UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

EXPERIMENTAL DE ELETRÔNICA ANALÓGICA II

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31502

Período/Série:

Turma:

A, B, C, D, E e F

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

0

Prática:

30

Total:

30

Obrigatória:

( X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Gustavo Brito de Lima

Ano/Semestre:

AARE - Etapa 2

Observações:

 

 

EMENTA

 Características, funcionamento, operação e aplicações teóricas de amplificadores transistorizados e amplificadores operacionais.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Eletrônica Analógica II tem como finalidade apresentar ao estudante de Engenharia Elétrica um dos assuntos que forma o núcleo básico de conhecimento da Engenharia e Computação, estruturando o conhecimento dos alunos no desenvolvimento de projetos com amplificadores operacionais e de instrumentação, suas conexões e aplicações uso geral.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Ao final da disciplina o estudante será capaz de:

 

1. Analisar, projetar e implementar circuitos com transistor e amplificadores operacionais que realizem funções especializadas, que atuem como filtros ativos, amplificadores de potência ou osciladores;

 

2. Utilizar softwares de simulação computacional para projeto e análise de circuitos com amplificadores operacionais.

Objetivos Específicos:

 

PROGRAMA

1. Amplificadores transistorizados

 

1.1. Curva de resposta do amplificador classe A

 

1.2. Curva de resposta dos amplificadores push-pull

 

1.2.1. Classe B

 

1.2.2. Classe AB

 

1.2.3. Classe C

 

1.3. Projeto de um amplificador de potência

 

1.3.1. Análise de ganho e eficiência

 

2. Circuitos lineares utilizando AO’s

 

2.1. Amplificador de tensão inversor e não-inversor

 

2.1.1. Curva de resposta em frequência (amplitude e fase)

 

2.2. Amplificador somador

 

2.3. Amplificador diferencial

 

2.3.1. Curva de resposta em frequência (amplitude e fase)

 

2.3.2. Determinação da razão de rejeição em modo comum

 

2.4. Amplificador de instrumentação

 

2.4.1. Curva de resposta em frequência (amplitude e fase)

 

2.4.2. Determinação da razão de rejeição em modo comum

 

2.5. Filtros ativos: passa baixa, passa alta, passa faixa e rejeita faixa

 

2.5.1. Curva de resposta em frequência (amplitude e fase)

 

3. Circuitos não-lineares utilizando AO’s

 

3.1. Retificador de sinal de precisão: meia onda e onda completa

 

3.2. Detector de pico, limitador de tensão e grampeador de tensão

 

3.3. Comparador e circuito Schmitt Trigger

 

3.4. Integrador e derivador

 

4. Osciladores e Multivibradores

 

4.1. Circuitos monoestável e biestável

 

4.2. Circuito astável

 

4.3. Oscilador senoidal por deslocamento de fase

METODOLOGIA

Para a presente componente curricular, a ser ministrada em formato remoto, no âmbito do período letivo suplementar emergencial, serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor) e assíncrona (contemplando atividades remotas off-line). Para tanto, serão consideradas as seguintes mídias:

 

- Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através de Vídeo-Conferência das plataformas

  1. Google Meet (https://meet.google.com/ncw-gqzj-gmw)
  2. Zoom

 

- Modalidade assíncrona (off-line): Resolução de listas de exercícios, realização de simulações computacionais e elaboração de relatórios técnicos.

 

Os alunos deverão se inscrever na disciplina disponível na plataforma Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2) através da qual terão acesso às notas de aulas, material de apoio, listas de exercícios e roteiros para simulação.

 

Através da mesma plataforma se dará toda a comunicação com os discentes matriculados e envio dos documentos necessários para verificação da aprendizagem.

 

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou através de e-mails, ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou Zoom em horários específicos a serem definidos pelo professor.

 

Todas as notas de aulas utilizadas tanto na modalidade síncrona, quanto na modalidade assíncrona, estarão disponibilizadas na plataforma Moodle.

 

Conforme estabelecido no Art. 7 da Resolução Nº 07/2020, o cronograma apresentado a seguir especifica a carga horária de atividades, datas, horários e plataformas a serem utilizadas no curso.

 

Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará:

- Acesso à internet (conforme Art. 14 da Resolução no 6/2020 do CONPEP, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);

- Computador, tablet ou celular;

 

Para a realização das atividades previstas nesta componente curricular, poderão ser utilizados os seguintes recursos:

 

Ao todo serão 18 horas/aula na modalidade síncrona via Plataforma Google Meet ou Zoom e 12 horas/aula na forma de estudo orientado via Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2).

 

 

CRONOGRAMA

 

 

 

Aula

MODALIDADE

Conteúdo

 

SÍNCRONA

ASSÍNCRONA

 

T01

(2 h/a)

22/10/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Apresentação do plano de ensino, da metodologia adotada

 

 

T02

(2 h/a)

29/10/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

  • Apresentação dos softwares de simulação computacional (PSIM e MULTISIM).

 

 

T03

(2 h/a)

05/11/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

 

  • Simulação computacional do amplificador diferencial

 

 

T04

(2 h/a)

 

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

 

  • Relatório 1 – data entrega:

 

 

T05

(2 h/a)

12/11/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • amplificador inversor
  • amplificador não inversor
  • resposta em frequência

 

 

 

T06

(2 h/a)

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

Relatório 2 - data entrega:

 

 

T07

(2 h/a)

19/11/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • amplificador somador
  • amplificador subtrator
  • conversor tensão-corrente e corrente-tensão

 

 

 

T08

(2 h/a)

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

Relatório 3 - data entrega:

 

 

T09

(2 h/a)

26/11/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • Filtro ativo passa-baixa 1ª e 2ª ordem
  • Filtro ativo passa-alta 1ª e 2ª ordem

 

 

T10

(2 h/a)

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

Relatório 4 - data entrega:

 

 

T11

(2 h/a)

03/12/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • Filtro ativo passa-banda
  • Filtro ativo rejeita-banda

 

 

T12

(2 h/a)

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

 

Relatório 5 - data entrega:

 

 

T13

(2 h/a)

10/12/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • Circuito integrador
  • Circuito diferenciador

 

 

T14

(2 h/a)

 

Documentos disponíveis na Plataforma Moodle

 

Relatório 6 - data entrega:

 

 

 

T15

(2 h/a)

10/12/2020

 

14:50 às 16:30

 

Vídeo-Conferência

 

Simulação computacional:

  • Circuito comparador
  • Circuito oscilador
  • Amplificadores Classe A, B, AB e C

 

 
 

Vídeo-Conferência: Google Meet ou Zoom

Moodle: FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2.

 

Para atendimento em outro horário entrar em contato por e-mail: gustavo.brito.28@gmail.com

 

AVALIAÇÃO

Para serem aprovados na disciplina os alunos deverão cumprir os seguintes requisitos:

 

Obter 60 pontos de um total de 100, que serão distribuídos da seguinte forma:

 

 

Os relatórios serão entregues via Moodle (FEELT31501 Eletrônica Analógica 2. Senha de acesso: ela2).

BIBLIOGRAFIA

Básica

1. RAZAVI, Behzad. Fundamentos de microeletrônica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.

 

2. SEDRA, Adel S. Microelectronic circuits. 7th ed. New York: Oxford University Press, 2014.

 

3. MALVINO, Albert Paul. Eletrônica. 8. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016. Porto Alegre: McGraw-Hill, 2007. 2 v.

Complementar

1. BOYLESTAD, Robert L. Dispositivos eletrônicos e teoria de circuitos. 11. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

 

2. FRANCO, Sérgio. Projetos de circuitos analógicos: discretos e integrados. Porto Alegre: AMGH, 2016.

 

3. FRENZEL Jr, Louis. Eletrônica moderna: fundamentos, dispositivos, circuitos e sistemas. Porto Alegre, AMGH, 2015.

 

4. HOROWITZ, Paul. A arte da eletrônica: circuitos eletrônicos e microeletrônica. 3. ed. Porto Alegre: Bookman, 2017.

 

5. SWART, Jacobus W. Semicondutores: fundamentos, técnicas e aplicações. Campinas: UNICAMP, 2008.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Gustavo Brito de Lima, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/09/2020, às 13:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.056272/2020-12 SEI nº 2285234