UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Química

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Timbre

Plano de Ensino

IDENTIFICAÇÃO

Componente Curricular:

Seminários Gerais da Pós Graduação

Unidade Ofertante:

PPGQUI

Código:

PQ108

Período/Série:

 

Turma:

M e D

Carga Horária:

Natureza:

Teórica:

60

Prática:

0

Total:

60

Obrigatória:

(x)

Optativa:

( )

Professor(A):

Antonio Otavio de Toledo Patrocinio

Ano/Semestre:

2024/1

Observações:

Horário: Sextas-feiras das 8:00 às 11:30

 

EMENTA

Apresentação da disciplina; Objetivos; Critérios de avaliação;

Normas e técnicas sugeridos para a apresentação de trabalhos científicos;

Seminários apresentados por pesquisadores convidados (externos e internos à UFU);

Seminários apresentados pelos discentes matriculados na disciplina.

JUSTIFICATIVA

Seminários gerais da pós graduação com a finalidade de expandir o horizonte dos discentes e permitir a prática de apresentação de seminários.

OBJETIVO

Objetivos Gerais:

Estimular a capacidade de análise crítica em temas relacionados à Química e áreas afins;

Promover uma discussão rigorosa do ponto de vista científico e acadêmico acerca dos temas abordados;

Estimular o estudante a expor ideias e analisar resultados de pesquisas desenvolvidas, usando critérios científicos;

Suscitar discussões entre palestrantes e ouvintes (discentes), e vice-versa;

Enfatizar a importância de um comportamento ético e íntegro na pesquisa, expondo e discutindo as consequências de comportamentos antiéticos.

PROGRAMA

O aluno assistirá aos seminários apresentados por pesquisadores internos e externos à UFU, segundo temas previamente selecionados. Necessariamente em uma dessas apresentações deverá ser apresentado o tema “Ética e Integridade na Ciência”. Na falta de um palestrante, um trabalho sobre o tema deve ser apresentado.Cada aluno regularmente matriculado na disciplina deverá participar ativamente das discussões, devendo também apresentar um ou mais seminários durante a vigência da disciplina, seguindo cronograma definido nas primeiras semanas de aulas. Os seminários apresentados pelos pós-graduandos poderão versar sobre seu mestrado, IC, TCC ou artigo(s) da literatura que sejam de interesse de seu projeto de pesquisa a ser desenvolvido em seu mestrado ou doutorado.

METODOLOGIA

As apresentações deverão ocorrer com a aplicação de recursos visuais (“data show”, por exemplo). Eventualmente, quadro e giz poderão ser utilizados na elucidação de conceitos ou dados. Os doutorandos serão os primeiros a apresentar e em seguida os mestrandos.

AVALIAÇÃO

SEMINÁRIO(S) APRESENTADO(S) PELO PÓS-GRADUANDO (50 ptos)

Apresentador:

Relevância e visibilidade do tema (importância e atualidade) – 30%

Apresentação (oratória, postura e clareza) – 20%

Resposta às questões – 50%

PARTICIPAÇÃO COMO OUVINTE (perguntas/discussões/dúvidas/observações) (20 ptos)

SEMINÁRIOS APRESENTADOS PELOS CONVIDADOS  (30 ptos)

Serão observados as questões formuladas/discussões fomentadas/adendos etc.

BIBLIOGRAFIA

Básica

Norma ABNT-NBR 14724-2002, Informação e documentação – Trabalhos acadêmicos – Apresentação. Disponível em: www.abnt.org.br.

CARVALHO, M. A. F., SANTOS, S. C. Normas e Técnicas para Elaboração e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos. 1ª ed., Petrópolis: Editora Vozes, 2015.

PUCCI JUNIOR, R. L., ZATTI, A. H., PIRAGIS, C. M., CAROLINO, E. F., SILVA, H. J., Normas técnicas: elaboração e apresentação de trabalhos acadêmico-científicos. 3ª ed., Curitiba: Editora UTP, 2012.

Complementar

MASETTO, M. T. Inovação na aula universitária: espaço de pesquisa, construção de conhecimento interdisciplinar, espaço de aprendizagem e tecnologias da comunicação.

Perspectiva. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/2175-795X.2011v29n2p597/22219. Acesso em: agosto de 2018.

MORAES, J. V. Seminários: Como elaborar e apresentar? Disponível em:

http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/seminarios-como-elaborar-e-apresentar.htm. Acesso em: agosto de 2018.

ANDRADE, M. A. A. Guia de apresentação de seminários com os recursos do Microsoft Power Point. Disponível em: http://wp.ufpel.edu.br/seminariozootecnia/files/2011/06/Semin%C3%A1rios_powerpoint.pdf. Acesso em: agosto de 2018.

LAKATOS, E.M; MARCONI, M., Metodologia científica. São Paulo: Editora Atlas, 1983.

WACHOWICZ, M. Noções Fundamentais sobre o plágio acadêmico. In: Dário Moura Vicente, José Alberto Coelho Vieira, Alexandre Dias Pereira, Sofia de Vasconcelos Casimiro, Ana Maria Pereira da Silva. (Org.). Estudos de Direito Intelectual em Homenagem ao Prof. Doutor José Oliveira Ascensão. 50 anos de vida universitária. 1ed.Lisboa: Editora Almedina, 2015, v. 1, p. 419-449

RUSSO, M. Ética e integridade na ciência: da responsabilidade do cientista à responsabilidade coletiva. Estudos avançados 28 (80), 2014, pp. 189 – 198. http://dx.doi.org/10.1590/S0103-40142014000100016.

Rigor e Integridade na Condução da Pesquisa Científica: Guia de Recomendações de Práticas Responsáveis. Rio de Janeiro: Academia Brasileira de Ciências, 2013. 13 p. Disponível em: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-4311.pdf Acesso em: agosto de 2018.

THIOLLENT, M. O problema do plágio nas Teses e Dissertações. Disponível em: http://www.peb.ufrj.br/documentos/problema_plagio.pdf Acesso em: agosto de 2018.

Diretrizes básicas para a integridade na atividade científica. Disponível em: http://cnpq.br/diretrizes Acesso em: agosto de 2018.

Base de dados dos periódicos assinados pela Fundação Capes. Disponível em: www.periodicos.capes.gov.br Acesso em: agosto de 2018.

APROVAÇÃO

Aprovado em reunião do Colegiado realizada em 19/02/2024.

Coordenação do Curso de Pós-graduação em Química.

 


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Documento assinado eletronicamente por Antonio Otavio de Toledo Patrocínio, Professor(a) do Magistério Superior, em 20/02/2024, às 08:32, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Documento assinado eletronicamente por Jefferson Luis Ferrari, Presidente, em 20/02/2024, às 13:55, conforme horário oficial de Brasília, com fundamento no art. 6º, § 1º, do Decreto nº 8.539, de 8 de outubro de 2015.


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Referência: Processo nº 23117.000362/2024-74 SEI nº 5189559