UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA 5ª reunião/2021 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

Em 19 de agosto de 2021, às 9 horas e 40 minutos, foi realizada a reunião por meio de vídeo conferência RNP na comunidade PPGMQ (https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ppgmq-programa-de-pos-graduacao-em-qualidade-ambiental), teve início a 5ª reunião do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental (COLPPGMQ) do ano em curso, sob a Presidência do professor Drausio Honorio Morais, estando presentes os membros citados no final desta Ata. O professor Guilherme Resende Corrêa teve sua ausência justificada. A reunião transcorreu da seguinte forma: 1. Aprovação da Ata da 4ª reunião de 2021. Aprovada com uma abstenção. 2. Comunicações: A professora Adriane agradeceu a confiança nesses quatro anos de gestão. Informou que os dados da Sucupira foram enviados em tempo hábil. Ressaltou ainda que o Simpósio de Ciências Agrárias e Ambientais está com as inscrições abertas. A Secretária e a professora Sheila agradeceram a colaboração da professora Adriane nesse período em que esteve a frente do PPGMQ. Com a palavra, o professor Drausio agradeceu a confiança e expressou que conta com a colaboração de todos do Colegiado e da Secretaria do PPGMQ nessa nova gestão. Com anuência de todos, houve inserção de novos itens de pauta a ordem do dia se deu da forma a seguir. 3. Ordem do dia: 3.1 Apreciação de aprovação ad referendum da documentação e indicação de banca para primeira etapa do exame de Qualificação da discente JORDANA STEIN RABELO. Processo SEI Nº 23117.046972/2021-71. Aprovada por unanimidade. 3.2. Homologação da Ata do Exame de Qualificação (1ª etapa) da discente JORDANA STEIN RABELO. Processo SEI Nº 23117.046972/2021-71. Aprovada por unanimidade. 3.3. Homologação da Ata de Defesa de Dissertação do discente BRUNO BORGES BARBOSA. Processo SEI Nº 23117.043557/2021-66. Aprovada por unanimidade. 3.4. Oferta da disciplina Sociedade e Natureza. O Colegiado achou prudente mandar um e-mail para todos os docentes do programa para solicitar auxilio na oferta da disciplina. O prazo para resposta será até dia 31 de agosto de 2021. Além disso, foi ressaltado que em 2022 tal disciplina será ofertada devido a demanda existente. 3.5. Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação dos discentes: GABRIELA MONTEIRO LIMA; INGRID DA SILVA PACHECO; LUCAS COVRE CHIARI; SORYANE DE PAULA MENEZES; e STEPHANI LOREN DE MENEZES. Considerando que a pandemia prejudicou o andamento das pesquisas, as dilações foram concedidas. Assim, se deu da forma a seguir. Gabriela: dilação até 31 de dezembro de 2021; Ingrid: dilação até 30 de setembro de 2021; Lucas: dilação até 28 de fevereiro de 2022; Soryane: dilação até 28 de fevereiro de 2022; e Stephani: dilação até 28 de fevereiro de 2022. 3.6. Solicitação de dilação de prazos do discente MARCOS VINÍCIUS DOS SANTOS RUIZ. Por conta da pandemia e considerando o relato de seu orientador, as dilações foram aprovadas conforme solicitado. Para o término do curso, foi concedido o prazo de até 28 de fevereiro de 2023. Com relação à proficiência em língua inglesa, o Colegiado recomendou que o discente faça a prova antes do proposto, pois não será dado dilação de prazo para término do mestrado por conta do PROFLIN. 3.7. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente INGRID DA SILVA PACHECO. Processo SEI Nº 23117.049489/2021-49. Aprovada por unanimidade. 3.8. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente WANESSA SANTOS MOURA. Processo SEI Nº 23117.049654/2021-62. Aprovada por unanimidade. 3.9. Solicitação de indicação de banca para defesa de dissertação da discente JÉSSYCA GONÇALVES DUARTE. Processo SEI Nº 23117.050544/2021-43. Aprovada por unanimidade. 3.10. Solicitação de Aproveitamento de Estudos das discentes FRANCIELY MUNIS SANTANA; JULIANA MESSIAS DORNELAS; NATANA DA SILVA LINS; e NICOLLAS GABRIEL ASSUNÇÃO E SOUZA. As solicitações dos discentes Franciely e Nicollas foram aprovadas. Já as solicitações das discentes Juliana e Natana não foram aprovadas por entender que tais discentes se encontram no início do curso e ainda poderão cursar disciplinas em outros cursos. Assim, foi recomendado que as mesmas solicitem tais aproveitamentos em períodos posteriores, uma vez que no PPGMQ só se pode solicitar aproveitamento de estudos uma única vez. 3.11. Solicitação de Dispensa de Disciplinas e Aproveitamento de Estudos do discente LUCAS FERREIRA SANTOS. A solicitação de aproveitamento de estudos foi aprovada com a ressalva de que a disciplina Seminários II não poderá ser aproveitada devido ao assunto tratado na mesma. 3.12. Solicitação de coorientação da discente LUIZA ROSA DUTRA DE SOUZA. Aprovada por unanimidade. 3.13. Avaliação dos Relatórios Mensais de bolsistas do PPGMQ. Os discentes bolsistas tiveram seus relatórios aprovados. Foi destacado apenas que os relatórios dos discentes Gabriel e Layla faltaram as assinaturas dos seus respectivos orientadores. 3.14. Avaliação do aproveitamento dos discentes mediante Coeficiente de Rendimento Global (CRG). Esse item ficou para avaliação mais detalhada na próxima reunião do Colegiado. Foi ressaltado apenas, que os discentes Ana Caroline e Camila (Turma 6); e Enio (Turma 7) não se matricularam em nenhuma disciplina para manter vínculo com o programa. O Colegiado determinou que fosse enviado um e-mail para notificar os discentes para entrarem em contato com o PPGMQ num prazo de sete dias. Tal e-mail tem que ir com cópia para os orientadores para que tenham ciência. O discente que não se justificar deverá ser cortado do programa. 3.15. Revogação da Resolução SEI Nº 03 de 2018 do COLPPGMQ e reformulação de normativa que trata das exigências mínimas para os discentes. Após a leitura da nova normativa, o Colegiado aprovou a mesma. 3.16. Revogação da Resolução SEI Nº 01 de 2019 do COLPPGMQ e reformulação de normativa que trata solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação. Após a leitura da nova normativa, o Colegiado aprovou a mesma. 3.17. PROAP 2021 lançamento de chamada para utilização de recursos. A professora Adriane informou que o PPGMQ possui R$20.860,00 para publicações e inscrições para eventos. Assim, o Colegiado determinou que fosse encaminhado um e-mail aos docentes para consultar as demandas de publicações, inscrições em eventos e frota de carro que possuem para preencher a planilha. O prazo para resposta será até dia 31 de agosto de 2021. 3.18. Outros. 3.18.1 Solicitação de dilação de prazo para defesa de dissertação do discente JAYDER PEREIRA PIMENTEL. A solicitação foi aprovada por unanimidade. O discente terá até 30 de outubro de 2021 para realizar a defesa de dissertação. 3.18.2 Estudos Aproveitados da discente ANA CAROLINA TOMAZ DUARTE TOBARUELA ORTIZ. Solicitação aprovada por unanimidade. Às 12 horas e 40 minutos, foi encerrada a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, Marília Christina Arantes Melo, na qualidade de Secretária, pela Presidente, pelos membros. Uberlândia-MG, 19 de agosto de 2021.

 

 

Drausio Honorio Morais (Presidente)

Adriane de Andrade Silva

Marcio Ricardo Salla

Sheila Cristina Canobre

Marília Christina Arantes Melo (Secretária do PPGMQ)


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Documento assinado eletronicamente por Marília Christina Arantes Melo, Secretário(a), em 17/09/2021, às 00:07, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Drausio Honorio Morais, Membro de Colegiado, em 17/09/2021, às 15:57, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Adriane de Andrade Silva, Membro de Colegiado, em 17/09/2021, às 16:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Marcio Ricardo Salla, Membro de Colegiado, em 15/10/2021, às 14:11, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.049028/2021-76 SEI nº 3042158