Boletim de Serviço Eletrônico em 01/11/2021

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Medicina

Avenida Para, 1720 - Bairro Umuarama, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
Telefone: 34 3225-8604 - Bloco 2U - Sala 23
  

Timbre

Edital FAMED nº 4/2021

01 de novembro de 2021

Processo nº 23117.072512/2021-07

EDITAL DE SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA INGRESSO NO GRUPO PET MEDICINA-UFU / 2021

ÍNDICE

  1. CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

  2. BOLSA E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA

  3. DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

  4. DAS INSCRIÇÕES

  5. DO PROCESSO SELETIVO

  6. DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

  7. RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

  8. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO SELETIVO

  9. INFORMAÇÕES SOBRE O PET

 

O tutor do Programa de Educação Tutorial (PET) do Curso de Graduação em Medicina da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) (PET Medicina-UFU), no uso de suas atribuições, e tendo em vista o Manual de Regulamentação dos Grupos PET MEC e PET Institucional da UFU, torna público o processo seletivo para ingresso de estudantes no Grupo PET Medicina-UFU.

CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA

O PET constitui-se em Programa de Educação Tutorial desenvolvido em grupos organizados a partir de cursos de graduação das instituições de ensino superior do País, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, que tem por objetivos:

Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar;

Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica de estudantes de graduação;

Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica;

Formular novas estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e

Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior.

São deveres dos(as) estudantes bolsista e de estudantes não bolsista:

Zelar pela qualidade acadêmica do PET;

Participar de todas as atividades programadas pelo professor tutor;

Participar durante a sua permanência no PET em atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Manter bom rendimento no curso de graduação;

Contribuir com o processo de formação de seus/suas colegas do curso e da UFU;

Publicar ou apresentar em evento de natureza científica um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo;

Fazer referência à sua condição de membro do PET nas publicações e trabalhos apresentados; e

Cumprir as exigências estabelecidas no Termo de Compromisso.

BOLSA E CONDIÇÕES DE PERMANÊNCIA

O(A) estudante bolsista e o(a) não bolsista farão jus a um certificado de participação no PET após o tempo mínimo de um ano de participação efetiva e comprovada no Programa. A emissão do certificado só será feita após a apresentação de relatório por parte do(a) estudante junto ao tutor e a solicitação deste junto à PROGRAD. O tutor avaliará se o(a) estudante bolsista cumpriu efetivamente as atividades de ensino, pesquisa e extensão para solicitar a emissão do certificado.

O(A) estudante não bolsista terá prioridade para substituição de um(a) estudante bolsista, desde que preencha os requisitos para ingresso no PET à época da substituição.

Após o ingresso no PET, o(a) estudante poderá ter no máximo uma reprovação. Ou seja, duas ou mais reprovações implicará no desligamento do(a) estudante.

Não estar vinculado a qualquer outro Programa, como bolsista ou não bolsista, ao iniciar as atividades no PET. Não são consideradas bolsas os auxílios de caráter assistencial, como bolsa alimentação, transporte, moradia, entre outras.

Assinar o Termo de Compromisso.

DOS PRÉ-REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO

Estudantes regularmente matriculados(as) no Curso de Medicina da UFU do 2º período, que tenham cursado toda a grade curricular do 1º período até o calendário vigente, ao 6º período, que tenham cursado toda a grade curricular do 5º período até o calendário vigente.

Estudante transferido(a) ou em condição similar deverá ter concluído pelo menos um semestre letivo no Curso de Medicina da UFU.

Ter disponibilidade para dedicar, no mínimo, 20 horas semanais às atividades do Programa.

Apresentar, no máximo, 1 (uma) reprovação nos últimos 2 (dois) semestres concluídos e Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA) igual ou maior a 60%.

Ter expectativa de permanecer como membro do Programa por pelo menos dois anos ou até o ingresso no Estágio Obrigatório Supervisionado (Internato).

DAS INSCRIÇÕES

A inscrição do(a) candidato(a) será realizada mediante:

Entrega da documentação exigida, conforme item 4.2.

Análise dessa documentação pela Comissão de Seleção, observado o cumprimento dos requisitos estabelecidos no edital, incluindo o recebimento de toda a documentação pertinente, em conformidade com os prazos definidos.

4.2. Documentação exigida:

Cópia do Histórico Escolar de Graduação Validável, com Coeficiente de Rendimento Acadêmico (CRA), emitido no mês de novembro de 2021.

Currículo Geral, conforme item 5.3.

Certificados de participação de eventos promovidos pelo PET Medicina UFU, emitidos pelo SIEX/SIAE, conforme item 5.3.

Atividade "Quem sou eu", conforme item 5.4.

A inscrição será deferida após análise da documentação pela Comissão de Seleção, que consistirá na verificação se o(a) candidato(a) preenche todos os requisitos estabelecidos nos itens anteriores.

Toda a documentação deverá ser enviada no formato PDF por meio de formulário específico, juntamente com o Formulário de Inscrição disponíveis em: https://forms.office.com/r/Zr1sJF8jTa.

As informações prestadas no formulário de inscrição são de inteira responsabilidade do(a) candidato(a), dispondo a Comissão Organizadora do direito de excluir do processo seletivo aquele(a) que o preencher com dados incorretos, incompletos ou rasurados, bem como se constatado, posteriormente, sua inveracidade. As inscrições dos(as) candidatos(as) com documentação incompleta serão indeferidas.

DO PROCESSO SELETIVO

Número de vagas: 1 (uma) vaga para estudante bolsista.

O processo seletivo contará com duas etapas avaliativas, a primeira será ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA, e a segunda (atividade "Quem sou eu"), CLASSIFICATÓRIA. Em caso de empate em qualquer uma das etapas, o desempate será feito obedecendo, sucessivamente, os seguintes critérios:

estiver em período mais avançado do Curso de Medicina da FAMED-UFU.

maior pontuação no Currículo Geral (item 5.3.1.).

maior idade.

Primeira Etapa – ELIMINATÓRIA E CLASSIFICATÓRIA (60 pontos): análise do currículo geral e certificados de participação em eventos promovidos pelo PET Medicina. Serão aprovados(as) 20 alunos(as) para a 2ª etapa.

Segunda Etapa – CLASSIFICATÓRIA (40 pontos): Atividade "Quem sou eu". Apenas os(as) 20 candidatos(as) classificados(as) para a segunda etapa terão a atividade "Quem sou eu" corrigida pela Comissão de Seleção.

Análise do Currículo Geral e Eventos do Grupo PET Medicina (60 pontos).

Currículo Geral (45 pontos): os(as) candidatos(as) terão seu currículo avaliado de acordo com os itens e valores do quadro abaixo. Os certificados devem ser enviados por meio do formulário apresentado no tópico 4.4, no formato PDF, no ato da inscrição.

Critérios

Número máximo de certificados

Pontuação por certificado

Pontuação máxima*

Projetos de extensão com ou sem bolsa

2

3

6

Participação em eventos científicos não vinculados ao PET

7

1

7

Ligas Acadêmicas

1

5

5

Iniciação científica (PIVIC/PIBIC)

1

5

5

Apresentação de trabalho científico

3

2

6

Publicação de artigo científico ou Capítulo de Livro

3

4

12

Monitoria

1

4

4

*Não serão contabilizados certificados que excedam a quantidade máxima para cada modalidade descrita acima.

Eventos do grupo PET Medicina (15 pontos): serão considerados os seguintes eventos promovidos pelo grupo PET Medicina e listados abaixo. A pontuação de cada evento será de 1 ponto e a pontuação máxima de 15 pontos. Serão pontuados apenas eventos com certificações emitidas pelo SIEX ou SIAE:

19/11/2019: Oficina de Raciocínio Clínico: Trabalhando a Lista de Problemas

25/09/2019: Roda de Conversa: Future-se

27/11/2019: SIBC- Diabetes Mellitus

15/10/2019: Cinedebate- Filme “Boy Erased: Uma Verdade Anulada”

21/10/2019: SIBC -Insuficiência cardíaca

11/08/2020: Golden PET - Amor: Bases Sociais e Fisiológicas

07/10/2020: GOLDEN PET - Alimentação e Saúde

24/11/2020: GOLDEN PET - A ciência dos vícios

28/11/2020: Oficina de Oratória

04/12/2020: GOLDEN PET - Espelho, espelho meu

13/05/2021: Oficina de Raciocínio Clínico

18/05/2021: SIBC - COVID-19

27/05/2021: Oficina 1 de Raciocínio Clínico

03/06/2021: Oficina 2 de Raciocínio Clínico

30/06/2021: Roda de conversa: Necropolítica e luto na pandemia pelo COVID-19

27/07/2021: Artedebate: Sentir-se negro

30/07/2021: SIBC - Doença Inflamatória Intestinal

03/08/2021: SCI PET: Clínica Médica

26/08/2021: SCI PET: Clínica Médica

17/09/2021: Roda de Conversa - Saúde Mental

23/09/2021: SIBIC - Suicídio em Jovens

Os certificados devem ser enviados no formato PDF, via formulário (https://forms.office.com/r/Zr1sJF8jTa), no ato da inscrição. Certificados enviados após o término do período destinado às inscrições ou por outras vias que não as explicitamente especificadas no presente edital não serão contabilizados.

Os certificados do item 5.3 devem ser nomeados da seguinte forma: Nome_do_candidato-Categoria_do_certificado-X, onde X corresponde a um número variando entre 1 e o total de certificados apresentados pelo participante, sendo as possíveis categorias Extensão, IC, Liga, Monitoria, Eventos, EventosPET, Apresentação e Publicação.

Serão pontuados certificados oriundos de graduações pregressas obtidos a partir do ano de 2018.

No caso de candidatos(as) transferidos de outras instituições de ensino para o Curso de Medicina da UFU, serão pontuados certificados obtidos a partir do ano de 2018.

Atividade - "Quem sou eu" (40 pontos)

Para essa etapa, o(a) candidato(a) deverá preparar uma produção escrita com o objetivo de se descrever a partir de um item/elemento/objeto/produção artística (item 5.4.2) para responder à pergunta “Quem sou eu?”. O(a) candidato(a) poderá escolher, para a elaboração da produção escrita, diversos tipos e gêneros textuais.

Para a atividade, o candidato deverá escolher algum item/elemento/objeto/produção artística, que não identifique pessoas, devendo ser uma imagem, ilustração ou desenho representativo de sua escolha anexado ao documento contendo a produção textual preparada para essa etapa.

O documento deverá ser enviado em PDF por meio do formulário especificado no item 4.4. no ato da inscrição seguindo as seguintes formatações:

Digitado no programa Microsoft Word

Fonte: Times New Roman 12

Espaço entre linhas: 1,5

Espaçamento antes e depois: zero

Margens: Superior: 2,5cm; Inferior: 2,5cm; Esquerda: 3cm; Direito: 3cm

Máximo de 2 páginas

A classificação final dos(as) candidatos(as) aprovados(as) será feita mediante a soma das notas obtidas nas duas etapas (pontuação máxima = 100 pontos).

Havendo empate no processo seletivo terá preferência, sucessivamente, o(a) candidato(a) que:

estiver em período mais avançado do Curso de Medicina da FAMED-UFU.

tiver maior nota no Currículo Geral (item 5.3.1.).

tiver maior idade.

A lista dos candidatos selecionados será organizada por ordem alfabética e publicada do site: http://www.famed.ufu.br/.

DA COMISSÃO DE SELEÇÃO

A Comissão de Seleção será composta  pelo tutor do Grupo PET Medicina, um(a) docente efetivo da UFU e um(a) bolsista Grupo PET Medicina.

A Comissão de Seleção terá como atribuições contabilizar as pontuações referentes à análise do currículo geral e dos certificados de participação de eventos promovidos pelo PET Medicina UFU, avaliar a etapa "Quem sou eu?" (item 5.4) do processo seletivo e atribuir as notas, bem como divulgar os resultados do deferimento das inscrições dos candidatos no processo seletivo.

RESULTADO DO PROCESSO SELETIVO

A classificação final dos(as) candidatos(as) será resultado da somatória das notas obtidas nas etapas eliminatória e classificatória do Processo Seletivo.

Cada candidato(a) terá seu nome divulgado. A lista dos(as) candidatos(as) selecionados(as) será organizada por ordem alfabética e divulgada no site http://www.famed.ufu.br/ e nas redes sociais do Grupo PET Medicina.

Este processo seletivo tem validade de 18 meses, a partir da divulgação do resultado.

Para eventual recurso, o(a) candidato(a) deverá recorrer à Comissão de Seleção através do formulário disponível no link: https://forms.office.com/r/VkkKuT8fyC. Em caso de não acolhimento do recurso pela Comissão de Seleção, o(a) candidato(a) poderá encaminhar o recurso ao Comitê Local de Acompanhamento e Avaliação dos Grupos PET da UFU (CLAA), junto à PROGRAD/Divisão de Formação Discente, no prazo de dois dias úteis após a divulgação da deliberação da Comissão de Seleção em relação ao recurso.

Os casos omissos no presente Edital serão resolvidos pela Comissão de Seleção.

DO cronograma do processo seletivo

Atividade

Data/Horário

Publicação do Edital

01/11/2021

Período de inscrições

11/11/2021 a 14 /11/2021 (até 23h59h)

Divulgação das inscrições deferidas

16/11/2021

Período de recurso para inscrições indeferidas

16/11/2021 a 17/11/2021 (até 23h59)

Divulgação da lista das inscrições homologadas

18/11/2021

Divulgação dos resultados e lista de aprovados na da Primeira Etapa

19/11/2021

Período de recurso da Primeira Etapa

20/11/2021 a 21/11/2021 (até 23h59)

Resultado final da Primeira Etapa

22/11/2021

Divulgação dos resultados e da lista classificatória da Segunda etapa

28/11/2021

Período de recurso para a Segunda Etapa

29/11/2021 a 30/11/2021 (até 23h59)

Resultado final

01/12/2021

As etapas do Cronograma da Seleção serão divulgadas na página eletrônica da Faculdade de Medicina da UFU (http://www.famed.ufu.br/) e na página do Instagram do PET Medicina UFU.

INFORMAÇÕES SOBRE O PET

Informações sobre o PET, incluindo o Manual de Regulamentação dos Grupos PET MEC e PET Institucional da UFU, podem ser obtidas na página www.pet.famed.ufu.br.

 

Carlos Henrique Martins da Silva

Tutor - PET Medicina - UFU


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Henrique Martins da Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 01/11/2021, às 15:27, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3140078 e o código CRC A15F5D7F.



 


Referência: Processo nº 23117.072512/2021-07 SEI nº 3140078