UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I

Unidade Ofertante:

IHCPO

Código:

GGO028

Período/Série:

5

Turma:

Noturno

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

15

Prática:

45

Total:

60

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Jeane Medeiros Silva

Ano/Semestre:

2021.1/

Ano cível 2021/2022

Observações:

Disciplina a ser ofertada ao período emergencial 2021-2022 na modalidade de ensino remoto. 20 alunos.

 

EMENTA

Seminário do PIPES. Fundamentos teórico-metodológicos do Ensino de Geografia. Ambiente escolar e seu cotidiano. O Ensino de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental.

JUSTIFICATIVA

Introduzir os Estágios Supervisionados como formação e prática do professor de Geografia.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Desenvolver estratégias que possibilitem os alunos compreenderem a relação teoria/prática existente no espaço geográfico, considerando o método geográfico (Observação, descrição, extensão, explicação, analogia, síntese e representação) na análise dos problemas socioambientais em diferentes escalas, com vistas a proporcionar a formação de um profissional reflexivo e autônomo.

Objetivos Específicos:

· Conhecer as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia na Educação Básica;

· Analisar as principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino-aprendizagem de Geografia nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais do Ensino Fundamental, bem como o cotidiano escolar nesses Anos;

· Diagnosticar a realidade escolar nos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e nos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental da Educação Infantil e sua importância para a construção da cidadania.

PROGRAMA

1) A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

2) O ambiente e o cotidiano escolar nos Anos Iniciais e Anos Fundamental do Ensino Fundamental

3) As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

METODOLOGIA

O Estágio Supervisionado I está ofertado remotamente, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020. As atividades serão síncronas, realizadas no formato de apresentação e discussão de textos referentes às temáticas da disciplina. Os textos em formato PDF serão enviados para os e-mails dos/as estudantes matriculados/as, considerando o e-mail institucional constante no cadastro dos alunos. As atividades síncronas, via plataforma Google Meets, no endereço https://meet.google.com/iyg-dzjd-kix. Os encontros (datas, horários e atividades) da disciplina se darão conforme descrito a seguir:

 

 

Datas

Horário

Conteúdo

30/11/21

19:00-21:40

Apresentação do Plano de Curso.

Introdução aos Estágios e ao Estágio Supervisionado I

07/12/21

19:00-21:40

A produção do Relatório de Estágio Supervisionado

14/12/21

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

04/01/22

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

11/01/22

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

18/01/22

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

25/01/22

19:00-21:40

A questão teórico-metodológica da ciência geográfica e do ensino da geografia: função social da escola, as contribuições formativas da Geografia escolar

01/02/22

19:00-21:40

As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

08/02/22

19:00-21:40

As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

15/02/22

19:00-21:40

As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

22/02/22

19:00-21:40

As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

01/03/22

19:00-21:40

As principais diretrizes teórico-metodológicas e conteúdos programáticos que norteiam o ensino/aprendizagem de geografia dos Anos Iniciais (1ª a 4ª) e dos Anos Finais (5º a 8ª) do Ensino Fundamental

08/03/22

19:00-21:40

Seminários

15/03/22

19:00-21:40

Seminários

22/03/22

19:00-21:40

Entrega do Relatório Final

29/03/22

19:00-21:40

Encerramento da disciplina

A carga horária prática, por parte da discência, será exercida por meio de uma vinculação a escola credencianda pelo MEC (mediante Termo de Compromisso), onde o aluno fará presencialmente, observadas as inscrições sanitárias institucionais, análise diagnóstica das estruturas físicas, pedagógicas e administrativos do duncionamento escolar.

O atendimento ao aluno será realizado remotamente, por meio da Plataforma Microsoft Meet, todas as sextas-feiras, das 14:00 às 16:00 horas, considerado agendamento prévio.

A docente não autoriza gravação das atividades síncronas, nem em formato de áudio nem em formato de vídeo, tendo seus direitos autorais resguardados.

AVALIAÇÃO

Fichamentos/apresentações de textos – 20 pts (agendamentos de entrega conforme o ritmo das leituras e discussões)

Seminário – 20 pts pt (serão realizados nos dias 08 e 15 de março de 2022)

Relatório Final – 60 pts (entrega no dia 22 de março de 2022)

BIBLIOGRAFIA

Básica

BARREIRO, Iraíde M. F. Prática de ensino e estágio supervisionado na formação dos professores. São Paulo: Avercamp, 2006.

BATISTA NETO, José; SANTIAGO, Eliete. Formação de professores e prática pedagógica. Recife: Massangana, 2006.

CAVALCANTI, Lana S. Geografia, escola e construção do conhecimento. Campinas: Papirus, 2006.

FAZENDA, Ivani. Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2006.

PASSINI, Elza Y. et. all. Prática de Ensino de Geografia e estágio supervisionado. São Paulo: Contexto, 2007.

VASCONCELOS, Celso. Para onde vai o professor? Resgate do professor como sujeito de transformação. São Paulo: Libertad, 2008.

Complementar

ANDRÉ, Marli.(Org.) O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CASTELLAR, Sonia. Educação geográfica: teorias e práticas docentes. São Paulo: Contexto, 2006.

CASTROGIOVANNI, Antonio C. Geografia em sala de aula: práticas e reflexões. Porto Alegre: UFGRS, 2003.

CARLOS, Ana Fani A. A geografia na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2006.

CARVALHO, Gislene T. R. D.; UTUARI, Solange dos S. Formação de professores e estágios supervisionados: algumas veredas. São Paulo: Andross, 2007.

OLIVEIRA, Ariovaldo U.; PONTUCKA, Nídia N. Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. São Paulo: Contexto, 2006.

OLIVEIRA, Ariovaldo U. et all. Para onde vai o ensino de Geografia. São Paulo: Contexto, 2003.

PONTUSCHKA, Nídia N. et. all. Para ensinar e aprender geografia. São Paulo: Cortez, 2007. VESENTINI, J. W. Geografia e ensino: textos críticos. Campinas: Papirus, 2009.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Jeane Medeiros Silva, Professor(a) do Magistério Superior, em 12/11/2021, às 01:49, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3170076