UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Trabalho de Conclusão de Curso I - TCC I

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal - ICHPO

Código:

GHS028

Período/Série:

7.º

Turma:

MARCO1

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Marco Antonio Cornacioni Sávio

Ano/Semestre:

2022-1

Observações:

Pré-requisito: Métodos e Técnicas de Pesquisa em História - MTPH

 

EMENTA

Elaborar e redigir projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.

JUSTIFICATIVA

O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. Habilitando o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. 

Objetivos Específicos:

Preparar projeto de pesquisa do para o trabalho de conclusão de curso.

PROGRAMA

I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.

II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.

III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto.

IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.

METODOLOGIA

Reuniões periódicas com os alunos. Apontamentos e correção dos projetos de pesquisa.

AVALIAÇÃO

A avaliação será composta pela participação nas reuniões e entrega de relatórios (somando 50 pontos) e pela escrita ao final do curso da uma versão do projeto de pesquisa em História (somenado 50 pontos). A soma das notas comporá o resultado final. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação poderá reapresentar o projeto corrigido para nova avaliação.

BIBLIOGRAFIA

Básica

ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Campus, 2007.

AROSTÉGUI, Julio.  A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru-SP: EDUSC, 2006.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.

Complementar

ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.

ECO, Umberto. Como se faz uma tese (23.º Ed.). São Paulo: Perspectiva, 2010.

PESAVENTO, Sandra Jatahy.  História cultural: experiências de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E.  Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses (4ª ed.). Uberlândia/MG: EDUFU, 2004.

VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2022, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 SEI nº 3868817