|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Avenida João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Monica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Conjunto de atividades de caráter teórico e prático, voltado para a compreensão de práticas educativas que se conectam com os conteúdos específicos dos currículos do curso de Geografia.
JUSTIFICATIVA
A disciplina se justifica pela necessidade de desenvolvimento de práticas integradas e participativas na formação do licenciando.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
O Projeto Integrado de Pesquisa e Prática Pedagógica (PIPE) corresponde a um eixo integrador vertical e horizontal, teórico, prático e pedagógico, dos conhecimentos necessários à formação dos profissionais de Geografia. O PIPE tem por finalidade propiciar: a) A integração entre os conhecimentos sobre Geografia, Educação e Ensino-aprendizagem; b) A transposição didática dos conhecimentos apreendidos durante os cursos de Geografia e que serão objeto de sua intervenção no contexto escolar, considerando-se sua relevância e inserção nas diferentes etapas da Educação Básica; c) A reflexão sobre condicionantes sociais, históricos e pedagógicos que caracterizam o processo de ensino-aprendizagem de Geografia por diferentes instrumentos; d) A motivação para o desenvolvimento de pesquisas no processo de ensino- aprendizagem da Geografia na Educação Básica.
|
PROGRAMA
Conforme o Projeto Pedagógico do Curso de Geografia, para cada semestre letivo é apresentado um programa específico à atividade planejada. A atividade desenvolvida buscará privilegiar o protagonismo discente, bem como o desenvolvimento de habilidades de licenciando.
TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* (X ) NÃO
|
METODOLOGIA
Serão utilizada como técnicas de ensino: seminários, debates, exposições dialogadas, desenvolvimento de pesquisas, . Quanto aos recursos didáticos serão utilizados quadro e giz, lousa branca, recursos audiovisuais.
AVALIAÇÃO
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Seminários de discussão |
2a semana de março |
40 |
Seminário de integração |
3a semana de abril |
50 |
Autoavaliação |
última semana de abril |
10 |
ATIVIDADES DE RECUPERAÇÃO: Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD n. 46/2022 que aprovou as Normas Gerais da Graduação, “Será garantida a realização de, ao menos, uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) no componente curricular”. Para maiores informações sobre atividades de recuperação, consulte Resolução CONGRAD nº 46/2022 disponível em: http://www.reitoria.ufu.br/Resolucoes/ataCONGRAD-2022-46.pdf
|
||
Tipo de Avaliação |
Época |
Valor |
Atividade de seminário |
25/04/2024 |
100,0 |
Conforme o Art. 3º da RESOLUÇÃO COLCOCGE Nº 5, DE 06 DE DEZEMBRO DE 2023, o(a) discente considerado(a) aprovado(a) na avaliação de recuperação de aprendizagem terá, como resultado final, para registro, a nota máxima 60,0 (sessenta pontos).
BIBLIOGRAFIA
Básica
ARAÚJO, Tânia Bacelar. Por uma Política Nacional de Desenvolvimento Regional. Revista Econômica do Nordeste, Fortaleza, v.30, n.2, p.144-161, abr-jun-1999.
HAESBAERT, Rogério. Região, Regionalização e Regionalidade: questões contemporâneas. ANTARES, nº 3, jan-jun2010. Pág. 02-24.
_________________. Região, diversidade territorial e globalização. Geographia. Ano 1. Nº1 – 1999. Pág. 15-39.
Complementar
CARLOS, A. F. A. A Geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
DAVIS, M. Planeta favela. São Paulo: Boitempo, 2006.
HARVEY, D. A produção capitalista do espaço. São Paulo: Annablume, 2006.
MARCÍLIO, M. L. A história da escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Instituto Braudel/Imprensa Oficial, 2005.
ROMANELLI, O.O. História da educação no Brasil: (1930/1973). São Paulo: Vozes, 2010.
APROVAÇÃO
Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024
Documento assinado eletronicamente por Glaucia Carvalho Gomes, Professor(a) do Magistério Superior, em 04/03/2024, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5015473 e o código CRC A5222BA0. |
Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 | SEI nº 5015473 |