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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720 Campus Umuarama - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Biotecnologia animal. Conceitos básicos de nomenclatura zoológica. Espécie e especiação. Morfofisiologia, reprodução e ciclo de vida de Invertebrados e Vertebrados de interesse em Biotecnologia.
JUSTIFICATIVA
Esta disciplina é importante para dar subsídio aos discentes no desenvolvimento de pesquisas futuras que envolvam animais. É importante para que conheçam grupos com potencial de uso em Biotecnologia, bem como para que eles conheçam e reconheçam grupos animais, sua caracaterísticas morfofuncionais e comportamentais.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Proporcionar ao discente a oportunidade de conhecer os principais grupos zoológicos de interesse biotecnológico, em termos morfofisiológicos e comportamentais. |
Objetivos Específicos: |
Compreender e utilizar corretamente a nomenclatura zoológica. Desenvolver noções básicas de biodiversidade e filogenia. Reconhecer os grandes grupos zoológicos [Porífera, Cnidária, Mollusca, Arthropoda, Vertebrata (peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos)], e táxons de animais parasitas de interesse em Biotecnologia. Caracterizar os táxons quando ao modo de vida, morfofisiologia, reprodução e ciclo de vida. |
PROGRAMA
METODOLOGIA
Aula |
Data |
Módulo |
Atividade |
1 |
05/05 |
Solange |
Apresentação do cronograma de atividades e avaliação. Noções básicas de nomenclatura zoológica. Diversidade, morfologia e reprodução de Porifera |
2 |
12/05 |
Diversidade, morfologia e reprodução de Cnidaria Prática 1: Porifera e Cnidaria |
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3 |
19/05 |
Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Plathyhelminthes e Nematoda Prática 2: Regeneração em planárias |
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4 |
26/05 |
Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Mollusca Prática 3: Mollusca |
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5 |
02/06 |
Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Annelida Prática 4: Annelida |
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6 |
09/06 |
Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Arthropoda Prática 5: Arthropoda 1 |
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7 |
23/06 |
Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Arthropoda Prática 6: Arthropoda 2 |
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8 |
30/06 |
Prova teórica 1 (valor: 20 pontos) + Prova prática 1 (10 pontos) |
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9 |
07/07 |
Celine |
Introdução a Deuterostomia. Diversidade, morfologia, reprodução e desenvolvimento de Echinodermata Prática 7: Equinodermos |
10 |
14/07 |
Estrutura, fisiologia e diversidade de Peixes Prática 8: Peixes |
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11 |
21/07 |
Estrutura, fisiologia e diversidade de Anfíbios Prática 9: Anfíbios |
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12 |
28/07 |
Estrutura, fisiologia e diversidade de Répteis Prática 10: Répteis |
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13 |
04/08 |
Estrutura, fisiologia e diversidade de Aves Prática 11: Aves |
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14 |
11/08 |
Estrutura, fisiologia e diversidade de Mamíferos Prática 12: Mamíferos |
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15 |
18/08 |
Prova teórica 2 (valor: 20 pontos) + Prova prática 2 (10 pontos) Entrega dos seminários (20 Pontos) Entrega da coleção virtual (10 pontos) |
Os atendimentos com cada docente deverá ser agendado.
AVALIAÇÃO
Provas - serão duas provas teóricas e duas provas práticas referentes a cada módulo ministrado (módulo 1 - aulas 1 a 7 e módulo 2 - aulas 9 a 14), portanto não terão caráter cumulativo. As provas serão individuais e aplicadas via Moodle, contendo questões objetivas e dissertativas acerca dos conteúdos teóricos e práticos. Para as provas práticas, serão utilizadas imagens de exemplares trabalhados no laboratório do ensino de zoologia e questões abordadas sobre estes nas referidas aulas.
Estudo dirigido e roteiros de aulas práticas - para cada aula prática haverá um roteiro estruturado ou estudo dirigido, os quais deverão ser preenchidos de forma individual durante a aula. O discente que estiver presente e preencher tais materiais receberá a pontuação referente àquela aula (1 ponto por aula).
Seminário - serão em grupos, cujos temas tratarão de uso de animais em biotecnologia na atualidade. Estes serão referentes a artigos publicados, sobre um dos táxons tratados na disciplina. Os seminários deverão ser gravados, postados no YouTube e disponibilizados para a apreciação das docentes até dia 18/08.
Coleção virtual - cada discente deverá postar, no Instagram, em conta específica da disciplina, pelo menos 5 fotos sobre táxons trabalhados na disciplina. Estas postagens deverão ser no feed, conter o autor e data da foto, bem como uma ficha técnica do animal fotografado, incluindo classificação taxonômica até o menor nível possível e informações como curiosidades, comportamento, ecologia, dentre outros.
As pontuações das avaliações serão distribuídas conforme o quadro abaixo:
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20 pontos |
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10 pontos |
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20 pontos |
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10 pontos |
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10 pontos |
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20 pontos |
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10 pontos |
Total |
100 pontos |
Avaliação de recuperação:
Avaliação substitutiva:
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRUSCA, G. J.; BRUSCA, R. Invertebrados. 2ª edição. Rio de Janeiro: Editora Guanabara Koogan, 2007.
HICKMAN, C.P.; ROBERTS, L.S.; LARSON, A. 2004. Princípios integrados de zoologia. 11ª edição. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.
POUGH, F.H.; HEISER, J.B.; MC FARLAND, W.N. 1999. A vida dos vertebrados. 2ª edição. São Paulo: Editora Atheneu.
Complementar
HILDEBRAND, M. 1995. Análise da estrutura dos vertebrados. 3ª edição. São Paulo: Editora Atheneu.
ORR, R.T. 1986. Biologia dos vertebrados. 5ª edição. São Paulo: Editora Roca.
SCHMIDT-NIELSEN, K. 2002. Fisiologia animal: adaptação e meio ambiente. 5ª edição. São Paulo: Editora Livraria Santos.
RIBEIRO-COSTA, C.; MOREIRA DA ROCHA, R. (COORDS.). 2002. Invertebrados: manual de aulas práticas. Série Manual de aulas Práticas. Ribeirão Preto: Holos Editora.
RUPPERT, E.; FOX, R.S.; BARNES, R.D. 2005. Zoologia dos invertebrados: uma abordagem funcional-evolutiva. 7ªedição. São Paulo: Editora Roca.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Celine de Melo, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 17:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Solange Cristina Augusto, Professor(a) do Magistério Superior, em 11/04/2022, às 20:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3515594 e o código CRC 512B7C5B. |
Referência: Processo nº 23117.023194/2022-23 | SEI nº 3515594 |