UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Faculdade de Engenharia Elétrica

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Aprendizagem de Máquina

Unidade Ofertante:

FEELT

Código:

FEELT31626

Período/Série:

Turma:

u

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

30

Prática:

15

Total:

45

Obrigatória:

( x )

Optativa:

( )

Professor(A):

Keiji Yamanaka

Ano/Semestre:

2020/2

Observações:

 

 

EMENTA

Introdução: Aprendizado supervisionado:  redes neurais artificiais. Neurônio de Mc-Culoch-Pitts. Regra de Hebb. Perceptrons e Adaline. Método do gradiente descendente; reconhecimento de padrões e regressão linear. Análise exploratória de dados, seleção e transformaçãode atributos. Redes neurais multicamadas. Regressão não linear.  Aprendizado não-supervisionado: agregadores (clustering). K-means, SOM e LVQ. Evolução diferencial.. Projetos.

JUSTIFICATIVA

Ao final do curso, o aluno poderá analisar e projetar sistemas de aprendizado de máquina com uma visão

crítica, compreendendo as melhores práticas e conhecendo as nuances de avaliação de desempenho de tais

sistemas e em consonância com os processos atuais de inovação em aprendizado de máquina e em

inteligência artificial.

OBJETIVO

Objetivo Geral:

Aprender e utilizar as melhores práticas para projetos de sistemas baseados em técnicas de  aprendizagem de máquina.

Objetivos Específicos:

Compreender e implementar:

- um sistema de aprendizado supervisionado:  redes neurais artificiais (e.g. MLP).

- um sistema de aprendizado não-supervisionado: métodos de agrupamento (k-means). SOM e LVQ

- um  sistema de otimização utilizando Evolução Diferencial.

 

PROGRAMA

1 -  Introdução à Aprendizagem de Máquina. Exemplos de aplicação

      1.1 - pesquisa bibliográfica sobre uma aplicação.

2 -  Introdução às Redes Neurais Artificiais.

      2.1 - Neurônio de Mc-Culloch-Pitts,

      2.2 - Regra de Hebb

      2.3 - Perceptrons

      2.4 - aplicação em classificação de padrões

3 –  Adaline e a Regra Delta

      3.1 - aplicação em reconhecimento de padrões.

      3.2 -  regressão linear utilizando Adaline

4 -  Análise exploratória de dados

      4.1 - engenharia, seleção e transformação de atributos.

      4.2 - exercícios utilizando bases de dados

5 - Redes neurais multicamadas e a  retropropagação do erro.

     5.1 - aplicação em reconhecimento de padrões

     5.2 - aplicação em regressão não-linear

6 - Agrupamento(Clustering)

     6.1 - agrupamento de dados usando K-means

     6.2 - agrupamento de dados usando SOM e LVQ

     6.3 - aplicação em reconhecimento de padrões

7 -  Evolução Diferencial - Otimização

     7.1 - fundamentos e aplicação em otimização de funções

8 - Projetos.

METODOLOGIA

Para o presente componente curricular, a ser ministrado em formato remoto, será adotada aula na modalidade síncrona (todos os alunos simultaneamente conectados à internet sob a regência do professor). Para tal efeito, serão consideradas as seguintes mídias:

Modalidade síncrona (on-line): serão 30 aulas expositivas através das plataformas M-Conf,  Google Meet ou Microsoft Teams seguindo o conteúdo proposto obedecendo as datas e horários estabelecidos.

Modalidade assíncrona: num total de 15 aulas, os alunos realizarão as tarefas e os projetos propostos, e assistirão às videoaulas recomendadas.

O atendimento ao aluno será realizado de forma remota, seja durante as aulas na modalidade síncrona, ou na modalidade assíncrona, através de e-mail, aplicativos de mensagens ou reuniões individuais através das plataformas M-Conf, Google Meet ou Microsoft Teams, em horários específicos a serem definidos pelo professor.

- Para o pleno acompanhamento das atividades a serem desenvolvidas, o discente necessitará de:

  1. Acesso à internet (conforme Art. 14 da Resolução no 6/2020 do CONPEP, a UFU instituiu o Auxílio de Inclusão Digital aos discentes em situação de vulnerabilidade econômica);

  2. Computador, tablet ou celular;

AVALIAÇÃO

Metodologia de avaliação individual será baseada:

  1. Na entrega de listas de exercícios e projetos semanais. 

          Valor: 100,0 pontos

BIBLIOGRAFIA

Bibliografia Básica

[1] SARKAR D., BALI R., SHARMA T. Practical Machine Learning with Python. Apress, 2018

[2] FAUSETT, L. Artificial Neural Networks, Archiectures, Algorithms and Applications. 

      Prentice Hall, 1994.

[3] RUSSEL, S. ,NORVIG, P. Artificial Intelligence-A Modern Approach. Prentice Hall, 2003.

[4] Da SILVA, Ivan Nunes. Redes Neurais Artificiais para Engenharia e Ciências Aplicadas-Um curso prático. ArtLiber Ed. , 2010.

[5] HAYKIN, S. Redes Neurais – Princípios e Prática. Bookman Companhia e Editora,  2ª.ed.,

      2001.    

 

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em: ____/____/______

Coordenação do Curso de Graduação: _________________________

 


logotipo

Documento assinado eletronicamente por Keiji Yamanaka, Professor(a) do Magistério Superior, em 23/06/2021, às 10:12, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.039263/2021-30 SEI nº 2855405