UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

FACED39601

COMPONENTE CURRICULAR:

POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

SIGLA:

FACED

CH TOTAL TEÓRICA:

60h

CH TOTAL PRÁTICA:

0

CH TOTAL:

60h

 

OBJETIVOS

 

Ementa

Política educacional como política social pública; liberalismo; reforma do Estado brasileiro; financiamento da educação; organização da educação brasileira; organização e gestão da escola.

 

PROGRAMA

Tópico I – Sociedade, educação e política educacional

1.  Sociedade e educação

2.  A problemática do direito à educação

3.  Educação como política social pública e política educacional

4.  Políticas e programas de governo no campo da educação

 

Tópico II – A política neoliberal e seus reflexos na educação

1.  A crise do capitalismo a partir da segunda metade do século XX; reforma do estado e o projeto educacional

2.  A atuação dos organismos internacionais, globalização e a educação

 

Tópico III - Sobre a organização da educação brasileira

1.  A educação na Constituição Brasileira de 1988

2.  A LDB 9.394, de 1996 e a organização da educação brasileira

3.  Federalismo, regime de colaboração e sistema nacional de educação

4.  Níveis: educação básica e educação superior

5.  Etapas e modalidades da educação básica

6.  Os Planos de Educação: Plano Decenal de Educação Para Todos; Plano de Desenvolvimento da Educação e Plano Nacional de Educação

7.  Políticas de financiamento da educação no Brasil

8. Movimentos sociais e a educação

 

Tópico IV – Sobre a organização da escola

  1. Fundamentos da organização e gestão do trabalho na escola

  2. Gestão democrática da escola e seus mecanismos de implementação

  3. O desafio da construção da gestão democrática frente aos novos paradigmas/modelos de gestão;

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

BRASIL.    Constituição    da    República    Federativa    do    Brasil.    1988.    Disponível    em: www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm

BRASIL. Lei. Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação Nacional. Disponível em: www.planalto.gov.br/Ccivil_03/leis/L9394.htm

VIEIRA, Maria Vieira e MARQUES, Mara Rubia Alves (orgs.). LDB : balanços e perspectivas para a educação brasileira. Campinas-SP : Alinea, 2012.

 

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

ARENDT, Hannah. O que é política? : fragmentos das obras póstumas compiladas por Ursula Ludz. Rio de Janeiro : Bertrand Brasil, 2013.

VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo : Cortez, 2009.

SADER, Emir; GENTILI, Pablo (orgs). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 2008

SADER, Emir; GENTILI, Pablo (org).Pós-neoliberalismo II: que Estado para que democracia?

Petrópolis; Buenos Aires : Vozes; Clacso, 2004.

SAVIANI, Demerval. Da nova LDB ao novo plano nacional de educação : por uma outra política educacional Campinas : Autores Associados, 2004.

 

aprovação

 

 

Profa. Dra. Regina Ilka Vieira Vasconcelos

Coordenadora dos Cursos de Graduação em História

 

Profa. Dra. Geovana Ferreira Melo

Diretora da Faculdade de Educação

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Coordenador(a), em 05/12/2019, às 16:59, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Geovana Ferreira Melo, Diretor(a), em 09/01/2020, às 09:34, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1735627 e o código CRC 3FC974B5.




Referência: Processo nº 23117.104146/2019-30 SEI nº 1735627