UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Tópicos Especiais em História III

Unidade Ofertante:

Instituto de História

Código:

MH127

Período/Série:

Turma:

U

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

Sim

Prática:

 

Total:

60

Obrigatória:

( )

Optativa:

( x )

Professor(A):

Sérgio Paulo Morais

Ano/Semestre:

 

Observações:

 

 

EMENTA

Estudos de complementação e aprofundamento em temas e questões considerados relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História.
 

JUSTIFICATIVA

A disciplina trabalha temas e questões relevantes para os debates na historiografia sobre os modos de vida e cultura de trabalhadores (as), ao observar questões sociais, econômicas, culturais e políticas sobre o “mundo do trabalho”. O curso atenta-se para a produção acadêmica clássica sobre as temáticas de formação de classes, organização do trabalho e elaboração das consciências sociais. De mesmo modo, a tenta dar conta da relação entre o domínio e contradomínio nas relações de trabalho, dentro da tradição do materialismo histórico dialético
 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

1 – Proporcionar reflexões em torno de temáticas e abordagens no campo da História Social.
2 – Possibilitar reflexões sobre pesquisas e abordagens vinculadas às temáticas: trabalho, trabalhadores, classes e consciência social.
 

Objetivos Específicos:

1- Analisar e discutir a historicidade das temáticas “trabalho e trabalhadores”, em interface com o “materialismo histórico”;
2- Estabelecer as relações entre os temas e as dimensões sociais da produção e as diferentes e, por vezes, divergentes delimitações constituídas;
3- Estimular e viabilizar o diálogo entre a produção existente e as pesquisas de discentes, a partir das discussões implementadas.
 

PROGRAMA

1- História Social: perspetivas e debates em torno do princípio formativo do Trabalho.
2 - Estamentos, Indivíduos e Ser Social: interlocuções sobre Classes Sociais.
3 - Dominação/Resistências: dimensões de um debate.
 

METODOLOGIA

Entre as técnicas de ensino que serão utilizadas têm-se: debates, painéis, aulas expositivas, exposições dialogadas e seminários realizados pelos (as) discentes. Nesses poderá haver a utilização de mídias e recursos didáticos diversos.

 

SEMANA

UNIDADE/EIXO TEMÁTICO (QUANDO HOUVER)

ATIVIDADES PREVISTAS

CARGA HORÁRIA

Primeira Semana:

22 de agosto

-

Apresentação do curso e das atividades avaliativas.

4h.

Segunda Semana:

29 de agosto

História Social: perspetivas e debates em torno do princípio formativo do Trabalho.

Aula dialogada, a partir do texto:

Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos.

Autor: Dermeval Saviani,

pp.152-180.

4h.

Terceira Semana:

05 de setembro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

Trabalho, Sociedade e Valor.

Autores: José Paulo Netto e Marcelo Braz.

pp. 41-65.

4h.

Quarta Semana:

12 de setembro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

O Materialismo Histórico de Marx.

Autor: Erich Fromm.

pp. 19-28

4h.

Quinta Semana:

19 de setembro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

A concepção marxista do indivíduo.

Autor: Adam Schaff.

pp.53-112.

4h.

Sexta Semana:

26 de setembro.

Estamentos, Indivíduos e Ser Social: interlocuções sobre Classes Sociais.

Aula dialogada, a partir do texto:

Quem são “as classes trabalhadoras”.

Autor: Richard Hoggart.

pp.15-32

 

4h.

Sétima Semana:

3 de outubro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

“Nós” e “Eles”.

Autor: Richard Hoggart.

pp.87-122

 

4h.

Oitava Semana:

10 de outubro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

Castas como uma das modalidades de Formação Social pré-capitalista.

Autor: Sedi Hirano.

pp.26-37

 

4h.

Nona Semana:

17 de outubro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

Classes Sociais: Da Monarquia Absoluta ao Capitalismo Moderno.

Autor: Sedi Hirano.

pp.67-120

 

4h.

Décima Semana:

24 de outubro.

Dominação/Resistências: dimensões de um debate sobre “Consciência”.

Aula dialogada, a partir do texto:

Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”.

Autor: E. P. Thompson.

pp. 269-281.

4h.

Décima Primeira Semana:

31 de outubro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

O Problema da Consciência, da Estrutura Social e do Uso da Força.

Autor: Erich Fromm.

pp. 29-33.

 

 

Décima Segunda Semana:

07 de novembro.

Idem.

Aula dialogada, a partir do texto:

Ideologia e Protesto Popular.

Autor: George Rudé.

pp.13-34.

 

4h.

Décima Terceira Semana:

14 de novembro.

-

Atividade avaliativa:

Seminário. Parte 1.

4h.

Décima Quarta Semana:

21 de novembro.

 

Atividade avaliativa:

Seminário. Parte 2.

4h.

Décima Quinta Semana:

28 de novembro.

 

Atividade avaliativa:

Seminário. Parte 3.

4h.

Décima Sexta Semana:

5 de dezembro.

 

Atividade avaliativa:

Seminário. Parte 3.

4h.

Décima Sétima Semana:

12 de dezembro.

 

Encerramento, vistas de notas e avaliação geral do curso.

4h.

 

 

 

AVALIAÇÃO

1. pela presença e participação nas discussões e seminários em classe;

2. pela preparação e apresentação dos seminários em classe (visto que as apresentações dos textos e discussões iniciais serão realizadas através de seminários por discentes da disciplina)

3. produção de 2 (dois) fichamentos de textos que constam na bibliografa do curso.

 

Divisão percentual dos créditos

Presença e participação nas discussões e seminários em classe;

30% da totalização dos pontos.

Preparação e apresentação dos seminários em classe.

50% da totalização dos pontos.

 

Produção de texto final da disciplina

20% da totalização dos pontos.

10% para cada um dos 2 (dois) fichamentos.

BIBLIOGRAFIA

Básica

FROMM, Erich. Conceito Marxista do Homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1983, pp. 19-28

HIRANO, Sedi. Castas, Estamentos e Classes Sociais. Introdução ao pensamento de Marx e Weber. São Paulo, Ed. Alfa-Ômega, 1974.

HOGGART, Richard. As Utilizações da Cultura 1. Aspetos da vida Cultural da Classe Trabalhadora. Lisboa, Editorial Presença, 1973.

NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política. Uma introdução. 8ª ed. São Paulo, Editora Cortez, 2006.

RUDÉ, George. Ideologia e Protesto Popular, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982.

SCHAFF, Adam. O Marxismo e o indivíduo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.

SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165.

THOMPSON, E. P. Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”. In. NEGRO, Antônio L.uigi; SILVA, Sérgio (org). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, Editora da Unicamp, 2001. pp. 269-281.

Complementar

 

ALVARES, Sonia E. et alli (org.). Cultura política nos movimentos sociais latino americanos. Belo Horizonte: EdUFMG, 2000.

BOSI, A. P. (Org.) Trabalho e Trabalhadores no Processo de Industrialização Recente no Oeste do Paraná (1970-2010): Estudos sobre a Cadeia Avícola. 1. ed. São Paulo: Editorial Paco, 2014.

CASTORIADIS C.; ROUANET, Sérgio Paulo, CHAUÍ, Marilena; TORRES J. C. Brum; ROSENFIELD, Denis. A Criação Histórica. Artes e Ofícios/SMC de POA,1992.

CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3ª ed., São Paulo, Cia das Letras, 1996.

COSTA, E. V. da. Estrutura versus experiência. Novas tendências da historiografia do movimento operário e das classes trabalhadoras na América Latina: o que se perde e o que se ganha. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais (BIB). Rio de Janeiro, n.29, p.3-16, 1º sem. 1990.

COSTA, Hélio da. Em busca da memória: comissão de fábrica, partido e sindicato no pós-guerra. São Paulo, Scritta, 1995. COSTA, E. V. da. Estrutura versus experiência. Novas tendências da historiografia do movimento operário e das classes trabalhadoras na América Latina: o que se perde e o que se ganha. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais (BIB). Rio de Janeiro, n.29, p.3-16, 1º sem. 1990.

DOIMO, Ana Maria. A vez e a voz do popular: movimentos sociais e participação política no Brasil pós-70. Rio de Janeiro: Relume-Dumará/ANPOCS, 1995.

FENELON, Déa Ribeiro. “O Historiador e a Cultura Popular: história de classe ou história do povo?”, In História e Perspectivas, Uberlândia, 6, 5-23, jan/jun, 1992.

FONTANA , J. História : analise do passado e Projeto Social, Edusc, S.P. 1998.

FONTANA , J. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004

FRENCH, Jonh. O ABC dos trabalhadores: conflito e aliança de classes em SP, 1900-1950. São Paulo, HUCITEC/Pref. de São Caetano, 1995.

GOHN, Maria da Glória. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. São Paulo: Loyola, 1997.

HELLMANN, Michaela (org.). Movimentos sociais e democracia no Brasil. São Paulo: Marco Zero, 1995.

HOBSBAWM, E.J. Os Bandidos, 2ª ed., Rio de Janeiro, Forense, 1976.

HOBSBAWM, E.J.. e RUDÉ, G.. Capitão Swing. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1982.

JACOBI, Pedro. Movimentos Sociais e Políticas Públicas - demandas por saneamento básico e saúde São Paulo 1974-84, 2ª ed., São Paulo, Cortez, 1993.

KOWARICK,Lucio(org.). As lutas Sociais e a cidade , S. Paulo, Paz e Terra, 1994

KOWARICK, Lúcio. Capitalismo e Marginalidade na América Latina. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1975.

KRISCHKE, Paulo & MAINWARING, Scott (Org.). A Igreja nas Bases em Tempo de Transição (1974-1985), Porto Alegre: L&PM/CEDEC, 1986.

LOPES, José Sérgio Leite. A Tecelagem do conflito na "cidade das chaminés”. Brasília/São Paulo: Ed.UNB/Marco Zero, 1988

MARAN, Sheldon L.. Anarquistas, imigrantes e o movimento operário brasileiro. Rio de Janeiro Paz e Terra, 1979.

MARTINS, José de Souza. Os Camponeses e a luta política no Brasil, Petrópolis: Vozes, 1981

MATTOS, Marcelo Badaró. Novos e Velhos Sindicalismos. Rio de Janeiro, Vício de Leitura, 1998.

MOTTA, Márcia Maria Menendes. Nas fronteiras do poder: conflito e direito à terra no Brasil do século XIX. Rio de Janeiro: Vício de Leitura: Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, 1998.

MOURA, Margarida Maria. Os deserdados da terra. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 1988.

PEREIRA, Mirna Busse. Cultura e Cidade: prática e política cultural na São Paulo do século XX. Tese (doutorado em História). São Paulo: PUC, 2005.

PORTELLI, Alessandro. Ensaios de História Oral. São Paulo: Letra e Voz, 2010.

REVISTA BRASILEIRA DE HISTORIA , Anpuh

RODRIGUES, Leôncio Martins. Conflito industrial e sindicalismo no Brasil. São Paulo: DIFEL,1966.

­­­­RODRIGUES, Leôncio Martins. Sindicalismo e sociedade. São Paulo: DIFEL, 1968.

SADER, Éder. Quando Novos Personagens Entraram em Cena. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1988.

SINGER, Paul e outros. Capital e trabalho no campo. São Paulo, Hucitec, 1977.

SINGER, Paul & BRAND, Vinicius Caldeira (org.). São Paulo: o povo em movimento. Vozes/Cebrap, 1981.

SOUZA, João Carlos. Na Luta por Habitação - a construção de novos valores, São Paulo, EDUC, 1995.

THOMPSON, E.P. Senhores e caçadores. Paz e Terra, 1987

WILLIAMS, Raymond. O campo e a cidade. Na história e na literatura. São Paulo: Cia. Das Letras,1989.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023

Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros

 


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Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Sergio Paulo Morais, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2023, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 SEI nº 4909434