UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Curso de Graduação em Geografia - Uberlândia

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II

Unidade Ofertante:

INSTITUTO DE GEOGRAFIA

Código:

IGUFU31601

Período/Série:

6º período

Turma:

F e G

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

75

Total:

105

Obrigatória:

( X )

Optativa:

(   )

Professor(A):

TULIO BARBOSA

Ano/Semestre:

2023/2º

Observações:

Semestre Letivo: Início: 08/01/2024 - Término: 25/04/2024

 

Horário da disciplina:

Turma F: Quarta-feira das 08 h às 09:40 h e Segunda-feira das 13:10 h às 17:40 h

Turma G: Quarta-feira das 19 h às 20:40 h e Terça-feira das 13:10 h às 17:40 h

 

EMENTA

Fundamentos teórico-metodológicos do ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Currículo e ensino de Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A Geografia e condições socioculturais do estudante nos Anos Finais do ensino fundamental: a educação como direito de todos. O cotidiano escolar nos espaços educativos formais e ou não formais nos Anos finais do Ensino Fundamental.

 

JUSTIFICATIVA

As questões teóricas e práticas no estágio são indissociáveis, assim, o estágio supervisionado 2 trata de questões diretas para a formação docente nas suas muitas dimensões profissionais, científicas e pedagógicas a partir das experiências nas escolas do 6º ao 9º ano do ensino fundamental. O conteúdo teórico e prático contribuirá com a preparação do estagiário e da estagiária para o desenvolvimento de suas atividades que serão realizadas na escola. Todos os conteúdos são pensados na organização do trabalho acadêmico na prática escolar; assim, teoria e prática compõem uma base epistemológica crítica para pensar e construir um caminho profissional atrelado a reflexão e ao compromisso do conhecimento atrelado aos valores democráticos e na defesa dos direitos humanos com uma relação equilibrada entre sociedade e natureza. Os conteúdos teórico-práticos desta disciplina contribuirão para a formação dos/das discentes como futuras professoras e futuros professores ampliando e aprofundando o programa iniciado no semestre anterior com o Estágio Supervisionado 1 e enfocando agora, mais especificamente, o ensino de Geografia 6º ao 9º ano da educação fundamental. É a partir desse segmento da escolarização em que geralmente na maioria dos sistemas de ensino a Geografia é incluída como disciplina específica sob a responsabilidade de um professor/uma professora especialista, ou seja, licenciado/licenciada em Geografia. Assim, na perspectiva de continuidade das disciplinas do bloco de Estágio Supervisionado, a importância do Estágio 2 na formação discentes também reside na necessidade de proporcionar aos mesmos situações planejadas para vivenciar o ensino de Geografia no cotidiano escolar com o acompanhamento de um profissional em exercício da profissão docente e o aporte de instrumentais teórico-metodológicos para articular e empregar na prática docente futura os conhecimentos pedagógicos, científicos, culturais e geográficos desenvolvidos na Licenciatura em Geografia.

 

 

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Articular os conhecimentos teórico-metodológicos de geografia com a prática do ensino nas escolas de ensino fundamental (anos finais), por meio da imersão do estagiário nos espaços escolares

Objetivos Específicos:

  • Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia nessa fase da educação;

  • Compreender o cotidiano escolar nessa fase da educação como forma de subsidiar análises e reflexões sobre o ensino da geografia;

  • Realizar estudos de caso a partir da realidade educacional brasileira e o do aluno nos Anos Finais considerando os direitos da criança e adolescente, a necessidade de inclusão educacional e a condição sociocultural.

PROGRAMA

1 - Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto Pedagógico do Curso de Geografia; Documentação referente a estágio supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina;

2. Conteúdos programáticos e diretrizes metodológicas de Geografia:

2.1.BNCC da Geografia no ensino fundamental do 6o ao 9o ano

2.2. A proposta municipal de Uberlândia para o ensino de geografia

2.3. A proposta estadual para o ensino de geografia

2.4. Currículo de Geografia e planejamento de aulas para o ensino fundamental

3. Apontamentos teóricos, metodológicos, didáticos e culturais no ensino da Geografia no Ensino Fundamental

3.1. A prática pedagógica do conteúdo de Geografia do 6o ao 9o ano

3.2. O cotidiano escolar nos espaços educativos do Ensino Fundamental;

3.3. Planejamento e currículo escolar para as práticas docentes realizadas na escola pelas estagiárias e estagiários.

4. Estágio Supervisionado sob orientação de um Professor de Geografia do Ensino Fundamental .

4.1. Acompanhamento de aulas ministradas pela/pelo professora/professor orientadora/orientador

4.2. Regência de classe ministrando os conteúdos do Ensino Fundamental.

4.3 Vivência do cotidiano escolar e entendimento das dinâmicas escolares diárias.

4.4. Orientação e supervisão das práticas pedagógicas e científicas na sala de aula.

4.5. Produção e organização de material didático, produção de texto científico e relatório final do estágio.

 

TRABALHO DE CAMPO: ( ) SIM* ( x) NÃO

 

METODOLOGIA

O curso será ministrado através de aulas expositivas e dialogadas com apoio de recursos audiovisuais; estudo de textos; atividades individualizadas, coletivas e em pequenos grupos; observação, registro e reflexão sobre o trabalho docente no ensino de geografia do 6o ao 9o ano do ensino fundamental, com participação nas tarefas indicadas pelo/pela docente da escola, planejamento e desenvolvimento de atividades de ensino em regência de aulas com o acompanhamento do professor-orientador durante o estágio supervisionado na escola. Os textos indicados como bibliografia básica para as atividades do curso são leituras prévias, individuais e obrigatórias para serem trabalhados coletivamente nas aulas. A carga horária de prática deverá ser empregada prioritariamente para preparação, realização e avaliação do estágio na escola, elaboração do relatório final, construção de material didático, auxílio as/aos docentes supervisoras/supervisores na escola, estudos e atividades solicitadas relativas aos textos de referência e demais atividades constantes do plano de estágio definido com a turma. As atividades previstas no plano de estágio e cuja realização forem devidamente comprovadas correspondem à integralização da carga horária da parte prática  e à frequência discente no período destinado ao estágio supervisionado nas escolas. As atividades do estágio serão discutidas, orientadas e compartilhadas na socialização em aula e, sempre que necessário, solicitado e agendado previamente, as/os discentes receberão atendimento individualizado para o desenvolvimento das mesmas.

Cronograma 

10/01 - Apresentação e discussão do plano de curso; Projeto Pedagógico do Curso de Geografia; Documentação referente a estágio supervisionado em Geografia da UFU; Processos de avaliação; Encaminhamentos da disciplina;

17/01 - BNCC da Geografia no ensino fundamental do 6 o ao 9o ano. Leitura: BNCC de Geografia do Ensino Fundamental e GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

24/01- A proposta municipal de Uberlândia para o ensino de geografia. Leitura: Diretrizes Curriculares Municipais de Geografia de Uberlândia

31/01- A proposta estadual para o ensino de geografia. Leitura: Currículo Referência de Minas Gerais (Geografia)

07/02- Currículo de Geografia e planejamento de aulas para o ensino fundamental. Análise de material didático e reflexão crítica dos Projetos Pedagógicos da escola. Leitura: Vitiello, Márcio Abondanza e Cacete, Núria Hanglei. 

21/02- Apontamentos teóricos, metodológicos, didáticos e culturais no ensino da Geografia no Ensino Fundamental. Leitura: LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. 

28/02- As transformações, mudanças e golpes na educação geográfica brasileira. Leitura: CAMPOS, R. R. O golpe nas Ciências Humanas 1964 e Estudos Sociais. Geografia, v. 27, n. 3, 2002. 

28/02 - Entrega dos termos obrigatórios de estágio e seguro obrigatório.

06/03- Prática pedagógica do conteúdo de Geografia do 6 o ao 9 o ano e realidade escolar. Leitura: BNCC, DM e CRM.  Epistemologia geográfica crítica e anticolonial. Leitura: SILVA, . A natureza contraditória do espaço geográfico; FREIRE, P. Pedagogia da autonomia

06/03 - Entrega dos planos de aulas a partir da colaboração com docentes supervisoras/supervisores e orientador do estágio e discussão coletiva dos mesmos em sala de aula.

11/03 a 23/04 - Realização do Estágio Supervisionado com suas respectivas atividades obrigatórias com orientações periódicas sistemáticas com o professor orientador na universidade e com supervisão na escola estagiada

25/04- Socialização do Estágio e entrega de todos os documentos e relatório final. Diálogo sobre a prática escolar, a vivência da realidade cotidiana da escola e os desafios teóricos e metodológicos da prática docente.

 

AVALIAÇÃO

 

Tipo de Avaliação

Época

Valor

Entrega do termo de compromisso e do seguro obrigatório com todas assinaturas e carimbos- sem a entrega desses as/os discentes não tem autorização para a realização do estágio supervisionado na escola

 

 

28/02

 

 

10

Entrega dos planos de aulas a partir da colaboração com docentes supervisoras/supervisores e orientador do estágio e discussão coletiva dos mesmos em sala de aula

 

 

06/03

 

 

25

Avaliação da professora ou do professor da escola em formulário próprio contendo a assinatura da mesma/do mesmo.

 

25/04

 

10

Socialização do estágio em sala de aula

25/04

10

Relatório final de estágio supervisionado com todos os documentos assinados e carimbados pela direção da escola e pela professora ou professor responsável

 

25/04

 

45

 

 

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2019. 

CEMEPE. Diretrizes Curriculares Municipais de Uberlândia . – Uberlândia: Prefeitura Municipal de Uberlândia, 2020. 

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado da Educação. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, 2019.

 

Complementar

BRASIL. LDB : Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. – 9. ed. – Brasília : Câmara dos Deputados, Edições Câmara, 2014. 

CAMPOS, R. R. O golpe nas Ciências Humanas 1964 e Estudos Sociais. Geografia, v. 27, n. 3, 2002. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/ageteo/article/view/1910

GUIMARÃES, I. V. Ensinar e aprender Geografia na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ensino em Re-Vista[S. l.], v. 25, n. 4, p. 1036–1055, 2018. DOI: 10.14393/ER-v25n3e2018-11. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/46456. 

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia – saberes necessários à prática educativa. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

LEAL, Regina Barros. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación , Vol 37, n 3, 2005 (ISSN: 1681-5653) Disponível em: https://rieoei.org/historico/deloslectores/1106Barros.pdf

PASSINI, E. Y. Prática de ensino de geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

SENE, J. E. O livro didático como produto da geografia escolar: obra menor?. Revista Brasileira de Educação em Geografia, 4(7), 27–43. Recuperado de https://revistaedugeo.com.br/revistaedugeo/article/view/143

SILVA, Lenyra Rique da. A natureza contraditória do espaço geográfico. São Paulo: Contexto, 1991. p. 10-21. Disponível em: anticolonialismo.org

Vitiello, Márcio Abondanza e Cacete, Núria Hanglei. Currículo, Poder e a política do livro didático de geografia no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 26, 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/8Hj73XPXZH3G3SgFLdzZxfN/#

 

APROVAÇÃO

Plano aprovado na 1ª reunião/2024 do Colegiado do Curso de Graduação em Geografia realizada em 22/01/2024


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Documento assinado eletronicamente por Tulio Barbosa, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/03/2024, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Angela Fagna Gomes de Souza, Coordenador(a), em 13/03/2024, às 15:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038792/2023-88 SEI nº 5015345