|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: FACED39601 |
COMPONENTE CURRICULAR: POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: FACULDADE DE EDUCAÇÃO |
SIGLA: FACED |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 60h |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 |
CH TOTAL: 60h |
OBJETIVOS
Analisar criticamente o processo de constituição e reformulação da organização da educação brasileira à luz de seu aparato legal;
Compreender a especificidade das políticas educacionais, elaboradas ao longo do processo histórico brasileiro;
Conhecer e analisar a legislação educacional, considerando seu conteúdo e seu significado, como uma constituição sócio econômico histórica.
Ementa
Política educacional como política social pública; liberalismo; reforma do Estado brasileiro; financiamento da educação; organização da educação brasileira; organização e gestão da escola.
PROGRAMA
Tópico I – Sociedade, educação e política educacional
1. Sociedade e educação
2. A problemática do direito à educação
3. Educação como política social pública e política educacional
4. Políticas e programas de governo no campo da educação
Tópico II – A política neoliberal e seus reflexos na educação
1. A crise do capitalismo a partir da segunda metade do século XX; reforma do estado e o projeto educacional
2. A atuação dos organismos internacionais, globalização e a educação
Tópico III - Sobre a organização da educação brasileira
1. A educação na Constituição Brasileira de 1988
2. A LDB 9.394, de 1996 e a organização da educação brasileira
3. Federalismo, regime de colaboração e sistema nacional de educação
4. Níveis: educação básica e educação superior
5. Etapas e modalidades da educação básica
6. Os Planos de Educação: Plano Decenal de Educação Para Todos; Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano Nacional de Educação
7. Políticas de financiamento da educação no Brasil
8. Movimentos sociais e a educação
Tópico IV – Sobre a organização da escola
Fundamentos da organização e gestão do trabalho na escola
Gestão democrática da escola e seus mecanismos de implementação
O desafio da construção da gestão democrática frente aos novos paradigmas/modelos de gestão;
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm
BRASIL. Lei. Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm
VIEIRA, Maria Vieira e MARQUES, Mara Rubia Alves (orgs.). LDB : balanços e perspectivas para a educação brasileira. Campinas-SP : Alinea, 2012.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
ARENDT, Hannah. O que é política? : fragmentos das obras póstumas compiladas por Ursula Ludz. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2013.
VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo : Cortez, 2009.
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2008
SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org).Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia?
Petrópolis; Buenos Aires : Vozes; Clacso, 2004.
SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação : por uma outra política educacional Campinas : Autores Associados, 2004.
aprovação
Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos Coordenadora dos Cursos de Graduação em História
|
Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo Diretora da Faculdade de Educação |
Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 09/01/2020, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735627 e o código CRC 3FC974B5. |
Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 | SEI nº 1735627 |