UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

TÓPICOS ESPECIAIS EM ENGENHARIA BIOMÉDICA II – ENGENHARIA DE REABILITAÇÃO E TECNOLOGIA ASSISTIVA

Unidade Ofertante:

Faculdade de Engenharia Elétrica

Código:

FEELT39029

Período/Série:

NA

Turma:

 

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

(X)

Professor(A):

Eduardo Lázaro Martins Naves

Ano/Semestre:

2020.3/Etapa I

Observações:

 

 

EMENTA

Visão geral dos dispositivos e sistemas desenvolvidos pela engenharia biomédica para reabilitar/auxiliar pessoas com alguma deficiência ocasionada por doenças, acidentes ou degeneração natural do corpo pelo avanço da idade.

JUSTIFICATIVA

O aumento na expectativa de vida média das pessoas tem gerado uma demanda crescente por dispositivos tecnológicos para auxiliar as pessoas idosas e/ou com alguma deficiência (visual, auditiva, cognitiva, motora, etc.) em suas atividades cotidianas. A área da engenharia biomédica responsável pela pesquisa, desenvolvimento e inovação neste campo é conhecida como Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva (RTA). Neste contexto, as pessoas utilizam os dispositivos de RTA para realizarem suas tarefas diárias com mais autonomia, melhorando assim sua qualidade de vida, autoestima e socialização. Deste modo, nesta disciplina o aluno terá a oportunidade de aplicar conhecimentos diversos vistos em outras disciplinas do curso (anatomia, fisiologia, eletrônica, programação, etc.) no desenvolvimento de tecnologias para auxílio ao público mencionado.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Conhecer os principais dispositivos e equipamentos tecnológicos utilizados para auxiliar as pessoas com algum tipo de deficiência na realização de suas tarefas diárias de forma independente, buscando recuperar sua autoestima e melhorar sua qualidade de vida.

Objetivos Específicos:

• Compreender o conceito de tecnologia assistiva;

• Estudar o histórico e a evolução das tecnologias de reabilitação e produtos assistivos;

• Entender o ambiente no qual a pessoa com deficiência está integrada;

• Identificar os diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de deficiência de cada indivíduo;

• Estudar a relação entre usuário e o dispositivo de tecnologia assistiva;

• Desenvolver um protótipo de produto de reabilitação/assistivo.

PROGRAMA

  1. História da tecnologia assistiva

  2. Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e tecnologias assistivas

  3. Modelos para concepção de tecnologias assistivas

  4. Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal

  5. O processo de criação de dispositivos assistivos padrões

  6. Aplicação da robótica na reabilitação médica

  7. Estimulação elétrica funcional e suas aplicações

  8. Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação

  9. Tecnologias para pessoas com deficiência visual

  10. Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva

  11. Tecnologias para pessoas com deficiência física

  12. Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual

  13. Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação

  14. O futuro da tecnologia assistiva

METODOLOGIA

 

Técnicas de ensino:

Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, desenvolvimento de projeto em grupo, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.

Vídeos disponibilizados nas Plataformas Moodle e Microsoft Teams

 

Recursos didáticos:

Livros e artigos científicos;

Internet;

Bases de dados científicos;

Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.

 

Plataformas e mídias sociais

Microsoft Teams

Moodle

Mconf/RNP

 

Acesso aos arquivos da aula:

Serão disponibilizados links para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.

 

Acesso a bibliografia:

Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.

 

Cronograma:

Período

Conteúdo

Atividades

Horas

Semana 1

História da tecnologia assistiva

Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e tecnologias assistivas

Orientação para o desenvolvimento do projeto em grupo

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Definição de grupos de trabalho

6h

Semana 2

Modelos para concepção de tecnologias assistivas

Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Definição de temas do projeto em grupo

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

Projeto em grupo: Introdução

8h

Semana 3

O processo de criação de dispositivos assistivos padrões

Aplicação da robótica na reabilitação médica

 

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

6h

Semana 4

Estimulação elétrica funcional e suas aplicações

Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação

 

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

Projeto em grupo: Materiais e métodos

8h

Semana 5

Tecnologias para pessoas com deficiência visual

Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva

 

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

6h

Semana 6

Tecnologias para pessoas com deficiência física

 

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

Projeto em grupo: Resultados

8h

Semana 7

Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual

Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação

 

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

6h

Semana 8

O futuro da tecnologia assistiva

Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min)

Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor

Dúvidas e discussões

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

Projeto em grupo: Discussão e conclusão

6h

Semana 9

Apresentação do projeto desenvolvido pelo grupo

Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior

Entrega do vídeo e do relatório escrito documentando o projeto desenvolvido pelo grupo.

6h

AVALIAÇÃO

A avaliação será baseada nos seguintes itens:

 

Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas

A realização e correção das atividades avaliativas será por meio da plataforma Moodle.

 

Validação da assiduidade dos discentes

Formulários para registro de frequência

Entrega das atividades propostas

Participação nos fóruns

Participação nos chats

 

Envio das atividades avaliativas:

As avaliações serão enviadas automaticamente via Moodle.

As atividades relacionadas a participação nos fóruns e chats serão online.

 

Notas atribuídas por atividade:

Atividade

Valor

1. Resumos semanais

40 pontos

2. Projeto em grupo

40 pontos

3. Participação nos fóruns de discussão

10 pontos

4. Participação nos chats

10 pontos

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. Robitaille, S. The Illustrated Guide to Assistive Technology and Devices, New York: Demos Medical Publishing, 2010.
2. Tecnologia Assistiva: Desenvolvimento e Aplicações – I / [Orgs.] Fausto Orsi Medola e Luis Carlos Paschoarelli – 1.ed. – Bauru: Canal 6 Editora, 2018.
3. Bastos, T. F. et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América, 2014.
4. Introduction to neural engineering for motor rehabilitation [ebook] / edited by Dario Farina, Winnie Jensen, Metin Akay. Hoboken ; Piscataway : John Wiley & Sons : IEEE Press, c2013.

Complementar

1. Intelligent Internet of Things: From Device to Fog and Cloud. Farshad Firouzi, Krishnendu Chakrabarty and Sani Nassif (Eds). Springer Nature Switzerland AG 2020. ISBN 978-3-030-30367-9
(eBook). DOI 10.1007/978-3-030-30367-92.

2. Design and Use of Assistive Technology: Social, Technical, Ethical, and Economic Challenges. Oishi, M. M. K., Mitchell, I. M., Van der Loos, H. F. M. (Eds). Springer Science+Business Media, LLC 2010. DOI 10.1007/978-1-4419-7031-2

3. Applications of Rehabilitation Engineering Technologies for the Intervention of Neural and Motor Impairment Post Stroke. Dong Feng Huang and Guanglin Li (Eds.). Frontiers in Neurology, 2019. DOI
10.3389/978-2-88963-301-2

4. Rory A. C., Hisaichi O., Douglas A. H. An introduction to rehabilitation engineering. Taylor & Francis, 2007.

5. Proceedings of the 1st International Workshop on Assistive Technologies IWAT 2015 – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brazil. Eds: Teodiano F. Bastos-Filho e Silas Franco dos Reis Alves. ISSN 2359-2346

6. Proceedings of the 2st International Workshop on Assistive Technologies IWAT 2019 – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brazil. Editor: Anselmo Frizera Neto

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/07/2020, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 SEI nº 2158096