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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: GHI056 |
COMPONENTE CURRICULAR: HISTÓRIA DA CULTURA E CULTURA POPULAR |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE HISTÓRIA |
SIGLA: INHIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60H |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60H |
OBJETIVOS
Conhecer a bibliografia específica já produzida sobre a temática da cultura popular, analisando seus impasses e perspectivas;
Discutir, através das obras produzidas nesta área, a multiplicidade de fontes e metodologias utilizadas pelos historiadores;
Discutir as astúcias presentes nas práticas culturais populares que subvertem as estratégias de dominação.
Ementa
A diversidade e a riqueza das práticas e representações culturais populares. As interfaces com a cultura de massa e/ou indústria cultural. A religiosidade popular. Os significados constitutivos das relações de gênero. A cultura material e imagética e suas múltiplas dimensões simbólicas. Estudo da historiografia sobre o tema.
PROGRAMA
I - A temática da cultura na historiografia contemporânea
II - Cultura popular e a cultura de massas
III - Cultura popular no Brasil: saberes, festas e religiosidade popular
IV - Mídias e suas múltiplas dimensões simbólicas
V - Relações de gênero, cultura e significados simbólicos
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BURKE, Peter. O que é História Cultural? Rio de Janeiro: Zahar Editor, 2005.
CANCLINI, Nestor Garcia. Culturas Híbridas. São Paulo: Edusp, 2000.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano : artes de fazer. Petrópolis/RJ: Vozes, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOSI, Alfredo (org.). Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1992.
CHARTIER, Roger. Formas e Sentido / Cultura Escrita: entre distinção e apropriação. Campinas/SP: Mercado de Letras, 2003.
EAGLETON, Terry. A Idéia de Cultura. São Paulo: UNESP, 2005.
MACHADO, Maria Clara Tomaz; PATRIOTA, Rosângela. Histórias & Historiografias: perspectivas contemporâneas de investigação. Uberlândia: Edufu, 2003.
MARTIN-BARBERO, Jesus. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: EDUFRJ, 2003.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e História cultural. Belo Horizonte: Autêntica. 2003.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História |
Profa. Dra. Maria Andréa Angelotti Carmo Diretora do Instituto de História |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 04/10/2019, às 16:01, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Maria Andrea Angelotti Carmo, Diretor(a), em 04/10/2019, às 16:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.088467/2019-80 | SEI nº 1600158 |