|
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902 |
|
Plano de Ensino
IDENTIFICAÇÃO
Componente Curricular: |
|||||||||
Unidade Ofertante: |
|||||||||
Código: |
Período/Série: |
Turma: |
|||||||
Carga Horária: |
Natureza: |
||||||||
Teórica: |
Prática: |
Total: |
Obrigatória: |
Optativa: |
|||||
Professor(A): |
Ano/Semestre: |
||||||||
Observações: |
EMENTA
Experiências de determinação de períodos de oscilação, formação e características e onda mecânicas. Experimentos sobre óptica geométrica e óptica física.
JUSTIFICATIVA
(Disciplina obrigatória.)
OBJETIVO
Objetivo Geral: |
Compreender os conceitos de oscilações, ondas e óptica através da experimentação. Verificar a validade dos modelos teóricos, comparando com os resultados experimentais esperados. |
PROGRAMA
1. Pêndulo simples
2. Ressonância
3. Cordas vibrantes
4. Batimentos
5. Máximos e mínimos de interferência
6. Medida da intensidade da luz na fenda simples
7. Difração por fenda simples
8. Difração por fenda dupla
9. Redes de difração
METODOLOGIA
Aulas práticas em laboratório didático. Os alunos tem um roteiro de experiência para seguir e conjunto de instrumentos para as medidas, que são tomados sob orientação do docente. Os trabalhos são realizados em grupo. Para cada experiência um relatório deve ser elaborado e entregue na aula seguinte.
AVALIAÇÃO
A avaliação será feita pela média das notas de relatório e média de duas provas individuais. A nota final tem 60% da média dos relatórios e 40% da média das provas.
Recuperação: Uma prova substituindo a menor nota das provas.
BIBLIOGRAFIA
Básica
1. HALLIDAY, D.; RESNICK, R.; WALKER, J. Fundamentos de FÍsica. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e
Científicos, 2012. 4 v.
2. NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física básica. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: E. Blucher, 2014-2015. 4v.
3. SERWAY, Raymond A. Princípios de Física. São Paulo: Cengage Learning, 2004 4 v.
Complementar
1. FEYNMAN, Richard P. Lições de Física. Porto Alegre: Artmed; Bookman, 2008. 3 v.
2. HEWITT, Paul G. Física conceitual. Porto Alegre: Bookman, 2011.
3. TAYLOR, John R. Introdução à análise de erros: o estudo de incertezas em medições Físicas. Porto
Alegre: Bookman, 2012.
4. TIPLER, Paul Allen. Física para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e
Científicos, 2009. 3 v.
5. VUOLO, José Henrique. Fundamentos da teoria de erros. 2. ed. rev. ampl São Paulo: E. Blucher, 1996.
APROVAÇÃO
Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______
Coordenação do Curso de Graduação: _________________________
| Documento assinado eletronicamente por Marco Aurelio Boselli, Professor(a) do Magistério Superior, em 19/01/2024, às 13:35, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
| A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 5118146 e o código CRC BF3B0EF1. |
Referência: Processo nº 23117.002005/2024-41 | SEI nº 5118146 |