Boletim de Serviço Eletrônico em 25/03/2022

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho da Faculdade de Matemática

Av. João Naves de Àvila, 2121, Bloco 1F - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: +55 (34) 3239-4158/4156/4126 - www.famat.ufu.br - famat@ufu.br
  

Timbre

Resolução CONFAMAT Nº 4, de 24 de março de 2022

  

Regulamenta as eleições de Coordenadores e Coordenadoras de Extensão e de Curso de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Matemática durante a vigência da Portaria REITO Nº 311, de 17 de março de 2020.

O Conselho da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, no uso da competência que lhe é conferida pelo Art. 63 do Regimento Geral da UFU e pelo Art. 15 do Regimento Interno da Faculdade de Matemática, em sua 4ª Reunião/2022, realizada em 24 de março de 2022;

CONSIDERANDO a adoção de medidas de contingência frente à emergência de saúde pública decorrente do Coronavírus (COVID-19), estabelecidas na Portaria REITO Nº 311, de 17 de março de 2020, a Declaração de emergência em Saúde Pública de Importância Internacional pela Organização Mundial de Saúde, as Portarias do Ministério da Saúde ns. 188, de 3 de fevereiro e 356, de 11 de março de 2020, além das Instruções Normativas do Ministério da Economia ns. 19, de 12 de março, 20, de 13 de março e 21 de 16 de março, e o próprio Decreto Legislativo n. 6, de 20 de março de 2020, que reconheceu o estado de calamidade pública;

CONSIDERANDO a criação da Coordenação de Extensão da Faculdade de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia, por meio da Resolução CONSUN Nº 29, de 04 de março de 2022;

CONSIDERANDO a previsão de eleição para constituição da referida coordenação e respectivo colegiado, conforme art. 4º da referida legislação;

CONSIDERANDO a necessidade de regulamentar e uniformizar a forma das eleições de Coordenadores e Coordenadoras de Extensão e de Curso de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Matemática durante a pandemia do COVID-19;

CONSIDERANDO as manifestações favoráveis sobre consulta eleitoral eletrônica da Procuradoria Federal junto à Universidade Federal de Uberlândia/MG, por meio do Parecer n. 00177/2020/PF/UFU/PFFUFUB/PGF/AGU e da Nota n. 00060/2020/PF/UFU/PFFUFUB/PGF/AGU;

CONSIDERANDO o relatório da Comissão Técnica para implantação do sistema de votação eletrônica na Faculdade de Computação, 2135041, que fundamenta a indicação do sistema Helios para votação eletrônica;

CONSIDERANDO que a indicação feita pela Comissão Técnica para implantação do sistema Helios de votação eletrônica na Faculdade de Computação foi aprovada pelo Conselho daquela Unidade Acadêmica, conforme Processo 23117.034119/2020-26​;

CONSIDERANDO a necessidade de realização das eleições através da Internet no âmbito da FAMAT, utilizando o Sistema de votação eletrônica on-line Helios voting,

 

RESOLVE:

 

Art. 1º Regulamentar as eleições de Coordenadores e Coordenadoras de Extensão e de Curso de Graduação e de Pós-Graduação da Faculdade de Matemática - FAMAT.

 

I - DISPOSIÇÕES GERAIS

 

Art. 2º Coordenadores e Coordenadoras de Extensão e de Curso de Graduação e de Pós-Graduação da FAMAT serão eleitos pelo voto direto dos membros dos corpos docente, técnico-administrativo e discente da FAMAT, conforme disposto nesta Resolução.

Art. 3º As eleições serão convocadas pela Direção da FAMAT, por meio de edital contendo:

I - descrição da(s) vagas a ser(em) preenchida(s);

II - o período de inscrição de candidatos e candidatas;

III - os pré-requisitos para inscrição;

IV - a data da eleição;

V - o início e a duração de cada mandato.

Parágrafo único. O edital referido no caput será amplamente divulgado através de meios eletrônicos, incluindo o sítio eletrônico da FAMAT.

Art. 4º Cada eleição será coordenada por uma Comissão Eleitoral, nomeada pela Direção da FAMAT.

 

II - DOS CANDIDATOS E DAS CANDIDATAS

 

Art. 5º Poderão inscrever-se como candidatos ou candidatas:

I - à função de Coordenador ou Coordenadora de Curso de Graduação: membros do corpo docente efetivo da FAMAT, em regime de dedicação exclusiva, em efetivo exercício;

II - à função de Coordenador ou Coordenadora de Programa de Pós-Graduação: membros do corpo docente efetivo da FAMAT, em regime de dedicação exclusiva, que estejam em efetivo exercício e credenciados como membros permanentes junto ao Programa de Pós-Graduação correspondente.

III - à função de Coordenador ou Coordenadora de Extensão: membros do corpo docente efetivo da FAMAT, em regime de dedicação exclusiva, em efetivo exercício.

Art. 6º O interessado ou a interessada em candidatar-se deverá solicitar a candidatura conforme discriminado no edital, no qual deverá constar a solicitação de envio de cópia do currículo Lattes e da proposta de trabalho.

§1º Com o ato de candidatar-se, o candidato, ou a candidata, declara expressamente que aceitará a investidura se eleito, ou eleita.

§2º A candidatura pode ser retirada até o término do período de inscrições pelo candidato ou pela candidata responsável.

Art. 7º As candidaturas serão homologadas pela Direção e a Secretaria da FAMAT fará a divulgação da relação de candidatos e candidatas.

 

III - DOS ELEITORES E DAS ELEITORAS

 

Art. 8º Estão aptos ou aptas a votar:

I - para Coordenador ou Coordenadora de Curso de Graduação: membros do corpo docente da FAMAT em efetivo exercício, membros do corpo discente regularmente matriculados no curso correspondente e membros do corpo técnico-administrativo da FAMAT em efetivo exercício.

II - para Coordenador ou Coordenadora de Curso de Pós-Graduação: membros do corpo docente da FAMAT, em efetivo exercício, credenciados junto ao correspondente Programa de Pós-Graduação, membros do corpo discente regularmente matriculados no curso correspondente e membros do corpo técnico-administrativo da FAMAT em efetivo exercício.

III - para Coordenador ou Coordenadora de Extensão: membros do corpo docente da FAMAT em efetivo exercício, membros do corpo discente regularmente matriculados em cursos da FAMAT e membros do corpo técnico-administrativo da FAMAT em efetivo exercício.

 

IV - DO CALENDÁRIO ELEITORAL

 

Art. 9º O período de inscrição de candidaturas não será inferior a dois dias úteis.

Parágrafo único. Em nenhuma hipótese haverá prorrogação do período de inscrição.

Art. 10. A relação prevista no Art. 7º desta Resolução será divulgada pelo menos dois dias úteis antes da data da votação.

 

V- DA COMISSÃO ELEITORAL

 

Art. 11. A Comissão Eleitoral será constituída por pelo menos três membros da Comunidade Acadêmica da FAMAT, nomeados pela Direção.

Parágrafo  único. Candidatos e candidatas não podem integrar a Comissão Eleitoral.

Art. 12. São atribuições da Comissão Eleitoral:

I - Preparar a eleição no sistema para receber a votação no sítio eletrônico da plataforma Helios voting;

II - providenciar as listagens de votantes de cada seção e categoria;

III - coordenar o processo eleitoral;

IV - atuar como junta apuradora;

V - cancelar o registro de candidaturas por desrespeito a estas normas;

VI - deliberar sobre qualquer assunto de sua competência;

VII - fazer cumprir o disposto nestas normas; e

VIII - resolver os casos omissos.

 

VI - DA CAMPANHA ELEITORAL

 

Art. 13. É facultada a campanha eleitoral aos candidatos e às candidatas.

§1º As atividades de campanha eleitoral devem ficar restritas ao que segue:

I - debates entre candidatos e candidatas, organizados pela Comissão Eleitoral;

II - reuniões de candidatos e candidatas com membros dos corpos docente, discente e técnico-administrativo;

III - divulgação de material escrito, com a identificação do candidato ou da candidata que o emitiu, contendo sua plataforma de ação e/ou seu currículo.

§2º É vedado aos candidatos e às candidatas em campanha:

I - perturbar os trabalhos didáticos, científicos e administrativos;

II - utilizar recursos financeiros e patrimoniais da Universidade, salvo aqueles autorizados pela Comissão Eleitoral.

 

VII - DO PROCESSO ELEITORAL

 

Art. 14. A eleição será feita através da Plataforma Helios voting e as instruções para acesso ao sistema e para a votação deverão constar no edital.

 

VIII - DA APURAÇÃO

 

Art. 15. A apuração dos votos deverá ser solicitada pela Comissão Eleitoral ao sistema Helios voting em até um dia útil após o encerramento da votação.

Art. 16.  O resultado da eleição será obtido observando-se a ponderação 70-15-15 para os votos dos membros dos corpos docente, técnico-administrativo e discente, respectivamente. Precisamente, os pesos dos votos de cada segmento são definidos por:

onde Tdoc, Ttec e Tdic indicam, respectivamente, o número total de membros dos corpos docente, técnico-administrativo e discente aptos ou aptas a votar. A pontuação final do candidato, ou da candidata, que tenha recebido vdoc, vtec e  vdis votos de membros dos corpos docente, técnico-administrativo e discente, respectivamente, será, então,

Parágrafo único. Estará eleito, ou eleita, quem obtiver a maior pontuação.

Art. 17.  Em caso de empate na pontuação, a classificação será decida por prioridade sucessiva ao candidato ou à candidata que:

I - tenha maior titulação acadêmica;

II - tenha mais elevada posição na carreira do magistério superior;

III - tenha mais tempo de exercício na carreira do magistério superior na UFU;

IV - tenha nascido primeiro.

Art. 18.  De posse do resultado final da eleição, a Comissão Eleitoral lavrará ata, contendo o mapa geral da apuração, em que constem, para cada segmento da Faculdade, o número de eleitores e eleitoras, o número de votantes, o número de votos brancos, nulos e válidos, e o número de votos recebidos por cada candidato e cada candidata, além da pontuação de cada candidato e cada candidata, a classificação geral dos candidatos e das candidatas e a proclamação do(a)s eleito(a)s dos eleitos ou das eleitas.

Parágrafo único. A ata, após assinada pelos membros da Comissão Eleitoral, deverá ser encaminhada à Direção da FAMAT.

 

IX - DOS RECURSOS

 

Art. 19. Dos atos da Comissão Eleitoral cabe recurso ao Conselho da FAMAT.

Parágrafo único. Os prazos para interposição e decisão de recursos são aqueles estabelecidos no Regimento Geral da UFU.

 

X - DISPOSIÇÕES FINAIS

 

Art. 20. A Direção da FAMAT homologará e divulgará o resultado da eleição após o encaminhamento da ata por parte da Comissão Eleitoral.

Art. 21. Esta resolução entra em vigor nesta data, revogando-se a Resolução nº 07/2020 e suspendendo as disposições da Resolução nº04/2017, deste Conselho, enquanto vigorar a Portaria REITO Nº 311, de 17 de março de 2020.

 

Uberlândia, 24 de março de 2022.

 

 

VINÍCIUS VIEIRA FÁVARO

 Presidente


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Vinicius Vieira Favaro, Presidente, em 24/03/2022, às 22:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3467986 e o código CRC D0020DAF.



 


Referência: Processo nº 23117.014983/2022-73 SEI nº 3467986