UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Rua Vinte, 1600 - Bairro Tupã, Ituiutaba-MG, CEP 38304-402
Telefone: (34) 3271-5247 - www.ich.ufu.br
  

Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Região e Regionalização do Espaço

Unidade Ofertante:

Instituto de Ciências Humanas do Pontal

Código:

GGO026/ICHPO31708

Período/Série:

5º per./7º per.

Turma:

GM

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(X)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio de Oliveira Júnior

Ano/Semestre:

1º/2021 (Ano Civil 2022)

Observações:

 

 

EMENTA

Evolução teórico-metodológica da abordagem regional na ciência geográfica. Regionalização do espaço brasileiro. Regiões, regionalismos e métodos de análise regional. Perspectivas contemporâneas da geografia regional. Regionalismo e questões étnico raciais.

 

JUSTIFICATIVA

A disciplina, Região e da Regionalização do Espaço, tem sua importância no debate acerca da noção de região e suas problemáticas. Pensar o espaço regionalmente foi importante para as estratégias político-administrativas ao longo de toda a História. A palavra região, antes mesmo de compor o quadro teórico da Geografia, já era tomada para designar a relação entre uma determinada área e o poder político-administrativo exercido sobre ela. Desta forma, podemos estudar a super􀄰 cie de qualquer parte do planeta, dividindo-o em regiões geográficas, contudo, a divisão não é realizada de uma única forma. Ela está subordinada a critérios de classificação. É importante que o trabalho com o conceito de região propicie a compreensão do do fenômeno regional num processo histórico e social responsável por diferenças entre áreas, em diferentes escalas.

 

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Compreender o conceito de região, sua diversidade, importância e aplicabilidade na ciência geográfica

Objetivos Específicos:

  1. Entender os principais conceitos de região desenvolvidos no pensamento geográfico.
  2. Inter-relacionar os fundamentos filosóficos da ciência Geográfica e o conceito de região e regionalização.
  3. Refletir sobre a regionalização do território brasileiro tendo em vista os conceitos e conteúdos socioespaciais e políticos.
  4. Analisar as principais regionalizações realizadas no território brasileiro.
  5. Desenvolver questionamentos de natureza teórico-conceitual acerca da inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.
  6. Debater a questão da relação entre etnia/raça e região, através dos regionalismos e manifestações culturais.
  7. Compreender as questões da diversidade de faixa geracional e a questão da migração e uso do território no Brasil.

PROGRAMA

  1. EVOLUÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA DA ABORDAGEM REGIONAL NA CIÊNCIA GEOGRÁFICA. 1.1 - Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica. 1.2 - Conceitos de região, seus pressupostos filosóficos e metodológicos no pensamento geográfico.
  2. A QUESTÃO DA REGIONALIZAÇÃO. 2.2 - Regionalização como classificação. 2.3 - Regionalização como instrumento de ação.
  3. REGIONALIZAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO. 3.1 - Formação do espaço brasileiro e as desigualdades regionais. 3.2 - Gênese e evolução da divisão político-administrava: conceitos, métodos e realidades. 3.3 - Regiões de planejamento. 3.4 - Regiões geoeconômicas.
  4. REGIÕES, REGIONALISMOS E MÉTODOS DE ANÁLISE REGIONAL. 4.1 – Região: um conceito complexo. 4.2 – Região, etnia, raça, cultura e regionalismo. 4.3 - A diversidade de faixa geracional.
  5. PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS DA GEOGRAFIA REGIONAL. 5.1 - Região no contexto da globalização econômica. 5.2 - Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais.

 

METODOLOGIA

  1. Este componente curricular será ministrado no formato remoto, nos termos da Resolução CONGRAD nº 25/2020;
  2. Todas as aulas serão na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet, em tempo real, sob a regência do professor), através da Plataforma Microsoft Teams, na qual ocorreram todas as aulas e estarão disponíveis as atividades avaliativas e os materiais de aula (textos, slides, vídeos, etc);
  3. O link de acesso a sala virtual é https://cutt.ly/zRJSTey
  4. O atendimento ao aluno será realizado de forma remota por meio da Plataforma Microsoft Teams, todas as quintas-feiras, das 14hs às 16hs, mediante agendamento com antecedência de 48 (quarenta e oito horas).
  5. O discente matriculado na disciplina deverá realizar seu cadastro na Plataforma Microsoft Teams, utilizando seu e-mail institucional (@ufu.br).
  6. As orientações para o cadastro estão em: http://www.comunica.ufu.br/sites/comunica.ufu.br/files/conteudo/comunicado/anexo_procedimentos.pdf%C2%A0
  7. Para acessar o Office Education 365 é necessário efetuar o cadastro, seguindo as orientações contida no link: https://www.wiki.ufu.br/index.php/Acesso_ao_Office_Education_365:_Estudante_e_Professor

CRONOGRAMA DA DISCIPLINA

DATA

CONTEÚDO

01/12

Apresentação da disciplina e dinâmica de trabalho e avaliações
Região como recorte espacial e como categoria de análise geográfica: geografia geral e geografia regional

08/12

Região na geografia tradicional: determinismo e possibilismo

15/12

O método regional
 Região: teoria da polarização e espaços econômicos

22/12

A influência marxista: A região como processo de divisão do espaço
A influência humanista: a região como espaço vivido

29/12

RECESSO DE FINAL DE ANO

05/01

Região como ferramenta de ação dos governos
A crítica ao conceito de região na geografia

12/01

A formação do conceito de região em Milton Santos

19/01

Conceituação de Regionalização: o que é, para que servem? a quem serve?
Regionalização como classificação: fins didáticos e ou de organização do território

26/01

Regionalização como instrumento de ação do planejamento de políticas públicas
A relevância da questão regional e os processos de regionalização: escalas e relações sociais.

02/02

Região, Regionalismos e regionalidade
Análise regional como método de diferenciação do espaço geográfico

09/02

Os critérios de diferenciação regional: homogeneidade, polarização e planejamento.
Aplicações da análise regional em distintas escalas geográficas: regiões de planejamento, regiões geoeconômicas.

16/02

As primeiras experiências de regionalização
As zonas fisiográficas de 1942 e 1960
As microrregiões homogêneas - 1968
As mesorregiões homogêneas - 1976

23/02

As mesorregiões e microrregiões Geográficas - 1990
A divisão urbano regional - 2013
As regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias- 2017

02/03

RECESSO CARNAVAL

09/03

Evolução da divisão territorial do Brasil: 1872-2010
Outras propostas de regionalização

16/03

Região no contexto dos globalismos
Inter-relação entre o poder (Estado), sociedade e território e suas implicações nas formações regionais

23/03

Região, etnia, raça, cultura e regionalismo

30/03

AVALIAÇÃO FINAL - 3ª prova objetiva

AVALIAÇÃO

As avaliações serão todas realizadas no formato remoto e será constituída de prova dissertativa e de múltipla escolha conforme o cronograma abaixo:

ATIVIDADES AVALIATIVAS

TIPO DE AVALIAÇÃO

DATA DE DIVULGAÇÃO

DATA DE ENTREGA

VALOR

CONTEÚDO

OBSERVAÇÃO

1ª prova dissertativa 

12/01/2021

12/01/2021

30,0

aulas dos dias 01, 08, 15 e 22 de dezembro e 05 de janeiro

prova de múltipla escolha a ser realizada no horário das 8h às 10h

avaliação individual realizada pelo(a) discente

2ª prova dissertativa

09/02/2021

09/02/2021

30,0

aulas dos dias 12, 19 e 26 de janeiro e 02 de fevereiro

prova de múltipla escolha a ser realizada no horário das 8h às 10h

avaliação individual realizada pelo(a) discente

 

3ª prova múltipla escolha

30/03/2021

30/03/2021

40

aulas dos dias 09, 16 e 23 de fevereiro

avaliação individual realizada no horário da aula

 

BIBLIOGRAFIA

Básica

CORREA, Roberto Lobato. Região e organização espacial. São Paulo: Ática, 2000

GUIMARÃES, Fábio Macedo Soares. O Pensamento de Fábio Macedo Soares Guimarães: uma seleção de textos. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2006.

IBGE. Divisão regional do Brasil em regiões geográficas imediatas e regiões geográficas intermediárias: Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2017.

IBGE. Divisão regional do Brasil em mesorregiões e microrregiões geográficas. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 1990

IBGE. Divisão regional do Brasil em microrregiões homogêneas, 1968. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 1970

IBGE. Regiões de influência das cidades: 2018. Rio de Janeiro: IBGE, Coordenação de Geografia, 2020

IBGE. Evolução da divisão territorial do Brasil, 1872-2010. Rio de Janeiro: IBGE, Centro de Documentação e Disseminação de Informações, 2011

HAESBAERT, Rogério. Regional-Global: dilemas da região e da regionalização na Geografia Contemporânea. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2010.

LIMONAD, Ester; HAESBAERT, Rogério; MOREIRA, Ruy. Brasil, Século XXI – por uma nova regionalização? Processos, escalas, agentes. Rio de Janeiro: Letra Capital Editora, 2015.

 

Complementar

BEZZI, M. L. Anexos. In: Uma (Re) visão Historiográfica – da gênese aos novos paradigmas. Santa Maria:  Editora da UFSM, 2004

CORREA, Roberto Lobato. Algumas considerações sobre análise regional. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 49, n.4, out/dez., 1987, pp.47-52.

CORREA, Roberto Lobato. Região: a tradição geográfica. Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, ano 57, n.3,jul/set, 1995. pp.21-28.

DUARTE, A. C. et al. O conceito de totalidade aplicado à identificação de uma região. Revista Brasileira de Geografia, Rio de Janeiro, v. 50, n. 2, p. 99-106, abr./jun. 1988.

DUARTE, Aluizio Capdeville. Projeto : transformações na divisão territorial do Brasil após 1940 e a produção do espaço geográfico : relatório de pesquisa - 1984

GEORGE, P. et all. Geografia Ativa. Sao  Paulo: Difel, 1968. 

FIGUEIREDO, Adma Hamam de. Brasil: uma visão geográfica e ambiental no início do século XXI. Rio de Janeiro : IBGE, Coordenação de Geografia, 2016.

FREMONT, A. A região, espaço vivido. Coimbra: Livraria Almedina, 1980

LACOSTE, Yves. A Geografia: isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. Campinas: Papirus, 1989. 

LENCIONE, S. Região e Geografia. São Paulo: EDUSP, 1999.

RIBAS, A. D.; SPOSITO, E. S.; SAQUET, M. A. (orgs.). Território e Desenvolvimento: diferentes abordagens. Francisco  Beltrão: Unioeste, 2004.

 

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Antonio de Oliveira Junior, Professor(a) do Magistério Superior, em 28/10/2021, às 22:26, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


QRCode Assinatura

A autenticidade deste documento pode ser conferida no site https://www.sei.ufu.br/sei/controlador_externo.php?acao=documento_conferir&id_orgao_acesso_externo=0, informando o código verificador 3136443 e o código CRC D809E686.




Referência: Processo nº 23117.070712/2021-17 SEI nº 3136443