UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação

Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia-MG, CEP 38400-902
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Ata de Reunião

 

Ata da 1ª Reunião do ano de 2019 do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação da Universidade Federal de Uberlândia

 

Em 22 de março de 2019, às 14h, na Sala de Reuniões da FEELT, no Campus Santa Mônica, situada na Av. João Naves de Ávila, 2121 - Bairro Santa Mônica, Uberlândia/MG, teve início a 1ª Reunião do Colegiado do Curso de Graduação em Engenharia de Controle e Automação do ano em curso, sob a presidência do Professor Josué Silva de Morais, estando presentes os seguintes membros, previamente convocados: os professores Aniel Silva de Morais, Marcelo Barros de Almeida, Renato Santos Carrijo e Zhang Cunhong, e a representante discente Ana Beatriz Pinheiro Trindade. PAUDA DA REUNIÃO: 1. Informes Gerais.  O Prof. Josué iniciou lembrando aos presentes da reunião de início do semestre do Núcleo Docente Estruturante (NDE) com a participação dos professores e alunos do curso de Engenharia de Controle e Automação. A mesma ocorrerá no dia 25 de março de 2019, às 18h30min, no Anfiteatro do Bloco 1E e será de suma importância a participação e divulgação dessa reunião, pois os professores do curso serão apresentados aos ingressantes; haverá uma explicação geral sobre o papel do NDE e, por fim, será repassado maiores detalhes sobre as mudanças decorrentes da reformulação curricular (disciplinas, carga horária, grade, adequações necessárias, extensão, estágio obrigatório, entre outros assuntos). 2. Análise dos Projetos de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) 2019-1. O presidente deu início a análise dos projetos de TCC de 8 (oito) discentes do curso, cujo nome, título do projeto, professor orientador e parecer final foram respectivamente: I) Felipe Francisco Vieira (11511EAU017) – Desenvolvimento de um Sistema Embarcado para Acompanhamento do  Consumo da Energia Elétrica em Residências Brasileiras, sob a orientação do Prof. Marcelo Barros de Almeida, sendo esse projeto aprovado com 5 (cinco) votos favoráreis e 1 (uma) abstinência (Prof. Marcelo); II) Fernando Henrique Oliveira Zanzoti (11211EEL092) – Desenvolvimento de um microPLC com Interface WEB e suporte a Ladder, sob a orientação do Prof. Marcelo Barros de Almeida. Esse projeto não foi aprovado, por não ter seguido os trâmites para formalização da proposta: o aluno deve enviar o projeto ao orientador e, por fim, o orientador o envia ao e-mail da coordenação, nesse caso, o aluno encaminhou o projeto direto à coordenação. Mesmo assim, ao analisarem o arquivo enviado, foi verificado que o discente apresentou o mesmo projeto do semestre anterior (2018/2), então, para correções, há a necessidade de ser informado o andamento do trabalho, deixando claro quais ações já foram desenvolvidas e quais serão os próximos passos. Para facilitar a exposição e compreensão, a confecção de um cronograma seria a melhor forma; III) Gustavo Hermeto Moura Carvalho (11421EAU015) – Monitoramento do Consumo de Corrente Elétrica em uma Residência através de um Supervisório Remoto, sob a orientação do Prof. Renato Santos Carrijo. Seu projeto não foi aprovado, pois verificaram que a proposta está simples para um TCC. Dessa forma, a sugestão dada foi de que o discente aumentasse a quantidade de características a serem analisadas como, por exemplo, monitorar a corrente e a tensão, além de dar maiores detalhes sobre o projeto. IV) Henrique Menezes Nunes (11421EAU009) – Recapacitação de um Levitador Magnético para Controle e Automação, sob a orientação do Prof. Aniel Silva de Morais, sendo esse projeto aprovado com 5 (cinco) votos favoráreis e 1 (uma) abstinência (Prof. Aniel); V) Odelmo Oliveira do Nascimento Junior (11421EAU017) – Controle de Nível em uma Unidade de Três Tanques com Interação usando Plataforma Arduino, sob a orientação do Prof. Humberto Molinar Henrique (Faculdade de Engenharia Química - FEQUI), sendo aprovado por unanimidade; VI) Ricardo Santos Pereira (11321EAU007) – Projeto de uma Estação de Gerenciamento de Ativos Industriais Utilizando a Rede Profibus PA, sob a orientação do Prof. Renato Ferreira Fernandes Júnior. O projeto não foi aprovado, sendo essencial melhorá-lo quanto ao termo "gerenciamento de ativos", pois aparentemente essa terminologia não se encaixa com o conteúdo que foi apresentado; VII) Túlio Afonso Vieira Silva (11621EAU010) – Sistemas thin-client para aplicações laboratoriais de ensino, sob a orientação do Prof. Josué Silva de Morais. O aluno também deverá detalhar melhor o projeto visto que retirou, do conteúdo apresentado, partes importantes já desenvolvidas, não sendo aprovado; VIII) Victor Ferreira Martins (11211EEL089) - Automação de uma Estufa Agrícola Controlada e Supervisionada, sob a orientação do professor Renato Santos Carrijo. Esse projeto não foi aprovado, pois será necessário melhorar os objetivos, além de detalhar os elementos que pretende usar para desenvolvê-lo. Após análise e discussão, apenas os alunos Felipe Francisco Vieira, Henrique Menezes Nunes e Odelmo Oliveira do Nascimento Junior obtiveram aprovação, por unanimidade, e serão matriculados na disciplina FEELT31905 – Trabalho de Conclusão de Curso para Controle e Automação. Os demais discentes receberam uma nova oportunidade e terão um prazo de 15 (quinze) dias para fazerem as alterações em seus projetos de TCC. Dessa forma, eles serão novamente analisados na próxima Reunião do Colegiado, a qual ficou agendada para o dia 12 de abril de 2019. Ainda quanto aos projetos de TCC, surgiu uma discussão sobre o conteúdo apresentado pelos alunos que se matriculavam na disciplina por mais de uma vez. Em alguns casos eles aproveitam o projeto apresentado no semestre anterior, sem nenhuma alteração. Sendo assim, ficou definido que esses alunos devem inserir um cronograma, no projeto, constando o que já foi desenvolvido e o que ainda falta para finalizar além de informar o período, deixando evidente o andamento do TCC. 3. Análise dos Planos de Ensino 2019-1. Os Planos de Ensino 2019-1 serão analisados na próxima reunião, visto que os professores possuem um prazo de 15 (quinze) dias, após o início do semestre, para enviarem o arquivo às coordenações responsáveis pela oferta da disciplina. Vale ressaltar que esse semestre teve início apenas no dia 11 de março e o prazo para envio do plano de ensino é até o dia 26 de março. Nada mais havendo a relatar, às 15h25min, foi encerrada a reunião e, pra constar, lavrei esta que, após lida e aprovada, vai assinada por mim, Ariane Ferreira Novato, na qualidade de Secretária, pelo Senhor Presidente e demais membros do Colegiado do Curso. Uberlândia, 22 de março de 2019. 

 


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Documento assinado eletronicamente por Marcelo Barros de Almeida, Membro de Colegiado, em 12/04/2019, às 08:00, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Josué Silva de Morais, Presidente, em 04/05/2019, às 09:20, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ariane Ferreira Novato, Secretário(a), em 06/05/2019, às 14:16, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Aniel Silva de Morais, Membro de Colegiado, em 06/05/2019, às 16:46, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Zhang Cunhong, Membro de Colegiado, em 08/05/2019, às 16:58, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Ana Beatriz Pinheiro Trindade, Membro de Colegiado, em 09/05/2019, às 13:51, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Renato Santos Carrijo, Membro de Colegiado, em 10/05/2019, às 09:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 1161181 e o código CRC AA558DD3.




Referência: Processo nº 23117.021431/2019-16 SEI nº 1161181