UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Odontologia

Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320
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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Atividades Curriculares de Extensão: Programa de Promoção e Prevenção em Saúde Bucal

Unidade Ofertante:

Faculdade de Odontologia

Código:

FOUFU 31501

Período/Série:

TURMA 95

Turma:

1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

60

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Coordenadora do Componente curricular: 

PAULA CAETANO ARAÚJO

 

Professores colaboradores:

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS 
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

Ano/Semestre:

2024.1

Observações:

 

 

EMENTA

Programa de prevenção e promoção em saúde bucal nos serviços e seus equipamentos sociais. Visão integrada da atenção à saúde. Levantamento epidemiológico dos principais agravos em saúde bucal.

JUSTIFICATIVA

A Odontologia em Saúde Coletiva entre outras atribuições, é a área responsável pelo desenvolvimento da teoria e da prática, perfazendo o estudo das doenças bucais mais prevalentes numa população, seus principais fatores associados, bem como as medidas de intervenção mais adequadas para reduzir e controlar essas doenças. Sendo assim, as atividades práticas propostas neste Estágio apoiam o projeto pedagógico da Faculdade de Odontologia, uma vez que estimula a integração ensino - serviço - comunidade, possibilitando ao aluno atuação em ações individuais e coletivas junto aos problemas de saúde bucal de uma comunidade escolar. Desta forma, justifica-se a proposição destas atividades práticas, a fim de que os discentes da Faculdade de Odontologia estejam em contato com a realidade social e sanitária do escolar, atuando no nível de atenção primária do cuidado em saúde, coordenados pelos professores da Área de Saúde Coletiva e Odontologia Legal. Ressalta-se ainda a utilização dos equipamentos sociais pertencentes a área onde a escola se situa.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Promover atividade de extensão que visa a integração dos acadêmicos nas práticas de odontologia coletiva com a comunidade, em ações preventivas, epidemiológicas, educativas e sociais das principais doenças bucais.

Objetivos Específicos:

4.2.1 Conhecer a realidade social e econômica, cultural e organizacional da instituição de atuação, através do diagnóstico institucional;
4.2.2 Avaliar o risco de cárie e doenças gengivais;
4.2.3 Realizar higienização bucal supervisionada (escovação dentária e uso do fio dental);

4.2.4 Realizar educação para cidadania e saúde, utilizando abordagens adequadas para a faixa etária, com uso de linguagem simples, objetiva, criativa e acessível, sobre a etiologia e prevenção das principais doenças bucais e gerais, incorporando novos conceitos no sentido da manutenção e criação de hábitos saudáveis, estimulando a mudança de hábitos nocivos à saúde bucal e geral;
4.2.5 Promover, estimular e reforçar o comportamento criativo do aluno.

PROGRAMA

  1. Classificação de risco de cárie.

  2. Aplicação de índices epidemiológicos em saúde bucal.

  3. Diagnóstico e prevenção dos principais problemas de saúde bucal.

  4. Diagnóstico institucional do local de atuação.

  5. Higiene bucal supervisionada.

  6. Educação em saúde dos agravos de saúde bucal e geral.

METODOLOGIA

Embora o programa vise um determinado grupo de escolares, as atividades propostas deverão ter um enfoque global, atingindo a família desses sujeitos, bem como a comunidade que pertencem. Serão atendidos escolares, que estejam regularmente matriculados nas escolas selecionadas e que cujos pais tenham autorizado previamente a sua participação.

Serão elaboradas aulas teóricas e práticas sobre os seguintes assuntos e atividades:
- Classificação visual de risco de cárie;
- Etiologia, diagnóstico e prevenção dos principais problemas de saúde bucal;
- Métodos preventivos da cárie e da doença periodontal;
- Educação para a saúde.

Atividades Práticas em Saúde Bucal Coletiva
- Diagnóstico institucional;
- Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
- Realização da higienização bucal supervisionada;
- Realização da educação para a saúde abrangendo os seguintes temas: importância dos dentes, cárie, higienização bucal, padrão de consumo de açúcar, flúor, visita regular ao dentista, cidadania e outras temáticas em saúde de interesse da Instituição visitada.

 

Dia

Mês

D/S

Tipo de Aula

Horário

Conteúdo Programático

Docente

23

5

Teórica (T)

08:00 - 11:30

SALA DE AULA

 

1. Apresentação do Estágio Supervisionado (objetivos; metodologia; atividades práticas a serem desenvolvidas (atividades de promoção de saúde, exame clínico CPO-D/ceo-d e Higienização Bucal Supervisionada (HBS)); descrição dos instrumentais e materiais; e formas de avaliação);
2. Orientações sobre as Fichas de Consentimento a serem preenchidas; Higiene Bucal Supervisionada; escovação dentária e uso do fio dental;
3. Apresentação do Manual do Estágio Supervisionado

 


PAULA CAETANO ARAÚJO
 

30

5

 ---

---

Feriado Corpus Christi


---
 

06

6

 ---

08:00 - 11:30

SALA DE AULA

 

Aula Promoção de saúde

 

PAULA CAETANO ARAÚJO

13

6

---

---

Confecção do material educativo

---

20

6

Teórica (T)

08:00 - 11:30

SALA DE AULA

 

 

Apresentação do material educativo, realizado pelos discentes FOUFU, que será utilizado para promoção de saúde, em campo.

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

27

6

Teórica (T)

08:00 - 11:30

SALA DE AULA

 

1. Aula sobre ceo-d, CPO-D e Índice de alterações Gengivais;
2. Calibração dos examinadores;
3. Abordagem sobre os temas e materiais didáticos a serem utilizados nas atividades educativas e preventivas; bem como as técnicas de escovação.

 

PAULA CAETANO ARAÚJO

04

7

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Primeira visita à Instituição (reconhecimento da infra-estrutura e equipe). Visita à UBSF de referência da Instituição escolar (a confirmar), a fim de pactuar as ações a serem realizadas;
2. Reunião com a direção, para conhecimento das normas e condições sociais, econômicas e culturais da Instituição.
3. Apresentação dos acadêmicos de odontologia junto aos professores e funcionários da Instituição
4. Obtenção da listagem dos pré-escolares e escolares; entrega das autorizações, para serem encaminhados aos pais;
5. Programação das atividades junto ao tutor mediante listagens.

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

11

7

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

08

8

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

15

08

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

22

08

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

29

08

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

05

09

Prática (P)

08:00 - 11:30

ESCOLA

 

1. Recolhimento das autorizações dos pais;
2. Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
3. Atividades educativas e preventivas: educação em saúde e HBS (escovação e uso do fio dental com orientação).

 

ÁLEX MOREIRA HERVAL

LUIZ RENATO PARANHOS
PAULA CAETANO ARAÚJO
REGINA MARIA TOLESANO LOUREIRO

12

09

---

---

Orientação sobre a Tabulação dos dados coletados (CPO-D, ceo-d e classificação de risco). O material guia será enviado aos alunos e os mesmos devem entrar em contato com seus tutores, em caso de dúvidas.

---

19

09

---

até as 18:00

Envio do arquivo nos formatos (docx.) e (pdf.) para: ops@umuarama.ufu.br

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AVALIAÇÃO

1. Avaliação do desempenho prático / frequência: 60% do conceito
Avaliação diária no total de 1 ponto, para cada um dos critérios: 1. BIOSSEGURANÇA; 2. RELAÇÃO INTERPESSOAL; 3.PONTUALIDADE E 4. PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES. Os escores dos pontos equivalem a avaliação Satisfatória (1 ponto) e Insatisfatória (0 ponto).

2. Educação para Saúde (materiais e metodologias utilizados): 20% do conceito
Os seguintes critérios serão considerados para avaliação, considerando 1 ponto para cada um dos critérios:
- Adequação dos recursos de ensino;
- Criatividade e originalidade na elaboração de materiais educativos.
- Envolvimento para realização da atividade proposta.
- Apresentação do tema sobre promoção em saúde bucal.
Os escores dos pontos equivalem a avaliação Satisfatória (1 ponto) e Insatisfatória (0 ponto).

3. Relatório Final: 20% do conceito
Para o relatório que será enviado ao e-mail da área, os seguintes itens deverão ser preenchidos:
1. Nome da escola; 2. Endereço; 3. Telefone; 4. E-mail; 5. Direção e vice-direção; 6. Quantidade de alunos no período visitado (total); 7. Descrever as atividades realizadas conforme planejado no diagnóstico institucional (inserir fotos da escola, do ambiente utilizado para exame, espaço utilizado para hbs e material preparado/utilizado para promoção em saúde); 8. Informar quantidade de turmas avaliadas, bem como suas faixas etárias e atividades propostas para as mesmas; 9. Realizar tabulação dos exames realizados, com cálculo do CPO-D e ceo-d; 10. Tabular classificação de risco (modelo prefeitura), inserindo todos os dados solicitados na ficha (informar quais foram os menores classificados como moderado e alto risco (c, d e e); 11. Realizar mapa de prevenção em saúde bucal (modelo prefeitura) com o nome dos alunos que receberam higienização bucal supervisionada + promoção em saúde, adicionando as datas que estas atividades foram realizadas e 12. Inserir considerações finais, relatando os pontos positivos e negativos vivenciados ao longo do estágio.
Obs. 1: O relatório deve conter capa com os nomes de todos os alunos FOUFU que participaram do estágio, bem como nome dos docentes supervisores e nome da escola visitada. O relatório deve ser enviado ao e-mail ops@umuarama.ufu.br. 

Obs. 2: Enviar a classificação de risco (modelo prefeitura) também em formato Word.

 

Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica)

Data

Descrição

Valor

Avaliação contínua

Desempenho prático

60% do conceito

Avaliação contínua

Educação em saúde (produção de material)

20% do conceito

19/09

Envio do relatório final (docx.) e (pdf.)

20% do conceito

TOTAL

Aprovado ou Reprovado

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

BRASIL. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8142.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf . Acesso em: 24 jun. 2019.

KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003.

PEREIRA M. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.

PINTO, V. G. Saúde bucal coletiva. São Paulo: Santos, 2013.

Complementar

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002–2003: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/condicoes_saude_bucal.pdf Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Diretrizes operacionais: pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/webpacto/volumes/01.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Paula Caetano Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/04/2024, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 SEI nº 5368529