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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR HISTÓRIA DO BRASIL REPUBLICANO II |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PONTAL |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Analisar a História do Brasil Republicano acompanhando o debate historiográfico sobre as características do Estado, da sociedade brasileira e as transformações políticas, sociais e culturais ocorridas ao longo das décadas de 1930/50;
Capacitar o aluno para a leitura de textos historiográficos e de fontes históricas da História Republicana;
Analisar o conservadorismo e a modernização no período pós-1930;
Investigar os projetos políticos e culturais dos anos 1930-50;
Caracterizar a política e a economia do nacional-desenvolvimentismo em suas principais expressões;
Compreender e valorizar os processos políticos, sociais e culturais dos anos 1930/50 como lutas pela afirmação da República e da democracia.
Ementa
O debate historiográfico sobre a Revolução de 1930. Os movimentos sociais nos anos 1930. O Estado Novo. O Trabalhismo. A democracia liberal pós-1945. O governo JK e o nacional-desenvolvimentismo nos anos 1950. Cultura e política nos anos 1930/50.
PROGRAMA
Unidade 1- Anos 1930: Estado e movimentos sociais
1. 1930: debate historiográfico
2. A crise oligárquica e o fim do pacto federalista
3. O Integralismo
4. A Frente Negra Brasileira
Unidade 2- Estado Novo e redemocratização no pós-guerra
1. O Estado Novo: identidade nacional, política e cultural
2. O trabalhismo
3. Brasil e a Política de Boa Vizinhaça
4. O governo Dutra
Unidade 3- A política nacional-desenvolvimentista nos anos 1950
1. O Nacionalismo nos anos 1950
2. O governo JK e a política nacional-desenvolvimentista
3. O rural e o urbano: modernização, industrialização e migrações
Unidade 4 - Os projetos políticos e culturais nas décadas de 1930-50
1. A constituição da cultura de massas: o rádio e o cinema
2. O nacional e o popular na cultura
4.3. O samba e a construção da identidade nacional
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FAUSTO, Boris. A revolução de 1930: historiografia e história. 16. ed. rev. ampl. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
FERREIRA, Jorge & DELGADO, Lucila de Almeida Neves (Orgs.). O Brasil republicano: o tempo do nacional estatismo: do início da década de 1930 ao apogeu do Estado Novo. v. 2. 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. v. 3. República: da Belle Époque à Era do Rádio. São Paulo: Cia das Letras, 1998.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
DE DECCA, Edgar Salvadori. 1930: o silêncio dos vencidos: memória, história e revolução. 6. ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FERREIRA, Jorge (Org.). O populismo e sua história: debate e crítica. 3. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
FERREIRA, Jorge. A democracia no Brasil: (1945-1964). São Paulo: Atual, 2006.
OLIVEIRA, Francisco de. Crítica à razão dualista: O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
VESENTINI, Carlos Alberto. A teia do fato: uma proposta de estudo sobre a memória histórica. São Paulo: Hucitec, 1997.
aprovação
Aurelino José Ferreira Filho Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria R nº 623/2018 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Aurelino José Ferreira Filho, Coordenador(a), em 16/05/2019, às 13:18, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 16/05/2019, às 15:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1254231 |