UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Conselho do Instituto de Geografia

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Timbre

Ata de Reunião

 

ATA DA SEXTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA SEXTA REUNIÃO DO ANO DOIS MIL E VINTE E UM, EM CARÁTER ORDINÁRIO, DO CONSELHO DO INSTITUTO DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA. Aos vinte e seis dias do mês de agosto de dois mil e vinte e um, às 14h00min, teve início a sexta reunião ordinária do Conselho do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, de forma remota, no ambiente virtual https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/elton-da-silva-negreto, sob a presidência do Prof. Dr. Boscolli Barbosa Pereira, Presidente do Conselho do Instituto de Geografia, com a presença dos seguintes conselheiros: Ângela Suélem Rocha Veloso, Ana Paula Dechen, Antonio Marcos Machado de Oliveira, Antônio Carlos Freire Sampaio, Cláudia de Sousa Rodrigues, Cláudio Antonio Di Mauro, Elton da Silva Negreto, Fernando Luiz de Paula Santil, Filipe Goulart Lima, Gabriel do Nascimento Guimarães, Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, João Vitor Meza Bravo, Paulo Cezar Mendes,Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo, Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis, Sérgio Luis Miranda, Vivianne Peixoto da Silva, e William Rodrigues Ferreira. Justificaram a ausência os conselheiros: Dênis Sebastião Ramos Firmino. Justificaram ausência os servidores: Jorge Luís Silva Brito, Vanderlei de Oliveira Ferreira e Sylvio Andreozzi. O professor Boscolli recepcionou os conselheiros e servidores do IGUFU e, em seguida, submeteu à votação a aprovação de quatro solicitações de inclusão de ponto de pauta que a serem tratadas, respectivamente, nos itens 3.17, 3.18, 3.19 e 3.20, a saber: - Processo 23117.056159/2021-18, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 25 de abril de 2019 a 25 de abril de 2021, do Prof. Tulio Barbosa, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente; - Processo: 23117.056033/2021-35. Solicitação de anuência do Conselho para execução do  Projeto de Extensão “IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA EM MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA – CIDES. Interessada: Professora Ângela Maria Soares. Parecer: CoExt. Relatora: Professora Gláucia Carvalho Gomes; - Processo: 23117.048440/2021-79. Aprovação do Perfil de vaga para realização de concurso para técnico do Curso de EAC; - Solicitação de prorrogação do prazo para comissão que estuda a viabilidade de criação do programa de pós em Geociências em razão das dificuldades de acesso à Plataforma Lattes. A comissão solicita mais 30 dias. Após votadas, as quatro solicitações foram aprovadas por unanimidade. Em seguida, passou-se à discussão e aprovação de: 1.1) Ata da 5ª Ordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 22 de julho de 2021. Protocolo SEI: (2925301). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 17 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 1.2) Ata da 5ª Extraordinária/2021 do Conselho do IGUFU, de 19 de agosto de 2021. Protocolo SEI: (2988252). O professor Boscolli abriu espaço para as considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação da Ata, obtendo-se 14 votos favoráveis, nenhum voto contrário e nenhuma abstenção. 2.1) Informes da Direção do Instituto de Geografia. O professor Boscolli deu os seguintes informes: a) Nosso site institucional estará oficialmente ativo a partir de setembro de 2021, com informações básicas. Ele será construído ao longo dos próximos meses, com novos conteúdos para que em 2022 possamos desativar o site antigo. Nesse período, ambos estarão concomitantemente funcionando, mas apenas o novo será alimentado; b) Encerramos o processo que tratou dos Planos de Trabalho Docente e, graças ao esforço de todos os docentes, Comissão e Secretaria, tivemos cem por cento (100%) dos PTDs publicados; c) No dia 23/08/21 visitamos, com a Equipe da PROGEP, a Unidade Araras em Monte Carmelo, quando discutimos possibilidades para melhor aproveitamento das vagas ofertadas pelos cursos da UFU. O estudo realizado pela PROGEP está em fase inicial e, concretamente, fomos informados sobre o desenvolvimento, em andamento, de um sistema integrado de informações dos discente, que cobrirá do ingresso à pós-graduação; d) O processo Seletivo Simplificado IGUFU - Edital Nº 24/2021 para contratação de professor(a) substituto para o Instituto de Geografia (IGUFU) - Área: Geografia Humana e Regional está na última fase (de títulos). Agradecemos à Comissão, composta pelos docentes Geisa, Sylvio Andreozzi e Vitor pelo empenho e dedicação à essa importante demanda.  2.2) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Não houve informes. 2.3) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geografia. Não houve informes. 2.4) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Geologia. Não houve informes. 2.5) Informes da Coordenação do Curso de Graduação em Saúde Coletiva. Não houve informes. 2.6) Informes dos NDEs do Instituto de Geografia. Não houve informes. 2.7) Informes do Programa de Pós-Graduação em Geografia. A docente Gelze informou sobre a Semana de Defesa de Projetos de Mestrado e Doutorado do PPGEO, de 13 a 17 de setembro de 2021, com Palestra de abertura a ser ministrada pelo Prof. Dr. Marco Mitidiero, UFPB, sobre a temática: "A Pós Graduação e a Pesquisa em Geografia no Brasil: entre desafios e ameaças." 2.8) Informes do Programa de Pós-Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Não houve informes. 2.9) Informes da Coordenação de Extensão. A docente Gláucia informou sobre a definição pela COEXT-IG dos seus procedimentos para análise e deferimento de pareceres em ações de extensão. A COEXT definiu que adotará parecer individualizado, distribuído em rodízio para os membros do colegiado, que emitirá o parecer. Posteriormente, os pareceres dados serão analisados em reunião colegiada da COEXT-IG, sendo que será este definido em reunião do colegiado de extensão e inserido no sistema SIEX. Para evitar atrasos na análise dos pareceres, a COEXT-IG se reunirá quinzenalmente, às sextas-feiras e analisará todas as ações inseridas até as 23:59 do domingo anterior à data da reunião. No comunicado de procedimentos que enviamos à comunidade acadêmica do IG, informamos as datas das reuniões ao longo do segundo semestre de 2021. O segundo informe é que a reunião do Fórum de Extensão, agendada inicialmente para o da 01/09/2021 foi transferida para o dia 08/09/2021, entre 14:00h e 16:50h. Assim que o link for disponibilizado, encaminharei no grupo COMUNICADOS IGUFU. Já no dia 01/09/2021 ocorrerá uma reunião do Fórum de Pró-reitores de Extensão (FORPROEX), cujo tema será 'curricularização da extensão'. Este evento terá transmissão via youtube e ocorrerá entre 9:00h e 18:30h. Foi este, inclusive, o motivo de adiamento da reunião do Fórum de Coordenadores de Extensão, para o dia 08/09/2021. A profa. Luziane Indjai informou que desenvolveu uma logo e banner para a COEXT-IG. O que motivou a ação foi a preocupação com a importância da publicização e divulgação do nosso trabalho, procurando fazer isso de forma organizada e padronizada. Após apresentação do material, via exposição de Power Point, a professora também informou que foram criadas as páginas da COEXT-IG no Facebook e no Instagram, projetando-as para amplo conhecimento. Oportunamente, a professora convidou os presentes a seguirem as páginas, curtirem as publicações e sugerirem temas. Ainda, a professora Gláucia informou que, embora a COEXT-IG pretenda fazer uso das redes sociais, a COEXT-IG continuará a fazer uso do meios formais de divulgação. Por fim, a profa Luziane apresentou a página da CECLE-ILLEEL (COEXT-ILEEL), indicando que aquele deverá ser o modelo de página seguido pela COEXT-G. Finalizando seu informe, a professora esclareceu que tanto a decisão de seguir o modelo do site da CECLE-ILEEL, quanto a logo, banner e perfis nas redes sociais foram apresentados e aprovados em reunião colegiada da COEXT-IG. 2.10) Informes dos Laboratórios do IG. Não houve informes.  2.11) Informes do representante dos alunos dos Cursos de Graduação. Não houve informes. 2.12) Informes do representante dos alunos dos Programas de Pós-Graduação.Não houve informes.  2.13) Informes dos representantes dos Técnicos Administrativos. Não houve informes. ORDEM DO DIA: 3.1) Processo 23117.038423/2021-23. Aprovação dos perfis de vaga para docentes do Curso de Graduação em Geografia. Após ampla discussão, ainda havendo necessidade de instrução ao processo, ficou decidido que os perfis de vaga serão votados em reunião posterior, de caráter extraordinário, haja vista o cumprimento do prazo de resposta à  PROGEP; 3.2) Processo  23117.051986/2021-15. Aprovação do perfil de vaga de docente para o Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica. Item retirado de pauta em razão do esgotamento de tempo da reunião. 3.3) Processo 23117.038423/2021-23. Aprovação do perfil de vaga de docente para o Curso de Graduação em Geologia. Item retirado de pauta em razão do esgotamento de tempo da reunião. 3.4) Apresentação e aprovação da proposta da COEXT-IG para condução e elaboração do Plano de Extensão do Instituto de Geografia. O professor Boscolli lembrou a todos que, além dos Conselheiros do IGUFU, se fazem presentes servidores e discentes que compõem à Comunidade IGUFU. Também recepcionou o Senhor Pró-Reitor de Extensão, Prof. Dr. Hélder Eterno da Silveira, o qual fez uso da palavra. Inicialmente, o Professor Hélder fez um resgate das disposições legais que dizem respeito à Extensão nas Instituições Federais de Ensino Superior, bem como ressaltou o potencial que o IGUFU possui nesta frente, tendo em vista o histórico de atividades já registradas em seus cursos de graduação. Em seguida, a professora Gláucia fez a apresentação da proposta da COEXT a ser implementada no IGUFU (enviada previamente a toda a Comunidade IGUFU), que assume um caráter plural e participativo entre a Comunidade IGUFU, além de coordenar o processo de curricularização da  extensão nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Graduação. Após a apresentação, abriu-se espaço à discussão. Após a discussão, em que os participantes do debate reconheceram o importante papel da Extensão, articulada ao Ensino e à Pesquisa, o professor Boscolli encaminhou à votação a proposta apresentada pela COEXT, a ser enviada a todos os técnicos administrativos, docentes e discentes, que juntos compõem a Comunidade IGUFU, bem como estipulou o prazo de 15 dias, contados a partir de 28/08/2021, para o preenchimento do Formulário proposto durante a apresentação, a fim de promover um levantamento inicial de dados, os quais serão compilados e subsidiarão pelo menos mais dois momentos de discussão junto à Comunidade IGUFU, antes da aprovação do Plano de Extensão do IGUFU, prevista para o mês de novembro de 2021. O Plano de Extensão e o prazo de envio e preenchimento do formulário foram submetidos à votação e aprovados por unanimidade entre os conselheiros, com 13 votos favoráveis. 3.5) Apresentação da Comissão que estuda a viabilidade da criação de Programa de Pós-graduação em Geociências. Item retirado de pauta. 3.6) Aprovação da indicação de suplente para representação no Fórum de Licenciaturas. O professor Boscolli informou que a Área de Ensino de Geografia indicou a Profa. Dra. Amanda Regina Gonçalves como representante suplente no Fórum de Licenciatura em substituição à Professora Adriany de Ávila Melo Sampaio, cuja recondução terminou em julho. Em seguida, abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou em votação a aprovação do nome da docente indicada, obtendo-se 13 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.7) Processo 23117.034775/2021-18, com o Relatório da 3ª Etapa da Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, referente ao período de 08 de dezembro de 2020 a 08 de agosto de 2021, do Prof. Marco Antonio Delinardo da Silva, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação do processo, o Prof. Dr. Marco Antonio Delinardo da Silva, durante o período considerado para a 3.a etapa da avaliação de desempenho em seu estágio probatório, desenvolveu atividades comprovadas que atendem aos parâmetros e exigências da avaliação de desempenho docente para o fim determinado, de acordo com o disposto nas Resoluções 03/2017, 04/2018 e 05/2018 do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório do Prof. Dr. Marco Antonio Delinardo da Silva para a 3.a etapa da avaliação de seu estágio probatório. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia, 24 de agosto de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes  Profa. Dra. Larissa Marques Barbosa de Araújo (repres. Col. Curso)  Profa. Dra. Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.8) Processo 23117.054658/2021-62, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para nível 2, da Classe de Professor A (Auxiliar, Assistente-A ou Adjunto-A), referente ao período de 03 de junho de 2019 a 17 de agosto de 2021, do Prof. Ilio Rodarte Faria Júnior, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório e da documentação apresentada, o Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Júnior desenvolveu atividades comprovadas de ensino e gestão com pontuação satisfatória e que atendem às exigências desta Universidade quanto ao desempenho docente para fim de progressão na carreira, de acordo com o disposto na Resolução 3/2017 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docentes do Prof. Dr. Ilio Rodarte Faria Júnior para progressão na carreira do Nível 1 para o Nível 2 da Classe A (Adjunto A), com a recomendação de que o docente apresente também atividades de extensão e pesquisa no período de avaliação para a próxima progressão, quando já terá concluído seu estágio probatório. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 24 de agosto de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Prof.a Dr.a Luziane Ribeiro Indjai". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.9) Processo 23117.052113/2021-11, , com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Adjunto,  referente ao período de 01 de novembro de 2019 a 01 de novembro de 2021, do Prof. Felix Nannini, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, o Prof. Dr. Felix Nannini, durante o período considerado na avaliação, desenvolveu atividades comprovadas com pontuação e desempenho satisfatórios, considerando o disposto na Resolução 03/2017 do Conselho Diretor (CONDIR) da Universidade Federal de Uberlândia. Dessa forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades docente do Prof. Dr. Felix Nannini para a progressão na carreia do Nível 1 para o Nível 2 da Classe C (Adjunto), com a recomendação para que no próximo registre também atividade de pesquisa. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia, 25 de agosto de 2021.  Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Profa. Dra. Gláucia Carvalho Gomes  Profa. Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Profa. Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.10) Processo 23117.048801/2021-87, com o Relatório de Progressão Funcional do Nível 2 para nível 3, da Classe de Professor Associado,  referente ao período de 25 de julho de 2019 a 24 de julho de 2021, da Profª. Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, lotada no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, a Prof.a Dra. Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa e gestão com pontuação e desempenho satisfatórios, considerando-se o disposto nas Resoluções 3/2017 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades da Prof.a Prof.a Dra. Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues para a progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe D (Associado D) da carreira do magistério superior, com a recomendação para que no próximo interstício a docente realize também atividades de extensão. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 24 de agosto de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Prof.a Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.11) Processo 23117.051166/2021-15, com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 4, da Classe de Professor Associado, para a Classe de Professor Titular, referente ao período de 05 de agosto de 2019 a 05 de agosto de 2021, do Prof. Vicente de Paulo da Silva, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades e dos documentos que constam no processo, o Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva desenvolveu atividades comprovadas de ensino, extensão e gestão com pontuação e desempenho satisfatórios, de acordo com as exigências desta Universidade como requisito parcial que cabe a essa comissão interna avaliar para a promoção para a Classe E (Titular) da carreira do magistério superior, como disposto na Resolução 3/2017 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades do Prof. Dr. Vicente de Paulo da Silva para a promoção do Nível 4 da Classe D (Associado) para a Classe E (Titular) na carreira do magistério superior, com a recomendação para que o docente contemple atividade de pesquisa em seu plano de trabalho para os próximos períodos. Salvo melhor juízo, à consideração superior, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 25 de agosto de 2021. Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Prof.a Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.12) Aprovação da Comissão Especial para defesa do memorial do Professor Vicente de Paulo da Silva. O professor Boscolli fez a leitura dos nomes apresentados pela docente Beatriz Ribeiro Soares, que deve presidir a Comissão Especial Para Defesa do Memorial do Docente Vicente de Paulo da Silva, composta pelos seguintes membros: - Titulares: Profa. Dra. Beatriz Ribeiro Soares (IG/UFU) - Presidente; Prof. Dr. Espedito Maia Lima (Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia); Profa. Dra. Maria do Céu de Lima (Universidade Federal do Ceará); Prof. Dr. Jânio Laurentino Santos (Universidade Estadual de Feira de Santana); e - Suplentes: Prof. Dr. João Batista de Deus – (Universidade Federal de Goiás); Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira (IG/UFU). Após a leitura, abriu espaço às considerações e, não havendo, colocou a composição da Comissão em votação, obtendo-se 19 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.13) Aprovação da decisão ad referendum (2968079), que aceitou a proposta (2967873) de oferta do componente curricular Mapeamento Geológico II e calendário especial para alunos das turmas 1 (2015/1), 2 (2015/2) e 3 (2016/1) - que são formandos ou estão retidos, e que possuem mais de 70% do curso de Geologia integralizado - e a encaminhou para análise e aprovação do Conselho de Graduação em 20/08/2021. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa ad referendum (2968079) e, em seguida, não havendo inscritos para discussão, submeteu a decisão à votação para aprovação por parte do Conselho do IGUFU, obtendo-se 14 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.14) Nomear membro e presidente para recomposição da comissão permanente de avaliação dos Planos de Trabalho Docente. Considerando a solicitação do Professor Claudionor Ribeiro da Silva para sair da referida comissão, foram indicados os seguintes nomes para recomposição: Luziane Ribeiro Indjai (presidente), Angela Fagna Gomes de Souza, Boscolli Barbosa Pereira, Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Marília Inês Mendes Barbosa e Tatiane Assis Vilela Meireles, mantendo a proporção de 3 docentes de Uberlândia e 3 docentes de Monte Carmelo. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, submeteu à votação a recomposição da Comissão, obtendo-se 13 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.15) Nomeação de comissão para realizar eleições para cargos e representações em Colegiados dos Cursos, Colegiado de Extensão, Coordenação do Curso de Geologia e Conselho do Instituto de Geografia. Considerando a necessidade de recomposição da comissão, desde a última consulta eleitoral, os seguintes nomes foram indicados: Docentes - Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo (presidente), Matheus Fonseca Durães e Alan Silveira; discente - Ana Laura Almeida Tizzo; técnicos Ana Flávia Brandão Rocha; Carlos Alberto de Magalhães Cordeiro Palhares; Elton da Silva Negreto e Izabel Cristina Sagário Borges. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, submeteu à votação a recomposição da Comissão, obtendo-se 13 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.16) Processo 23117.049134/2021-50. Aprovação da decisão administrativa ad referendum (2936465) em que o Professor Ricardo Luís Barbosa solicita anuência do Conselho para ministrar a disciplina de Processamento Digital de Imagens e Análise Espacial de Dados Ambientais, do programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais, da Unesp, Campus de Sorocaba-SP, no período de 06/08/2021 a 10/12/2021, de forma remota. O professor Boscolli fez a leitura da Decisão Administrativa ad referendum (2936465) e, em seguida, não havendo inscritos para discussão, submeteu-a à votação para aprovação do Conselho do IGUFU, obtendo-se 12 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.17) Processo 23117.056159/2021-18, , com o Relatório de Progressão Funcional, do Nível 1 para Nível 2, da Classe de Professor Associado, referente ao período de 25 de abril de 2019 a 25 de abril de 2021, do Prof. Tulio Barbosa, lotado no Instituto de Geografia. Relator: Comissão Permanente para Análise dos Processos de Avaliação de Desempenho de Estágio Probatório, Progressão e Promoção na Carreira Docente. O professor Sérgio fez a leitura do Parecer: "Considerando a análise do relatório de atividades docentes apresentado e da documentação comprobatória correspondente, o Prof. Dr. Tulio Barbosa desenvolveu atividades comprovadas de ensino, pesquisa e gestão com pontuação e desempenho satisfatórios, considerando o disposto nas Resoluções 3/2017 e 05/2018 do Conselho Diretor – CONDIR da Universidade Federal de Uberlândia. Desta forma, somos de parecer favorável à aprovação do relatório de atividades do Prof. Dr. Tulio Barbosa para a progressão do Nível 2 para o Nível 3 da Classe D (Associado) da carreira do magistério superior, com a recomendação para que no próximo interstício o docente realize também atividades de extensão. Salvo melhor juízo, este é nosso parecer. Uberlândia-MG, 25 de agosto de 2021 Prof. Dr. Sérgio Luiz Miranda (presidente)  Prof.a Dr.a Gláucia Carvalho Gomes  Prof.a Dr.a Larissa Marques Barbosa de Araújo  Prof.a Dr.a Luziane Santos Ribeiro". O Parecer foi colocado em votação e aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis. 3.18) Processo: 23117.056033/2021-35. Solicitação de anuência do Conselho para execução do  Projeto de Extensão “IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS DE COLETA SELETIVA EM MUNICÍPIOS QUE PARTICIPAM DO CONSÓRCIO PÚBLICO INTERMUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DO TRIÂNGULO MINEIRO E ALTO PARANAÍBA – CIDES. Interessada: Professora Ângela Maria Soares. Parecer: CoExt. Relatora: Professora Gláucia Carvalho Gomes. Item retirado de pauta. 3.19) Processo: 23117.048440/2021-79. Aprovação do Perfil de vaga para realização de concurso para técnico do Curso de EAC. O docente Vinícius Rofatto fez a leitura do perfil de vaga de técnico administrativo a ser informado à PROGEP. Em seguida, o professor Boscolli abriu espaço às considerações e, não havendo, submeteu a proposta à aprovação do Conselho do IGUFU, obtendo-se 17 votos favoráveis. Aprovado por unanimidade. 3.20) Solicitação de prorrogação do prazo para comissão que estuda a viabilidade de criação do programa de pós em Geociências em razão das dificuldades de acesso à Plataforma Lattes - a comissão solicita mais 30 dias. O professor Boscolli informou a respeito da solicitação de prorrogação de prazo por parte da Comissão, em razão da dificuldade de acesso à Plataforma Lattes. Em seguida, não havendo inscritos para discussão, submeteu o pedido de prorrogação de prazo por mais 30 dias à aprovação por parte do Conselho do IGUFU, obtendo-se 17 votos favoráveis, sendo o item aprovado por unanimidade. 3.20) Assuntos Gerais. Nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente deu por encerrada a sessão e, para constar, eu, Elton da Silva Negreto, Secretário do Instituto de Geografia, designado pela Portaria Reito nº 1596/2019, lavrei esta ata, que depois de apreciada e aprovada será assinada por mim, pelo Senhor Presidente e pelos demais Conselheiros presentes na reunião. Uberlândia, 26 de agosto de 2021.

1.

Boscolli Barbosa Pereira

Diretor do Instituto de Geografia

Presente

2.

Ana Paula Dechen

Representante dos Discentes da Graduação - Início em 11/08/2021

Presente

3.

Ângela Suélem Rocha Veloso

Representante dos Docentes - Reeleita em 11/06/2021

Presente

4.

Antonio Marcos Machado de Oliveira

Coordenador do Curso de Graduação em Geografia - Reeleito em 06/07/2021

Presente

5.

Antônio Carlos Freire Sampaio

Representante dos Docentes - Eleito em 11/06/2021

Presente

6.

Cláudia de Sousa Rodrigues

Representante dos Discentes da Pós-Graduação

Presente

7.

Cláudio Antonio Di Mauro

Representante dos Docentes - Reeleito em 11/06/2021

Presente

8.

Dênis Sebastião Ramos Firmino

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Ausência Justificada

9.

Elton da Silva Negreto

Representante dos Técnicos Administrativos - Eleito em 11/06/2021

Presente

10.

Filipe Goulart Lima

Coordenador do Curso de Graduação em Geologia - Eleito em 14/11/2019

Presente

11.

Fernando Luiz de Paula Santil

Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Agrimensura e Cartográfica - Reeleito em 11/06/2021

Presente

12.

Gabriel do Nascimento Guimarães

Representante dos Docentes - Eleito em 27/09/2019

Presente

13.

Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues

Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Geografia - Eleita em 19/06/2021

Presente

14.

João Vitor Meza Bravo 

Representante dos Docentes - Reeleito em  11/06/2021

Presente

15.

Paulo Cezar Mendes

Coordenador do Programa de Pós Graduação em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - Eleito em 11/06/2021

Presente

16.

Pedro Eduardo Ribeiro de Toledo

Representante dos Laboratórios - Eleito em 27/06/2021

Presente

17.

Rodrigo Bezerra de Araújo Gallis

Representante dos Docentes -Reeleito em  11/06/2021

Presente

18.

Sérgio Luís Miranda

Representante dos Docentes - Eleito em 27/06/2021

Presente

19.

Vivianne Peixoto da Silva

Coordenadora do Curso de Graduação em Saúde Coletiva - Eleita em 12/07/2021

Presente

20.

William Rodrigues Ferreira

Representante dos Docentes - Reeleito em 28/11/2019

Presente

 


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Documento assinado eletronicamente por João Vitor Meza Bravo, Conselheiro(a), em 23/09/2021, às 13:03, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gelze Serrat de Souza Campos Rodrigues, Conselheiro(a), em 23/09/2021, às 13:04, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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