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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39049 |
COMPONENTE CURRICULAR: Memória Social e Cidade |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
O componente curricular visa desenvolver a habilidade para a compreensão da discussão sobre memória social
dentro do arcabouço teórico da Sociologia e seus diálogos com a História, a Filosofia e a Antropologia.
Tem também como objetivo pensar a memória como uma construção dinâmica da vida social e como um
campo de disputas sobre a produção e articulação das lembranças e esquecimentos que nos possibilita aprender
como sujeitos sociais classificam o mundo e a si próprios.
Ementa
Memória e História; Espaço e Memória; Identidades e subjetividade; Memória e Linguagens.
PROGRAMA
1. A memória como experiência do tempo.
2. Memória e História
3. Lugares de memória e consciência: aspectos teóricos e metodológicos
4. O espaço urbano e a afirmação de identidades locais, regionais e nacionais
5. Políticas públicas para lugares de memória e consciência
6. Lugares de memória das minorias na cidade: gênero, raça, diversidade sexual
7. Lugares da morte, do morrer e dos mortos: memória e tabu
8. Lugares de consciência e memória: preservação, tombamento, instrumentos jurídicos e urbanísticos
9. Lugares sagrados: a inscrição da memória religiosa no território
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BOSI, Ecléa. Memória e sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: EdUSP, 2016.
BURKE, Peter (Org.). A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 2011.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. Lisboa: Teorem, 2004.
VELHO, Gilberto; KUSCHNIR, Karina (Org.). Antropologia Urbana: cultura e sociedade no Brasil e em
Portugal. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
No mínimo 05 (cinco) referências bibliográficas, de acordo com o Instrumento de Avaliação para Reconhecimento de Cursos de Graduação (Bacharelado e Licenciatura) do Sinaes/INEP.
Observação: neste item, é também muito importante considerar o acervo disponível na Biblioteca. Quando o acervo atende, “excelentemente”, às indicações bibliográficas complementares (mínimo de 05 bibliografias), referidas nos programas das disciplinas, o Curso recebe nota 05 (nota máxima) de acordo com o instrumento de Avaliação para Cursos de Graduação do INEP.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1830674 e o código CRC 495BF28C. |
Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 1830674 |