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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Introdução sobre o SUS, Tópicos de Epidemiologia, Conceito sobre ATS, Legislações vigentes em ATS. Fundamentos de Saúde Baseada em Evidências, Bases de Dados utilizadas em ATS, Ferramentas utilizadas para Avaliação de Estudos de ATS, Economia em Saúde, ferramentas utilizadas em avaliação econômica. ATS para dispositivos médicos. Metodologia científica.
JUSTIFICATIVA
Preparar estudantes do Curso de Engenharia Biomédica para atuarem em Avaliações de Tecnologias em Saúde. A importância desta disciplina parte do fato de que o Ministério da Saúde, para inserir qualquer tecnologia realiza este tipo de avaliação para sua incorporação. Esta aplicação insere o conhecimento de Avaliação de Tecnologia em Saúde na formação do Engenheiro Biomédico.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Oferecer ao estudante condições de realizar estudos de ATS na área de dispositivos médicos. |
Objetivos Específicos: |
1. Compreender os termos e o processo de desenvolvimento de uma ATS; 2. Produzir, interpretar, planejar e aplicar informes de avaliação de tecnologias em saúde em seus âmbitos de competência; 3. Interpretar criticamente a eficácia, eficiência, efetividade, segurança e custo-efetividade dos dispositivos médicos; 4. Incorporar e exercitar a metodologia para obter informação adequada e desenvolver buscas efetivas; 5. Realizar leitura crítica de estudos de ATS para diagnóstico e terapia. |
PROGRAMA
1 - Conceitos Básicos
a) Introdução sobre o SUS
b) A ATS e o processo de tomada de decisão
c) Tomada de decisão em sistemas de saúde
d) Avaliações econômicas em saúde e ATS
i. Custo-Benefício
ii. Custo-efetividade
iii. Ferramentas utilizadas em avaliação econômica
e) Princípios epidemiológicos para ATS
2 - Ferramentas para o desenvolvimento de uma ATS
a) Passos para o desenvolvimento de uma ATS
b) Medidas estatísticas aplicadas em ATS
c) Introdução a conceitos de Medicina Baseada em Evidências
d) Ferramentas utilizadas para Avaliação de Estudos de ATS
3 - Buscas nas bases de dados
a) Estratégias de busca
b) Busca em fontes secundárias
c) Busca em fontes primárias
d) Seleção dos artigos
4 - Avaliação crítica
a) Avaliação crítica de ensaios clínicos
b) Avaliação crítica de revisões sistemáticas
c) Avaliação crítica de custo efetividade
d) Elaboração de perguntas de pesquisa
e) Construção de tabela e síntese de resultados
5 - Ensaios Clínicos
a) Ensaios Clínicos Randomizados
b) Revisões sistemáticas
c) Avaliações econômicas e ATS
METODOLOGIA
Técnicas de ensino:
Palestras, aulas expositivas, utilizando recursos áudio visuais e quadro negro.
Atividades em grupo: seminários, pesquisas e trabalhos.
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos e arquivos disponibilizados nas Plataformas Moodle, Google Meet e Microsoft Teams
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Link para ingresso no Teams:
https://teams.microsoft.com/l/team/19%3aTea4lcy5QeGFTTzujHAeEKFKSUVDzGRkBQDMkp4vVOs1%40thread.tacv2/conversations?groupId=febe33e3-fdd3-493d-acec-990ec0d884b9&tenantId=cd5e6d23-cb99-4189-88ab-1a9021a0c451
Cronograma:
Data |
Atividade |
HA |
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Conteúdo Regular (15 semanas) |
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10/01/2024 |
Apresentação do Plano de Ensino |
1 |
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11/01/2024 |
Porque estudar ATS? REBRATS. Diretrizes Metodológicas. |
3 |
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17/01/2024 |
Gráfico de floresta – Parte 1 |
1 |
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18/01/2024 |
Razão de Risco - Razão de chances (Odds Ratio) - Gráfico de floresta |
3 |
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24/01/2024 |
Tipos de revisões. |
1 |
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25/01/2024 |
Revisão Sistemática |
3 |
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31/01/2024 |
Definir o tema da Metanálise |
1 |
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01/02/2024 |
Construção do Gráfico de Floresta utilizando Excel; Gráfico de Funil; Teste de Egger |
3 |
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07/02/2024 |
Ferramenta RevMan. Ferramenta para análise da qualidade de artigos inseridos em uma Revisão Sistemática |
1 |
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08/02/2024 |
Buscas nas bases de dados: Estratégias de busca, Busca em fontes secundárias, busca em fontes primárias. |
3 |
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15/02/2024 |
Desenhos de Estudo. Ferramenta para análise da qualidade de uma Revisão Sistemática. |
3 |
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21/02/2024 |
Teste de Egger; Ferramenta ROBIS2. |
1 |
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22/02/2024 |
Atividade Avaliativa 1 |
3 |
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28/02/2024 |
Apresentação do Método da Metanálise |
1 |
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29/02/2024 |
Ferramenta para análise da qualidade de uma Revisão Sistemática; Introdução ao Sistema Único de Saúde (SUS); O que é Judicialização em saúde?; Tópicos em Epidemiologia. |
3 |
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06/03/2024 |
Apresentação dos Resultados da Metanálise |
1 |
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07/03/2024 |
Diretrizes – Equipamentos Eletromédicos |
3 |
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13/03/2024 |
VEM PRA UFU |
1 |
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14/03/2024 |
VEM PRA UFU |
3 |
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20/03/2024 |
Apresentação da Introdução e Discussão da Metanálise |
1 |
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21/03/2024 |
GRADE |
3 |
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27/03/2024 |
Tópicos de Avaliação Econômica (Modelos Analíticos) |
1 |
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28/03/2024 |
Estudo das Diretrizes – Pareceres Técnicos Científicos |
3 |
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03/04/2024 |
Estatística aplicada a área da saúde |
1 |
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04/04/2024 |
Diretrizes – Avaliação Econômica |
3 |
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10/04/2024 |
Iceberg dos EMAs |
1 |
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11/04/2024 |
Atividade Avaliativa 2 |
3 |
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17/04/2024 |
Medicamentos caros |
1 |
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18/04/2024 |
Avaliação Substitutiva |
3 |
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24/04/2024 |
Apresentação da Metanálise |
1 |
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Total do conteúdo regular (15 semanas – 90 dias) |
60 |
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Trabalho Discente Efetivo - TDE |
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Atividade |
HA |
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Introdução ao Sistema Único de Saúde (SUS) |
2 |
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Trabalho em grupo – Estudo e preparação da apresentação da Diretriz Pareceres Técnicos Científicos |
3 |
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Trabalho em grupo – Estudo e preparação da apresentação da Diretriz Avaliação Econômica |
3 |
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Trabalho em grupo – Estudo, redação do artigo e preparação da Metanálise |
4 |
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Total (TDE) |
12 |
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Carga Horária total da disciplina em horas-aula |
72 |
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Atividades Acadêmicas |
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26/04 a 8/05 |
Leitura de artigo de Metanálise |
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HA – horas-aula (50 minutos)
Horário de atendimento
Terça-feira – 15hs – 16hs (Sala 3N317)
AVALIAÇÃO
Serão realizadas duas avaliações (adicionalmente uma avaliação substitutiva) objetivas.
Datas e horários:
Avaliação 1 – será realizada no dia 22/02/2024, das 7:10hs às 9:40hs.
Avaliação 2 – será realizada no dia 11/04/2024, das 7:10hs às 9:40hs.
Avaliação substitutiva - será realizada no dia 18/04/2024, das 7:10hs às 9:40hs.
Validação da assiduidade dos discentes
· Presença nas atividades presenciais (Lista de chamada).
Avaliação de recuperação
Será realizada uma atividade avaliativa de recuperação de aprendizagem ao estudante que não obtiver o rendimento mínimo para aprovação e com frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento), o conteúdo desta atividade avaliativa será composto por todo o conteúdo ministrado durante o semestre letivo.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Avaliação 1 |
25 pontos |
2. Avaliação 2 |
25 pontos |
3. Avaliação Substitutiva* |
100 pontos |
4. Apresentação Pareceres Técnicos Científicos |
10 pontos – distribuídos da seguinte maneira: · Apresentação dos Pareceres Técnicos Científicos 7 pontos · Participação (presença, questionamentos ...) 3 pontos |
4. Apresentação Avaliação Econômica |
10 pontos – distribuídos da seguinte maneira: · Apresentação da Avaliação Econômica 7 pontos · Participação (presença, questionamentos ...) 3 pontos |
5. Metanálise |
30 pontos – distribuídos da seguinte maneira: · Definição do tema da Metanálise 2 pontos · Apresentação do Método da Metanálise 3 pontos · Apresentação dos Resultados da Metanálise 3 pontos · Apresentação da Introdução e Discussão da Metanálise 2 pontos · Apresentação Final 15 pontos · Participação (presença, questionamentos ...) 2 pontos · Documento escrito (modelo Artigo) 3 pontos |
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for igual ou maior que 60, a nota final do estudante será 60;
· Se a nota da Avaliação Substitutiva for menor que 60, a nota final do estudante será a maior nota entre a Avaliação Substitutiva e as avaliações anteriores.
Trabalho: Pareceres Técnicos Científicos – 10 pontos
Trabalho: Avaliação Econômica – 10 pontos
Trabalho: Metanálise – 30 pontos
· A metanálise terá tema livre sobre ATS (o grupo poderá escolher). O término do trabalho da metanálise será formalizado com a apresentação e a entrega do trabalho escrito (na forma de artigo com 2 colunas – o modelo será disponibilizado).
o Itens obrigatórios do artigo:
§ Gráfico de Floresta (RevMan);
§ Gráfico de Funil;
§ Teste de Egger;
§ Risco de viés (Ferramenta ROBIS).
· O número mínimo de artigos, após a exclusão dos artigos analisados, para a realização da Metanálise é 6.
Obs.:
1 - Atrasos máximos permitidos de 10 minutos para início da exposição, após este tempo o grupo perderá 1 ponto por minuto de atraso. Após o início da apresentação, os membros do grupo que chegarem não poderão participar da exposição e perderão os pontos relativos à apresentação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Estudos para Avaliação de Equipamentos médico-assistenciais. 1. ed. Brasília.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Elaboração de Pareceres Técnico-Cientifico. 4. ed. Brasília: Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos. Departamento de Ciência e Tecnologia., 2014a.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. Diretrizes metodológicas : Diretriz de Avaliação Econômica. 2. ed. Brasília. v. 1
Complementar
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS elaboração de revisão sistemática e metanálise de ensaios clínicos randomizados. 1. ed. Brasilia, DF.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. DIRETRIZES METODOLÓGICAS Sistema GRADE – manual de graduação da qualidade da evidência e força de recomendação para tomada de decisão em saúde. 1. ed. Brasilia, DF.
BRASIL. MINISTÉRIO DA SAÚDE. ROBIS – Risk of Bias in Systematc Reviews: Ferramenta para avaliar o risco de viés em revisões sistemátcas Orientações de uso. 1. ed. Brasilia, DF.
WORK PACKAGE 8 LEAD PARTNER: CAHTA CATALAN AGENCY FOR HEALTH TECHNOLOGY ASSESSMENT AND RESEARCH. EUnetHTA Handbook on HTA Capacity Building. 1. ed. Espanha.
Artigos de livre acesso e Artigos das bases CAPES. ( https://www.periodicos.capes.gov.br/ )
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Adriano Alves Pereira, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/01/2024, às 11:33, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5098344 |