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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. Pará, 1720, Bloco 4L - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38405-320 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Programa de prevenção e promoção em saúde bucal nos serviços e seus equipamentos sociais. Visão integrada da atenção à saúde. Levantamento epidemiológico dos principais agravos em saúde bucal.
JUSTIFICATIVA
A Odontologia em Saúde Coletiva entre outras atribuições, é a área responsável pelo desenvolvimento da teoria e da prática, perfazendo o estudo das doenças bucais mais prevalentes numa população, seus principais fatores associados, bem como as medidas de intervenção mais adequadas para reduzir e controlar essas doenças. Sendo assim, as atividades práticas propostas neste Estágio apoiam o projeto pedagógico da Faculdade de Odontologia, uma vez que estimula a integração ensino - serviço - comunidade, possibilitando ao aluno atuação em ações individuais e coletivas junto aos problemas de saúde bucal de uma comunidade escolar. Desta forma, justifica-se a proposição destas atividades práticas, a fim de que os discentes da Faculdade de Odontologia estejam em contato com a realidade social e sanitária do escolar, atuando no nível de atenção primária do cuidado em saúde, coordenados pelos professores da Área de Saúde Coletiva e Odontologia Legal. Ressalta-se ainda a utilização dos equipamentos sociais pertencentes a área onde a escola se situa.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Promover atividade de extensão que visa a integração dos acadêmicos nas práticas de odontologia coletiva com a comunidade, em ações preventivas, epidemiológicas, educativas e sociais das principais doenças bucais. |
Objetivos Específicos: |
4.2.1 Conhecer a realidade social e econômica, cultural e organizacional da instituição de atuação, através do diagnóstico institucional; 4.2.4 Realizar educação para cidadania e saúde, utilizando abordagens adequadas para a faixa etária, com uso de linguagem simples, objetiva, criativa e acessível, sobre a etiologia e prevenção das principais doenças bucais e gerais, incorporando novos conceitos no sentido da manutenção e criação de hábitos saudáveis, estimulando a mudança de hábitos nocivos à saúde bucal e geral; |
PROGRAMA
Classificação de risco de cárie.
Aplicação de índices epidemiológicos em saúde bucal.
Diagnóstico e prevenção dos principais problemas de saúde bucal.
Diagnóstico institucional do local de atuação.
Higiene bucal supervisionada.
Educação em saúde dos agravos de saúde bucal e geral.
METODOLOGIA
Embora o programa vise um determinado grupo de escolares, as atividades propostas deverão ter um enfoque global, atingindo a família desses sujeitos, bem como a comunidade que pertencem. Serão atendidos escolares, que estejam regularmente matriculados nas escolas selecionadas e que cujos pais tenham autorizado previamente a sua participação.
Serão elaboradas aulas teóricas e práticas sobre os seguintes assuntos e atividades:
- Classificação visual de risco de cárie;
- Etiologia, diagnóstico e prevenção dos principais problemas de saúde bucal;
- Métodos preventivos da cárie e da doença periodontal;
- Educação para a saúde.
Atividades Práticas em Saúde Bucal Coletiva
- Diagnóstico institucional;
- Exame clínico para avaliação do índice ceo-d e CPO-D, Índice de avaliação gengival e Classificação de Risco de Cárie;
- Realização da higienização bucal supervisionada;
- Realização da educação para a saúde abrangendo os seguintes temas: importância dos dentes, cárie, higienização bucal, padrão de consumo de açúcar, flúor, visita regular ao dentista, cidadania e outras temáticas em saúde de interesse da Instituição visitada.
Dia |
Mês |
D/S |
Tipo de Aula |
Horário |
Conteúdo Programático |
Docente |
23 |
5 |
5ª |
Teórica (T) |
08:00 - 11:30 |
SALA DE AULA
1. Apresentação do Estágio Supervisionado (objetivos; metodologia; atividades práticas a serem desenvolvidas (atividades de promoção de saúde, exame clínico CPO-D/ceo-d e Higienização Bucal Supervisionada (HBS)); descrição dos instrumentais e materiais; e formas de avaliação);
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30 |
5 |
5ª |
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Feriado Corpus Christi |
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06 |
6 |
5ª |
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08:00 - 11:30 |
SALA DE AULA
Aula Promoção de saúde
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PAULA CAETANO ARAÚJO |
13 |
6 |
5ª |
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Confecção do material educativo |
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20 |
6 |
5ª |
Teórica (T) |
08:00 - 11:30 |
SALA DE AULA
Apresentação do material educativo, realizado pelos discentes FOUFU, que será utilizado para promoção de saúde, em campo.
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
27 |
6 |
5ª |
Teórica (T) |
08:00 - 11:30 |
SALA DE AULA
1. Aula sobre ceo-d, CPO-D e Índice de alterações Gengivais;
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PAULA CAETANO ARAÚJO |
04 |
7 |
5ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Primeira visita à Instituição (reconhecimento da infra-estrutura e equipe). Visita à UBSF de referência da Instituição escolar (a confirmar), a fim de pactuar as ações a serem realizadas;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
11 |
7 |
5ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
08 |
8 |
5ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
15 |
08 |
5ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
22 |
08 |
3ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
29 |
08 |
3ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
05 |
09 |
5ª |
Prática (P) |
08:00 - 11:30 |
ESCOLA
1. Recolhimento das autorizações dos pais;
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ÁLEX MOREIRA HERVAL LUIZ RENATO PARANHOS |
12 |
09 |
5ª |
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Orientação sobre a Tabulação dos dados coletados (CPO-D, ceo-d e classificação de risco). O material guia será enviado aos alunos e os mesmos devem entrar em contato com seus tutores, em caso de dúvidas. |
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19 |
09 |
5ª |
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até as 18:00 |
Envio do arquivo nos formatos (docx.) e (pdf.) para: ops@umuarama.ufu.br |
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AVALIAÇÃO
1. Avaliação do desempenho prático / frequência: 60% do conceito
Avaliação diária no total de 1 ponto, para cada um dos critérios: 1. BIOSSEGURANÇA; 2. RELAÇÃO INTERPESSOAL; 3.PONTUALIDADE E 4. PARTICIPAÇÃO NAS ATIVIDADES. Os escores dos pontos equivalem a avaliação Satisfatória (1 ponto) e Insatisfatória (0 ponto).
2. Educação para Saúde (materiais e metodologias utilizados): 20% do conceito
Os seguintes critérios serão considerados para avaliação, considerando 1 ponto para cada um dos critérios:
- Adequação dos recursos de ensino;
- Criatividade e originalidade na elaboração de materiais educativos.
- Envolvimento para realização da atividade proposta.
- Apresentação do tema sobre promoção em saúde bucal.
Os escores dos pontos equivalem a avaliação Satisfatória (1 ponto) e Insatisfatória (0 ponto).
3. Relatório Final: 20% do conceito
Para o relatório que será enviado ao e-mail da área, os seguintes itens deverão ser preenchidos:
1. Nome da escola; 2. Endereço; 3. Telefone; 4. E-mail; 5. Direção e vice-direção; 6. Quantidade de alunos no período visitado (total); 7. Descrever as atividades realizadas conforme planejado no diagnóstico institucional (inserir fotos da escola, do ambiente utilizado para exame, espaço utilizado para hbs e material preparado/utilizado para promoção em saúde); 8. Informar quantidade de turmas avaliadas, bem como suas faixas etárias e atividades propostas para as mesmas; 9. Realizar tabulação dos exames realizados, com cálculo do CPO-D e ceo-d; 10. Tabular classificação de risco (modelo prefeitura), inserindo todos os dados solicitados na ficha (informar quais foram os menores classificados como moderado e alto risco (c, d e e); 11. Realizar mapa de prevenção em saúde bucal (modelo prefeitura) com o nome dos alunos que receberam higienização bucal supervisionada + promoção em saúde, adicionando as datas que estas atividades foram realizadas e 12. Inserir considerações finais, relatando os pontos positivos e negativos vivenciados ao longo do estágio.
Obs. 1: O relatório deve conter capa com os nomes de todos os alunos FOUFU que participaram do estágio, bem como nome dos docentes supervisores e nome da escola visitada. O relatório deve ser enviado ao e-mail ops@umuarama.ufu.br.
Obs. 2: Enviar a classificação de risco (modelo prefeitura) também em formato Word.
Sistema de Avaliação (avaliação prática e/ou teórica) |
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Data |
Descrição |
Valor |
Avaliação contínua |
Desempenho prático |
60% do conceito |
Avaliação contínua |
Educação em saúde (produção de material) |
20% do conceito |
19/09 |
Envio do relatório final (docx.) e (pdf.) |
20% do conceito |
TOTAL |
Aprovado ou Reprovado |
BIBLIOGRAFIA
Básica
BRASIL. Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990. Dispõe sobre as condições para promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8080.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
BRASIL. Lei nº 8.142, de 28 de dezembro de 1990. Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde – SUS e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde e outras providências. Brasília, DF, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L8142.htm. Acesso em: 14 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Diretrizes da Política Nacional de Saúde Bucal. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_nacional_brasil_sorridente.pdf. Acesso em: 14 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. SB Brasil 2010: Pesquisa Nacional de Saúde Bucal: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2012. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/pesquisa_nacional_saude_bucal.pdf . Acesso em: 24 jun. 2019.
KRIGER, L. ABOPREV: promoção de saúde bucal: paradigma, ciência, humanização. São Paulo: Artes Médicas, 2003.
PEREIRA M. Epidemiologia: teoria e prática. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2000.
PINTO, V. G. Saúde bucal coletiva. São Paulo: Santos, 2013.
Complementar
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Carta dos direitos dos usuários da saúde. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/carta_direito_usuarios_2ed2007.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção a Saúde. Projeto SB Brasil 2003: condições de saúde bucal da população brasileira 2002–2003: resultados principais. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/condicoes_saude_bucal.pdf Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Núcleo Técnico da Política Nacional de Humanização. Humaniza SUS: Política Nacional de Humanização: a humanização como eixo norteador das práticas de atenção e gestão em todas as instâncias do SUS. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2004. Disponível em: http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/humanizasus_2004.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria Executiva. Diretrizes operacionais: pactos pela vida, em defesa do SUS e de gestão. Brasília, DF: Ministério da Saúde, 2006. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/webpacto/volumes/01.pdf. Acesso em: 15 mar. 2019.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Paula Caetano Araujo, Professor(a) do Magistério Superior, em 25/04/2024, às 11:10, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.028848/2024-77 | SEI nº 5368529 |