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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: INCIS39016 |
COMPONENTE CURRICULAR: Sociologia no Brasil I |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Sociais |
SIGLA: INCIS |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 |
CH TOTAL PRÁTICA: -- |
CH TOTAL: 60 |
OBJETIVOS
Objetivo Geral:
Historiar o desenvolvimento do pensamento sociológico brasileiro, do final do século XIX até o período de
institucionalização das Ciências Sociais no Brasil.
Objetivos Específicos:
Analisar e comparar os ensaios interpretativos do Brasil. Realizar um balanço crítico sobre a produção da
“Escola Paulista de Sociologia” e o debate sobre a questão nacional na perspectiva do ISEB e do CEPAL.
Ementa
Panorama histórico da Sociologia no Brasil do final do século XIX até os anos 1930. Ensaios interpretativos
e o processo de institucionalização da Sociologia no Brasil. A Sociologia no Brasil e os processos de
transformação social: industrialização, nacionalismo, modernização e dependência.
PROGRAMA
1. Introdução
1.1. Ciência e sociedade no desenvolvimento do Brasil
1.2. O pensamento sociológico brasileiro até os anos 1930
2. Formação da sociedade brasileira e suas interpretações
2.1. A herança colonial e seus significados nos grandes ensaios de Caio Prado Jr., Gilberto Freyre e Sérgio
Buarque de Holanda
2.3. A revolução burguesa e sua interpretação na obra de Florestan Fernandes
3. Instituição da produção sociológica no Brasil
3.1. O papel da USP e de outras instituições de ensino e pesquisa
3.2. Balanço crítico da obra de Florestan Fernandes
3.3. A Sociologia no Brasil e os processos de transformação social: industrialização, modernização,
dependência, globalização e exclusão
4. Pensamento sociológico brasileiro
4.1. As linhas de pesquisa mais relevantes
4.2. Avanços, problemas e desafios do pensamento sociológico brasileiro
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FERNANDES, Florestan. A revolução burguesa no Brasil: ensaio de interpretação sociológica. Rio de
Janeiro: Guanabara, 1987.
FREYRE, Gilberto. Casa-grande & senzala: formação da família brasileira sob o regime da economia
patriarcal. São Paulo: Global, 2006.
HOLANDA, Sérgio Buarque de. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 2016.
MICELI, Sérgio. (Org.). O que ler na Ciência Social brasileira (1970-1995). São Paulo; Sumaré: ANPOCS:
Brasília, DF: CAPES, 1999.
MOTA, Lourenço Dantas. (Org.). Introdução ao Brasil: um banquete no trópico. São Paulo: EdSENAC,
2011.
PRADO JÚNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
RICUPERO, Bernardo. Sete lições sobre as interpretações do Brasil. São Paulo: Alameda, 2007.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
BOTELHO, André; SCWARCZ, Lília (Org.). Um enigma chamado Brasil: 29 intérpretes e um país. São
Paulo: Companhia das Letras, 2009.
FERNANDES, Florestan. A Sociologia no Brasil. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1980.
______. Sociedade de classes e subdesenvolvimento. 5. ed. São Paulo: Global, 2008.
REIS, José Carlos. As identidades do Brasil: de Varnhagen a FHC. Rio de Janeiro: EdFGV, 2000.
SANTOS, Wanderley Guilherme dos. Roteiro bibliográfico do pensamento político-social brasileiro (1870-
1965). Belo Horizonte: EdUFMG/Casa de Oswaldo Cruz, 2002.
aprovação
Cristiane Aparecida Fernandes Silva Coordenador(a) do Curso de Ciências Sociais |
Débora Regina Pastana Diretor(a) do Instituto de Ciências Sociais |
Documento assinado eletronicamente por Cristiane Aparecida Fernandes da Silva, Coordenador(a), em 06/06/2023, às 10:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Debora Regina Pastana, Diretor(a), em 07/06/2023, às 11:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.003749/2020-59 | SEI nº 4410381 |