|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
|
Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO: PPGCC56 |
COMPONENTE CURRICULAR: Estágio Docência I |
|
UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
SIGLA: PPGCC |
|
CH TOTAL TEÓRICA: 30 horas |
CH TOTAL PRÁTICA: 0 horas |
CH TOTAL: 30 horas |
OBJETIVOS
Propiciar ao aluno conhecimento e experiência sobre o campo e a carreira acadêmica universitária, envolvendo a aplicação de métodos e técnicas de ensino, de planejamento do ensino; de avaliação e de tecnologias em sala de aula. As atividades são desenvolvidas com a presença do professor orientador do estágio docência.
Ementa
Técnicas de planejamento do ensino: planos de curso e planos de aula;
Métodos e técnicas de ensino;
Processos avaliativos no ensino superior;
Tecnologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem;
Organização de atividades e projetos de extensão.
PROGRAMA
1. Técnicas de planejamento do ensino: planos de curso e planos de aula
1.1 Preparação do plano de curso
1.2 Preparação do plano de aula
2. Métodos e Técnicas de ensino
2.1. Metodologias Ativas de Aprendizagem
3. Processos avaliativos
3.1. Modalidades de Avaliação (diagnóstica, formativa e somativa)
3.2. Princípios de avaliação
3.3. Objetivos e métodos de avaliação
4. Tecnologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem
4.1. Novas tecnologias aplicadas no ensino
5. Atividades e projetos de extensão
5.1 Organização de atividades e projetos de extensão aplicados no ensino superior
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.
MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. ; CORNACHIONE, E. . Os saberes dos professores- referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, p. 142-153, 2012.
MIRANDA, G.J.; LEAL, E.A.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a Docência Universitária: Orientações, experiências e teoria para a prática docente em negócios, 1.ed. São Paulo: Atlas, 2018.
NOGUEIRA, D. R.; CASA NOVA, S. P.; CARVALHO, R. C. O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Revista Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.
PACHANE, G. G.; PEREIRA, E. M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, 2004.
PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Revista Educar, n. 34, p. 169- 184, 2009.
REZENDE, M. G.; LEAL, E. A. Competências requeridas dos docentes do curso de Ciências Contábeis na percepção dos estudantes. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, mai./ago.2013.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.
aprovação
Ricardo Rocha de Azevedo Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis |
Lucimar Antônio Cabral de Ávila Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis |
Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3696739 e o código CRC 7DB56947. |
Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 | SEI nº 3696739 |