UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

PPGCC56

COMPONENTE CURRICULAR:

Estágio Docência I

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis

SIGLA:

PPGCC

CH TOTAL TEÓRICA:

30 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

0 horas

CH TOTAL:

30 horas

 

OBJETIVOS

Propiciar ao aluno conhecimento e experiência sobre o campo e a carreira acadêmica universitária, envolvendo a aplicação de métodos e técnicas de ensino, de planejamento do ensino; de avaliação e de tecnologias em sala de aula. As atividades são desenvolvidas com a presença do professor orientador do estágio docência.

Ementa

  1. Técnicas de planejamento do ensino: planos de curso e planos de aula;

  2. Métodos e técnicas de ensino;

  3. Processos avaliativos no ensino superior;

  4. Tecnologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem;

  5. Organização de atividades e projetos de extensão.

PROGRAMA

1.            Técnicas de planejamento do ensino: planos de curso e planos de aula

1.1          Preparação do plano de curso

1.2          Preparação do plano de aula

 

2.            Métodos e Técnicas de ensino

2.1. Metodologias Ativas de Aprendizagem

 

3.            Processos avaliativos

3.1.        Modalidades de Avaliação (diagnóstica, formativa e somativa)

3.2.        Princípios de avaliação

3.3.        Objetivos e métodos de avaliação

 

4.            Tecnologias aplicadas no processo de ensino aprendizagem

4.1. Novas tecnologias aplicadas no ensino

 

5.            Atividades e projetos de extensão

5.1          Organização de atividades e projetos de extensão aplicados no ensino superior

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

MASETTO, M. T. Competência pedagógica do professor universitário. São Paulo: Summus, 2003.

 

MIRANDA, G. J.; CASA NOVA, S. P. C. ; CORNACHIONE, E. . Os saberes dos professores- referência no ensino de contabilidade. Revista Contabilidade & Finanças, v. 23, p. 142-153, 2012.

 

MIRANDA, G.J.; LEAL, E.A.; CASA NOVA, S.P.C. Revolucionando a Docência Universitária: Orientações, experiências e teoria para a prática docente em negócios, 1.ed. São Paulo: Atlas, 2018.

 

NOGUEIRA, D. R.; CASA NOVA, S. P.; CARVALHO, R. C. O. O bom professor na perspectiva da geração Y: uma análise sob a percepção dos discentes de Ciências Contábeis. Revista Enfoque: Reflexão Contábil, v. 31, n. 3, p. 37-52, 2012.

 

PACHANE, G. G.; PEREIRA, E. M. A. A importância da formação didático-pedagógica e a construção de um novo perfil para docentes universitários. Revista Iberoamericana de Educación, 2004.

 

PUENTES, R. V.; AQUINO, O. F.; QUILLICI NETO, A. Profissionalização dos professores: conhecimentos, saberes e competências necessários à docência. Revista Educar, n. 34, p. 169- 184, 2009.

 

REZENDE, M. G.; LEAL, E. A. Competências requeridas dos docentes do curso de Ciências Contábeis na percepção dos estudantes. Sociedade, Contabilidade e Gestão, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, mai./ago.2013.

 

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

 

TARDIF, M; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação e Sociedade, v. 21, n. 73, p. 209-244, dez. 2000.

 

aprovação

 

Ricardo Rocha de Azevedo

Coordenador do Curso de Pós-graduação em Ciências Contábeis

Lucimar Antônio Cabral de Ávila

Diretor da Faculdade de Ciências Contábeis

 


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Documento assinado eletronicamente por Ricardo Rocha de Azevedo, Coordenador(a), em 27/06/2022, às 13:24, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Lucimar Antônio Cabral de Avila, Diretor(a), em 28/06/2022, às 15:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.038606/2022-20 SEI nº 3696739