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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Carga Horária: |
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EMENTA
Elaborar e redigir projeto individual de pesquisa em História, contendo no mínimo: justificativas, objetivos, metodologia de trabalho, discussão da bibliografia temática, fontes de pesquisa e referências bibliográficas.
JUSTIFICATIVA
O conhecimento acerca da produção da pesquisa histórica é uma característica imprescindível para o acadêmico em História. O domínio teórico-metodológico possibilita aos alunos refletir sobre temas e problemáticas que podem ter desdobramentos em pesquisas posteriores. Habilitando o egresso em suas futuras atuações nos diversos níveis de ensino.
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Capacitar o aluno para elaboração de projeto de pesquisa em História, a partir de aprendizado sobre os pressupostos teórico-metodológicos do historiador, de discussão da bibliografia temática e do domínio das fontes de pesquisa. |
Objetivos Específicos: |
Preparar projeto de pesquisa do para o trabalho de conclusão de curso. |
PROGRAMA
I – Orientação no recorte temporal e temático e na escolha teórico-metodológica.
II – Pesquisa de fontes e bibliografia temática: orientação e acompanhamento.
III – Ordenação e seleção de fontes para confecção do projeto.
IV – Orientação na redação do projeto individual de pesquisa em História.
METODOLOGIA
Reuniões periódicas com os alunos. Apontamentos e correção dos projetos de pesquisa.
AVALIAÇÃO
A avaliação será composta pela participação nas reuniões e entrega de relatórios (somando 50 pontos) e pela escrita ao final do curso da uma versão do projeto de pesquisa em História (somenado 50 pontos). A soma das notas comporá o resultado final. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação poderá reapresentar o projeto corrigido para nova avaliação.
BIBLIOGRAFIA
Básica
ALVES, Magda. Como escrever teses e monografias: um roteiro passo a passo. Rio de Janeiro: Campus, 2007.
AROSTÉGUI, Julio. A pesquisa histórica: teoria e método. Bauru-SP: EDUSC, 2006.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. São Paulo: Prentice Hall, 2007.
Complementar
ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. São Paulo: Atlas, 2007.
ECO, Umberto. Como se faz uma tese (23.º Ed.). São Paulo: Perspectiva, 2010.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História cultural: experiências de pesquisa. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
SILVA, Maria Angela; PINHEIRO, Maria S. F.; FREITAS, N. E. Guia Para Normalização de trabalhos técnico-científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações, teses (4ª ed.). Uberlândia/MG: EDUFU, 2004.
VIEIRA, Maria do Pilar de Araújo e outros. A Pesquisa em História. São Paulo: Ática, 1989.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
Documento assinado eletronicamente por Marco Antonio Cornacioni Savio, Professor(a) do Magistério Superior, em 24/08/2022, às 15:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.055960/2022-19 | SEI nº 3868817 |