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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI010 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DO BRASIL I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Discutir os aspectos econômicos, políticos e éticos mais globais referentes ao processo de colonização portuguesa da América, levando em conta as sociedades que se constituíram ao longo desse processo entre o início do século XVI e meados do século XVIII;
Problematizar a particularidade da relação metrópole-colônia na América portuguesa nos quadros do Antigo Sistema Colonial;
Avaliar as transformações culturais (transculturação, aculturação, sincretismo e acomodações culturais) e sociais (escravização, domesticação, mobilidade social e reestruturação social) dos agentes envolvidos no processo de colonização portuguesa da América: portugueses, ameríndios e africanos;
Discutir as formas de resistência indígena e africana à condição escrava e à sociedade colonial.
Ementa
A introdução da América nos quadros do Império Ultramarino português
e as sociedades que nela se desenvolveram ao longo dos séculos XVI, XVII e XVIII. Índios e africanos nas sociedades coloniais da América portuguesa. Estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
I - A América portuguesa no teatro do mundo
II - A sociedade colonial da América portuguesa
III - Política e cultura na América portuguesa
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
ALENCASTRO, L. F. O trato dos viventes: formação do Brasil no Atlântico Sul. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
BOXER, C. R. O império colonial português, 1415-1825. Lisboa: Edições 70, 1981.
COUTO, J. A construção do Brasil. Ameríndios, portugueses e africanos do início do povoamento a finais de quinhentos. Lisboa: Edições Cosmos, 1995.
CUNHA, M. C. (org.). História dos índios no Brasil, São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
FREYRE, G. Casa-grande e senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal. Rio de Janeiro: LJE, 1973.
JUNIOR, C. P. Formação do Brasil Contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1976.
LARA, S. H. Campos da violência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.
MONTEIRO, J. M. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
NOVAIS, F. Portugal e Brasil na crise do Antigo Sistema Colonial (1777-1808). São Paulo: Hucitec, 1979.
SCHWARTZ, S. Segredos internos: engenhos e escravos. São Paulo: Companhia das Letras, 1988.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 12:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 07/10/2019, às 09:38, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.087050/2019-08 | SEI nº 1587568 |