UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

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Telefone: (34)3271-5248 -
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

PROINTER IV

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

Código:

ICENP32406

Período/Série:

4.º

Turma:

QN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

30

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Paulo Vitor Teodoro de Souza

Ano/Semestre:

2023/2

Observações:

A disciplina será ofertada em formato presencial e utilizará da Plataforma Microsoft Teams® para ampliar o contato entre professor e estudantes, tendo em vista a complementação de aprendizagens inerentes ao desenvolvimento das ações (arquivos de aulas, listas, notas, entre outros). Plano de Ensino elaborado conforme premissas dos Artigos presentes na Resolução CONGRAD nº 118, de 10 de novembro de 2023.

 

EMENTA

  1. Principais bases da pesquisa em Educação;
  2. Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química;
  3. Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química;
  4. Socialização dos projetos e avaliação.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Projetos Interdisciplinares 4 (Prointer 4) justifica-se pela necessidade de se discutir questões relacionadas a Pesquisa em Educação, na área do Ensino de Química. Além disso, serão trabalhados, de forma teórica e prática, os aspectos relacionados ao desenvolvimento de pesquisas em Ensino de Química, como: planejamento, levantamento da bibliografia, tipo de pesquisa, instrumentos de coleta de dados, construção do pré-projeto de pesquisa, tabulação de dados e tratamento de resultados quantitativos e qualitativos. Assim, em Prointer 4, o/a professor/a em formação reunirá os aspectos teórico e práticos para pensar, refletir, planejar, propor um pré-projeto de pesquisa para o Ensino de Química. Dentre os diversos assuntos, para a proposição de pesquisa em ensino de Química, serão abordados os seguintes temas: avaliação, inclusão, história da Química, sexualidade, questões de gênero, religiosidade e faixa geracional, saberes populares, cultura afro-brasileira, interações e transformações, interdisciplinaridade, modelos e modelagens, educação CTS, educação ambiental, objetos de aprendizagem, linguagem científica e cotidiana, experimentação e livros didáticos. Por conseguinte, em Prointer 4, em conjunto com os demais componentes curriculares, corrobora para a formação da identidade do/a Professor/a de Química.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Possibilitar a imersão ao futuro professor de Química aprendizagem em processos investigativos e a discussão/elaboração de propostas teórico-metodológicas, tendo em vista a formação do professor pesquisador com/nos contextos educacionais e seus condicionantes.

Objetivos Específicos:

- Problematizar e refletir práticas educativas, de modo a identificar situações-problema (pedagógicas e investigativas) relacionadas ao contexto escolar.

- Planejar e vivenciar propostas pedagógicas e de pesquisas em diferentes espaços educativos com diálogos e ações interdisciplinares/contextualizadas no âmbito das Ciências da Natureza e da Matemática.

- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da pesquisa em Educação.

- Conhecer os fundamentos teórico-metodológicos da perspectiva da interdisciplinaridade e contextualização.

- Articular, de modo transversal, propostas pedagógicas e investigativas aos direitos humanos, à educação ambiental, às relações étnico-racial, de gênero, sexualidade, religiosa, de faixa geracional, à educação especial e aos direitos educacionais de adolescentes e jovens.

PROGRAMA

1. PESQUISA EM EDUCAÇÃO

1.1. Fundamentos da investigação qualitativa/quantitativa em educação – abordar os fundamentos das pesquisas (qualitativa e quantitativa) em educação

1.2. Registros, dados, análises e redação – compreender aspectos metodológicos sobre coleta e análise de dados na pesquisa em Educação, bem como o processo de redação científica.

 

  2. INVESTIGAR O ENSINO DE QUÍMICA

2.1. Levantamento bibliográfico das principais linhas de pesquisa sobre o ensino de química.

2.2. Proposição de um projeto de pesquisa na área de ensino de química: delimitação do problema, planejamento, levantamento da metodologia ulizada e dos materiais necessários.

2.3. Socialização dos projetos e avaliação: descrição do trabalho e avaliação do alcance e das possíveis contribuições para a melhoria da prática docente.

METODOLOGIA

Aulas expositivas-dialogadas e atividades de natureza práticas (em sala de aula, com o uso de computador). Haverá a apresentação da ementa e conteúdos programáticos previstos na disciplina, juntamente com dinâmicas de leitura e debate de textos previstos na bibliografia básica e complementar. Ademais, haverá a construção de oficinas práticas para que estudantes reconheçam possibilidades de trabalhos interdisciplinares, em grupo, na área de Ensino de Ciências. Os recursos didáticos mobilizados ao longo das ações da disciplina serão: quadro verde; lousa branca; apagador; giz; pincel atômico; notebook; data-show; entre outros.

 

Os/as estudantes também terão acesso aos materiais da nossa disciplina na plataforma Microsoft Teams (a qual oferece todas as ferramentas que os/as estudantes necessitam para enviar tarefas e acessar materiais da disciplina). Para isso, é primordial que os/as estudantes matriculados/as tenham e-mail institucional (@ufu.br) para ter acesso às funcionalidades da plataforma.

AVALIAÇÃO

Os/as discentes serão avaliados em um processo contínuo em diferentes momentos ao longo das atividades da disciplina. Ademais, a avaliação acompanhará o próprio processo e evolução com as leituras, escritas, conversações e seu modo de agir diante das provocações da disciplina, percebendo seu interesse, envolvimento e responsabilidade. Serão utilizados os seguintes instrumentos avaliativos:

1) Elaboração e apresentação do projeto de pesquisa: 50 pontos.

2) Atividades e oficinas realizadas em sala de aula: 40 pontos.

3) Participação e envolvimento na disciplina: 10 pontos.

 

Não entregar as atividades avaliativas, na data e horário determinado, implicará em nota 0 (zero).

Será considerado aprovado o/a estudantes que obtiver um aproveitamento na disciplina igual ou superior a 60 (sessenta) pontos e alcançar uma frequência igual ou superior a 75% nas aulas. Entretanto, se a nota final for maior que 40 e menor que 60 pontos, e alcançar uma frequência igual ou superior a 75%, o aluno poderá fazer uma Atividade Avaliativa de Recuperação da Aprendizagem (Conforme Art. 141 da Resolução CONGRAD Nº 46 de 31 de março de 2022), no valor de 100 pontos, a qual versará sobre todo o conteúdo do semestre, e neste caso, o/a estudante será aprovado/a se alcançar aproveitamento maior ou igual a 60%, neste exame. Essa, dar-se-á na forma de uma avaliação formal escrita, individual e sem consulta abordando todo o conteúdo do componente curricular. 

BIBLIOGRAFIA

Básica

ANDRÉ , M., (ORG.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP:

Papirus, 2001.

AMADO, A. Manual de investigação qualitativa em educação. Coimbra: imprensa da Universidade de

Coimbra, 2013.

DELIZOICOV, D. ANGOTTI, J.P.; PERNAMBUCO, M.M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

Complementar

AUTH, Milton; PANSERA-DE-ARAÚJO, M. C; MALDANER, O.A. BASSO, L. MACHADO, A. Currículo por área de conhecimento no ensino médio: possibilidades criadas com situações de estudo nas ciências da natureza. Anais do VI ENPEC, Florianópolis,2007.

GALIAZZI, Maria; AUTH, Milton; MORAES, Roque e MANCUSO, Ronaldo. Construção curricular em rede na educação em ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí/RS, Edi: Unijuí, 2007.

HERNÁNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5.ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

LOPES, A. C.; MACEDO, E. Disciplina e Integração Curricular: História e Políticas. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2002.

MALDANER, O. A. e ZANON, L. B. Situação de Estudo: uma organização do ensino que extrapola a formação disciplinar em Ciências. In Moraes, R. e Mancuso (Orgs.). Educação em Ciências: produção de currículos e formação de professores. Ijuí/RS: Ed. Unijuí, 2004. 304 p.

MORIN, Edgar. A Religação dos Saberes: o desafio do século XXI. Rio de Janeiro: Ed. Bertrand Brasil, 2002.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Barroso Panatieri, Coordenador(a), em 22/03/2024, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.090087/2023-91 SEI nº 5109951