UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

PROTEÇÃO DE SISTEMAS ELÉTRICOS

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SIGLA:

FEELT

CH TOTAL TEÓRICA:

45 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

15 horas

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

          Conhecer as filosofias de proteção através de relés, adequadas para a proteção dos principais componentes dos sistemas elétricos (geradores, transformadores, linhas e barras, etc.).

          Reconhecer as aplicações e os principais tipos de relés usados na proteção de sistemas elétricos.

          Conhecer e montar os diagramas de proteção clássicos adequados para a proteção elétrica dos sistemas elétricos e seus principais componentes.

          Fazer coordenogramas de vários relés de sobrecorrente digitais ou eletromecânicos colocados em cascata, bem como ler coordenogramas feitos por outros engenheiros.

 

Ementa

Filosofia de proteção de sistemas elétricos. Princípios fundamentais dos relés. Tipos de relés (de sobrecorrente, de tensão, direcional, diferencial, de distância, etc.). Formas de construção dos relés (eletromecânicos, microprocessados, digitais (ou numéricos)). Equações dos relés de sobrecorrente pelas normas IEC e IEEE. Transdutores (transformadores de corrente e de potencial). Aplicação dos relés na proteção dos elementos do sistema (linhas, geradores, transformadores, barramentos). Ajustes e coordenação de proteção com relés de sobrecorrente na forma de relés digitais, através de estudos de casos. Aspectos básicos de proteção de linhas no domínio do tempo.

 

PROGRAMA

 

1. Introdução à proteção: filosofia da proteção.

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

2. Princípios fundamentais dos relés.

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

3. Relés de corrente, tensão e potência

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

4. Relés diferenciais e outros tipos

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

5. Relés de distância

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

6. Transformadores de corrente e de potencial

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

7. Proteção de alimentadores e linhas

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

8. Proteção de transformadores

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

9. Proteção de geradores

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

  1. Proteção de barramentos

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

  1. Proteção de bancos de capacitores

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

  1. Proteção de linhas no domínio do tempo

Após o desenvolvimento deste tópico o estudante deverá demonstrar competências e habilidades para:

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

1. ARAÚJO, Carlos. Proteção de sistemas elétricos. Rio de Janeiro: Interciência, 2011.

2. COURY, Denis Vinícius. Proteção Digital de Sistemas Elétricos de Potência: Dos Relés Eletromecânicos aos Microprocessados Inteligentes. São Carlos, SP: USP, Escola de Engenharia de São Carlos, 2007.

3. MAMEDE Filho, João. Proteção de sistemas elétricos de potência. Rio de Janeiro: LTC, 2011.

4. SATO, Fujito; FREITAS, Walmir. Análise de curto-circuito e princípios de proteção em sistemas de energia elétrica. Rio de Janeiro: Elsevier, 2014.

5. SILVA, Eliel Celestino da Silva. Proteção de sistemas elétricos de potência. Rio de Janeiro: QualityMark, 2014.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

1. CAMINHA, Amadeu. Introdução à proteção dos sistemas elétricos. São Paulo: Edgard Blucher  1977.

 

aprovação

 

Prof. Dr. Carlos Eduardo Tavares

Coordenador do Curso de Graduação em Eng. Elétrica

Prof. Dr. Sérgio Ferreira de Paula Silva

Diretor da Faculdade de Eng. Elétrica

 


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Documento assinado eletronicamente por Carlos Eduardo Tavares, Coordenador(a), em 04/06/2019, às 13:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Ferreira de Paula Silva, Diretor(a), em 05/06/2019, às 15:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.025407/2019-56 SEI nº 1176220