidade Ofertante:

INCIS

Código:

INCIS39002

Período/Série:

2

Turma:

B

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

-

Total:

30

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Claudelir Correa Clemente

Ano/Semestre:

2023/1

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução ao estudo da Antropologia; Método e teoria em Antropologia; Relações de poder e formas de dominação na perspectiva antropológica; Antropologia e Administração.

JUSTIFICATIVA

O componente curricular visa garantir aos estudantes acesso a formas de compreensão da diversidade cultural. Ademais, esta compreensão é estendida ao campo da administração, concebendo o espaço das empresas como uma arena em que se encontram diferentes códigos simbólicos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender e interpretar as organizações e suas relações internas e externas em uma perspectiva antropológica dos aspectos econômicos e simbólicos dos processos da vida material.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

Unidade I - O campo de estudos da Antropologia

- Cultura na perspectiva antropológica 

- Etnocentrismo 

- A Etnografia

- Noções de estado e poder na perspectiva antropológica

- Antropologia em tempos de globalização

Unidade II - Globalização, identidade e diferença

- Culturas, estado e identidades no mundo globalizado

- Comunidades tradicionais e povos originários

- Migrantes, refugiados e expatriados: os deslocamentos humanos no mundo contemporâneo 

Unidade III- Empresas, diversidade cultural e relações de poder

-- Reciprocidade, dádiva e relações de poder. 

- Empresa em rede  e culturas locais

- Empresas transnacionais e relações com povos tradicionais e povos originários

- Migrantes, refugiados e expatriados: culturas no mundo trabalho

 

METODOLOGIA

   As aulas serão, na sua maioria, dialogadas e baseadas em artigos e livros da bibliografia básica e complementar que deverão ser lidos previamente pelos(as) estudantes matriculados(as) na disciplina.  A ordem dos textos e demais acréscimos bibliográficos serão definidos após a apresentação do plano de ensino aos estudantes. Os discentes apresentarão seminários. Recursos didáticos (quadro, lousa e recursos audiovisuais)                            

AVALIAÇÃO

 A avaliação em geral se processará de forma continuada e gradual. Nela se levará em consideração diferentes aspectos, tais como envolvimento e participação, capacidade de síntese e argumentação, clareza de exposição oral e escrita, habilidade para trabalho em equipe e auto avaliação do processo de ensino-aprendizagem Contará com:

Prova dissertativa da unidade I - 50 pontos - previsão 1ªsemana de setembro

Seminário discente em grupos de cinco componentes ( quinteto) sobre conteudos da unidades 2 e 3 , artigos pré-determinados - 50 pontos - previsão inicio 2ª quizena de setembro até 1ª quinzena de novembro.

Avaliação de recuperação: será garantida a realização de 1 atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular. Conforme Resolução CONGRAD 46/2022.      

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTELLS, M. A empresa em rede: a cultura, as instituições e as organizações da economia informacional. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999. v. 1.  

DA MATTA,R. Você tem cultura? Jornal da Embratel,Rio de Janeiro,1981.]Disponivel em < https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/877886/mod_resource/content/1/2_MATTA_Voc%C3%AA%20tem%20cultura.pdf >

BRUMANA, F. G. Antropologia dos sentidos : introdução às idéias de Marcel Mauss, São Paulo: Ed Brasiliense, 1983

MONTERO, P. Globalização, identidade e diferença. Novos estudos CEBRAP, v. 49, p. 47-53, 1997

ROCHA, E. P.G  Pensando em Partir. In O que é etnocentrismo. 6.ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1984.

Complementar

BAPTISTA, D, MAGALHÃES, L. (orgs). Migrações em expansão no mundo em crise.  São Paulo: EDUC, 2020.

BARTH, F. “ Grupos étnicos e suas fronteiras” IN POUTIGNAT, P. STREIFF_FERNART, J. Teorias da etnicidade: seguido de grupos étnicos e suas fronteiras de Fredrik Barth. São Paulo: Ed. UNESP, 1998​

BERSANI, A. E. Chache lavi Deyò: uma reflexão sobre a categoria refúgio a partir da diáspora haitiana no Brasil. Cadernos de Campo (São Paulo - 1991), [S. l.], v. 25, n. 25, p. 383-399, 2017.​

​CLEMENTE, C.C. Entre visibilidade e invisibilidade: as redes de profissionais transnacionais. REMHU - Revista Interdisciplinar da Mobilidade Humana vol.17 n.32, 2009. ​

OLIVEIRA, R.C. “O trabalho do antropólogo: olhar, ouvir, escrever", em O trabalho do antropólogo. São Paulo/Brasília: Unesp/Paralelo 15, 1998. VELHO, Gilberto. “Observando o Familiar”. In: Individualismo e Cultura. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1981.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Claudelir Correa Clemente, Professor(a) do Magistério Superior, em 03/08/2023, às 09:47, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.053161/2023-99 SEI nº 4702405