UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais

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Timbre

Ata

 

ATA DA 8ª reuniãoordinária 2021 Do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

 

ATA DA 8ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO COLEGIADO DO PROGRAMA DE PÓS – GRADUAÇÃO EM AGRICULTURA E INFORMAÇÕES GEOESPACIAIS. Ao primeiro dia do mês de outubro do ano dois mil e vinte e um, às 8 h, na Sala de Reuniões virtuais do PPGAIG, teve início a 8ª reunião ordinária do colegiado, sob a Presidência do Prof. Gilberto de Oliveira Mendes, estando presentes os professores, Bruno Sérgio Vieira, Gabriel Mascarenhas Maciel, Vanessa Andaló Mendes de Carvalho e o representante dos discentes José Tadeu Ferreira Lima. Justificada a ausência do Prof. George Deroco Martins. O presidente inicia agradecendo a presença de todos e assim deu início à reunião conforme pauta de convocação. 1. Comunicações.  Ordem do dia. 2.1. Aprovação de Atas. 2.1.1    Ata  da 7ª reunião ordinária, realizada dia 06/08/2021 (processo 23117.050797/2021-17). Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.1.2    Ata da 4ª reunião extraordinária , realizada no dia 13/08/2021(processo 23117.053318/2021-14). Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.2   Aprovação de ad referendum  para homologação de composição das seguintes comissões examinadora de defesa de dissertação.   Professor Gilberto explica que para cumprir os prazos estabelecidos nas normas do programa, houve a necessidade de emissão das decisões Administrativas e coloca em votação. 2.2.1    Bruno Póvoa Rodrigues, processo 23117.054177/2021-57. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.2.2     Samuel Rodrigues da Cunha, processo 23117.054224/2021-62. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.      2.3     Aprovação de ad referendum  para homologação de composição da Comissão Examinadora do Exame Geral de Qualificação da discente Patrícia Cristina Ribeiro Silva, processo 23117.061264/2021-61. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.4    Homologação de composição de banca de defesa de EGQ do discente Jorge Eduardo Ferreira Cunha, processo 23117.063360/2021-43; Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.5   Aprovação de ad referendum referente a  trancamento de disciplinas e de matrícula solicitado pelos seguintes discentes: 2.5.1    Carlos Alberto Matias de Abreu Júnior, processo 23117.058766/2021-12. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.5.2    Isadora Ribeiro de Souza, processo 23117.058775/2021-03; Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.5.3    Gustavo da Fonseca Nunes, processo 23117.060757/2021-83. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.5.4     Leandro Damasceno Xavier, processo 23117.058787/2021-20. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade.  2.6   Aprovação de ad referendun referente a solicitação de prorrogação de prazo por mais 30 dias para correção e autoarquivamento da versão final da dissertação no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia, referente a defesa de dissertação de Mestrado do discente Samuel Rodrigues da Cunha, processo 23117.058792/2021-32. Colocada em votação foi aprovada por unanimidade. 2.7    Pedido de troca de orientador/coorientador feito pela discente Analis da Silva Soares, processo 23117.057848/2021-31. Professor Gilberto inicia comentando  a  solicitação da discente e passa a leitura da justificativa enviada, colocando o item em discussão. Após debates e sugestões entre os membros do colegiado, ficou definido de modo unânime, motivado pelas poucas informações contidas no documento enviado pela discente, que seria enviado e-mail pela Coordenação solicitando complementação documental e assim uma decisão definitiva seria tomada. Os documentos seriam: Documento contendo manifestação do atual orientador sobre a mudança de orientação; Documento constando a manifestação do possível futuro orientador sobre a mudança; Novo plano de trabalho, constando nova proposta de pesquisa, prazos e metas. 2.8   Solicitação de troca de orientador feito pelo discente Weldon Martins dos Santos,  processo 23117.075339/2020-18, documento 3069848; Professor Gilberto explica que a solicitação do discente Weldon era na mesma linha do pedido no item 2.7 (anterior) e portanto a decisão deveria acompanhar a anterior. Colocado em discussão, todos de acordo.   2.9   Solicitação de coorientação feita pelo discente Maurycio Rodrigues Oviedo Espinosa (Documento  3069611).  Após leitura feita pelo presidente do documento devidamente assinado, contendo as justificativas  pela coorientação, é colocado em votação e aprovado por unanimidade 2.10    Deliberação sobre uso de recursos do PROAP/2021  (3011364) referente ao PPGAIG ( Documento 3011365).   Professor Gilberto  comenta sobre os recursos do PROAP e de como estava limitado o uso devido ao prazo curto para empenho. Lembrou que havia sido feito uma consulta prévia com os docentes do PPGAIG sobre demanda que cada docente tinha. Após deliberações entre os membros definiu-se pelo uso,  prioritariamente, para pagamento de publicações aceitas até final de janeiro. Para publicações em revistas nacionais, o prazo de execução da despesa é 03/12/2021, portanto as solicitações seriam aceitas até essa data. Para revistas internacionais,  solicitações até 31/01/2022. Ficou decidido também que após o dia 31/01/2022, caso houvesse saldo, seriam atendidas as demandas de tradução/revisão, e, quem já tivesse demanda que poderia aguardar o prazo de 31/01/2022, deveria manifestar-se por e-mail à coordenação. Nesse caso, somente seria possível realizar pagamento para empresas internacionais, pois estas dispensam licitação. Colocado em votação, aprovado por unanimidade. 2.11    Solicitação de credenciamento ao PPGAIG, conforme disposto no Art. 10 da RESOLUÇÃO Nº 6/2019, DO CONPEP, feito pelo docente Vinicius  Francisco Rofatto, processo 23117.063520/2021-54; Professor Gilberto cita o pedido de credenciamento do professor Vinicius Francisco Rofatto, mostrando que toda a documentação exigida pelo programa foi enviada e estava de acordo. Explica que o pretendente propôs a criação da disciplina MÉTODO LÓGICO PARA REDAÇÃO CIENTÍFICA, com carga horária de 60h, sendo 30h de aula práticas e 30h de aulas teóricas. Que os documentos foram enviados à comissão de credenciamento do PPGAIG, que emitiram parecer favorável ao credenciamento do docente, recomendando seu enquadramento como permanente, conforme documentação anexa a esse processo. Dando prosseguimento, passa a fazer a leitura dos principais pontos, tais como currículo, proposta de disciplina, e assim passa a palavra aos demais membros do PPGAIG. Após discussões sobre as vantagens e desvantagens do credenciamento nesse momento, todos reconheceram o grande benefício, devido ao excelente currículo e histórico do pretendente, de aceitarem dar prosseguimento ao processo de credenciamento e enquadramento como docente permanente. Colocado em votação, o credenciamento foi aprovado por todos. 3. Outros. Prof. Gilberto expõe que houve um pedido de dilação de prazo feito pelo discente José Tadeu Ferreira de Lima e pelo seu orientador, professor Fernando Luiz de Paula Santil. Faz uma leitura do documento, onde é justificado o pedido,  residindo em dois motivos: a) o pós-graduando vem passando por problemas pessoais e foi necessário que ele realizasse algumas atividades extracurriculares, o impedindo de focar 100% (cem porcento) do seu tempo na conclusão do mestrado e b) mesmo com tais problemas, ainda foram realizadas 80% (oitenta porcento) das modificações pedidas pelos coorientadores, ou seja, em poucos dias o projeto estará finalizado. Apesar disso, a maior demanda/atenção esbarra na submissão do artigo, por necessitar de tradução para a língua inglesa. Assim, com todos os pré-requisitos atendidos, só restará a defesa. Colocado em votação é aprovado por unanimidade a dilação até a data de 31 de outubro de 2021.Nada mais a ser tratado o Presidente encerrou a reunião e, para constar, lavrei esta ata que, após lida e aprovada, será assinada por mim, como secretário, e demais Membros do Colegiado. Monte Carmelo, 1 de outubro de 2021.

Bruno Sérgio Vieira

Gabriel Mascarenhas Maciel

Gilberto de oliveira Mendes

Hélio Langoni Sobrinho 

José Tadeu Ferreira de Lima 

Vanessa Andaló Mendes de Carvalho

 


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Documento assinado eletronicamente por Gilberto de Oliveira Mendes, Presidente, em 05/11/2021, às 10:30, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Hélio Langoni Sobrinho, Secretário(a), em 10/11/2021, às 09:15, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por José Tadeu Ferreira Lima, Membro de Colegiado, em 16/11/2021, às 19:36, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Vanessa Andalo Mendes de Carvalho, Membro de Colegiado, em 23/11/2021, às 14:02, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Gabriel Mascarenhas Maciel, Membro de Colegiado, em 23/11/2021, às 14:19, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Bruno Sergio Vieira, Membro de Colegiado, em 01/12/2021, às 16:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.057844/2021-53 SEI nº 3141009