UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
  

Timbre

Ficha de Componente Curricular

 

CÓDIGO:

 

COMPONENTE CURRICULAR:

História e Educação para as Relações Étnico-Raciais

UNIDADE ACADÊMICA OFERTANTE:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

SIGLA:

ICHPO

CH TOTAL TEÓRICA:

60 horas

CH TOTAL PRÁTICA:

 

CH TOTAL:

60 horas

 

OBJETIVOS

Ementa

Identidades e alteridades: os desafios da história indígena; Os conceitos de diáspora, etnia, raça, racialização, racismo, identidade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação; A questão indígena no Brasil imperial e republicano; História e cultura étnica na escola. Políticas de ações afirmativas para populações étnicas e políticas afirmativas específicas em educação. Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista. Currículo e política curriculares. Educação para as relações étnico - raciais. Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo. Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa. Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.

PROGRAMA

Unidade 1- História e Cultura afro-brasileira e indígena: conceitos básicos.

1.1-            Diáspora, etnia, raça, racialização, racismo;

1.2-            Identidade, alteridade, diversidade, diferença, mestiçagem, preconceito e discriminação.

1.3-            A questão indígena no Brasil imperial e republicano.

 

Unidade 2- História e cultura étnica na escola.

2.1-            Políticas de ações afirmativas para populações étnicas.

2.2-            Políticas afirmativas específicas em educação.

 

Unidade 3- Racismo, discriminação e perspectiva didático-pedagógica da educação antirracista.

3.1-            Currículo e política curriculares;

3.2-            Educação para as relações étnico - raciais.

 

Unidade 4- Os movimentos negro e indígena no Brasil Contemporâneo.

4.1-            Religiões de matriz africana e a luta atual contra a intolerância religiosa.

4.2-            Dispositivos legais para a formalização da política educacional antirracista.

 

BIBLIOGRAFIA BÁSICA

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GOMES, Nilma Lino e SILVA, Petronilha B. Gonçalves (Orgs.). Experiências étnico-culturais para a formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2002.

SILVA, Aracy Lopes da. FERREIRA, Mariana Kawall Leal (Org.). Antropologia, história e educação: a questão indígena e a escola. 2. ed. São Paulo: Global, 2001.

BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR

CARNEIRO, Maria Luiza Tucci. Preconceito racial em Portugal e Brasil Colônia: os cristãos-novos e o mito da pureza de sangue. 3ª ed. Revista e Ampliada. São Paulo: Perspectiva, 2005.

MAGGIE, Yvonne. Guerra de orixá: um estudo de ritual e conflito. 3ª ed. rev. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2001.

MONTEIRO, John. Negros da terra: índios e bandeirantes nas origens de São Paulo: Cia das Letras, 1994.

MUNANGA, Kabengele. GOMES, Nilma Lino. O negro no Brasil de hoje. São Paulo: Global / Ação Educativa, 2006.

SCHWARCZ, Lilia Moritz. O espetáculo das raças. Cientistas, instituições e questão racial no Brasil (1870-1930). São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

aprovação

 

Eduardo Giavara

Coordenador do Curso de Graduação em História

Portaria REITO Nº 590, de 30 de maio de 2019

Hélio Carlos Miranda de Oliveira

Diretor do Instituto de Ciências Humanas

Portaria R nº 500/2018

 


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Documento assinado eletronicamente por Helio Carlos Miranda De Oliveira, Diretor(a), em 09/09/2019, às 15:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Eduardo Giavara, Coordenador(a), em 09/09/2019, às 16:52, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

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Referência: Processo nº 23117.067004/2018-01 SEI nº 1533400