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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121, Bloco 1H, Sala 1H50 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
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Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
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Unidade Ofertante: |
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Código: |
Período/Série: |
Turma: |
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Carga Horária: |
Natureza: |
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Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
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Professor(A): |
Ano/Semestre: |
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Observações: |
EMENTA
Estudos de complementação e aprofundamento em temas e questões considerados relevantes para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas em História.
JUSTIFICATIVA
A disciplina trabalha temas e questões relevantes para os debates na historiografia sobre os modos de vida e cultura de trabalhadores (as), ao observar questões sociais, econômicas, culturais e políticas sobre o “mundo do trabalho”. O curso atenta-se para a produção acadêmica clássica sobre as temáticas de formação de classes, organização do trabalho e elaboração das consciências sociais. De mesmo modo, a tenta dar conta da relação entre o domínio e contradomínio nas relações de trabalho, dentro da tradição do materialismo histórico dialético
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
1 – Proporcionar reflexões em torno de temáticas e abordagens no campo da História Social. |
Objetivos Específicos: |
1- Analisar e discutir a historicidade das temáticas “trabalho e trabalhadores”, em interface com o “materialismo histórico”; |
PROGRAMA
1- História Social: perspetivas e debates em torno do princípio formativo do Trabalho.
2 - Estamentos, Indivíduos e Ser Social: interlocuções sobre Classes Sociais.
3 - Dominação/Resistências: dimensões de um debate.
METODOLOGIA
Entre as técnicas de ensino que serão utilizadas têm-se: debates, painéis, aulas expositivas, exposições dialogadas e seminários realizados pelos (as) discentes. Nesses poderá haver a utilização de mídias e recursos didáticos diversos.
SEMANA |
UNIDADE/EIXO TEMÁTICO (QUANDO HOUVER) |
ATIVIDADES PREVISTAS |
CARGA HORÁRIA |
Primeira Semana: 22 de agosto |
- |
Apresentação do curso e das atividades avaliativas. |
4h. |
Segunda Semana: 29 de agosto |
História Social: perspetivas e debates em torno do princípio formativo do Trabalho. |
Aula dialogada, a partir do texto: Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Autor: Dermeval Saviani, pp.152-180. |
4h. |
Terceira Semana: 05 de setembro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: Trabalho, Sociedade e Valor. Autores: José Paulo Netto e Marcelo Braz. pp. 41-65. |
4h. |
Quarta Semana: 12 de setembro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: O Materialismo Histórico de Marx. Autor: Erich Fromm. pp. 19-28 |
4h. |
Quinta Semana: 19 de setembro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: A concepção marxista do indivíduo. Autor: Adam Schaff. pp.53-112. |
4h. |
Sexta Semana: 26 de setembro. |
Estamentos, Indivíduos e Ser Social: interlocuções sobre Classes Sociais. |
Aula dialogada, a partir do texto: Quem são “as classes trabalhadoras”. Autor: Richard Hoggart. pp.15-32
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4h. |
Sétima Semana: 3 de outubro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: “Nós” e “Eles”. Autor: Richard Hoggart. pp.87-122
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4h. |
Oitava Semana: 10 de outubro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: Castas como uma das modalidades de Formação Social pré-capitalista. Autor: Sedi Hirano. pp.26-37
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4h. |
Nona Semana: 17 de outubro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: Classes Sociais: Da Monarquia Absoluta ao Capitalismo Moderno. Autor: Sedi Hirano. pp.67-120
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4h. |
Décima Semana: 24 de outubro. |
Dominação/Resistências: dimensões de um debate sobre “Consciência”. |
Aula dialogada, a partir do texto: Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”. Autor: E. P. Thompson. pp. 269-281. |
4h. |
Décima Primeira Semana: 31 de outubro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: O Problema da Consciência, da Estrutura Social e do Uso da Força. Autor: Erich Fromm. pp. 29-33.
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Décima Segunda Semana: 07 de novembro. |
Idem. |
Aula dialogada, a partir do texto: Ideologia e Protesto Popular. Autor: George Rudé. pp.13-34.
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4h. |
Décima Terceira Semana: 14 de novembro. |
- |
Atividade avaliativa: Seminário. Parte 1. |
4h. |
Décima Quarta Semana: 21 de novembro. |
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Atividade avaliativa: Seminário. Parte 2. |
4h. |
Décima Quinta Semana: 28 de novembro. |
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Atividade avaliativa: Seminário. Parte 3. |
4h. |
Décima Sexta Semana: 5 de dezembro. |
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Atividade avaliativa: Seminário. Parte 3. |
4h. |
Décima Sétima Semana: 12 de dezembro. |
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Encerramento, vistas de notas e avaliação geral do curso. |
4h. |
AVALIAÇÃO
1. pela presença e participação nas discussões e seminários em classe;
2. pela preparação e apresentação dos seminários em classe (visto que as apresentações dos textos e discussões iniciais serão realizadas através de seminários por discentes da disciplina)
3. produção de 2 (dois) fichamentos de textos que constam na bibliografa do curso.
Divisão percentual dos créditos
Presença e participação nas discussões e seminários em classe; |
30% da totalização dos pontos. |
Preparação e apresentação dos seminários em classe. |
50% da totalização dos pontos.
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Produção de texto final da disciplina |
20% da totalização dos pontos. 10% para cada um dos 2 (dois) fichamentos. |
BIBLIOGRAFIA
Básica
FROMM, Erich. Conceito Marxista do Homem. Rio de Janeiro, Zahar, 1983, pp. 19-28
HIRANO, Sedi. Castas, Estamentos e Classes Sociais. Introdução ao pensamento de Marx e Weber. São Paulo, Ed. Alfa-Ômega, 1974.
HOGGART, Richard. As Utilizações da Cultura 1. Aspetos da vida Cultural da Classe Trabalhadora. Lisboa, Editorial Presença, 1973.
NETTO, José Paulo; BRAZ, Marcelo. Economia Política. Uma introdução. 8ª ed. São Paulo, Editora Cortez, 2006.
RUDÉ, George. Ideologia e Protesto Popular, Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1982.
SCHAFF, Adam. O Marxismo e o indivíduo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1967.
SAVIANI, Dermeval. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Rev. Bras. Educ. [online]. 2007, vol.12, n.34, pp.152-165.
THOMPSON, E. P. Algumas observações sobre classe e “falsa consciência”. In. NEGRO, Antônio L.uigi; SILVA, Sérgio (org). As peculiaridades dos ingleses e outros artigos. Campinas, Editora da Unicamp, 2001. pp. 269-281.
Complementar
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BOSI, A. P. (Org.) Trabalho e Trabalhadores no Processo de Industrialização Recente no Oeste do Paraná (1970-2010): Estudos sobre a Cadeia Avícola. 1. ed. São Paulo: Editorial Paco, 2014.
CASTORIADIS C.; ROUANET, Sérgio Paulo, CHAUÍ, Marilena; TORRES J. C. Brum; ROSENFIELD, Denis. A Criação Histórica. Artes e Ofícios/SMC de POA,1992.
CARVALHO, José Murilo. Os Bestializados – O Rio de Janeiro e a República que não foi. 3ª ed., São Paulo, Cia das Letras, 1996.
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COSTA, Hélio da. Em busca da memória: comissão de fábrica, partido e sindicato no pós-guerra. São Paulo, Scritta, 1995. COSTA, E. V. da. Estrutura versus experiência. Novas tendências da historiografia do movimento operário e das classes trabalhadoras na América Latina: o que se perde e o que se ganha. Boletim Informativo e Bibliográfico de Ciências Sociais (BIB). Rio de Janeiro, n.29, p.3-16, 1º sem. 1990.
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FONTANA , J. A História dos Homens , Edusc, S.P., 2004
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SADER, Éder. Quando Novos Personagens Entraram
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THOMPSON, E.P. Senhores e caçadores. Paz e Terra, 1987
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APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: 11/10/2023
Coordenação de Pós-graduação: Carla Miucci Ferraresi de Barros
Documento assinado eletronicamente por Carla Miucci Ferraresi de Barros, Coordenador(a), em 30/10/2023, às 11:40, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Sergio Paulo Morais, Professor(a) do Magistério Superior, em 30/10/2023, às 17:25, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.043902/2023-23 | SEI nº 4909434 |