UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

Atividades Curriculares de Extensão: Química

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Química

SIGLA:

IQUFU

CH TOTAL TEÓRICA:

0 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

60 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final do curso o estudante deverá ser capaz de:

Ementa

Introdução às atividades de extensão. Escolha do projeto pré-determinado a ser desenvolvido. Planejamento das atividades teóricas e/ou práticas. Aplicação das atividades à sociedade. Elaboração de relatório circunstanciado das atividades realizadas.

PROGRAMA

  1. Compreender a importância do seu trabalho e como ele afetou ao público-alvo.
  2. Desenvolver senso crítico e consciência do trabalho social.
  3. Mostrar iniciativa e comprometimento e responsabilidade com trabalho em grupo.
  4. Mostrar capacidade de montar os protocolos de ação do projeto selecionado.
  5. Cumprir com o cronograma proposto com assiduidade e pontualidade.
  6. Elaborar proposta para analisar os resultados obtidos além de realizar autoanálise.
  7. Conseguir adaptar a linguagem científica para melhor compreensão do público-alvo.
  8. Adaptar com situações reais na resolução de problemas.
  9. Compilar os dados obtidos e discutir os resultados.
  10. Redigir e apresentar relatório final.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

SOUSA, Ana Luiza Lima Sousa. A História da Extensão Universitária. Editora: Alínea, 2ª edição, ISBN-10: 8575164287, ISBN-13: 978-8575164280, 140 páginas, 2010.

ONÇA, Luciano Alves; CAMARGO, Eder dos Santos & PINHEIRO, Alexandre. (orgs.). Cultura e extensão universitária: democratização do conhecimento. São João del-Rei: Malta, 2010.

CALDERÓN, A. I. et al. Extensão universitária: ação comunitária em universidades brasileiras. São Paulo: Olho d'Água, 2002.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

MARCOS PEREIRA DOS SANTOS. Extensão Universitária: Espaço de aprendizagem profissional  suas relações com o ensino e a pesquisa na educação superior. Revista Conexão, v.8 n.2, p.154-163, 2012.

SILVA, Ingrid F. et al. Movimento Química pós 2022: construção de um plano de ação para que a Química e Seus Atores impactem a Sustentabilidade e Soberania no Brasil. Química Nova, v. 45, p. 497-505, 2022.

DOS SANTOS, Paulo Roberto Cunha. Show da Química: Relato de um Projeto de Extensão. Revista Diálogos da Extensão, v. 1, n. 1, p. 36-38, 2015.

SANGIOGO, Fábio André; KOHN, Paola Bork Abib; DE FREITAS, Flávia Moura. A Inovação no Contexto da Extensão Universitária-conceitos e Possibilidades na Área da Química. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 63-76, 2022.

BRASIL –Ministério da Educação. Indissociabilidade ensino–pesquisa–extensão e a flexibilização curricular : uma visão da extensão. Fórum de Pró -Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras e SESu/MEC. Porto Alegre: UFRGS. Brasília, 2006.

aprovação

 

CARLA ZANELLA GUIDINI

Coordenadora do Curso de Graduação

em Engenharia de Alimentos

FÁBIO AUGUSTO DO AMARAL

Diretor do Instituto de Química


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Documento assinado eletronicamente por Carla Zanella Guidini, Coordenador(a), em 12/08/2022, às 07:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Fabio Augusto do Amaral, Diretor(a), em 12/08/2022, às 18:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.057913/2021-29 SEI nº 3833656