UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

 

 

Componente Curricular:

PROJETO INTEGRADO DE PESQUISA E PRÁTICA PEDAGÓGICA 1

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

GGE006

Período/Série:

1º período

Turma:

G2

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

00

Prática:

50

Total:

50

Obrigatória:

( X )

Optativa:

  )

Professor(A):

GLÁUCIA CARVALHO GOMES

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

EMENTA

Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina se justifica pela necessidade de desenvolvimento de práticas integradas e participativas na formação do licenciando. 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia. O PIPE tem por finalidade propiciar:

a) A integração entre os conhecimentos sobre Geografia, Educação e Ensino-aprendizagem;

b) A transposição didática dos conhecimentos apreendidos durante os cursos de Geografia e que serão objeto de sua intervenção no contexto escolar, considerando-se sua relevância e inserção nas diferentes etapas da Educação Básica;

c) A reflexão sobre condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem de Geografia por diferentes instrumentos;

d) A motivação para o desenvolvimento de pesquisas no processo de ensino- aprendizagem da Geografia na Educação Básica.

 

PROGRAMA

Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, para cada semestre letivo é apresentado um programa específico à atividade planejada. A atividade desenvolvida buscará privilegiar o protagonismo discente, bem como o desenvolvimento de habilidades de licenciando. 

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X  ) NÃO

 

 

METODOLOGIA

Serão utilizada como técnicas de ensino: seminários, debates,  exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, . Quanto aos recursos didáticos serão utilizados quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Seminários de discussão

2a semana de março

40

Seminário de integração 

3a semana de abril

50

Autoavaliação

última semana de abril

10

 

 

 

 

ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”.

Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em:

http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Atividade de seminário

25/04/2024

100,0

 

Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ARAÚJO, Tânia Bacelar. Por uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.30, n.2, p.144-161, abr-jun-1999.

HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. ANTARES, nº 3, jan-jun2010. Pág. 02-24.

_________________. Região, diversidade territorial e globalização. Geographia. Ano 1. Nº1 – 1999. Pág. 15-39.

 

Complementar

CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

DAVIS, M. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.

HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.

MARCÍLIO, M. L. A história da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Instituto Braudel/Imprensa Oficial, 2005.

ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil: (1930/1973). São Paulo: Vozes, 2010.

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024


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Documento assinado eletronicamente por Glaucia Carvalho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/03/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015473