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UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA |
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Ficha de Componente Curricular
CÓDIGO:
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COMPONENTE CURRICULAR: História e Educação para as Relações Étnico-Raciais |
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UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE: Instituto de Ciências Humanas do Pontal |
SIGLA: ICHPO |
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CH TOTAL TEÓRICA: 60 horas |
CH TOTAL PRÁTICA:
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CH TOTAL: 60 horas |
OBJETIVOS
Cumprir o que determina a Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003 e a Lei nº 11.645, de 10 de março de 2008, que estabelecem as diretrizes e bases da educação nacional, para inclusão no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-brasileira e Indígena”;
Transformar o ponto de referência para pensar o “outro”, o diferente percebendo a complexidade de outras formações culturais;
Compreender a história e as lutas dos diversos grupos étnicos que compõem a sociedade brasileira;
Debater as políticas afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação.
Analisar historicamente as religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa
Ementa
Identidades e alteridades: os desafios da história indígena; Os conceitos de diáspora, etnia, raça, racialização, racismo, identidade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação; A questão indígena no Brasil imperial e republicano; História e cultura étnica na escola. Políticas de ações afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista. Currículo e política curriculares. Educação para as relações étnico - raciais. Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo. Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa. Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.
PROGRAMA
Unidade 1- História e Cultura afro-brasileira e indígena: conceitos básicos.
1.1- Diáspora, etnia, raça, racialização, racismo;
1.2- Identidade, alteridade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação.
1.3- A questão indígena no Brasil imperial e republicano.
Unidade 2- História e cultura étnica na escola.
2.1- Políticas de ações afirmativas para populações étnicas.
2.2- Políticas afirmativas específicas em educação.
Unidade 3- Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista.
3.1- Currículo e política curriculares;
3.2- Educação para as relações étnico - raciais.
Unidade 4- Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo.
4.1- Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa.
4.2- Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.
BIBLIOGRAFIA BÁSICA
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.
GOMES, Nilma Lino e SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.
SILVA, Aracy Lopes da. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.
BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial em Portugal e Brasil Colônia: os cristãos-novos e o mito da pureza de sangue. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Perspectiva, 2005.
MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.
MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo: Cia das Letras, 1994.
MUNANGA, Kabengele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global / Ação Educativa, 2006.
SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
aprovação
Eduardo Giavara Coordenador do Curso de Graduação em História Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019 |
Hélio Carlos Miranda de Oliveira Diretor do Instituto de Ciências Humanas Portaria R nº 500/2018 |
Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015. |
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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 | SEI nº 1533400 |