UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua 20, n° 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Geografia da População

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO021

Período/Série:

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

-

Total:

60

Obrigatória:

(X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

20 Ciclo AARE 2020

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

Abordagem teórico-metodológica sobre população. Estrutura da população. Relações entre política, economia, sociedade, cultura e relações etnicorraciais nos estudos populacionais. Dinâmica populacional e implicações na organização do espaço sob o ponto de vista socioambiental. População e qualidade de vida. População o caso brasileiro.

JUSTIFICATIVA

O componente curricular Geografia da População justifica-se pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica e conceitual enquanto aporte necessário para compreensão da dinâmica populacional no tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de subsidiar o processo de distinção das diferentes teorias e concepções que interpretam os estudos populacionais. Por fim, propicia o discernimento do conteúdo ideológico do conteúdo teórico que caracterizam os estudos da população por meio da relação entre os processos demográficos e não demográficos.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Refletir criticamente sobre a aproximação entre Demografia e Geografia por meio da Geografia da População: conteúdo e método.

Objetivos Específicos:

Analisar as diferentes políticas populacionais relacionadas à organização do espaço geográfico; Reconhecer a importância da demografia nos estudos populacionais; Relacionar a estrutura da população às diferentes organizações econômica, política, social e cultural; Analisar os indicadores de qualidade de vida das populações; Estudar o tema População como representação dos sujeitos reais: fenômenos urbanos e rurais, produção do território mundial e local, comunidades culturais raças e etnias, noção científica e filosófica do homem e do humano; Analisar estudos populacionais do Brasil

PROGRAMA

1- Estudo da Geografia da População

1.1 - Conceito, objetivo e campo de estudo.

1.2 - Importância da demografia nos estudos populacionais.

1.3 - Concepções teóricas sobre população.

1.4 - Teorias demográficas.

2 – Estrutura da População

2.1 - Composição por sexo e idade.

2.2 - Composição profissional.

2.3 - Composição segundo o local de residência: rural e urbana.

3 – Dinâmica da População e Implicações na Organização do Espaço

3.1- Natalidade.

3.2- Mortalidade.

3.3 - Evolução e crescimento.

3.4 - Distribuição geográfica: espacialização e aspectos socioeconômicos, políticos, culturais e etnicorraciais.

4 – População e Desenvolvimento

4.1 - População, meio ambiente e desenvolvimento.

4.2 - Políticas de população.

5 – População e Qualidade de Vida

5.1 - Multidisciplinaridade nos estudos de qualidade de vida.

5.2 - Indicadores de qualidade de vida.

6 – População o caso brasileiro

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma remota, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (Resolução CONGRAD nº 7/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas e discussões em grupos através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf. RNP; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre os docentes e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf. RNP. Observação: o fato de haver menção a mais de uma plataforma está relacionado com a possibilidade de problemas de acessibilidade, caso a plataforma utilizada apresente algum problema, estaremos utilizando outra no intuito de garantir a interatividade com os discentes.

O componente curricular será ministrado a partir da organização de três etapas que se complementam. A subdivisão proposta vem de encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: Na qual será realizada uma abordagem sobre os “estudos populacionais no âmbito da geografia clássica”, buscando construir um perfil ao longo das discussões, acerca dos estudos e abordagens sobre a população no tempo e no espaço. Nesta parte inicial da componente curricular será realizada uma discussão tratando do aporte teórico e conceitual, na perspectiva da elucidação pelo que seja a “geografia da população”, “para que serve” e qual o “campo de atuação”, levando em consideração que o efetivo populacional é a “base e o sujeito de toda a atividade humana”, Damiani (2006, p. 8). Nesta perspectiva, estaremos tratando da “distribuição, evolução e do êxito da população” - Beaujeu-Garnier (1980), assim como, a “localização, descrição e análise do ecúmeno” - Zelinski (1974). Tal abordagem objetiva trazer uma reflexão sobre a contribuição dos estudos populacionais na busca pela compreensão da diversidade espacial produzida pelo homem, da sua distribuição no globo, da interveniência de fatores de ordem natural, históricos e sociais. 

Etapa 2: Abordagem sobre as bases teóricas que fundamentam as discussões de ordem demográfica no âmbito da geografia da população, ou seja, “as teorias demográficas”. Nesta etapa será realizada uma discussão dialogada entre docente e discentes na perspectiva do entendimento das bases teóricas e conceituais que fundamentam os debates acerca das teorias populacionais. Enquanto base para tal será utilizada a abordagem realizada por Damiani (2006) enfatizando as concepções sobre população. Além desta referência básica estaremos acrescentando ao debate a discussão proposta por Viana (2006), que trata da teoria da população em Marx. Do ponto de vista dos referenciais, a discussão/reflexão a ser executada nesta etapa terá ainda uma síntese, a qual trata das principais teorias demográficas, quais sejam: o malthusianismo, o neomalthusianismo e o reformismo. Enfim, um momento de consolidação das discussões sobre as bases teóricas que norteiam as abordagens no âmbito da geografia da população. A discussão será complementada com o Documentário “O caos - Superpopulação” (https://www.youtube.com/watch?v=c85n52PK4t4), a partir do qual os discentes produzirão uma resenha. 

Etapa 3: Nesta última etapa a abordagem será sobre temas diversos que compõem as discussões recentes sobre os estudos populacionais, dentre eles: migração (movimentos migratórios); a relação entre o efetivo populacional e meio ambiente; diversidade cultural e população negra no Brasil. A dinâmica de trabalho desta etapa se dará baseada no diálogo entre discentes e discentes, discentes e docente, de forma síncrona, por meio de seminários. Considerando toda diversidade e complexidade das discussões sobre o efetivo populacional do qual somos contemporâneos, nesta etapa final priorizaremos a diversidade de temáticas, claro, associadas diretamente com o arcabouço teórico e conceitual angariado até então na disciplina.      

Considerando o disposto nos Artigos 8º e 9º da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 18 (dezoito) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas e discussões em grupos das propostas, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet, Microsoft Teams ou MConf RNP. 

Ressalto que caso surja algum problema de conectividade com a plataforma proposta, buscaremos outras possibilidades para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às terças-feiras, das 08h às 09h40. Sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo trabalhado, assim como, orientações sobre as atividades e avaliações, serão realizadas semanalmente das 09h50 às 10h40, pois o docente ficará disponível on-line para discussões/orientações.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 42 (quarenta e duas) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de Estudos Dirigidos, Resenha e seminários, os quais serem elaborados pelos discentes no decorrer do período, utilizando-se para disponibilizar os documentos, pastas de armazenamento - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

Ainda, será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas sextas-feiras, das 18:00h até às 20:00h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas terças-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma Google Meet, Microsoft Teams ou MConf. RNP.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, roteiros de verificação (estudos dirigidos), documentários, vídeos, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/1aHOXHI3cv3VAK5-HqGHHBt6IC-Q16Bh-?usp=sharing

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 27/10/2020, no horário das 08:00h, para a primeira aula síncrona, assim como as demais, os discentes devem acessar o link: https://meet.google.com/mwv-hnba-zmr

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas do componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Estudo Dirigido: Roteiro de questões e reflexões sobre os aspectos teóricos e conceituais acerca da geografia da população: acepções/concepções, campo te atuação, limites e potencialidades. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte inicial da disciplina, para tanto, levarão em consideração a caracterização geral sobre a perspectiva de abordagem da geografia da população no âmbito da geografia clássica, considerando o que é geografia da população, fundamentados Beaujeu-Garnier (1980), além do que estudo o geógrafo da população, na perspectiva de Zelinski (1974). O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as devidas orientações para elaboração. A data limite para entrega é entrega 13/11/2020 (25 pontos).

2) Produção de Resenha crítica de documentário. Elaboração de texto abordando de forma específica uma temática verificada na exposição do documentário que integrará parte do conteúdo da disciplina: “O Caos – Superpopulação”. Não se trata de um relatório/síntese do material fílmico, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado no documentário. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima que será analisada/avaliada: recorte e conteúdo trabalhado, além de uma estrutura textual contendo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. A estrutura não necessariamente precisa ser compartimentada em subtítulos, mas considerar, o que é a proposta, qual o recorte a ser trabalhado (título próprio), desenvolvimento das ideias e o diálogo com autores sobre o assunto, além do fechamento do texto com considerações. Atividade realizada individualmente. A data limite para entrega será 09/12/2020 (15 pontos). 

3) Apresentação de Seminário: Atividade a ser realizada a partir de temas referentes ao conteúdo programático da componente curricular Geografia da População. A mesma será desenvolvida em grupos, dois grupos por dia, com apresentação e debate sobre a temática tratada. A atividade de verificação consiste na última etapa da disciplina. A distribuição das temáticas será feita pelo docente com antecedência para sua preparação pelos discentes. A avaliação estará pautada em critérios e sugestões previamente definidos e apresentados aos discentes pelo docente, considerando a média do grupo e o desempenho individual, ou seja, as notas poderão variar entre os componentes do grupo. Além da organização e sistematização das informações para apresentação por meio de slides, os grupos deverão encaminhar ao docente e aos colegas de classe uma síntese do conteúdo, com no mínimo uma (1) e no  máximo três (3) páginas, com um título da temática trabalhada, além do nome completo de todos(as) os(as) componentes do grupo. As orientações serão disponibilizadas e esclarecidas sincronamente, assim como, por meio do link para os discentes, contendo as informações necessárias para elaboração. (35 pontos). 

4) Estudo Dirigido: Roteiro de questões e reflexões sobre “as principais concepções teóricas demográficas”. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na segunda parte da disciplina, para tanto, levarão em consideração o debate estabelecido acerca das principais concepções sobre população em Damiani (2006); a teoria da população em Marx em Viana (2006); síntese sobre as teorias demográficas e demais referências consultadas e sistematizadas na discussão em grupos. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega será 09/12/2020 (25 pontos).

Todas as avaliações deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para entrega.

BIBLIOGRAFIA

Básica

BEAUJEU-GARNIER, Jacqueline. Geografia da população. São Paulo: Editora Nacional/Edusp, 1980.

DAMIANI, Amélia. Geografia da População. 3. ed. São Paulo: Contexto, 1997.

DORA, Martins; VANALLI, Sônia. Migração. São Paulo: Contexto, 2004.

VERRIÉRE, Jacques. Política de população. São Paulo: Difel, 1980.

Complementar

MARTINS, José de Souza. A sociedade vista do abismo: novos sobre exclusão, pobreza e classes sociais. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

PATARRA, Neide. Emigração e imigração internacionais no Brasil contemporâneo. Campinas: FNUAP, 1995.

PRANDI, Reginaldo. De Africano a Afro-brasileiro: etnia, identidade e religião. REVISTA USP, São Paulo, n. 46, junho/agosto 2000. p. 52-65.

ZELINSKI, Wilbur. Introdução à Geografia da População.  2. ed. Tradução de Fausto Guimarães. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1974.

ALVEZ, José Eustáquio Diniz. As políticas populacionais e o planejamento familiar na América Latina e no Brasil. ENCE. Textos para discussão, nº. 21. Rio de Janeiro: 2006.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 05/10/2020, às 22:06, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 2303871 e o código CRC 235C35FA.




Referência: Processo nº 23117.057971/2020-71 SEI nº 2303871