UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 11ª reunião/2023 DO Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Ata da 11ª Reunião Ordinária do Colegiado da Pós-Graduação em Administração (COLPPGADM), do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAdm), da Faculdade de Gestão e Negócios (FAGEN), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), ano 2023. Às 10:00 horas do dia oito de agosto de dois mil e vinte e três, de forma remota, reuniu-se o Colegiado da Pós-Graduação em Administração, sob a Presidência do Professor Dr. André Francisco Alcântara Fagundes, com a presença dos Membros Professores Doutores: Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Rodrigo Fernandes Malaquias e Alex Fernando Borges, da representante discente Débora Cristina Soares e da secretária Juliana Bárbara da Silva Oliveira. O Professor José Eduardo Ferreira Lopes justificou sua ausência. 1. Informes: 1.1. A Profa. Jaluza e a Profa. Carla participaram de um painel sobre “Desarrollo Sostenible y Inteligencia Artificial em las investigacion”s" na VIII Jornada de Investigación Científica na Universidade Abierta para Adultos (UAPA), na República Dominicana, no dia 27 de julho 2023. 1.2. No dia 13 de julho, a Profa. Jaluza e a Profa. Carla participaram da gravação de um episódio do PodCast de divulgação científica da UFU "Ciência ao Pé do Ouvido". O PodCast é uma produção da Divisão de Divulgação Científica da UFU que trata sobre cotidiano e ciência. As pesquisadoras do PPGAdm abordaram o tema Desenvolvimento Regional Sustentável e Inteligência Artificial nas pesquisas, apresentando os trabalhos que estão sendo desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa Desenvolvimento Regional Sustentável, coordenado pela Profa. Jaluza, e pelo Laboratório de Inteligência Artificial Aplicada, coordenado pela Profa. Carla. 1.3. O Presidente solicitou a inclusão dos itens “3.20. Edital 04/2023 do Programa UFU-CAPES.PrInt para execução em 2024”, “3.21. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de dissertação da discente Maria Vivaldina Rodrigues de Moura. Banca composta pelos membros: Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borges e Daniela Meirelles Andrade” e “3.22. II Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU”. 2. Leitura e aprovação da Ata da 10ª reunião ordinária do COLPPGAdm 2023. Após discussão e votação, a ata foi aprovada com três abstenções. 3.1. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de dissertação da discente Nathália Cristine Schiavinati. Banca composta pelos membros: Antonio Sérgio Torres Penedo, Flávio Luiz de Moraes Barboza e José Eduardo Ferreira Lopes aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.2. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de dissertação da discente Yasmin Iara Ferreira Veloso. Banca composta pelos membros: Jacquelaine Florindo Borges, Carlos Roberto Domingues e Márcio Lopes Pimenta aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.3. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de dissertação do discente Marcelo Fonseca Barboza. Banca composta pelos membros: Jaluza Maria Lima Silva Borsatto, Valdir Machado Valadão Júnior e Ednea do Nascimento Carvalho (PPGCS/UFOPA) aprovada ad referendum. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.4. Solicitação de dilação de prazo para a banca de defesa de dissertação da discente Nathália Cristine Schiavinati até 29 de setembro de 2023 (7 meses de dilação). Considerando o envio dos documentos comprobatórios, juntamente com a PORTARIA Nº 55, de 29 de abril de 2020 da CAPES, após análise e votação, a solicitação dilação de prazo para defesa até o dia 29 de setembro de 2023 foi aprovada por unanimidade. 3.5. Solicitação de dilação de prazo para a banca de defesa de tese do discente Daniel Victor de Sousa Ferreira até 19 de dezembro de 2023 (5 meses de dilação). Após análise e votação, a dilação de prazo para a defesa foi aprovada por unanimidade até a data de 16 de dezembro, por ser a data do final do semestre letivo. 3.6. Solicitação de dilação de prazo para a banca de defesa de tese do discente Alexandre Magno Borges Pereira Santos até 29 de dezembro de 2023 (5 meses de dilação). Após análise e votação, a dilação de prazo para a defesa foi aprovada por unanimidade até a data de 16 de dezembro, por ser a data do final do semestre letivo. 3.7. Solicitação de dilação de prazo para a banca de defesa de tese da discente Kamyr Gomes de Souza até 29 de dezembro de 2023 (5 meses de dilação). Após análise e votação, a dilação de prazo para a defesa foi aprovada por unanimidade até a data de 16 de dezembro, por ser a data do final do semestre letivo. 3.8. Solicitação de aprovação de banca de qualificação tese da discente Sarentaty Inês Karoline Santana dos Reis. Banca composta pelos membros: Jacquelaine Florindo Borges, Carlos Roberto Domingues e Alex Fernando Borges. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.9. Solicitação de aprovação de banca de defesa tese do discente Túlio Gonçalves Gomes. Banca composta pelos membros: Márcio Lopes Pimenta, Luciana Carvalho, Leonardo Caixeta de Castro Maia, Pedro Carlos Oprime (UFSCAR) e Susana Carla Farias Pereira (FGV/EAESP). Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.10. Solicitação de aproveitamento de disciplinas do doutorando Denilson Carrijo Ferreira. Disciplinas solicitadas:  Métodos Quantitativos de Pesquisa, Métodos Qualitativos de Pesquisa, Teoria das organizações, Gestão de Operações no Setor Público, Governo Eletrônico e Regulação Governamental. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.11. Solicitação de aproveitamento de disciplinas do doutorando Gustavo Souza Ribeiro. Disciplinas solicitadas:  Métodos Quantitativos de Pesquisa, Métodos Qualitativos de Pesquisa, Teoria das organizações e Gestão de Serviços. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.12. Solicitação de aproveitamento de disciplinas do doutorando Vitor Fonseca Machado Beling Dias. Disciplinas solicitadas:  Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa, Teoria das Organizações e Regionalidade, Epistemologia em Administração, Ensino Superior em Administração, Gestão Organizacional e Regionalidade, Finanças Internacionais e Regionalidade e Governança Corporativa e Regionalidade. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.13. Solicitação de aproveitamento de disciplinas do doutorando Murilo Franco Rodrigues. Disciplinas solicitadas: Métodos Quantitativos de Pesquisa, Métodos Qualitativos de Pesquisa e Teoria das organizações. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.14. Solicitação de aproveitamento de disciplinas do doutorando Sérgio Schwetter Silva. Disciplinas solicitadas: Métodos Quantitativos de Pesquisa, Métodos Qualitativos de Pesquisa e Teoria das organizações. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.15. Solicitação de aproveitamento de disciplinas da doutoranda Carolina Tanasi Oliveira. Disciplinas solicitadas: Métodos e Técnicas de Pesquisa Qualitativa, Métodos e Técnicas de Pesquisa Quantitativa e Teoria das Organizações e Regionalidade. Após análise e votação, a solicitação de aproveitamento de crédito foi aprovada por unanimidade. 3.16. Solicitação de dilação de prazo para a banca de qualificação de dissertação da discente Flávia Ivana de Melo Santos até 22 de setembro de 2023. Após análise e votação, a dilação de prazo para a qualificação foi aprovada por unanimidade. Reforça-se que o prazo de defesa não foi alterado. 3.17. Solicitação de Afastamento Especial do doutorando Bruno Silvestre Silva de Souza. Após análise e votação, o colegiado indeferiu por unanimidade a solicitação de Afastamento Especial por não atender às regulamentações da UFU. 3.18. Solicitação de desligamento da mestranda Thereza Christina Griep. Após análise e votação, o desligamento foi aprovado por unanimidade. 3.19. Solicitações de traduções de artigos dos(as) docentes do PPGAdm. Os oito pedidos recebidos foram apresentados e, por unanimidade, foram aprovados. Na sequência a Coordenação buscará atender a todas as solicitações considerando os recursos disponíveis. 3.20. Edital 04/2023 do Programa UFU-CAPES.PrInt para execução em 2024. Considerando-se o que já vem sendo a prática do Colegiado no que ser refere aos editais do UFU-CAPES.PrInt, foi proposto que o Edital fosse divulgado para todos(as) docentes e doutorandos(as) do PPGAdm e que o Colegiado do PPGAdm apresentará para o Comitê Gestor do PrInt todas as propostas que estiverem completas, mas em ordem de prioridade. A prioridade das propostas dos docentes será definida da seguinte forma: (i) modalidade de bolsa professor visitante no Brasil; (ii) docente que nunca recebeu recursos para atividades do PrInt; (iii) maior tempo como docente no PPGAdm; e (iv) ordem de envio da proposta. Salienta-se que em todas as propostas os proponentes devem apresentar claramente as atividades a serem desenvolvidas com a comunidade do PPGAdm, sendo para professor visitante obrigatório no mínimo 01 encontro com o Colegiado do PPGAdm, 01 encontro com os docentes do PPGAdm e 01 encontro com os discentes do PPGAdm. Após análise e votação, a proposta foi aprovada por unanimidade. 3.21. Solicitação de aprovação de banca de qualificação de dissertação da discente Maria Vivaldina Rodrigues de Moura. Banca composta pelos membros: Alex Fernando Borges, Jacquelaine Florindo Borges e Daniela Meirelles Andrade. Após análise e votação, a banca foi aprovada por unanimidade. 3.22. II Premiação do Sistema de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Após análise e discussão, foi aprovada por unanimidade a proposta de formação de uma comissão com 1 docente da linha de pesquisa GOR, 1 docente da linha de pesquisa SDR e 1 representante discente para avaliar as candidaturas. Com relação aos critérios de avaliação das Dissertações e Teses inscritas, definiu-se que os trabalhos serão avaliados considerando-se os 3 principais artigos publicados, ou aceitos para publicação, em periódicos e em eventos científicos, sendo obrigatório serem oriundos ou ter aderência com as Dissertações e Teses inscritas. A pontuação em periódicos será da seguinte forma: A1: 100; A2: 80; A3: 70; A4: 60; B1: 50; B2: 40; B3: 30; e B4: 10. A pontuação em eventos científicos será: Evento realizado no exterior: 60; eventos da ANPAD: 50; e demais eventos: 40. Após a formação da comissão avaliadora, o edital e o formulário de inscrição serão divulgados para os(as) egressos do PPGAdm que defenderam em 2022 e para os(as) docentes. 4. Ordem do Dia. Ao final da reunião, o presidente agradeceu a presença de todos e eu, Juliana Bárbara da Silva Oliveira, lavrei a presente ata, que se aprovada será por todos assinada. Uberlândia, 08 de agosto de 2023.

 

André Francisco Alcântara Fagundes

Alex Fernando Borges

Débora Cristina Soares

Jaluza Maria Lima Silva Borsatto

José Eduardo Ferreira Lopes

Rodrigo Fernandes Malaquias

Juliana Bárbara da Silva Oliveira - Secretária


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Documento assinado eletronicamente por Débora Cristina Soares, Membro de Colegiado, em 19/09/2023, às 16:29, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jaluza Maria Lima Silva Borsato, Membro de Colegiado, em 20/09/2023, às 09:22, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Alex Fernando Borges, Membro de Colegiado, em 20/09/2023, às 11:54, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Rodrigo Fernandes Malaquias, Membro de Colegiado, em 20/09/2023, às 15:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por André Francisco Alcântara Fagundes, Presidente, em 26/10/2023, às 14:37, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Juliana Barbara da Silva Oliveira, Secretário(a), em 26/10/2023, às 14:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.063651/2023-01 SEI nº 4788592