|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Integral definida e suas aplicações. Funções vetoriais de variável real. Funções de várias variáveis reais. Integrais múltiplas.
JUSTIFICATIVA
Usar os conhecimentos básicos de Cálculo Diferencial e Integral nos domínios da análise e da aplicação, a fim de resolver problemas de natureza física e geométrica.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Familiarizar os alunos com a linguagem, conceitos e ideias relacionadas ao estudo de limite, continuidade, diferenciabilidade e integração para funções reais de várias variáveis reais. |
Objetivos Específicos: |
Apresentar aos alunos aplicações do cálculo diferencial em várias áreas do conhecimento. Desenvolver sua capacidade de entendimento dos conceitos fundamentais do Cálculo e sua habilidade em aplicá-los em problemas práticos.
|
PROGRAMA
1 INTEGRAL DEFINIDA E SUAS APLICAÇÕES
1.1 Integral definida como limite de uma soma de Riemann
1.2 Significado geométrico e propriedades
1.3 Teorema Fundamental do Cálculo
1.4 Áreas de figuras planas: regiões entre curva e eixo e entre curvas
1.5 Volumes de sólidos: métodos dos discos circulares, dos anéis circulares e da divisão em fatias
1.6 Comprimentos de arcos
1.7 Áreas de superfícies de revolução
1.8 Integrais impróprias
1.9 Integrais de funções seccionalmente contínuas
2 FUNÇÕES VETORIAIS DE VARIÁVEL REAL
2.1 Definição e significado físico da imagem (vetor posição)
2.2 Derivada de uma função vetorial: vetores velocidade e aceleração
2.3 Derivadas do produto escalar e do produto vetorial
2.4 Integração de funções vetoriais
3 FUNÇÕES DE VÁRIAS VARIÁVEIS REAIS
3.1 Funções de várias variáveis: domínio, conjuntos de nível e gráfico
3.2 Limites e continuidade
3.3 Derivadas parciais e seu significado
3.4 Diferenciabilidade
3.5 A diferencial: significado geométrico e aplicações
3.6 Regras da cadeia
3.7 Derivada direcional e seu significado geométrico
3.8 Gradiente, reta normal e plano tangente
3.9 Derivadas parciais de ordem superior
3.10 Máximos e mínimos de uma função
3.11 Máximos e mínimos condicionados: método do multiplicador de Lagrange
3.12 Problemas de otimização
4 INTEGRAIS MÚLTIPLAS
4.1 Integrais iteradas
4.2 Integral dupla: definição, cálculo por iteração e aplicações geométricas (cálculo de áreas e volumes)
4.3 Mudança de variáveis: caso geral e coordenadas polares
4.4 Integral tripla: definição, cálculo por iteração e aplicação geométrica (cálculo de volumes)
4.5 Mudanças de variáveis: caso geral, coordenadas cilíndricas e esféricas
METODOLOGIA
Atividades Síncronas (50 horas)
Semana |
Atividade (Nome ou Descrição) |
Tipo (Teórica ou Prática) |
Carga horária |
Plataforma de TI |
Softwares |
---|---|---|---|---|---|
1 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
2 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
3 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
4 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
5 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
6 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
7 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
8 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
9 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
10 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50. |
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
11 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
12 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
13 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
14 |
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Google Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
15
|
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios - segunda-feira das 18h10 às 19h50.
Tutorial para debate de dúvidas teóricas/ exercícios – quarta-feira das 18h10 às 19h50.
|
Teórica |
3 horas e 20 minutos |
Meet |
GeoGebra e Jamboard (quadro virtual) |
Atividades Assíncronas (40 horas)
Semana |
Atividade (Nome ou Descrição) |
Tipo (Teórica ou Prática) |
Carga horária |
Local e forma de disponibilização dos arquivos |
---|---|---|---|---|
1 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
2 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
3 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
4 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
5 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
6 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
7 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
8 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
9 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
10 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
11 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
12 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
13 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
14 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
15 |
|
Teórica |
|
Moodle e Google Drive |
Forma de controle da assiduidade dos discentes: o(a) discente deve participar de, no mínimo, 2/3 das atividades síncronas.
AVALIAÇÃO
Data |
Horário (HH:MM) |
Atividade (Nome ou Descrição) |
Pontuação |
Forma de envio |
Plataforma de TI |
---|---|---|---|---|---|
18h10 – 20h |
1 teste de múltipla escolha Resolução de uma lista de exercícios disponibilizada aos discentes uma semana antes da data de entrega. |
20 (teste) 5 (lista) |
Moodle |
Moodle |
|
02/02/22 |
18h10 – 20h |
1 teste de múltipla escolha Resolução de uma lista de exercícios disponibilizada aos discentes uma semana antes da data de entrega. |
20 (teste) 5 (lista) |
Moodle |
Moodle |
23/02/22 |
18h10 – 20h |
1 teste de múltipla escolha Resolução de uma lista de exercícios disponibilizada aos discentes uma semana antes da data de entrega. |
20 (teste) 5 (lista) |
Moodle |
Moodle |
23/03/22 |
18h10 – 20h |
1 teste de múltipla escolha Resolução de uma lista de exercícios disponibilizada aos discentes uma semana antes da data de entrega. |
20 (teste) 5 (lista) |
Moodle |
Moodle |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FLEMMING, D. M.; GONÇALVES, M. B. Cálculo B: funções de várias variáveis, integrais múltiplas, integrais curvilíneas e de superfície. São Paulo: Prentice Hall, 2006.
NUNES, A. V. L. Notas de Aula de SMA301 - CÁLCULO I. ICMC-USP. 20/11/2015. Disponível em: https://web.icmc.usp.br/SMA/Portal%20SMA/Material%20Didatico/SMA_88_sma301.pdf
PATRÃO, M. Cálculo 1: derivada e integral em uma variável. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/7183/1/LIVRO_Cálculo%201.pdf
PINTO, M. M. F.; ERCOLE, G. Introdução ao cálculo diferencial. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009. Disponível em: http://www.mat.ufmg.br/ead/wpcontent/uploads/2016/08/Introducao-ao-Calculo-Diferencial.pdf.
STEWART, J. Cálculo, v. 2. São Paulo: Cengage Learning 2013.
Complementar
APOSTOL, T. M. Cálculo, v. 2. Rio de Janeiro: Reverté, 1979-1981.
BOULOS, P. Introdução ao cálculo, São Paulo: Edgard Blucher, 1983.
LANG, S. Cálculo, v. 1. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico, 1970.
LEITHOLD, L. O Cálculo com geometria analítica, v. 1. São Paulo: Editora Harbra, 1994.
THOMAS, G. B. Cálculo, v. 2. São Paulo: Addilson Wesley, 2009.
EDWARDS, C.H.; PENNEY, D.E. Cálculo com geometria analítica. Rio de Janeiro: LTC, 1999.
GUIDORIZZI, H.L. Um curso de cálculo. 5. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2001.
LEITHOLD, L. O cálculo com geometria analítica. 3. ed. São Paulo: Editora Harbra, 1994.
MORETTIN, P.A.; BUSSAB, W.O.; HAZZAN, S. Cálculo: funções de uma e de várias variáveis. São Paulo: Editora Saraiva, 2003.
MUNEM, M.A.; FOULIS, D.J. Cálculo. Rio de Janeiro: LTC, 1982.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Taciana Oliveira Souza, Professor(a) do Magistério Superior, em 29/10/2021, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3133145 e o código CRC 5D057761. |
Referência: Processo nº 23117.068691/2021-70 | SEI nº 3133145 |