UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

 GGO032

Período/Série:

Turma:

GN

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

45

Prática:

15

Total:

60

Obrigatória:

    (X )

Optativa:

( )

Professor(A):

Carlos Roberto Loboda

Ano/Semestre:

1 Ciclo AARE 2020

Observações:

40 vagas

 

EMENTA

O processo histórico de estruturação e diferenciação do espaço regional: as interações entre natureza e sociedade na Amazônia. A região Amazônica no contexto do século XX. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX. Dinâmica do espaço agrário amazônico. Dinâmica urbanização no espaço amazônico. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

JUSTIFICATIVA

A disciplina de Formação do Espaço Brasileiro – Amazônia se justifica pelo fato de proporcionar aos discentes a fundamentação teórica, conceitual e prática para o estudo e a compreensão do processo de regionalização do Brasil. É subsidio para o conhecimento do processo de produção do espaço brasileiro na perspectiva da relação entre tempo e no espaço. Dessa forma, contribui no sentido de caracterização das diferenças e das potencialidades geoeconômicas, socais e culturais do país.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender os processos naturais, sociais, econômicos, políticos e culturais que compõem a formação espacial da região Amazônica do Brasil, considerando-a como componente da totalidade do espaço e território brasileiro.

Objetivos Específicos:

- Estudar as dinâmicas socioeconômicas e espaciais da Amazônia, considerando as inter-relações com a formação territorial brasileira e com a diferenciação regional do país.

- Analisar os processos de formação territorial e socioespacial da Amazônia e suas relações com as especificidades fisiográficas regionais.

- Analisar as políticas públicas direcionadas para a região Amazônica.

- Entender as especificidades intraregionais da região Amazônica.

- Discutir sobre o papel da região Amazônica no contexto contemporâneo do território brasileiro

PROGRAMA

1. Estruturação e diferenciação do espaço regional: natureza e sociedade

1.1 - Delimitação e caracterização da região Amazônica brasileira.

1.2 - Aspectos fisiográficos da região Amazônica.

1.3 - Primórdios da formação econômico-social e espacial da Amazônia brasileira

2. A região Amazônica no contexto do século XX

2.1 - Significado, ocupação, atores sociais, conflitos, papel e ações do Estado e atuação da iniciativa privada.

3. Políticas públicas, grandes projetos e papéis das classes sociais e do Estado na ocupação da Amazônia no século XX.

4. Dinâmica do espaço agrário amazônico

4.1 - Apropriação monopolista da terra.

4.2 - Colonização.

4.3 - Organização do espaço agrário.

4.4 - Conflitos e atores sociais.

5. Dinâmica urbanização no espaço amazônico

5.1 - A urbanização, a distribuição e a mobilidade espacial da população.

5.2 - Urbanização concentrada e formação da rede urbana.

5.3 - Urbanização com estratégia de ocupação.

6. Formação e especificidades dos espaços intraregionais da Amazônia.

7. Amazônia no contexto contemporâneo do território brasileiro.

7.1 - Amazônia e a divisão inter-regional do trabalho no Brasil.

7.2 - Economia, política, gestão e funções.

7.3 - Inserção no meio técnico-científico informacional.

7.5 - Biodiversidade e uso dos recursos naturais.

7.6 - Questões socioambientais.

METODOLOGIA

Procedimentos e estratégias a serem adotados para o componente curricular:

O conteúdo programático do componente curricular será ministrado de forma remota, no âmbito do período de Atividades Acadêmicas Remotas Emergenciais (Resolução CONGRAD nº 7/2020). Serão adotadas aulas em duas modalidades distintas de comunicação: síncrona em que todos os alunos estarão simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor e assíncrona, por meio das quais serão contempladas atividades remotas off-line.

Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias: Modalidade síncrona (on-line): Aulas expositivas através das plataformas Google Meet ou MConf. RNP; Modalidade assíncrona (off-line): pasta de armazenamento Google Drive.

Dessa forma, o feedback entre os docentes e discentes ocorrerá de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, por meio de e-mail: loboda@ufu.br - aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas Google Meet ou MConf RNP.

O componente curricular será ministrado a partir da organização de três etapas que se complementam. A subdivisão proposta vem encontro com a perspectiva de otimização dos conteúdos e sua direta relação com os instrumentos de verificação a serem adotados em cada etapa, quais sejam:

Etapa 1: abordagem sobre os “aspectos históricos e de formação regional da Amazônia”. Nesta abordagem inicial da componente curricular será realizada uma discussão tratando da caracterização geral sobre a perspectiva regional no âmbito da geografia, a Amazônia histórica, considerando aspectos da ocupação territorial, fundamentados em Costa (2009) com os “apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia”. Do ponto de vista da análise regional a reflexão estará pautada na proposta de Becker (2015), “As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”.

Etapa 2: abordagem sobre os “aspectos físicos e humanos no processo de região e regionalização da Amazônia”. Nesta etapa será realizada uma discussão dialogada entre docente e discentes na perspectiva do entendimento das bases teóricas e conceituais que fundamentam o processo de regionalização da Amazônia. Enquanto base para tal será utilizada a abordagem realizada por Moreira (1960), “Amazônia, o conceito e a paisagem”, a partir da qual a região é caracterizada conceitualmente a partir da sua hidrografia, fitogeografia, zoogeografia, política e economia; e, por meio de sua paisagem, considerando a planície, o rio, a floresta, o clima e o homem. Nesta etapa será realizado um esforço de reelaboração dos conceitos e da paisagem amazônica, considerando a dinâmica atual da região. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia Desconhecida”.   

Etapa 3: abordagem sobre “a Amazônia contemporânea: contexto político, econômico e cultural”. Nesta etapa será realizada uma abordagem sobre a atual dinâmica da região amazônica, para tanto, enfatizando os constantes conflitos e “r-existências” Porto-Gonçalves (2017), além de tratar do processo de regionalização/urbanização a partir de discussão sobre “as cidades na floresta” e as “cidades da floresta”. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia – a última fronteira”, a partir do qual os discentes produzirão uma resenha.

Enfatizamos que o componente curricular Formação do Espaço Brasileiro: Amazônia é constituído por parte de sua carga horária prática. No entanto, cremos que a mesma poderá ser ofertada de forma remota, considerando que a parte prática poderá ser compensada pelos discentes a partir do trabalho no levantamento de fontes secundárias diversas, sobretudo, no intuito de retrabalhar aspectos físicos e humanos da Amazônia (Etapa 2 deste Plano de Ensino), por meio dos conceitos e da paisagem. Discussões serão estabelecidas no intuito de trabalhar com documentários, projetos de desenvolvimento regional, bases de representação como fotos, figuras e mapas (Google Earth) e vídeos.

Considerando o disposto nos Artigos 8º e 9º da Resolução 07/2020, do Conselho de Graduação, da Universidade Federal de Uberlândia, não será permitido qualquer forma de registros de vídeos e áudios, além do material didático, imagens e prints, utilizados pelo docente nas atividades didáticas.

Carga horária de atividades na modalidade síncrona:

Serão ministradas 18 (dezoito) horas-aula na modalidade síncrona, através de aulas expositivas, discussões em grupos das propostas, orientações sobre as atividades e avaliações, apresentação e discussão de documentários, utilizando as plataformas Google Meet ou MConf RNP. Ressalto que caso surja algum problema com as plataformas propostas, buscaremos outras possibilidades para que as atividades sejam desenvolvidas.

As atividades síncronas serão realizadas às quintas-feiras, das 19h às 20h20. Sendo que a assimilação e aplicação do conteúdo ensinado poderá ser realizado pelos alunos das 20h20 às 20h40, sob a supervisão do professor, o qual estará disponível on-line para discussões/orientações.

Carga horária de atividades na modalidade assíncrona:

Serão ministradas 42 (quarenta e duas) horas-aula na modalidade assíncrona, as quais serão utilizadas pelos alunos, a partir da orientação, supervisão e verificação de Estudos Dirigidos, Trabalho Escrito e Resenha, os quais serem elaborados pelos discentes no decorrer do período, utilizando-se para disponibilizar os documentos, pastas de armazenamento - Google Drive. A frequência dos discentes será feita a partir de registros no decorrer das aulas síncronas semanais por meio do portal do docente e da entrega das atividades realizadas assincronamente.

Ainda, será disponibilizado um horário para atendimento aos discentes, além dos horários síncronos já previstos neste plano de ensino, os quais ocorrerão nas sextas-feiras, das 18h até às 20h. Para os discentes que precisarem deste atendimento, os agendamentos poderão ser acordados com o docente durante o encontro síncrono nas quintas-feiras ou via e-mail: loboda@ufu.br. O atendimento também ocorrerá de forma síncrona, com os discentes que necessitarem, por meio de plataforma Google Meet ou MConf RNP.

Observação: para acessar o conteúdo da respectiva disciplina que estará disponível no período - propostas a serem trabalhadas, roteiros de verificação (estudos dirigidos), documentários, vídeos, dentre outras informações - os discentes deverão acessar o link: https://drive.google.com/drive/folders/1CYRl1HM3U8M_qZekv-t66WsjVYWiJt03?usp=sharing

Já, para ter acesso à sala por meio da plataforma Google Meet, no dia 13/08/2020, no horário das 19h, para a primeira aula síncrona, assim como nos demais, os discentes devem acessar o link: meet.google.com/uqs-vubp-nxr

 

AVALIAÇÃO

As atividades avaliativas do componente curricular serão subdivididas da seguinte forma:

1) Estudo Dirigido: Roteiro de questões e reflexões sobre os aspectos históricos e de caracterização regional da Amazônia. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte inicial da disciplina, para tanto, levarão em consideração a caracterização geral sobre a perspectiva regional no âmbito da geografia, a Amazônia histórica, considerando aspectos da ocupação territorial, fundamentados em Costa (2009) com os “apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia”. Do ponto de vista da análise regional a reflexão estará pautada na proposta de Becker (2015), “As Amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica”. A abordagem será complementada com o Documentário “Amazônia Desconhecida”. O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega é entrega 12/09/2020 (25 pontos).

2) Realização de Trabalho em Grupos sobre aspectos físicos e humanos da região Amazônia: a atividade avaliativa estará fundamentada na discussão coletiva da obra de Moreira (1960) “Amazônia: o conceito e a paisagem”, temáticas que envolverão diversas discussões sobre a região amazônica e produção de texto. A turma será dividida de acordo com o número total de discentes (no máximo 4 u 5), de acordo com a seguinte dinâmica e critérios a serem analisados na verificação: a) definição da temática (os grupos terão autonomia para definir sua própria temática, considerando o interesse e os anseios em trabalhar determinado conceito ou aspecto da paisagem da região amazônica – recorte e conteúdo; b) dossiê sobre a temática; c) revisão teórica sobre a temática; d) sistematização, tratamento e análise das informações levantadas; e) redação do trabalho final, com a seguinte estrutura: introdução, desenvolvimento, conclusão e referências, além de imagens tabelas e gráficos, caso seja necessário. O trabalho deve conter entre o mínimo de 4 (quatro) e o máximo de 7 (sete) páginas. As orientações serão disponibilizadas e esclarecidas sincronamente (auxilio na definição e desenvolvimento das temáticas), assim como, por meio do link para os discentes, contendo as informações necessárias para elaboração. A data limite para entrega será 30/09/2020 (35 pontos).

3) Produção de Resenha crítica de documentário enfatizando aspectos da região amazônica. Elaboração de texto abordando de forma específica uma temática verificada na exposição do documentário a ser trabalhado pelo docente “Amazônia – a última fronteira”. Não se trata de um relatório/síntese do documentário, mas sim, de aprofundar um recorte que o discente considerar relevante visualizado na obra fílmica. Os discentes devem utilizar na elaboração dessa atividade toda a bagagem angariada no decorrer da disciplina, ou até o momento da atividade, considerando uma estrutura mínima que será analisada/avaliada: recorte e conteúdo trabalhado, além de uma estrutura textual contendo, introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. A estrutura não necessariamente precisa ser compartimentada, mas considerar, o que é a proposta, qual o recorte a ser trabalhado (título próprio), desenvolvimento das ideias e o diálogo com autores sobre o assunto, além do fechamento do texto com considerações. Atividade realizada individualmente. A data limite para entrega será 09/10/2020 (15 pontos).

4) Estudo Dirigido: Roteiro de questões e reflexões sobre “a Amazônia contemporânea: contexto político, econômico e cultural”. Nesta proposta de verificação os discentes deverão analisar e escrever sobre a discussão realizada na parte final da disciplina, para tanto, levarão em consideração a atual dinâmica da região amazônica, enfatizando o processo de regionalização/urbanização - Trindade Junior (2013), além da perspectiva em tratar da região a partir dos constantes conflitos e “r-existências” - Porto-Gonçalves (2017). O roteiro será disponibilizado por meio do link de acesso ao material da disciplina para os discentes, contendo as orientações para elaboração. A data limite para entrega será 09/10/2020 (25 pontos).

Todas as avaliações deverão ser encaminhadas por e-mail (loboda@ufu.br) no formato em PDF e considerando as datas estipuladas para entrega.

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CASTRO, Iná E., GOMES, Paulo C.C., CORRÊA, Roberto L. (Org.). Brasil: questões atuais da reorganização do território. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1996.

GOMES, Paulo César da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias; ______; CORREA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1995, p. 49-76

GONÇALVES, Carlos W. P. Amazônia, Amazônias. São Paulo: Contexto, 2001.

Complementar

AB’SABER, Aziz Nacib. A Amazônia: do discurso à práxis. São Paulo: EDUSP, 1997.

BECKER, Berta K. As amazônias: ensaios sobre geografia e sociedade na região amazônica (V. 1. 2 e 3). GUIMARÃES, Ilma, Célia (ORG). 1.ed. Rio de Janeiro: Granoud, 2015.

COSTA, Semerene Kelerson. Apontamentos sobre a formação histórica da Amazônia: uma abordagem continentalSérie e Estudos e Ensaios – Ciências Sociais. FLASCO Brasil. 2009.

HECK, Egon; LOEBENS, Francisco; CARVALHO, Priscila D.. Amazônia Indígena: conquistas e desafios. In:  ESTUDOS AVANÇADOS 19 (53), 2002. p. 237 - 255.

MOREIRA. Eidorfe. A Amazônia: o conceito e a paisagem. Nova Edição. Coleção Araújo Lima. Rio de Janeiro: Agência da SPVEA, 1960. p. 3 – 91.

PORTO-GONÇALVES. Carlos Walter. Amazônia: encruzilhada civilizatória, tensões territoriais em curso. 1.ed. Rio de Janeiro: Consequência Editora, 2017.

TRINDADE JUNIOR, Saint-Clair Cordeiro da. Das “cidades na floresta” às “cidades da floresta”: espaço, ambiente e urbanodiversidade na Amazônia brasileira. In: Paper do NAEA 321, Dezembro de 2013.

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Carlos Roberto Loboda, Professor(a) do Magistério Superior, em 17/08/2020, às 21:44, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.040755/2020-97 SEI nº 2202154