UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

História do Brasil IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS020

Período/Série:

5º Período

Turma:

HN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60hs

Prática:

0

Total:

60hs

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Geovanna de Lourdes Alves Ramos

Ano/Semestre:

2021/1

Observações:

Este plano segue a resolução CONGRAD 25/2020. A Carga Horária Teórica será realizada via Ensino Remoto. Serão utilizadas as plataformas Microsoft Teams e ConferenceWeb. Os alunos devem se inscrever na plataforma Microsoft Teams disponibilizada pela UFU. Atendimento aos discentes será na quarta-feira. Horários poderão ser agendados pelo e-mail institucional da docente: geovanna@ufu.br

 

EMENTA

O Brasil de 1930 ao final da década de 1950. Os projetos políticos e culturais. O nacional-desenvolvimentismo. Os movimentos sociais. Estudo da historiografia sobre o tema.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de História do Brasil IV abrange uma analise historiográfica do Brasil de 1930 ao final da década de 1950 por meio dos projetos políticos e da cultura na formação da sociedade brasileira, como também a sua dinâmica econômica. Assim é de suma importância para o discente compreender os projetos econômicos e como os mesmos refletiram na sociedade brasileira. Nesse processo, os Movimentos Sociais contemplam uma visão plural e diversificada do descontentamento das massas populares frente às medidas governamentais contribuindo para romper mitos e paradigmas que envolvem as classes sociais.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Analisar o Brasil no final da década de 1930 ao final da década de 1950 na perspectiva de refletir acerca dos projetos políticos e econômicos advindos do Estado por meio da Historiografia da História Brasileira Republicana.

Objetivos Específicos:

- Analisar o conservadorismo e a modernização no período pós-1930;

- Investigar os projetos políticos e culturais dos anos 1930-50;

- Caracterizar a política nacional-desenvolvimentista em suas principais expressões;

- Analisar os movimentos sociais urbanos e rurais.

PROGRAMA

I - Conservadorismo e modernização no Brasil entre as décadas de 1930 e 1950; II - Os projetos políticos e culturais; III - A política nacional-desenvolvimentista; IV - Os movimentos sociais urbanos e rurais.

Semana I: Apresentação do Plano de Ensino e o Cronograma de Atividades.

Semana II: Economia e política no final dos anos 1920.

Semana III: A Era Vargas - O tema da Revolução de 1930 e seu debate historiográfico.

Semana IV: A Revolução Constitucionalista de 1932.

Semana V: Integralismo versus comunismo (ANL e insurreições de 1935).

Semana VI: O Estado Novo, o populismo e a invenção do trabalhismo.

Semana VII: Crise no governo de Vargas.

Semana VIII: O governo Dutra e o Segundo Governo Vargas.

Semana IX: Os partidos políticos pós 1945.

Semana X: Cultura e engajamento nos anos 1950.

Semana XI: Populismo e política de massas.

Semana XII: Dilemas e Perspectivas da Industrialização Brasileira nos anos 50. O governo de J.K.

Semana XIII: As ligas camponesas e a Reforma Agrária.

Semana XIV: Movimento dos sem Terras (MST) e Movimento Sociais no Campo.

Semana XV: Fechamento da disciplina.

METODOLOGIA

A carga horária da disciplina constará de 15 horas teóricas e 45 horas de atividades práticas (Ensino Remoto). A disciplina será ofertada na sexta-feira. Atividades síncronas: os encontros através de vídeo conferência terão a duração de 1h40m (2h/a semanais) e ocorrerão toda sexta-feira, com início às 19h00 (serão realizadas via plataformas Microsoft Teams e/ou ConferênciaWeb - RNP). Utilizaremos o Whatsapp da disciplina denominado “História do Brasil IV” para comunicação, como também o grupo do Telegram para a postagem de materiais.

Atividades assíncronas: os discentes deverão desenvolver outras atividades semanais da disciplina distribuídas em leituras, análise de fontes de pesquisa, bibliografia sobre o tema, leitura de materiais diversos, atendimentos individuais, dentre outras atividades via Plataforma Moodle e/ou Microsoft Teams. Nesse sentido, os alunos deverão disponibilizar a carga horária de 2h/a semanais (1h40) para a realização/acompanhamento das atividades assíncronas referente à disciplina (leituras; atividades e redação do projeto).

Os discentes necessitam dos seguintes equipamentos para a realização das atividades: acesso à Internet banda larga; dispositivos eletrônicos como smartphone, tablet ou notebook; domínio das plataformas MConf, Teams e Moodle, como também e-mail, WhatsApp e Telegram.

Observação: os materiais para as leituras e atividades serão disponibilizados/compartilhados via Telegram e/ou e-mail da docente.

AVALIAÇÃO

A avaliação e distribuição dos pontos da disciplina se darão mediante a entrega dos seguintes itens

  1. O curso contará com três (03) avaliações escritas, com o valor de vinte (25) pontos cada. As avaliações deverão ser entregues ao final das semanas dos meses de janeiro, fevereiro e março. As avaliações escritas totalizarão setenta e cinco (75) pontos;
  2. Responder a questões específicas disponibilizadas em cada encontro pela docente, relativas ao tema a ser debatido na semana específica, com o valor de vinte e cinco (25) pontos (05 questões no valor de 5,0 pontos cada).
  3. O controle de frequência será feito através da Plataforma Microsoft Teams e/ou ConferenciaWeb para os encontros síncronos;
  4. A entrega das avaliações escritas será feita pelo e-mail da disciplina.

       Obs.: A comunicação geral será feita através de e-mail da disciplina.

Critérios de Avaliação: O desempenho dos alunos será avaliado mediante o cumprimento das tarefas distribuídas, sendo os mesmos avaliados processualmente e individualmente, considerando, para tanto, os aspectos inerentes a conteúdo, forma e cumprimento dos prazos. A avaliação que a docente fará de cada aula será realizada mediante a análise dos itens propostos nos respectivos encontros, ou seja, elaboração e sistematização das várias etapas de Atividades/Avaliações da disciplina.

O controle de frequência será feito através do Microsoft Teams (disponibilizado nos encontros síncronos), na participação dos debates dos encontros síncronos, na entrega das atividades. A entrega das Atividades/Avaliações será feita via e-mail da disciplina.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

Fausto, Boris. A Revolução de 1930. In: MOTTA, Carlos Guilherme (Org.). Brasil em Perspectiva. 19ª Ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990, p.227-255.

Disponível em:< https://drive.google.com/file/d/13W4LQjyq0uIHsjpm326fNpFjYd_y-3k8/view?usp=sharing> Acesso: 10/11/2021.

GOMES, Angela de Castro. Reflexões em torno do populismo e do trabalhismo. Varia História, Belo Horizonte, v. 18, n° 28, p.55-68, dez. 2002.

Disponível em http://www.variahistoria.org Acesso: 10/11/2021.

PANDOLFI, Dulce (Org.) Repensando o Estado Novo. Rio de Janeiro: FGV, 1999. Disponível em:< https://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/142.pdf> Acesso: 10/11/2021.

Complementar

AGUADO, Thayná Venâncio. Análise da Política Externa Brasileira do Governo JK (1956-1961): A Operação Pan-Americana. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado em Relações Internacionais) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/31036 Acesso: 03/11/2021.

ALONSO, Angela. As Teorias dos Movimentos Sociais: um Balanço do Debate. Lua Nova, São Paulo, 76: 49-86, 2009. Disponível: https://www.scielo.br/j/ln/a/HNDFYgPPP8sWZfPRqnWFXXz/?format=pdf&lang=pt Acesso em 10/11/2021.

DO BEM, Arim Soares. A centralidade dos movimentos sociais na articulação entre o Estado e a sociedade brasileira nos séculos XIX e XX. Educ. Soc., Campinas, vol. 27, n°. 97, p. 1137-1157, set./dez. 2006. Disponível: http://www.cedes.unicamp.br/ Acesso em 10/11/2021.

MARQUES, Raphael Peixoto de Paula. Repressão política e usos da constituição no governo Vargas (1935-1937): a segurança nacional e o combate ao comunismo. 2011. 218 f. Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/10412 Acesso: 08/11/2021.

REISS, Regina Weinfield. Integralismo. O fascismo brasileiro na década de 1930.  Resenha Bibliográfica • Rev. adm. empres. 14 (6) • Dez 1974. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/3gyNF765nj8nsRtD5vVnYGn/?lang=pt Acesso: 10/11/2021.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovanna de Lourdes Alves Ramos, Professor(a) do Magistério Superior, em 10/11/2021, às 21:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070949/2021-06 SEI nº 3165966