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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 3N - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Visão geral dos dispositivos e sistemas desenvolvidos pela engenharia biomédica para reabilitar/auxiliar pessoas com alguma deficiência ocasionada por doenças, acidentes ou degeneração natural do corpo pelo avanço da idade.
JUSTIFICATIVA
O aumento na expectativa de vida média das pessoas tem gerado uma demanda crescente por dispositivos tecnológicos para auxiliar as pessoas idosas e/ou com alguma deficiência (visual, auditiva, cognitiva, motora, etc.) em suas atividades cotidianas. A área da engenharia biomédica responsável pela pesquisa, desenvolvimento e inovação neste campo é conhecida como Engenharia de Reabilitação e Tecnologia Assistiva (RTA). Neste contexto, as pessoas utilizam os dispositivos de RTA para realizarem suas tarefas diárias com mais autonomia, melhorando assim sua qualidade de vida, autoestima e socialização. Deste modo, nesta disciplina o aluno terá a oportunidade de aplicar conhecimentos diversos vistos em outras disciplinas do curso (anatomia, fisiologia, eletrônica, programação, etc.) no desenvolvimento de tecnologias para auxílio ao público mencionado.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Conhecer os principais dispositivos e equipamentos tecnológicos utilizados para auxiliar as pessoas com algum tipo de deficiência na realização de suas tarefas diárias de forma independente, buscando recuperar sua autoestima e melhorar sua qualidade de vida. |
Objetivos Específicos: |
• Compreender o conceito de tecnologia assistiva; • Estudar o histórico e a evolução das tecnologias de reabilitação e produtos assistivos; • Entender o ambiente no qual a pessoa com deficiência está integrada; • Identificar os diferentes tipos de dispositivos que podem ser utilizados de acordo com o tipo de deficiência de cada indivíduo; • Estudar a relação entre usuário e o dispositivo de tecnologia assistiva; • Desenvolver um protótipo de produto de reabilitação/assistivo. |
PROGRAMA
História da tecnologia assistiva
Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e tecnologias assistivas
Modelos para concepção de tecnologias assistivas
Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal
O processo de criação de dispositivos assistivos padrões
Aplicação da robótica na reabilitação médica
Estimulação elétrica funcional e suas aplicações
Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação
Tecnologias para pessoas com deficiência visual
Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva
Tecnologias para pessoas com deficiência física
Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual
Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação
O futuro da tecnologia assistiva
METODOLOGIA
Carga-horária de atividades síncronas: não serão realizadas atividades síncronas.
Carga-horária de atividades assíncronas (vídeo-aulas, dúvidas e discussões): 30hs. As vídeo-aulas serão gravadas as sextas-feiras das 09h50min às 11h:30min e disponibilizadas logo em seguida.
Carga-horária das demais atividades (avaliações, leitura de artigos, pesquisa, estudo dirigido, desenvolvimento do projeto): 30hs
Técnicas de ensino:
Para a aquisição de conhecimento será utilizado a leitura de artigos e outros materiais bibliográficos, plataformas sociais, pesquisas, estudos de caso, desenvolvimento de projeto em grupo, encontros semanais para discussões e apresentação de dúvidas.
Vídeos disponibilizados nas Plataformas Moodle e Microsoft Teams
Recursos didáticos:
Livros e artigos científicos;
Internet;
Bases de dados científicos;
Plataformas de longo alcance, Mídias sociais e serviços de e-mails.
Plataformas e mídias sociais
Microsoft Teams
Moodle
Mconf/RNP
Acesso aos arquivos da aula:
Serão disponibilizados links para os estudantes acessarem os arquivos das aulas.
Acesso a bibliografia:
Os estudantes terão acesso a bibliografia disponibilizada online pela biblioteca da UFU, periódicos que disponibilizam gratuitamente acesso à base de periódicos e links de livros gratuitos fornecidos pelas editoras.
Cronograma:
Período |
Conteúdo |
Atividades |
Horas |
Semana 1 |
História da tecnologia assistiva Fundamentos e aplicações da engenharia de reabilitação e tecnologias assistivas Orientação para o desenvolvimento do projeto em grupo |
Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Definição de grupos de trabalho |
6h |
Semana 2 |
Modelos para concepção de tecnologias assistivas Ferramentas de projeto e princípios de projeto universal |
Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Definição de temas do projeto em grupo Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior Projeto em grupo: Introdução |
8h |
Semana 3 |
O processo de criação de dispositivos assistivos padrões Aplicação da robótica na reabilitação médica
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Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior |
6h |
Semana 4 |
Estimulação elétrica funcional e suas aplicações Técnicas de biofeedback aplicadas à reabilitação
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Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior Projeto em grupo: Materiais e métodos |
8h |
Semana 5 |
Tecnologias para pessoas com deficiência visual Tecnologias para pessoas com deficiência auditiva
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Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior |
6h |
Semana 6 |
Tecnologias para pessoas com deficiência física
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Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior Projeto em grupo: Resultados |
8h |
Semana 7 |
Tecnologias para pessoas com deficiência intelectual Tecnologias para pessoas com deficiência na comunicação
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Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior |
6h |
Semana 8 |
O futuro da tecnologia assistiva |
Vídeo-aula (sexta-feira 09h50min as 11h30min) Leitura de material bibliográfico indicado pelo professor Dúvidas e discussões Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior Projeto em grupo: Discussão e conclusão |
6h |
Semana 9 |
Apresentação do projeto desenvolvido pelo grupo |
Entrega do resumo do conteúdo visto na semana anterior Entrega do vídeo e do relatório escrito documentando o projeto desenvolvido pelo grupo. |
6h |
AVALIAÇÃO
A avaliação será baseada nos seguintes itens:
Resumo do conteúdo visto a cada semana (individual): 40 pontos. Será realizada a média aritmética dos resumos entregues pelo aluno.
Projeto realizado em grupo: 40 pontos. O desenvolvimento do projeto será acompanhado por meio de relatórios periódicos a serem entregues pelo grupo de alunos conforme definido no cronograma. Além disso, um vídeo sobre o projeto desenvolvido deverá ser gravado e remetido ao professor juntamente com o relatório na última semana do curso.
Participação nos fóruns de discussão (individual): 10 pontos
Participação nos chats (individual): 10 pontos
Critérios para a realização e correção das atividades avaliativas
A realização e correção das atividades avaliativas será por meio da plataforma Moodle.
Validação da assiduidade dos discentes
Formulários para registro de frequência
Entrega das atividades propostas
Participação nos fóruns
Participação nos chats
Envio das atividades avaliativas:
As avaliações serão enviadas automaticamente via Moodle.
As atividades relacionadas a participação nos fóruns e chats serão online.
Notas atribuídas por atividade:
Atividade |
Valor |
1. Resumos semanais |
40 pontos |
2. Projeto em grupo |
40 pontos |
3. Participação nos fóruns de discussão |
10 pontos |
4. Participação nos chats |
10 pontos |
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. Robitaille, S. The Illustrated Guide to Assistive Technology and Devices, New York: Demos Medical Publishing, 2010.
2. Tecnologia Assistiva: Desenvolvimento e Aplicações – I / [Orgs.] Fausto Orsi Medola e Luis Carlos Paschoarelli – 1.ed. – Bauru: Canal 6 Editora, 2018.
3. Bastos, T. F. et al. A Interação de Pessoas com Deficiência com o Computador: Experiências e Possibilidades em Ibero-América, 2014.
4. Introduction to neural engineering for motor rehabilitation [ebook] / edited by Dario Farina, Winnie Jensen, Metin Akay. Hoboken ; Piscataway : John Wiley & Sons : IEEE Press, c2013.
Complementar
1. Intelligent Internet of Things: From Device to Fog and Cloud. Farshad Firouzi, Krishnendu Chakrabarty and Sani Nassif (Eds). Springer Nature Switzerland AG 2020. ISBN 978-3-030-30367-9
(eBook). DOI 10.1007/978-3-030-30367-92.
2. Design and Use of Assistive Technology: Social, Technical, Ethical, and Economic Challenges. Oishi, M. M. K., Mitchell, I. M., Van der Loos, H. F. M. (Eds). Springer Science+Business Media, LLC 2010. DOI 10.1007/978-1-4419-7031-2
3. Applications of Rehabilitation Engineering Technologies for the Intervention of Neural and Motor Impairment Post Stroke. Dong Feng Huang and Guanglin Li (Eds.). Frontiers in Neurology, 2019. DOI
10.3389/978-2-88963-301-2
4. Rory A. C., Hisaichi O., Douglas A. H. An introduction to rehabilitation engineering. Taylor & Francis, 2007.
5. Proceedings of the 1st International Workshop on Assistive Technologies IWAT 2015 – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brazil. Eds: Teodiano F. Bastos-Filho e Silas Franco dos Reis Alves. ISSN 2359-2346
6. Proceedings of the 2st International Workshop on Assistive Technologies IWAT 2019 – Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, Espírito Santo, Brazil. Editor: Anselmo Frizera Neto
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Lazaro Martins Naves, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/07/2020, às 11:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2158096 e o código CRC 346289E5. |
Referência: Processo nº 23117.039929/2020-79 | SEI nº 2158096 |